Trump demite seu secretáriobetmotion reclameEstado, Rex Tillerson, e coloca o diretor da CIAbetmotion reclameseu lugar:betmotion reclame

Rex Tillersonbetmotion reclameChantilly, Virginia,betmotion reclameoutubrobetmotion reclame2017

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Tillerson assumiu o cargo há pouco maisbetmotion reclameum ano

betmotion reclame O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demitiu seu secretáriobetmotion reclameEstado, Rex Tillerson, e colocoubetmotion reclameseu lugar o diretor da CIA (agênciabetmotion reclameinteligência americana), Mike Pompeo.

Trump agredeceu a Tillerson pelos "serviços prestados" no Twitter e disse que o novo secretáriobetmotion reclameEstado – responsável pela política externa, equivalente ao ministro das Relações Exteriores no Brasil – fará um "ótimo trabalho".

Tillerson estava no cargo há pouco maisbetmotion reclameum ano, desde que Trump assumiu a Presidência – antes disso ele foi CEO da companhiabetmotion reclamepetróleo ExxonMobil.

O presidente americano também nomeou Gina Haspel para o cargobetmotion reclamediretora da CIA – ela será a primeira mulher na posição.

Um funcionáriobetmotion reclamealto escalão da Casa Branca disse à BBC que o momento do anúncio foi precisamente calculado. "O presidente queria se certificarbetmotion reclameque tem um novo time atuando antes da conversa com a Coreia do Norte ebetmotion reclameoutras negociações internacionais", afirma.

Tensões internacionais

Tillerson estavabetmotion reclameuma viagem oficial à África na semana passada onde, aparentemente, foi pegobetmotion reclamesurpresa pelo anúnciobetmotion reclameTrumpbetmotion reclameque ele iria se encontrar com o líder coreano Kim Jong-un.

Washington foi tomada por relatosbetmotion reclamedesentendimentos entre o governo Trump e seu chancelerbetmotion reclameum momentobetmotion reclameque os EUA enfrentam diversas dificuldades no campo internacional –betmotion reclametensões com a Coreia do Norte a conflitos com o Irã.

Donald Trump

Crédito, AFP

Legenda da foto, Há relatosbetmotion reclameque o presidente Trump teve desentendimentos com seu secretáriobetmotion reclameEstado

Em outubrobetmotion reclame2017 Tillerson foi forçado a chamar uma coletivabetmotion reclameimprensa para negar relatosbetmotion reclameque ele estava considerando deixar o cargo – no entanto ele acabou não respondendo sobre um boatobetmotion reclameque ele teria chamado o presidentebetmotion reclame"idiota"betmotion reclameuma reunião no Pentágono.

Há relatosbetmotion reclameque Tillerson teria ficado "abismado" com o quão pouco Trump entendiabetmotion reclameconceitos básicosbetmotion reclamepolítica externa.

Trump chegou a criticar seu ministro publicamente no Twitter, dizendo que ele estava "perdendo tempo" ao tentar negociar com a Coreia do Norte.

O jornal The New Times citou fontes dizendo que Trump estava irritada com a "linguagem corporal" do chanceler durante as reuniões que tinha com o presidente.

As fontes dizem que Tillerson costumava revirar os olhos e darbetmotion reclameombros quando discordava do chefe nas discussões.

Nota oficial

Na manhã desta terça, o Departamentobetmotion reclameEstado emitiu uma nota oficial dizendo que Tillerson "não conversou com o presidente e não está ciente do motivo" que o levou a ser demitido.

"O secretário tinha a intençãobetmotion reclamecontinuar [no cargo] por causa do progresso que fez na segurança nacional. Ele sentirá falta dos colegas no Departamentobetmotion reclameEstado e dos ministrosbetmotion reclameRelações Exterioresbetmotion reclameoutros países com quem trabalhou ao redor do mundo", diz a nota.

"O secretário não conversou com o presidente e não está ciente do motivo [da exoneração], mas é grato pela oportunidade que tevebetmotion reclameservir e ainda acredita fortemente que o serviço público é um chamado nobre."

"Desejamos tudobetmotion reclamebom ao secretário nomeado Pompeo."

Logobetmotion reclameseguida, Donald Trump comentou o caso na Casa Branca: "Desejo muitas coisas ao Rex. Acho que ele vai ser bem mais feliz agora. Sou grato por seu trabalho."