Nós atualizamos nossa Políticalink betanoPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termoslink betanonossa Políticalink betanoPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Coronavírus: quais medidas estão sendo tomadas por diferentes países para conter a pandemia:link betano
Até 10link betanomarço, a Itália realizou cercalink betano1.000 testes por milhão,link betanocomparação com 400 por milhão no Reino Unido até a mesma data.
No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quinta-feira (12/03), há 77 casos confirmados, 1.427 casos suspeitos, e 1.156 descartados.
Existem algumas razões diferentes para a variação nos níveislink betanotestelink betanotodo o mundo.
Uma delas é a capacidade dos sistemaslink betanosaúdelink betanodiferentes países, incluindo a quantidadelink betanolaboratórios preparados para fazer esses testes.
No Reino Unido, há 12 laboratórioslink betanovigilâncialink betanodoenças infecciosas administrados por agênciaslink betanosaúde pública e o país planeja tornar aptos também os laboratórios do NHS.
Mas os EUA, que têm um sistemalink betanosaúde mais fragmentado, têm sido mais lentos para agir: eles também têm 12 laboratórios preparados, apesarlink betanoter cinco vezes mais pessoas que o Reino Unido. Ao mesmo tempo, a Coreia do Sul forneceu mais instalaçõeslink betanoteste.
No Brasil, até o iníciolink betanomarço o teste só era feito no Riolink betanoJaneiro, São Paulo, Pará e Goiás. Foi quando o governo divulgou que ampliaria a capacidade laboratorial para diagnóstico do coronavírus e distribuiria 30 mil kits para teste diagnóstico específico para covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.
O ministério informou, ainda, que depois ampliarialink betanoforma gradativa para todos os 27 Laboratórios Centraislink betanoSaúde Pública (Lacens) do país.
Outro fator importante é a gravidade do surto.
O Reino Unido hoje está testando apenas pessoas que apresentam os sintomas se elas estiveramlink betanoum paíslink betanoalto risco ou souberem que estiveramlink betanocontato com uma pessoa com coronavírus.
No Brasil, o Ministério da Saúde informou no dia 9link betanomarço que passaria a "testar para o coronavírus todos os pacientes internados,link betanohospitais públicos ou privados, com quadro respiratório grave, independentemente do históricolink betanoviagem das pessoas ao exterior".
A Itália, que teve muitos casos, está testando um grupo maiorlink betanopessoas que o Reino Unido, incluindo pessoas sem sintomas que estiveramlink betanoáreaslink betanoalto risco.
E a Coreia do Sul, que chegou a enfrentar o pior surto fora da China, tomou a decisãolink betanotestar muito amplamente.
Monitoramentolink betanoaeroportos
Alguns países estão fazendo monitoramentolink betanoaeroportos e outros centroslink betanotransporte. Outros, como o Brasil, não adotaram essa medida.
Na Inglaterra, a agência Public Health England afirmou ter imposto "monitoramento aprimorado" para passageiros que chegamlink betanopaíses como China, Irã, Japão e Malásia, mas não verificaçõeslink betanotemperatura.
"Os parecereslink betanoespecialistas indicam que a triagem clínicalink betanoentrada (por exemplo, por meiolink betanoverificaçõeslink betanotemperatura) serialink betanoeficácia muito limitada e detectaria apenas uma pequena minorialink betanocasos", afirmou a agência.
"Isso ocorre porque os sintomas geralmente não aparecem até cinco a sete dias e, às vezes, até 14 dias."
O monitoramento aprimorado significa ter equipe médica nos aeroportos para atender a voos diretos a partirlink betanopontos consideradoslink betanorisco, fornecendo informações sobre sintomas aos passageiros e incentivando-os a relatar se estão se sentindo mal.
Pesquisas acadêmicas recentes realizaram simulações que sugeriam que as verificaçõeslink betanotemperatura nos aeroportos capturam pouco mais da metade dos passageiros infectados por coronavírus.
Os aeroportos da Itália realizam verificaçõeslink betanotemperatura dos passageiros desde o iníciolink betanofevereiro e também há testes nas estações ferroviárias. Termômetros são comuns nos aeroportos na Ásia.
Nesta quarta-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou novas restriçõeslink betanoviagens vindas da Europa,link betanouma tentativalink betanobarrar a propagação do novo coronavírus.
Escolas fechadas
A Unesco diz que 14 países fecharam escolaslink betanotodo o território nacional, enquanto outros 13 fecharam algumas das escolas.
As escolas foram fechadas por diferentes períodoslink betanotempo. O Japão, por exemplo, pediu que todas as escolas fechassem até o fim do ano letivo, que é no finallink betanomarço. O anúncio foi feitolink betano27link betanofevereiro, quando havia 186 casos confirmados no país.
A Itália fechou todas as suas escolas até 3link betanoabril. Anunciou o fechamento iniciallink betano4link betanomarço, quando havia 2.500 casos confirmados na Itália.
A Espanha fechou todas as escolas e universidades da regiãolink betanoMadri.
No Reino Unido e na Alemanha, um número relativamente pequenolink betanoescolas foi fechado temporariamente para permitir uma limpeza profunda depois que funcionários ou alunos testaram positivo ou retornaramlink betanoáreaslink betanoalto risco.
A França fechou creches e escolas por 15 dias, a partirlink betano9link betanomarço, nas duas áreas mais afetadas pelo coronavírus no país: Bretanha e regiãolink betanoOise, ao nortelink betanoParis.
Eventos cancelados
Uma sérielink betanoeventos esportivos ao redor do mundo foram cancelados ou realizadoslink betanoestádios vazios.
A Argentina suspendeu todas as competições esportivas. A Confederação Sul-Americanalink betanoFutebol (Conmebol) anunciou, nesta quinta-feira, a suspensão da Copa Libertadores da América.
O torneiolink betanotênislink betanoIndian Wells, na Califórnia, por exemplo, foi cancelado pouco antes do início das partidas classificatórias,link betano9link betanomarço.
Na Grécia, o governo anunciou que todos os eventos esportivos profissionais nas próximas duas semanas serão disputados sem espectadores.
A Maratonalink betanoBarcelona foi transferidalink betano15link betanomarço para 25link betanooutubro.
A Liga Italianalink betanoFutebol suspendeu todos os jogos até 3link betanoabril, a Liga Suíçalink betanoFutebol foi suspensa até 23link betanomarço e uma sérielink betanooutros jogoslink betanofutebol, especialmente entre timeslink betanodiferentes países, foram disputados a portas fechadas.
Enquanto isso, a ministra das Olimpíadas do Japão, Seiko Hashimoto, disse que tudo está sendo feito para permitir que os jogos aconteçam — a abertura está prevista para 24link betanojulho.
No entanto, ela acrescentou que o contrato com o Comitê Olímpico Internacional permitiria que os jogos fossem adiados até o final do ano, se necessário.
Museus e atrações turísticas fechados
Algumas das atrações turísticas mais famosas do mundo fecharam, restringiram a entrada ou pediram que os visitantes minimizassem o contato próximo.
O imenso resort da Disneylink betanoXangai foi reaberto parcialmente na segunda-feira, depoislink betanoficar fechado por maislink betanoum mês. Mas a Disneylink betanoHong Kong permanece fechada, assim como os parques temáticos da Disney no Japão.
Museus e atrações também foram fechadoslink betanooutros países da Ásia.
Também houve fechamento temporáriolink betanolocais turísticoslink betanotoda a Itália,link betanomeio às restrições anunciadas pelo governo. Em Roma, o Coliseu e outras atrações estão fechadas até 3link betanoabril.
Na França, o Museu do Louvre,link betanoParis, fechou no iníciolink betanomarço devido a receios da equipe sobre a possível disseminação do vírus. Ele foi reaberto, mas está pedindo aos visitantes que não compareçam se não se sentirem bem ou estiverem viajandolink betanouma área infectada.
A Torre Eiffel está pedindo aos visitantes que usem apenas cartões bancários para pagar as entradas. A Disneylink betanoParis permanece aberta, embora um membro da equipe tenha testado positivo para o coronavírus no fimlink betanosemana.
A Arábia Saudita interrompeu temporariamente a entradalink betanoperegrinos que desejavam visitar locais sagrados, e o Iraque introduziu restrições ao acesso a espaços religiosos.
Áreaslink betanoquarentena
Restringir o movimento é a outra medida que alguns países estão tomando, olhando para o exemplo da China, onde havia restriçõeslink betanolarga escala.
O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, pôs o país inteirolink betanoquarentena e determinou que as pessoas ficassemlink betanocasa e pedissem permissão para saídas essenciais.
Com verificações nas estradas, aeroportos e estações ferroviárias, essas medidas entraramlink betanovigor recentemente, então é muito cedo para dizer quão eficazes elas podem ser.
O Irã limitou as viagens entre as principais cidades, impedindo os não residenteslink betanoentrar. Mas o governo foi criticado por não ter isolado a cidade sagradalink betanoQom, que foi um dos lugares mais atingidos pela doença. O vice-presidente do Parlamento, Masoud Pezeshkian, que é médico, disse: "Se eu fosse ministro da Saúde, colocaria Qomlink betanoquarentena no primeiro dia".
Na Coreia do Sul, as autoridades colocaramlink betanoquarentena dois blocoslink betanoapartamentos na cidadelink betanoDaegu, no sul do país, que possui cercalink betanotrês quartos dos casos do país.
Na Coreia do Norte, o governo colocoulink betanoquarentena 380 estrangeiros — principalmente diplomatas e funcionários da capital Pyongyang — por maislink betanoum mês.
- COMO SE PROTEGER: O que realmente funciona
- COMO LAVAR AS MÃOS: Vídeo com o passo a passo
- SINTOMAS E RISCOS: Características da doença
- 25 PERGUNTAS E RESPOSTAS: Tudo que importa sobre o vírus
- MAPA DA DOENÇA: O alcance global do novo coronavírus
link betano Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube link betano ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoslink betanoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticalink betanousolink betanocookies e os termoslink betanoprivacidade do Google YouTube anteslink betanoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquelink betano"aceitar e continuar".
Finallink betanoYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoslink betanoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticalink betanousolink betanocookies e os termoslink betanoprivacidade do Google YouTube anteslink betanoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquelink betano"aceitar e continuar".
Finallink betanoYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoslink betanoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticalink betanousolink betanocookies e os termoslink betanoprivacidade do Google YouTube anteslink betanoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquelink betano"aceitar e continuar".
Finallink betanoYouTube post, 3
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível