Como a ‘cidade dos migrantes’ mexicana acabou se virando contra uma caravanagood pokermigração:good poker

Legenda da foto, 'Migrantes,good pokerTijuana somos hospitaleiros e tolerantes, mas não somos idiotas', dizia um cartazgood pokerprotesto

A tropagood pokerchoque da políciagood pokerTijuana precisou deter os manifestantes para evitar possíveis agressões. Houve momentosgood pokertensão quando eles começaram a empurrar e arremessar garrafasgood pokerágua.

Os migrantes foram mantidos no interior do ginásio esportivo Benito Juárez, onde estão abrigados. Alguns espiavam pelas grades e observavam a cena com perplexidade.

"Estamos fugindo da violência. Queremos paz", disse Carlos, mostrando as mãos deformadas por agressões.

Essa hostilidade e a xenofobiagood pokerrelação à caravana é algo sem precedentesgood pokerTijuana, concordam os especialistas ouvidos pela BBC News Mundo, serviçogood pokerespanhol da BBC.

A frase "Tijuana é uma cidadegood pokermigrantes" é ouvida por toda a parte. E é um fato: umgood pokercada dois habitantes da cidade não nasceu lá, segundo o Conselho Nacionalgood pokerPopulação mexicano.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Alguns moradoresgood pokerTijuana estão demostrando hostilidadegood pokerrelação aos migrantes

Os moradoresgood pokerTijuana repetem a frase com orgulho e têm tradicionalmente acolhido os migrantes. Mas a chegada da caravana provocou um sentimentogood pokerrejeição aos que vêmgood pokerfora.

Tijuana ainda é hospitaleira?

Os especialistas concordam que se tratagood pokeruma minoria, mas que se fez ouvir, e que a rejeição aos migrantes está aumentando, mesmo na hospitaleira Tijuana.

No domingo, esse setor da população organizou uma manifestação com cartazes que diziam: "Essa é uma invasão disfarçadagood pokermigração".

Muitos justificaram o incômodo com os migrantes pela suposta forma com que a caravana entrou no México.

"Eles chegaram ilegalmente, destruindo cercas e agredindo."

Ao mesmo tempo, a poucos metros do protesto, era realizado um ato a favor dos migrantes. Mas o grupo estavagood pokernúmero menor e acabou se dispersando quando os manifestantes rivais se aproximaram para enfrentá-los.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Muitos moradores justificaram o incômodo acusando a caravanagood pokerviolência: 'Eles chegaram ilegalmente, destruindo cercas e agredindo'

Segundo os especialistas, há vários fatores que motivaram essa ondagood pokerrejeição à caravana da América Central.

Feijão e redes sociais

Nos últimos dias, o vídeogood pokeruma migrante hondurenha reclamando da comida que deram a ela viralizou nas redes sociais.

"A comida que eles estão dando aqui (é)good pokermorrer. Olha o que eles oferecem: feijão puro batido, como se estivessem alimentando porcos. E não tem jeito, temosgood pokercomer essa comida porque senão morremosgood pokerfome ", diz elagood pokerum vídeo gravado pela redegood pokertelevisão alemã Deutsche Welle.

"Aqui somos pobres, comemos feijão", gritavam os manifestantes na marcha contra a caravana.

Outro vídeo afirma que os migrantes não querem mais a comida que recebem e pedem pizza e refrigerante.

Esse tipogood pokermanifestação tem indignado até moradores que inicialmente apoiavam os migrantes.

Legenda da foto, Apesar da evidente rejeição, dezenasgood pokermoradores saíram às ruas para condenar os atos que consideram racistas

A divulgação dos vídeos "marca um antes e depois" na forma como os migrantes são vistos no México, explica Claudia Benassini, pesquisadoragood pokermídia digital na Universidade La Salle, na Cidade do México.

Segundo ela, as redes sociais desempenharam um papel crucial nesse processo: "A informação circulou foragood pokercontexto e sem espaço para desmentidos".

Nessas ocasiões, não faltam comentários xenófobos, inapropriados e com muito pouco conhecimento sobre o tema, explica a especialista.

Coincidentemente, partes do Estadogood pokerNayarit foram consideradasgood pokersituaçãogood pokercalamidade devido às fortes chuvas e inundações. Nas redes sociais, várias mensagens foram publicadas pedindo ao governo que resolvesse primeiro o problema dos mexicanos afetados pelas enchentes antesgood pokerajudar os migrantes.

"São dois problemas distintos. Se o governo não resolveu a questãogood pokerNayarit, não é necessariamente por causa dos migrantes", acrescenta Benassini.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Milharesgood pokermigrantes chegaram à cidadegood pokerTijuana, na fronteira do México com os Estados Unidos

No fimgood pokersemana, os migrantes que estão no ginásio tentaram compensar essa imagem negativa,good pokerque não receberam bem a comida, com um vídeogood pokerque agradecem aos mexicanos pelo "lanche que levaram para dar a eles".

Além disso, antes do ataque dos moradoresgood pokerTijuana, eles saíram para varrer as ruasgood pokervolta do abrigo.

Trump e o prefeitogood pokerTijuana

O prefeito da cidade, José Manuel Gastélum, tampouco ajudou os tijuanenses a ter uma atitude positivagood pokerrelação aos migrantes, segundo os especialistas.

Em várias ocasiões, ameaçou deportá-los.

"Os direitos humanos são para os humanos direitos", disse elegood pokerentrevista ao canalgood pokertelevisão mexicano Milenio, após um confronto entre migrantes e moradores locais nas praiasgood pokerTijuana, no diagood pokerque a caravana chegou.

Segundo ele, os migrantes "chegaram com um plano agressivo e rude, com cantorias, desafiando as autoridades".

"Não me atrevo a dizer que são todos os migrantes, mas há alguns que são preguiçosos, maconheiros, agridem as famílias", afirmou.

Crédito, Getty

Legenda da foto, A reação dos moradoresgood pokerTijuana à caravana tem sido contrária à apresentada no restante do território mexicano

Além disso, há um setor da sociedade que está se deixando influenciar pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, "um homem racista e que muitos consideram um líder", diz Jorge Bustamante, pesquisador emérito do Colegiogood pokerla Frontera .

Trump tem sido hostil com os migrantes, mobilizou milharesgood pokersoldados na fronteira e prometeu endurecer os processos para solicitaçãogood pokerasilo.

Na manifestação que repreendeu os hondurenhos, Jonathan Zuñiga,good poker25 anos, disse entender por que Trump é duro com os latino-americanos: "Ele sente que seu país está ameaçado e, portanto, o protege. O México deveria fazer o mesmo".

Paralelamente, os Estados Unidos restringiram temporariamente as viasgood pokeracessogood pokerTijuana a San Diego, interferindo na vida cotidiana na cidadegood pokerfronteira.

"Isso incomodou muito os tijuanenses que vão trabalhar lá diariamente. Aumentagood pokermuito as filas e o tempo que eles gastam para se deslocar. Eles interpretaram isso erroneamente como culpa dos migrantes", explica José Moreno Mena.

Tamanho da caravana

As caravanasgood pokermigrantes se tornaram um fenômeno recorrente nos últimos anos. Mas, desta vez, várias marchas se juntaram, e o movimento tomou grandes proporções, o que levou algumas pessoas a vê-lo como uma ameaça, acrescenta o especialista.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A estimativa égood pokerque cercagood poker10 mil migrantes tenham chegado a Tijuana

Além disso, ele diz que o governo mexicano também não conseguiu controlar as caravanas.

Aqueles que repudiam o movimento chamam os migrantesgood poker"invasores".

Para entrar no México, qualquer cidadão pode solicitar um vistogood pokertrânsito na fronteira, o que permite uma estada legalgood poker30 dias no país, que pode ser renovada.

No entanto, como a caravana entrou pelo rio Suchiate na fronteira com a Guatemala - e não pelo posto da fronteira -, o controle foi perdido e não foi possível documentá-los.

"Embora uma parte deles tenha sido registrada", esclarece Mena.

Racismo

O especialista também vê sinaisgood pokerracismo na hostilidade aos migrantes.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Um grupogood pokermigrantes observa uma mulher cantando no karaokê no abrigo improvisado

"Os racistas mexicanos veem os moradores da América Central como inferiores", afirma o acadêmico, acrescentando que o mesmo não aconteceria com americanos.

Os especialistas concordam que o medo dos tijuanensesgood pokerque os migrantes sejam um fardo para a economia é um mito. Na cidade, há ofertagood pokertrabalho, pelo menosgood pokersetores que exigem menos qualificação, como na áreagood pokerconstrução, sempre há empregosgood pokersobra.

Mas os entrevistados pela BBC News Mundo acreditam que, embora seja algo novo e possa estar aumentando, a xenofobia e o racismo se referem apenas a uma "minoria" da sociedadegood pokerTijuana.

José Rendón, que se manifestou a favor das boas-vindas aos imigrantes, disse à BBC News Mundo que eles devem fazer isso "por solidariedade, por simples humanidade".

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Tijuana preparou um acampamento temporário para receber os migrantes

Federico Garza, como outros tijuanenses, afirma estar desapontado com a atitudegood pokeralguns moradores que rejeitam os migrantes da América Central.

"Eles dizem que os hondurenhos podem aumentar a insegurança e a violência na cidade. Mas, pelo que vimos hoje, os tijuanenses intolerantes que são o problema: eles que querem brigar e perturbar os mais vulneráveis."

Após a tentativagood pokeratacar o abrigo, as forçasgood pokersegurança limitaram a entrada e saída dos migrantes do ginásio.

Ainda não se sabe quanto tempo os milharesgood pokerintegrantes da caravana podem ficargood pokerTijuana. Os pedidosgood pokerasilo deles se somam a uma filagood poker2,8 mil pessoasgood pokerdiferentes nacionalidades que também estão na cidade esperando a liberação do governo dos Estados Unidos para cruzar a fronteira.

good poker Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube good poker ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosgood pokerautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticagood pokerusogood pokercookies e os termosgood pokerprivacidade do Google YouTube antesgood pokerconcordar. Para acessar o conteúdo cliquegood poker"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdogood pokerterceiros pode conter publicidade

Finalgood pokerYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosgood pokerautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticagood pokerusogood pokercookies e os termosgood pokerprivacidade do Google YouTube antesgood pokerconcordar. Para acessar o conteúdo cliquegood poker"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdogood pokerterceiros pode conter publicidade

Finalgood pokerYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosgood pokerautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticagood pokerusogood pokercookies e os termosgood pokerprivacidade do Google YouTube antesgood pokerconcordar. Para acessar o conteúdo cliquegood poker"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdogood pokerterceiros pode conter publicidade

Finalgood pokerYouTube post, 3