Hábito dos torcedores japonesesfortaleza x ceara palpites betrecolher o lixo se espalha na Copa da Rússia:fortaleza x ceara palpites bet
A prática tem um nome: souji. A palavra japonesa tem vários significados, como limpeza e varrição. O ritual segue um provérbio: "Não jogue terra no poço que te dá água". É mais do que uma prática nos estádiosfortaleza x ceara palpites betfutebol. É uma filosofia, que é passadafortaleza x ceara palpites betgeração para geração.
Currículo escolar
Nas escolas japonesas, as crianças realizam tarefas como limpar os banheiros, varrer o chão e lavar a louça,fortaleza x ceara palpites betum sistemafortaleza x ceara palpites betrodíziofortaleza x ceara palpites bettarefas, que é coordenado pelos professores. A ideia é ensinar os estudantes a se importarem com os espaços públicos.
"Nós aprendemos logo cedo na vida que é fácil levar esse hábito para onde quer que nós formos", fala Chikako Ehara, outro torcedor do Japão.
O hábito japonêsfortaleza x ceara palpites betlimpar a própria sujeira foi notado pela primeira vez na Copa do Mundo do Brasil,fortaleza x ceara palpites bet2014. Na época, as pessoas observaram que os torcedores iam para os estádios preparados para limpar tudo antesfortaleza x ceara palpites betirem embora.
Durante a maior parte dos jogos, os sacosfortaleza x ceara palpites betlixo azuis eram improvisados a partirfortaleza x ceara palpites betbalões usados para torcer.
Mamoru explica que não é preciso muita organização para fazer isso. Os torcedores apenas limpam a áreafortaleza x ceara palpites bettorno deles, sem que ninguém precise dar ordens.
"É também uma formafortaleza x ceara palpites betsermos respeitosos com os anfitriões", afirma Mamoru.
Inspiração para outros torcedores
A limpeza está profundamente enraizada na cultura japonesa. Brigadas voluntáriasfortaleza x ceara palpites betlimpeza atuamfortaleza x ceara palpites betdiversos locais.
Mas a popularidade da Copa da Rússia tornou a prática conhecida no mundo inteiro. E é fácilfortaleza x ceara palpites betcopiar.
Torcedores do Senegal e do Brasil também foram filmados recolhendo o próprio lixo. "Para nós, é uma honra que outros países também estejam fazendo souji. Nós esperamos que outros torcedores se inspirem a fazer o mesmo", diz Chikako.
É errado?
Porém, a limpeza dos estádios pelos japoneses está gerando um debate. No Japão, há quem diga que fazer o souji forafortaleza x ceara palpites betcasa é interferir na culturafortaleza x ceara palpites betoutros países.
Em um artigo publicadofortaleza x ceara palpites bet2014, o escritor japonês Mayumi Matsumoto, que vivefortaleza x ceara palpites betLondres, questionou se a prática seria desrespeitosa a outras culturas e mesmo se poderia gerar perdafortaleza x ceara palpites betempregos.
"Nós não devemos desprezar as pessoasfortaleza x ceara palpites betoutros países que não fazem a limpezafortaleza x ceara palpites beteventos esportivos. Essas pessoas estão se comportandofortaleza x ceara palpites betuma forma que é natural para elas. E nós precisamos pensar nas pessoas que precisamfortaleza x ceara palpites betemprego nos paísesfortaleza x ceara palpites betbaixa renda", argumentou.
Mas, por enquanto, na Copa da Rússia, o souji está ganhando o debate.