Por que a mesquita destruídapixbet betMossul na batalha contra o Estado Islâmico era importante:pixbet bet

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Bandeira preta do EI foi hasteada durante a batalha por Mossul

pixbet bet A Grande Mesquitapixbet betal-Nuri,pixbet betMossul, no Iraque, foi destruída durante confronto entre as forças do governo e o grupo extremista autodenominado Estado Islâmico.

O Exército do Iraque informou que os militantes explodiram a mesquita e a minarete (torre muçulmana)pixbet betal-Hadba, um dos marcos mais famosos da cidade. O EI, porpixbet betvez, acusou a coalizão coordenada pelos EUApixbet betdestruir o prédio, que tinha enorme importância simbólica para ambos os lados do conflito.

Foi nela que o líder do grupo, Abu Bakr al-Baghdadi, fez uma rara aparição pública no iníciopixbet betjulhopixbet bet2014, na qual proferiu um discurso proclamando a criaçãopixbet betum novo "califado" poucas semanas depoispixbet betseus homens tomarem o controle da cidade.

A Grande Mesquita recebeu o nomepixbet betNur al-Din Mahmoud Zangi, um governante turcopixbet betMossul e Aleppo, que ordenoupixbet betconstruçãopixbet bet1172, dois anos antespixbet betsua morte.

Durante seus 28 anospixbet betcomando, Nur al-Din conquistou Damasco e pavimentou o sucessopixbet betSaladin, que serviu como seu comandante no Egito antespixbet betfundar a dinastia Ayyubid e retomar Jerusalémpixbet bet1187.

Nur al-Din também é reverenciado pelos jihadistas por seus esforços para fazer a ortodoxia muçulmana sunita prevalecer sobre o xiismo.

Apesar dapixbet betconexão com uma personagem tão ilustre, tudo o que restava da mesquita original era uma minarete inclinada, algumas colunas e o mirabe, um nicho indicando a direçãopixbet betMeca.

A torre cilíndrica era cobertapixbet betum elaborado trabalhopixbet bettijolos inspirado pelo design iraniano e coberto com uma pequena cúpulapixbet betgesso branco.

No momento que foi concluída, a torre tinha 45 metrospixbet betaltura. Mas quando o explorador Ibn Battuta visitou Mossul, no século 14, a torre já estava bastante inclinada e tinha o apelidopixbet bet"al-Hadba", ou "jubarte".

Crédito, Biblioteca do Congresso

Legenda da foto, O minaretepixbet betHadba já estava inclinadapixbet betimagempixbet bet1932

Mistério e sangue

A causa da inclinação nunca foi totalmente conhecida. De acordo com a tradição local, a torre se curvou ao profeta Maomé quando ele passou por cima dela ao subir ao céu, ignorando o fatopixbet betque ele morreu séculos antespixbet betela ter sido construída.

Especialistas acreditam que a inclinação foi causada pelos fortes ventos do noroeste, o efeito do sol nos tijolos no lado sul ou o fraco gesso usado para manter os tijolos juntos.

Bombas que atingiram Mossul durante a Guerra entre Irã e Iraque também destruíram canos subterrâneos próximos à base do minarete, permitindo que o esgoto enfraquecesse as fundações.

Em 2012, a Unesco - agência da ONU para educação, ciência e cultura - calculou que a torre ficou inclinadapixbet bet2,5 metros do eixo perpendicular e alertou que tinha um grave problemapixbet betestrutura, com riscopixbet betdesmoronar.

Em 2pixbet betjunhopixbet bet2014, a agência anunciou ter começado conversas com o governo provincialpixbet betNineveh com o objetivopixbet betestabilizar o minarete.

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Militantes EI controlaram Mossulpixbet betjunhopixbet bet2014 antespixbet betavançar rumo ao norte do Iraque

Mas no fim daquela semana, Mossul virou palcopixbet betconfrontos violentos iniciados quando militantes do que era conhecido como Estado Islâmico no Iraque e do Levante (EIIL) realizaram um ataque surpresa.

Depoispixbet bettomarem a cidade, eles se dirigiram ao sul rumo à capital Bagdá, tomando o controlepixbet betgrande parte das provínciaspixbet betNineveh, Salahuddin e Diyalapixbet betquestãopixbet betdias.

Em 12pixbet betjunho, militantes mataram sumariamente o imã da Grande Mesquita, Mohammed al-Mansouri, por se recusar a se unir a eles,pixbet betacordo com a ONU.

No finalpixbet betjunho, o EI declarou formalmente o "califado", um estado governado,pixbet betacordo com a Sharia, pelo substitutopixbet betDeus na Terra, o califa.

Abu Bakr al-Baghdadi se nomeou califa Ibrahim e exigiu fidelidadepixbet betmuçulmanos ao redor do mundo. O grupo se renomeou Estado Islâmico, retirando a menção ao Iraque e do Levante.

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Líder do EI, Abu Bakr al-Baghdadi, proferiu um sermão da sexta-feira na Grande Mesquistapixbet betjulhopixbet bet2014

Em 4pixbet betjulho daquele ano, Baghdadi proferiu um sermãopixbet betsexta-feira do púlpito da Grande Mesquitapixbet betal-Nuri -pixbet betprimeira aparição públicapixbet betmuitos anos.

Vestido com robe e turbante pretos - um sinalpixbet betque ele diz ser descendente da tribo do profeta Maomé Quraysh - Baghdadi disse que aceitou com relutância o títulopixbet bet"comandante dos fiéis".

Crédito, EPA

Legenda da foto, Moradorespixbet betMossul disseram que EI tentaram explodir o minaretepixbet betHadba antespixbet bettomar a cidade

No final do mês, moradores reclamaram que militantes do EI tentaram explodir o minaretepixbet betHadba como parte do esforço para destruir santuários e túmulos reverenciados por muçulmanos, o que o grupo jihadista condena.

Dois moradores disseram que, quando militantes chegaram na Grande Mesquita carregando explosivos, uma multidão correu para o pátio e deu as mãos para formar uma corrente humana ao redor da torre.

Os militantes supostamente recuaram e saíram após serem advertidos por essas pessoas: "Se vocês explodirem o minarete, terãopixbet betnos matar".

Os moradores estavam certospixbet betque os extremistas iriam voltar, mas o minarete ainda estavapixbet betpé quando as forçaspixbet betsegurança iraquianas se moviam como partepixbet betuma ofensiva para retomar Mossul, iniciada pelo governopixbet betoutubro passado com o apoio aéreo e terrestre da coalizão liderada pelos EUA.

Na quarta-feira à noite, o comando iraquiano responsável pela ofensiva disse que o Serviçopixbet betCombate ao Terrorismo avançou a 50 metros da mesquita e do minarete quando os militantes do Estado Islâmico "cometeram outro crime histórico" e explodiram a edificação.