Entenda a disputa entre Israel e o Irãjogos de 2 onlinemeio ao conflito na Síria:jogos de 2 online
jogos de 2 online Israel afirma ter atacado com mísseis nesta quinta-feira quase todas as instalações militares do Irã na Síriajogos de 2 onlineresposta a um suposto ataquejogos de 2 onlinemísseis iranianos que atingiram suas bases militares nas colinasjogos de 2 onlineGolã.
Israel acusa a Guarda Revolucionária (forçajogos de 2 onlineelite do Irã) na Síriajogos de 2 onlineter lançado 20 foguetes contra suas bases militares na quarta-feira e diz ter reagido, menosjogos de 2 online24 horas depois, atacando depósitosjogos de 2 onlinearmas, bases logísticas e centrojogos de 2 onlineinteligências do Irãjogos de 2 onlineterritório sírio.
O Irã, que enviou soldados para apoiar o presidente sírio Bashar al-Assad e é considerado um dos principais aliados das forças governamentais, ainda não se posicionou oficialmente.
A mídia estatal síria informou que a força aérea do país impediu uma "agressão israelense"jogos de 2 onlineterritório sírio derrubando dezenasjogos de 2 onlinemísseis. Mas uma fonte militar disse à Sana, a agência estataljogos de 2 onlinenotícias da Síria, que alguns mísseis israelenses atingiram vários batalhõesjogos de 2 onlinedefesa aérea, radares e um depósitojogos de 2 onlinemunição.
O governojogos de 2 onlineIsrael já vinha ameaçando parar o "entrincheiramento militar" do Irã, considerado seu arqui-inimigo, na Síria. Acredita-se que nos últimos meses os israelenses tenham realizado várias ações militares contra instalações iranianas, entre eles o ataquejogos de 2 onlinemísseis contra uma base aérea iraniana na Síriajogos de 2 onlineabril que matou sete membros da Guarda Revolucionária.
Desde então, era esperada uma retaliação do Irã oujogos de 2 onlineseus aliados na Síria contra tropas israelenses.
O que aconteceu nas Colinasjogos de 2 onlineGolã?
Israel ocupou a maior parte das Colinasjogos de 2 onlineGolã durante a Guerra dos Seis Dias,jogos de 2 online1967, e depois as anexou a seu território,jogos de 2 onlineuma ação tida como ilegal pela comunidade internacional.
As Forçasjogos de 2 onlineDefesajogos de 2 onlineIsrael (IDF na sigla inglesa) disseram que 20 foguetes foram lançados pelo braço da Guarda Revolucionária que opera na Síria, a Força Quds, contra suas posiçõesjogos de 2 onlinevanguardajogos de 2 onlineGolã na manhã desta quinta-feira.
Um porta-voz do IDF, coronel Jonathan Conricus, disse que quatro foguetes foram interceptados pelo sistemajogos de 2 onlinedefesa aérea israelense. Não houve feridos ou danos. Conricus disse que o ataque teria sido ordenado pelo general Qassem Soleimani, comandante da Força Quds.
O Observatório Sírio para os Direitos Humanos, organização não governamentaljogos de 2 onlinemonitoramento sediado no Reino Unido, registrou que "vários foguetes" foram disparados da provínciajogos de 2 onlineQuneitra ejogos de 2 onlineuma região a sudoestejogos de 2 onlineDamascojogos de 2 onlinedireção a Golã, mas não apontou o responsável pelo ataque.
Um membro do alto escalão da aliança militar liderada pelo Irã que apoia o governo da Síria disse à agência AFP que as forças israelenses atacaram primeiro.
jogos de 2 online Como foi a respostajogos de 2 onlineIsrael
Um comunicado da Forçasjogos de 2 onlineDefesajogos de 2 onlineIsrael (IDF) disse que jatos militares atingiram "dezenasjogos de 2 onlinealvos militares" do Irã na Síria.
Entre estes, estariam:
- escritóriosjogos de 2 onlineinteligência associados ao Irã e ao "Eixo Radical" - termo usado por oficiais israelenses para se referir à aliança entre Irã, Síria, o movimento Hezbollah do Líbano e grupos militantes palestinos como o Hamas
- um quarteljogos de 2 onlinelogística militar da Força Quds
- um complexo militar iraniano ao nortejogos de 2 onlineDamasco
- um depósitojogos de 2 onlinemunições da Força Quds no Aeroporto Internacionaljogos de 2 onlineDamasco
- centrosjogos de 2 onlineinteligência e postos associados à Força Quds
- postos militares ejogos de 2 onlineobservação e munição na zona desmilitarizadajogos de 2 onlineGolã
- a plataformajogos de 2 onlineonde o Irã lançou os foguetes durante a noite
O IDF disse ter alvejado vários sistemas militaresjogos de 2 onlinedefesa antiaérea sírios após estes terem disparado contra jatos israelenses apesarjogos de 2 onlineserem alertados.
Mais tarde, na manhã desta quinta-feira, o ministro da Defesajogos de 2 onlineIsrael, Avigdor Lieberman, fez um alerta ao Irã durante uma coletiva. "Se choverjogos de 2 onlineIsrael, vai despejar no Irã", disse ele.
Mas Lieberman também disse esperar que este não seja o começojogos de 2 onlineum grande confronto. "Espero que tenhamos terminado este capítulo e todos tenham recebido a mensagem", disse o ministro.
Lieberman enfatizou ainda que, embora Israel não tenha "interessejogos de 2 onlineescalar" a disputa com o Irã na Síria, é preciso "estar preparado para qualquer cenário". "Estamos diantejogos de 2 onlineuma nova realidadejogos de 2 onlineque o Irã está atacando Israel diretamente e tentando prejudicar a soberania e os territóriosjogos de 2 onlineIsrael", acrescentou.
Os confrontosjogos de 2 onlinequinta vieram um dia após um ataque israelense na cidadejogos de 2 onlineKiswah, que, segundo a agência Sana, teria como alvo um depósitojogos de 2 onlinearmas iraniano e matado 15 combatentes pró-governo, entre eles oito Guardas Revolucionários.
Disputa geopolítica
Por trás do confronto entre Irã e Israel na Síria, há disputas religiosas e geopolíticas.
O Irã, repetidamente, tem pedido o fim da existência do Estado judeu.
O Irã tem intensificadojogos de 2 onlinepresença militar na Síria, algo que Israel considera uma ameaça direta. O país é um dos maiores aliados da Síria e enviou centenasjogos de 2 onlinesoldados para apoiar o governo. Acredita-se que o Irã atue como consultor militar para os sírios.
Além das tropas oficiais, milharesjogos de 2 onlinemilicianos armados, treinados e financiados pelo Irã - principalmente do movimento libanês Hezbollah, mas também do Iraque, Afeganistão e Iêmen - também estão lutando ao lado do Exército sírio.
Israel, porjogos de 2 onlinevez, prometeu impedir que o Irã se fortaleça na região e supostamente tem atacado ativos e bases iranianos. O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, alertou que seu país poderia entrarjogos de 2 onlineguerra com o Irã "o quanto antes" para impedir que este ataque Israel.
Netanyahu também pressionou o presidente dos EUA, Donald Trump, para abandonar o acordo nuclear com o Irã, costurado durante a gestãojogos de 2 onlineBarack Obama - o que Trump fez nesta semana.
Na semana passada, Netanyahu disse ter provasjogos de 2 onlineque o Irã quebrou o acordo e mentiu sobre programa nuclear.
Ele também estevejogos de 2 onlineMoscou esta semana para conversas com o presidente russo, Vladimir Putin, sobre Síria e Irã.