Em crise sem precedentes, Venezuela anuncia fim da gasolina mais barata do mundo:sportingbet bwin

Crédito, EPA

Legenda da foto, Maduro anunciou o reajuste da gasolina na segunda, um tema quase tabu na política venezuelana

sportingbet bwin O presidente da Venezuela sportingbet bwin , Nicolás Maduro, anunciou na segunda-feira que os preços da gasolina devem subir, para coibir a atuaçãosportingbet bwincontrabandistas que, segundo ele, fraudam o paíssportingbet bwinbilhõessportingbet bwindólares. Até então, o combustível venezuelano era o mais barato do mundo, resultadosportingbet bwinuma pesada políticasportingbet bwinsubsídios.

Para analistas, a medida é, principalmente, uma investida para aumentar as receitas públicassportingbet bwinmeio a uma crise econômica sem precedentes que tem atingido duramente as finanças do governo e a população.

Em seu anúncio, Maduro disse, porém, que "a gasolina deve ser vendida a preços internacionais para impedir o contrabando para a Colômbia e o Caribe". E argumentou, ainda, que nem todos os venezuelanos serão atingidos.

Quem vai pagar mais caro?

De acordo com o presidente, "apenas os que não atenderem ao chamado do governo" para registrar seus veículos terão que pagar combustível a preços internacionais.

Todos os que possuem o chamado "carnê da pátria", uma espéciesportingbet bwindocumentosportingbet bwinidentidade emitida pelo governo desde 2017, continuarão, segundo ele, a receber "subsídios diretos" por "cercasportingbet bwindois anos".

O governo tem convocado os cidadãos para registrarem seus veículos mostrando esse documento.

Muitos venezuelanos que se opõem ao governo, no entanto, se recusaram a receber esse "carnê", alegando que o meio é usado ​​por autoridades para vigiá-los.

A expectativa, portanto, é que o aumentosportingbet bwinpreços atinja principalmente os opositoressportingbet bwinMaduro.

Crédito, Reuters

Legenda da foto, País enfrenta um aumentosportingbet bwinpreços descontrolado, que não atingiu, porém, o preço da gasolina

Qual é o preço da gasolina na Venezuela hoje?

A economia da Venezuela enfrenta grave crise, com o Fundo Monetário Internacional (FMI) prevendo que as taxassportingbet bwininflação alcançarão um milhão por cento neste ano.

Apesar disso, o preço do combustível quase não mudou.

O preçosportingbet bwinum litrosportingbet bwingasolina na Venezuela atualmente ésportingbet bwin1 bolívar. No mercado negro, os venezuelanos pagam maissportingbet bwin4 milhõessportingbet bwinbolívares por um dólar americano.

Isso significa que, com o equivalente a um dólar, os venezuelanos podem encher o tanquesportingbet bwinum carrosportingbet bwintamanho médio cercasportingbet bwin720 vezes.

A gasolinasportingbet bwinmaior octanagem - ou seja,sportingbet bwinmaior resistência à pressão que sofre dentro da câmarasportingbet bwincombustão do motor - custa, na Venezuela, 6 bolívares por litro, o equivalente,sportingbet bwinacordo com a taxasportingbet bwincâmbio no mercado paralelo, à quantia ínfimasportingbet bwinUS$ 0,000001.

O país é,sportingbet bwinacordo com o observatório Global Petrol Prices, onde se vende a gasolina mais barata do mundo.

Como vai funcionar o novo sistema?

Maduro disse que anunciaria nos próximos dias mais detalhes sobre como o novo sistemasportingbet bwinsubsídios à gasolina vai funcionar. Espera-se que ele entresportingbet bwinvigor no dia 20sportingbet bwinagosto.

"Vamos fazer um sistemasportingbet bwinsubsídio direto progressivo, um planosportingbet bwindois anos (...)", afirmou ele no discurso transmitido ao país a partir do Paláciosportingbet bwinMiraflores, a sede da presidência, ao anunciar as novas regras.

"Eu aspiro que, ao longo desse período, no máximo, tenhamos resolvido a deformidade que se criou no transcursosportingbet bwinmuitos anos, quando a gasolina venezuelana era praticamentesportingbet bwingraça", acrescentou.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O combustível subsidiado da Venezuela é levado para países como a Colômbiasportingbet bwinrecipientes como esses e vendido mais caro aos motoristas

Que efeitos são esperados sobre o contrabando?

O contrabando do combustível subsidiado da Venezuela para os países vizinhos, onde os preços são muito mais altos, é um grande negócio.

A Venezuela perde US$ 18 bilhões para abastecer o contrabando anualmente, segundo dados do governo. E o presidente Maduro afirma que a adaptação dos preços dos combustíveis venezuelanos aos níveis internacionais acabará com a prática.

O governo considera improvável que contrabandistas que possuem o "carnê da pátria" ou que se candidatem para obter um deles ainda consigam comprar combustível a preços mínimos e vendê-lo com um lucro enorme na Colômbia esportingbet bwinoutros países.

Embora não tenham sido anunciados limites para a quantidadesportingbet bwingasolina que cada pessoa pode comprar usando o carnê, alguns políticos da oposição temem que a medida seja usada, na verdade, como formasportingbet bwinintroduzir um racionamento do combustível no país.

O que é o 'carnê da pátria' e por que ele é criticado?

Nicolas Maduro lançou o novo cartãosportingbet bwinidentidade venezuelanosportingbet bwinjaneirosportingbet bwin2017 argumentando que ele serviria para tornar os programas sociaissportingbet bwinseu governo mais eficazes.

A nova identidade - que é um cartão com um código QR que identifica os cidadãos que recebem algum tiposportingbet bwinajuda social do governo - pode ser obtidasportingbet bwinforma gratuita e voluntária por qualquer pessoa com maissportingbet bwin15 anos, mas quem se candidata precisa responder a uma sériesportingbet bwinperguntas sobre seu status socioeconômico e quais benefícios está recebendo, se for o caso.

De acordo com dados do governo, até janeirosportingbet bwin2018, 16,5 milhõessportingbet bwinvenezuelanos,sportingbet bwinum totalsportingbet bwin31,5 milhõessportingbet bwincidadãos, haviam solicitado o cartão.

Somente quem o possui pode se inscrever para receber pacotessportingbet bwinalimentos subsidiados e outros benefícios do Estado.

Críticos do governo se opuseram, desde o início, à introdução desse meiosportingbet bwinidentificação.

Eles argumentam que ele é desnecessário, uma vez que os venezuelanos já possuíam carteirassportingbet bwinidentidade emitidas pelo governo, e o avaliam como uma maneirasportingbet bwinlimitar a entregasportingbet bwinbenefícios do Estado aos apoiadoressportingbet bwinMaduro.

Outro temor que apontam é osportingbet bwinque o governo use a identificação para coletar informações sobre os cidadãos.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O aumentosportingbet bwinpreços da gasolina, dos alimentos e do transporte públicosportingbet bwin1989 desencadeou uma ondasportingbet bwinprotestos que deixou um rastrosportingbet bwindestruição e centenassportingbet bwinmortos

Por que o aumento dos preços dos combustíveis é tão controverso?

Os venezuelanos são muito dependentes dos carros. Não é incomum as famílias terem vários veículos e dirigirem longas distâncias para o trabalho.

O transporte público, porsportingbet bwinvez, é deficiente e piorou nos últimos anos. Com faltasportingbet bwinmanutenção, os ônibus hoje não conseguem atender toda a parcela da população que precisa deles.

Os venezuelanos se queixamsportingbet bwinter que fazer fila para entrarsportingbet bwincaminhões usados ​​anteriormente para transportar gado. Muitos passam horas se deslocando para ir e voltar do trabalho.

Um aumento no preço do combustível não afetaria apenas aqueles que dirigem seus próprios carros, já que as empresas que operam rotassportingbet bwinônibus provavelmente repassariam o aumento para os passageiros.

Os reajustes têm sido pouco frequentes desde 1989, quando um aumento aplicado -sportingbet bwinmeio a outras medidassportingbet bwinausteridade - provocou grandes protestossportingbet bwinCaracas e nos arredores.

O presidente da época enviou tropas às ruas para acabar com as manifestações, e centenassportingbet bwinpessoas foram mortas.

O incidente, conhecido como "Caracazo", assombra os venezuelanos desde então.

O petróleo tem a ver com a crise econômica da Venezuela?

A Venezuela é ricasportingbet bwinpetróleo. Possui as maiores reservassportingbet bwinpetróleo comprovadas do mundo. Mas é exatamente essa riqueza que também está na raizsportingbet bwinmuitos dos seus problemas econômicos.

As receitassportingbet bwinpetróleo da Venezuela respondem por cercasportingbet bwin95%sportingbet bwinseus ganhos com exportações. Isso significa que, quando os preços do petróleo estavam altos, muito dinheiro estava sendo despejado nos cofres do governo venezuelano.

Quando o presidente Hugo Chávez esteve no poder,sportingbet bwinfevereirosportingbet bwin1999 atésportingbet bwinmorte,sportingbet bwinmarçosportingbet bwin2013, ele usou parte desses recursos para financiar programas sociais generosos para reduzir a desigualdade e a pobreza.

Mas, quando os preços do petróleo caíram drasticamentesportingbet bwin2014, o governo se deparou com um rombosportingbet bwinsuas finanças,sportingbet bwinuma hora para outra, e teve que cortar algunssportingbet bwinseus programas mais populares.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O presidente avisou que os venezuelanos teriamsportingbet bwinse registrar no chamado 'carnê da pátria' para ter acesso ao combustível subsidiado

De olho na recuperação

O novo sistemasportingbet bwinsubsídios à gasolina no país faz parte do chamado Programasportingbet bwinRecuperação Econômica, Crescimento e Prosperidade da Venezuela, com o qual Maduro disse que o país derrotará a "guerra econômica que vem sofrendo nos últimos anos" -sportingbet bwinreferência à grave crise que o país enfrenta e ao processosportingbet bwinaumento descontroladosportingbet bwinpreços que deixou o Estadosportingbet bwinuma situação econômica precária e atingiu duramente a população.

O plano inclui medidas como a entradasportingbet bwinvigorsportingbet bwinuma nova moeda e um novo cone monetário (conjuntosportingbet bwinnotas e moedas) a partirsportingbet bwin20sportingbet bwinagosto, com a qual Maduro espera alcançar "estabilidade"sportingbet bwinpreçossportingbet bwinuma economia mergulhada numa hiperinflação única no mundo.

O analista venezuelano Luis Vicente Leon avaliou a medida como "previsível". "Na verdade, é um aumento geral no preço da gasolina (na realidade, necessário) com um discursosportingbet bwinsubsídio focado naqueles que têm duas coisas raras: o carnê da pátria e um carro. É populismo discriminatório", escreveu ele no Twitter.

Para Leon, o objetivo da medida anunciada por Maduro é principalmente aumentar as receitas do Estado, e a questãosportingbet bwinmanter os subsídios através do carnê da pátria é "um discurso para reduzir o custo político da medida". "Massportingbet bwinpenetração será claramente minoritária", acrescentou.

Pule Twitter post
Aceita conteúdo do Twitter?

Este item inclui conteúdo extraído do Twitter. Pedimossportingbet bwinautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasportingbet bwinusosportingbet bwincookies e os termossportingbet bwinprivacidade do Twitter antessportingbet bwinconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesportingbet bwin"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdosportingbet bwinterceiros pode conter publicidade

Finalsportingbet bwinTwitter post

Não por acaso, a questão do preço da gasolina vinha recebendo um tratamento politicamente delicado, pela memória do "Caracazo", a ondasportingbet bwinprotestos contra o alto custosportingbet bwinvida duramente reprimidasportingbet bwin1989 e que teve como um dos seus gatilhos justamente o aumento do preço da gasolina.

Asdrubal Oliveros, da assessoria econômica Econalítica, estimasportingbet bwincercasportingbet bwinUS$ 5,5 bilhões o custo anual da políticasportingbet bwinsubsídio universal e total vigente até agora na Venezuela.