Ataque à Síria pode sinalizar reviravolta surpreendentecomo apostar em lutaspolítica externacomo apostarcomo apostar em lutaslutasTrump:como apostar em lutas

Donald Trump

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Trump criticava Obama por suas ações 'extremamente intervencionistas' no exterior

Após o ataque à base militar, Trump afirmou ser "vital para a segurança nacional dos Estados Unidos prevenir e impedir o uso e a disseminaçãocomo apostarcomo apostar em lutaslutasarmas químicas letais". Ele ainda pediu que "nações civilizadas" deem fim "ao derramamentocomo apostarcomo apostar em lutaslutassangue e massacre" da guerra civil na Síria.

O homem que vinha sendo chamadocomo apostarcomo apostar em lutaslutasneoisolacionista agora, alguns meses após o iníciocomo apostarcomo apostar em lutaslutasseu mandado, está fazendo uso da força militar americana para que sejam cumpridas normas internacionais e punidos abusos contra direitos humanos.

E agora?

Míssil é disparado contra a Síria
Legenda da foto, Ataque dos EUA contra base militar síria foi retaliação ao suposto usocomo apostarcomo apostar em lutaslutasarmas químicas pelo governo do país

O que mudou? Parece claro que as imagens dramáticas das vítimas (do ataque químico) - entre elas, "bebês lindos", nas palavrascomo apostarcomo apostar em lutaslutasTrump - tiveram um grande impacto sobre a visão do presidente americano.

Com algumas exceções, políticoscomo apostarcomo apostar em lutaslutasesquerda ecomo apostarcomo apostar em lutaslutasdireitacomo apostar em lutasWashington estão parabenizando o governo porcomo apostarcomo apostar em lutaslutasação. Nos próximos dias, no entanto, algumas questões virão à tona.

Se a política internacionalcomo apostarcomo apostar em lutaslutasTrump pode mudar tão radicalmentecomo apostar em lutaspoucos dias - ou horas -, aliados e adversários devem interpretar isso como sinalcomo apostarcomo apostar em lutaslutasflexibilidade? Ou incoerência?

Um ataque com mísseis é uma operação militarcomo apostarcomo apostar em lutaslutasbaixo risco, mas tem eficácia limitada. Um membro da Casa Branca descreveu a operação como um alerta para Assad.

Se o presidente sírio continuar a usar armas químicas ou realizar ataques convencionais que resultemcomo apostar em lutasum número significativocomo apostarcomo apostar em lutaslutasmortescomo apostarcomo apostar em lutaslutascivis, os Estados Unidos intensificarão seu intervencionismo militar, ou recuarão, sob o riscocomo apostarcomo apostar em lutaslutasaparentar fraqueza?

Quando Obama contemplou o uso da força contra o governo sírio, decidiu que precisaria da autorização do Congresso. Trump buscará a mesma aprovaçãocomo apostarcomo apostar em lutaslutasparlamentares que já se demonstraram relutantescomo apostar em lutaspermitir esse tipocomo apostarcomo apostar em lutaslutasação?

Esta quinta-feira foi o primeiro desafio relevante para a política externacomo apostarcomo apostar em lutaslutasTrump e parece ter mudado drasticamente seu pontocomo apostarcomo apostar em lutaslutasvista,como apostarcomo apostar em lutaslutasretórica e suas ações.

O candidato que constantemente falavacomo apostar em lutascolocar a Américacomo apostar em lutasprimeiro plano terminou seu breve pronunciamento na noitecomo apostarcomo apostar em lutaslutasquinta pedindo a bençãocomo apostarcomo apostar em lutaslutasDeuscomo apostar em lutasnome não apenascomo apostarcomo apostar em lutaslutasseu país, mascomo apostarcomo apostar em lutaslutas"todo o mundo".

O ataque - ecomo apostarcomo apostar em lutaslutasmudançacomo apostarcomo apostar em lutaslutasatitude - pode ser algo do momento. Ou, talvez, estejamos testemunhando o nascimentocomo apostarcomo apostar em lutaslutasum improvável globalista.