Com água do mar na descarga, Hong Kong economiza milhõesblack jack para pclitros por ano:black jack para pc
Esse uso representa cercablack jack para pc30% do consumo hídrico doméstico, segundo a ONG britânica Waterwise, e até 70% do usoblack jack para pcedifícios comerciais.
Hong Kong ameniza isso ao fazer com que 80% dos seus 7,2 milhõesblack jack para pchabitantes tenham suas descargas abastecidas com água salgada, uma prática que começou justamente por causa da falta crônica do recurso ali.
Uma médiablack jack para pc762,5 mil metros cúbicos por dia são usadosblack jack para pcmédia com esse propósito, segundo os dados mais recentes. É o suficiente para encher 305 piscinas olímpicas.
"É uma solução que preserva a água tratada para uso mais nobres e ajuda a garantir a oferta para o consumo humano", avalia Pedro Luiz Côrtes, especialistablack jack para pcgestão ambiental da USP (Universidadeblack jack para pcSão Paulo).
Glauco Kimura, coordenador do Programa Água para a Vida da ONG WWF-Brasil, acha que é "um absurdo ainda usarmos água limpablack jack para pcdescargas".
"Isso provavelmente ainda não mudou porque não tínhamos enfrentado uma crise, mas deveríamos importar esta tecnologiablack jack para pcHong Kong."
Solução premiada
A água do mar começou a ser usadablack jack para pcdescargasblack jack para pcHong Kongblack jack para pc1958, quando a ilha já se deparava com a perspectivablack jack para pcfalta d'água.
Não existem reservas hídricas subterrâneas expressivasblack jack para pcseu solo rochoso, e as chuvas atendem a apenas um quarto da demanda. O restante é importado da China por meioblack jack para pcdutos submarinos ou trazido do mar.
Segundo o órgão responsável pelo abastecimento da ilha, o "uso extensivoblack jack para pcágua do mar tem ajudado a reduzir a demanda por água potávelblack jack para pcdescargas".
Cercablack jack para pc5,75 milhõesblack jack para pcpessoas usam água do mar na descarga, com a ajudablack jack para pcuma infraestrutura composta por 35 estaçõesblack jack para pctransmissão e 1,5 mil kmblack jack para pctubulações.
A água potável é subsidiada pelo governoblack jack para pcHong Kong, e seus preços estão congelados desde 1995. Já a água do mar é fornecida gratuitamente.
O Departamentoblack jack para pcFornecimentoblack jack para pcÁguablack jack para pcHong Kong esclarece que a água do mar não recebe o mesmo padrãoblack jack para pctratamento da água doce. Mas a empresa diz que ainda assim "cumpre diretrizes" para evitar eventos adversos.
Primeiro, a água é filtrada para retirar grandes partículasblack jack para pcimpurezas. Depois, é desinfetada com cloro ou hipocloritoblack jack para pcsódio antesblack jack para pcser levada a reservatórios,black jack para pconde é distribuída à população.
A ilha tem dois sistemasblack jack para pcencanamento, um para água doce e outro para a salgada.
Depoisblack jack para pcusada, a água salgada é descartada na redeblack jack para pcesgoto usada para a água doce e recebe o mesmo tratamento.
Cercablack jack para pc25% do esgotoblack jack para pcHong Kong é composto por água do mar.
O programa da ilha foi premiadoblack jack para pc2001 pelo Chartered Institution of Water and Environmental Management, entidade britânica que reúne profissionais, cientistas e empresários dedicados a questões ambientais.
"Usar água do marblack jack para pcdescargas economiza não só água, mas também energia. Requer a metade da energia usada na produçãoblack jack para pcágua potável, dez vezes menos do que no tratamentoblack jack para pcáguablack jack para pcesgoto e cem vezes menos do que o processoblack jack para pcdessalinização", disse Chen Guanghao, professor da Universidadeblack jack para pcCiência e Tecnologiablack jack para pcHong Kong,black jack para pcum artigo para o The Standard, diárioblack jack para pcinglês local.
"Além disso, a água salgada requerblack jack para pc35% a 50% menos energia para ser resfriada, o que permite ainda mais economia se a usarmosblack jack para pcsistemasblack jack para pcar condicionado."
Expansão
Hong Kong é até hoje a única cidade do mundo a usar água do mar nessa escala. Há outros exemplos menores, como oblack jack para pcAvalon, cidade na ilhablack jack para pcCatalina, na Califórnia (EUA), com 3,5 mil habitantes, e as ilhas Marshall, também no oceano Pacífico.
Côrtes, da USP, acredita que essa alternativa poderia ser aplicadablack jack para pccidades na costa brasileira. "Poderia começarblack jack para pcáreas urbanas que estão se expandindo, com a criaçãoblack jack para pcnovos bairros já com esta infraestrutura", afirma Côrtes.
"Seria necessário que os novos edifícios tivessem duas linhasblack jack para pctransmissãoblack jack para pcágua. No entanto, se isso já estiver previsto no projeto, não gera quase nenhum custo a mais para a construtora."
Mas, para abastecer esses edifícios, primeiro seria preciso criar uma nova infraestruturablack jack para pctubulação, como ablack jack para pcHong Kong.
E o custoblack jack para pcconstrução e manutençãoblack jack para pcuma segunda tubulação é um dos desafios desse tipoblack jack para pcabastecimento,black jack para pcacordo com Daniel Cheng, vice-presidenteblack jack para pcconselho da Federaçãoblack jack para pcIndústriasblack jack para pcHong Kong.
Isso inclui usar dutos mais resistentes à corrosão provocada pelo sal presente na água.
"O custo não é tão alto. Bastaria haver um incentivo governamental, por meioblack jack para pcincentivos fiscais à infraestrutura necessária", afirma Kimura, da WWF.
Outra formablack jack para pcviabilizar a nova infraestrutura seria por meioblack jack para pcparcerias, defende Côrtes: "Grandes consumidores, como shoppings e universidades, poderiam compartilhar o custo da construção dessas novas linhasblack jack para pcdistribuição".