O hotel na Cisjordânia 'com a pior vista do mundo', a mais recente obrabetnacional apkBanksy:betnacional apk
betnacional apk O "Walled Off Hotel" (trocadilhobetnacional apkinglês que lembra o famoso Hotel Waldorf,betnacional apkNova York, e que se traduz literalmente como "hotel murado")betnacional apkBelém, na Cisjordânia, está localizado exatamentebetnacional apkfrente à controversa barreirabetnacional apkconcreto que Israel construiu no território que disputa com a Palestina, a chamada"zona ocupada".
A Cisjordânia é governada pela Autoridade Nacional Palestina, governo palestino reconhecido internacionalmente, cujo principal grupo, o Fatah, é laico. No entanto, partebetnacional apksuas terras são ocupadas por Israel desde 1967.
Em seu panfleto, o estabelecimentobetnacional apkBanksy se vende como o hotel com "a pior vista do mundo" e foi financiado e decorado pelo famoso artista britânico conhecido como Banksy.
Em cada um dos quartos deste hotel há um trabalho do artista, contendo uma mensagem direta contra a parede construídabetnacional apkfrente ao edifício.
"Neste hotel damos calorosas boas vindas às duas partes do conflito nessa região", disse Banksybetnacional apkum comunicado para a imprensa.
A polêmica barreira tem sido parte da estratégiabetnacional apkIsrael para prevenir ataques contra seu território, segundo diz o governo, mas os palestinos a consideram uma formabetnacional apklimitar a áreabetnacional apkdisputa. A Corte Penal Internacional já considerou o muro ilegal.
Os quartos do "Hotel Walled" também contam com o apoiobetnacional apkoutros artistas que colaboraram com o projeto.
De acordo com a declaração do artista, o hotel irá abrir as suas portas para acomodar os hóspedes a partir do próximo 20betnacional apkmarço.
Além disso, o prédio também funciona como uma galeriabetnacional apkarte e como uma declaração política contra a parede, já que o hotel está dentro da área da Cisjordânia controlada por Israel.
Israel começou a construir o murobetnacional apkseparaçãobetnacional apk2002,betnacional apkmeio a uma ondabetnacional apkatentados palestinos.
A barreira é o símbolo da ocupação israelense mais detestado pelos palestinos.
Fotos: Agências, BBC e Dusan Vranic