Nós atualizamos nossa Políticasite bet7k é confiavelPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termossite bet7k é confiavelnossa Políticasite bet7k é confiavelPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Como países como o Brasil podem se beneficiar da vindasite bet7k é confiavelrefugiados:site bet7k é confiavel
Outro estudo vai na mesma linha: uma onda migratória proporcional a 1% da população local resultariasite bet7k é confiavelganhos econômicossite bet7k é confiavelaté 4,35% no PIB per capita a esse local após uma década. A simulação, feita pelo professor Hyppolyte d´Albis, da Paris School of Economics, tomou por base dados compiladossite bet7k é confiavel19 países, entre 1985 e 2015.
Mas tudo depende da forma como um governo irá receber esses imigrantes, explica a pesquisadora Cindy Huang, da organização Center for Global Development (CGD): "Se os imigrantes e refugiados são um peso ou uma oportunidade depende das escolhas políticas", diz.
"Garantir direito a trabalhar, a ter um negócio e a viajar livremente permite a eles que contribuam mais integralmente. Restringir o acesso ao trabalho ou à liberdadesite bet7k é confiavelmovimento dificulta o potencial dos imigrantessite bet7k é confiavelse tornarem contribuintes econômicos e consumidores e pode deixá-los dependentessite bet7k é confiavelajuda."
Questãosite bet7k é confiavelgestão
Um levantamento do Carnegie Endowment for International Peace reconhece que, quando imigrantes forçados chegamsite bet7k é confiavelgrandes números a Estados frágeis, "pode haver perdasite bet7k é confiavelbem-estar social" temporária. Mas para que uma piora definitiva se materialize é necessário que o númerosite bet7k é confiavelimigrantes seja "relativamente grandesite bet7k é confiavelrelação à população local".
No caso do Brasil, vieram 50 mil venezuelanos até abrilsite bet7k é confiavel2018, segundo relatóriosite bet7k é confiaveljulho da Organização Internacional para Migrações (OIM). Trata-sesite bet7k é confiavel0,024%site bet7k é confiaveluma populaçãosite bet7k é confiavel208 milhões.
Um exemplosite bet7k é confiavelboa gestão, a Suécia é um paíssite bet7k é confiavelpopulação pequena (9,6 milhões) que ainda assim recebeu uma onda migratória expressiva. Desde a virada do século, o país escandinavo acolheu 15 mil pessoas a cada ano no período entre 2000 e 2014. Esse influxo resultousite bet7k é confiavelum crescimentosite bet7k é confiavelmeio ponto percentual no PIB. Isso se explica porque os imigrantes aumentaram a população economicamente ativa, trazendo talentos complementares e se inserindosite bet7k é confiavelsegmentos onde havia déficitsite bet7k é confiavelmãosite bet7k é confiavelobra, aponta relatório da Delegação para Estudos da Imigração da Suécia.
"No caso da Suécia houve um forte investimento públicosite bet7k é confiavelintegração também porque estava claro que a maioria das pessoas iriam permanecer no país", explica Thomas Liebig, especialistasite bet7k é confiavelimigração na OCDE.
Como inserir migrantessite bet7k é confiavelmeio ao desemprego?
Há uma diferença entre refugiados e imigrantes econômicos: a definição clássicasite bet7k é confiavelrefugiado é "o imigrante (que sofre de) fundado temorsite bet7k é confiavelperseguição por motivossite bet7k é confiavelraça, religião, nacionalidade, grupo social ou opiniões políticas", diferentementesite bet7k é confiavelum migrante que busca melhores condições econômicas. Mas a Acnur (agência da ONU para refugiados) já incorpora na definiçãosite bet7k é confiavelrefugiados as vítimassite bet7k é confiaveluma crise humanitária, com fome generalizada e a ausênciasite bet7k é confiavelacesso a medicamentos e serviços básicos, que é o casosite bet7k é confiavelmuitos venezuelanos.
Arredondando os números da OIM, dentre os cercasite bet7k é confiavel50 mil venezuelanos que se encontram no Brasil, pouco menossite bet7k é confiavel33 mil se inscreveram para receber statussite bet7k é confiavelrefugiados. Os restantes 17 mil solicitaram residência.
Entre os que chegaram ao Brasil no primeiro trimestre desse ano a maioria (71%) está na faixa etária economicamente ativa, tendo entre 25 e 49 anos, é do sexo masculino (58%) e possui nível educacional secundário (51%) e superior (26%), segundo a OIM.
Esse é justamente o perfilsite bet7k é confiavelindivíduo apto a se inserir produtivamente no mercadosite bet7k é confiaveltrabalho. Mas como aproveitar 50 mil pessoas a maissite bet7k é confiavelum Brasil que já regista 13 milhõessite bet7k é confiaveldesempregados?
"Não é que simplesmente irá aumentar o númerosite bet7k é confiaveldesempregados. Essa não é a dinâmica. Essas são pessoas qualificadas, com demandas, e haverá atividade econômica criada ao redor disso, o que também pode gerar oportunidades", defende Liebig, da OCDE.
"Isso não quer dizer que não haverá problemas ou que será um êxito. O impacto vai depender muito da vontadesite bet7k é confiavelse investirsite bet7k é confiavelintegração e o idioma é fundamental nisso", opina.
Hyppolyte d´Albis concorda: "Nossa perspectiva macroeconômica mostra que a imigração gera um aumentosite bet7k é confiaveldemanda global que impulsiona a economia e reduz o desemprego."
"Além disso, a maioria dos imigrantes estãosite bet7k é confiavelidadesite bet7k é confiaveltrabalhar e por isso ajudam a diminuir a taxasite bet7k é confiaveldependência na maioria das populações, promovendo um dividendo demográfico que é benéfico às economias dos países receptores", argumenta d´Albis,site bet7k é confiavelreferência à proporçãosite bet7k é confiaveltrabalhadores ativos frente ao número crescentesite bet7k é confiavelaposentados.
"Ao contrário do que muitos temem, a maioria das pesquisas concluiu que os efeitos geraissite bet7k é confiavelum influxosite bet7k é confiavelrefugiados sobre os salários e o desemprego é mínimo ou nulo", afirma Cindy Huang, do CGD.
Contribuintes líquidos
"Veja os Estados Unidos, por exemplo. Um estudo concluiu que refugiados se tornam contribuintes líquidos (ou seja, passam a gerar mais dinheirosite bet7k é confiavelimpostos do que o que recebemsite bet7k é confiavelbenefícios estatais) à economia apenas oito anos após a chegada deles ao país", continua.
"Um relatório do departamento americanosite bet7k é confiavelSaúde e Serviços Humanos calculou que os refugiados contribuíram com US$ 63 bilhões a maissite bet7k é confiavelrenda ao governo do que custaram ao longo da última década", diz Huang.
Apesarsite bet7k é confiavelserem números oficiais, os dados do estudo ao qual ela se refere foram rechaçados publicamente pelo governo Donald Trump. Na prática, até 2016 o país vinha acolhendo grande númerosite bet7k é confiavelimigrantes, tendo recebido maissite bet7k é confiavel290 mil venezuelanos naquele ano.
"É normalmente verdadeiro e os economistas tendem a concordar que os imigrantes contribuem proporcionalmente mais porque são mais jovens e estão na faixa etária economicamente ativa. Eles trazem novas ideias, novos talentos. Hásite bet7k é confiavelcerta forma um consensosite bet7k é confiavelque a contribuição deles à sociedade é positiva também pelo pagamentosite bet7k é confiavelimpostos e arrecadação aos sistemassite bet7k é confiavelsegurança social", resume o pesquisador especialistasite bet7k é confiavelimigração Jasper Tjaden da OIM.
Política para dar retorno
Huang explica que, quando os refugiados chegam, precisamsite bet7k é confiavelassistência pública, mas que esse gasto é "um investimento que pode ser mais do que repago", porque com o tempo eles também passam a pagar impostos.
"Quão cedo e quanto os refugiados vão contribuirsite bet7k é confiavelvoltasite bet7k é confiaveltermos fiscais econômicos dependesite bet7k é confiavelgrande partesite bet7k é confiavelquão rapidamente eles conseguirão ser integrados ao mercadosite bet7k é confiaveltrabalho do país anfitrião", diz.
Os especialistas ouvidos pela BBC News Brasil afirmaram que casos bem-sucedidossite bet7k é confiavelintegração (como a Suécia e a Suíça) contaram com governos engajados, que promoveram, por exemplo, o ensino gratuito do idioma local, a promoção do acesso das crianças às escolas, o reconhecimento das qualificações acadêmicas dos imigrantes e a redistribuição dos imigrantes dentro do país.
"Pelo que já foi observadosite bet7k é confiaveloutros países, a experiência nos mostra claramente que saber falar o idioma é a primeira coisa que você precisa para se integrar. Apoiar as pessoas nesse sentido é fundamental", aponta Liebig.
"Muitas vezes os cursossite bet7k é confiavelidioma podem ser combinados com treinamento vocacional, para que as pessoas se encaminhem mais facilmente a um aperfeiçoamento local, ou um emprego", exemplifica Tjaden, da OIM.
"Investir na educação dos que buscam asilo e ajudá-los a se integrar ao mercadosite bet7k é confiaveltrabalho rapidamente são as políticas-chave que precisam ser implementadas para que um país se beneficie", reforça d´Albis.
Para evitar sobrecarregar a regiãosite bet7k é confiavelRoraima, o governo brasileiro está redistribuindo os venezuelanos para outras regiões do Brasil. São Paulo, Cuiabá, Manaus, Brasília e Riosite bet7k é confiavelJaneiro acolheram os imigrantes. Há planossite bet7k é confiavelenviar 646 deles ao Rio Grande do Sul, para as cidadessite bet7k é confiavelEsteio e Canoas.
"Se alguém está fugindosite bet7k é confiaveldesastres,site bet7k é confiavelguerra, você tem uma obrigação internacionalsite bet7k é confiavelajudar essas pessoas esite bet7k é confiaveloferecer abrigo. Isso não deveria ser uma discussão econômica", opina Tjaden. "Antessite bet7k é confiavelmais nada, é um dever moral e humano."
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível