Terremoto na fronteira entre Irã e Iraque já é o que mais matoufazer aposta no betano2017:fazer aposta no betano

Crédito, EPA

Legenda da foto, Equipesfazer aposta no betanoresgates buscam por pessoas soterradas pelo terremoto que atingiu região entre o Irã e o Iraque

fazer aposta no betano Com maisfazer aposta no betano400 mortos e 7 mil feridos, o terremoto que atingiu no domingo uma região montanhosa na fronteira entre o Irã e o Iraque já é considerado o mais mortífero deste ano.

Uma grande operaçãofazer aposta no betanobuscas estáfazer aposta no betanocurso para resgatar quem possa estar preso sob os escombros deixados pelo tremorfazer aposta no betanomagnitude 7.3.

A maioria das mortes foi registrada na parte oriental do Irã,fazer aposta no betanoSarpol-e-Zahab, cidade localizada a 15 km da fronteira, efazer aposta no betanooutras partes da Provínciafazer aposta no betanoKermanshah.

O principal hospital da cidade ficou seriamente danificado pelo tremor, dificultando ainda mais o tratamentofazer aposta no betanocentenasfazer aposta no betanoferidos, segundo a emissora estatal do país.

O fornecimentofazer aposta no betanoágua e energia foi interrompidofazer aposta no betanoalgumas cidades e, após alguns edifícios caírem, habitantes dessas localidades foram evacuados e tiveramfazer aposta no betanopassar a noitefazer aposta no betanoparques e nas ruasfazer aposta no betanomeio ao clima frio.

"Precisamosfazer aposta no betanoabrigo", disse um homemfazer aposta no betanoSarpol-e Zahab à emissora pública iraniana. "Onde está a ajuda? Onde está a ajuda?, repetiu."

Uma agência humanitária informou que 70 mil pessoas precisamfazer aposta no betanoabrigo depois do terremoto.

Centenasfazer aposta no betanomortos

Antes desse tremor, o abalo sísmico com o maior númerofazer aposta no betanovítimas deste ano havia sido registrado no México, quando ao menos 369 pessoas morreram na capital e seus arredores após um tremorfazer aposta no betanomagnitude 7.1fazer aposta no betano19fazer aposta no betanosetembro.

Doze dias antes, também no México, um outro terremoto,fazer aposta no betanomagnitude 8.1, o mais intenso do paísfazer aposta no betanoum século, fez ao menos 90 vítimas fatais.

Autoridades do Irã informaram que 413 pessoas morreram no país desde ontem. Entre as vítimas, estava o comandante do Exército iraniano, segundo a emissora estatal IRINN.

Crédito, EPA

Legenda da foto, Muitas pessoas passaram a noite ao ar livre após edifícios virem abaixo

No Iraque, nove pessoas morreram, segundo disse um porta-voz da Cruz Vermelha à BBC. O escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) no país disse que maisfazer aposta no betano500 pessoas ficaram feridas e que o tremor foi sentido nas cidadesfazer aposta no betanoIrbil, Sulaimaniya, Kirkuk e Basra, além da capital Bagdá.

Muitas casas dessa região montanhosa, que é predominantemente curda, são feitas com tijolosfazer aposta no betanolama e vulneráveis a abalos tão intensos quanto o do último domingo.

Deslizamentosfazer aposta no betanoterra tornaram mais difícil o trabalhofazer aposta no betanoequipesfazer aposta no betanoresgate para chegar aos atingidos nas zonas rurais, e há o receiofazer aposta no betanoque uma barragem no Iraque, que foi danificada pelo tremor, se rompa.

O terremoto ocorreu às 21h18 do horário local (16h18 do horáriofazer aposta no betanoBrasília) a cercafazer aposta no betano30 km a sudoestefazer aposta no betanoHalabja, próximo da fronteira nordeste com o Irã.

Maisfazer aposta no betanoum 1,8 milhãofazer aposta no betanopessoas vivemfazer aposta no betanoum raiofazer aposta no betano100 kmfazer aposta no betanodistância do epicentro do abalo,fazer aposta no betanoacordo com estimativas da ONU.

O tremor se deu a uma profundidade relativamente pequena,fazer aposta no betano23,2 km. Abalos também foram sentidos na Turquia,fazer aposta no betanoIsrael e no Kuwait.

Vulnerabilidade

O Irã é uma das regiões do mundofazer aposta no betanoque terremotos são frequentes. O país já foi atingido por tremores intensos no passado.

Em 2003, um terremotofazer aposta no betanomagnitude 6.6 destruiu a cidade históricafazer aposta no betanoBam, matando 26 mil pessoas.

O principal motivo da vulnerabilidade a esse tipofazer aposta no betanofenômeno geológico é o encontro entre as placas tectônicas Arábica e Eurasiática.

No sudeste do país, a placa Arábica está entrando debaixo da Eurasiática, enquanto, no noroeste, há um atrito direto entre elas. As montanhas Zagros são um resultado disso.

O tremorfazer aposta no betanodomingo foi o mais mortífero do Irã dos últimos cinco anos, mas é apenas o sextofazer aposta no betanomagnitude 7.0 ou maior neste ano no mundo - houve 16 desse tipofazer aposta no betano2016 e 19fazer aposta no betano2015.