Qual pode ser o futuroaposta múltipla sportingbetHillary Clinton?:aposta múltipla sportingbet
Levantamos a seguir algumas possibilidadesaposta múltipla sportingbetatuaçãoaposta múltipla sportingbetHillary no futuro.
Voz da oposição?
Nas duas aparições políticas depois das eleições, a ex-secretáriaaposta múltipla sportingbetEstado falou da necessidadeaposta múltipla sportingbetcontinuar lutando pelos valores nos quais acredita.
E estes se chocam frontalmente com promessas do presidente eleito Donald Trump.
Algumas das propostas do republicano causaram indignaçãoaposta múltipla sportingbetparte do eleitoradoaposta múltipla sportingbetClinton.
Em especial dentro das minorias, que veem com preocupação o desejo do empresárioaposta múltipla sportingbetdeportar milhõesaposta múltipla sportingbetimigrantes sem documentos, restringir a entradaaposta múltipla sportingbetmuçulmanos ao país ou nomear um juiz conservador contrário ao aborto para a Suprema Corte.
Esses grupos deram a vitória (no voto popular) a Clinton e,aposta múltipla sportingbetvárias cidades do país, saíram às ruas para protestar contra Trump, gritando "ele não é meu presidente".
Mas, para especialistas, é pouco provável que a ex-senadora assuma um papelaposta múltipla sportingbetlíder da oposição e muito menos que disputeaposta múltipla sportingbetnovo a Presidência dos Estados Unidos.
"No sistema político estadunidense, o perdedoraposta múltipla sportingbetuma eleição presidencial não tem uma via para institucionalizaraposta múltipla sportingbetposturaaposta múltipla sportingbetoposição", disse o historiador da Universidade McGill Gil Troy, autoraposta múltipla sportingbetvários livros sobre campanhas presidenciais nos Estados Unidos, incluindo um sobre Bill Clinton.
O fatoaposta múltipla sportingbeta democrata ter vencido por voto popular se converteuaposta múltipla sportingbetrazão para que muitos continuem a apoiá-la. Mas isso não é suficiente para garantiraposta múltipla sportingbetvolta às eleições, pondera o historiador especializadoaposta múltipla sportingbetpolítica americana da Universidadeaposta múltipla sportingbetPrinceton Julian Zelizer.
"Há muita frustração sobre a forma como a campanha foi conduzida. Muitos democratas têm sentimentos mistosaposta múltipla sportingbetrelação a ela,aposta múltipla sportingbetespecial os que a veem como uma política que perpetua o status quo do partido", afirmou.
Uma das lições que a corrida à Casa Branca deixou, segundo Zelizer, é aaposta múltipla sportingbetque o Partido Democrata precisa seguir um novo caminho.
"Ela é o oposto das vozes jovens e diferentes que poderiam chegar a representar o partido no futuro."
Ativista
Ao longoaposta múltipla sportingbetsua vida, Clinton ocupou diversos cargos públicos e privados, mas nunca deixouaposta múltipla sportingbetlado seu papel como ativistaaposta múltipla sportingbetvárias causas, especialmente a dos direitos das crianças.
Talvez isso explique porque, apesaraposta múltipla sportingbetter expressadoaposta múltipla sportingbetfaltaaposta múltipla sportingbetânimo para a exposição pública, ela participou na quarta-feiraaposta múltipla sportingbetum evento do Children's Defense Fund (Fundoaposta múltipla sportingbetDefesa das Crianças).
A organização realizou uma cerimônia para homenagear o trabalho da democrata nessa área, cujo vínculo com a entidade começou nos anos 1970, quando Hillary tinha acabadoaposta múltipla sportingbetse formaraposta múltipla sportingbetDireitoaposta múltipla sportingbetYale.
"Ela sempre trabalhouaposta múltipla sportingbetpolíticas públicas a favor das crianças, do acesso à saúde e das mulheres. É o que prometeu continuar fazendo como presidente", disse Zelizer.
Uma possibilidade, então, seria que a ex-senadora continuasse trabalhandoaposta múltipla sportingbetbenefício dessas causas, masaposta múltipla sportingbetum meio não governamental.
"Ela não seria a primeira. O ex-candidato presidencial Al Gore, por exemplo, tornou-se um porta-voz na luta contra o aquecimento global", lembra Anthony Zurcher, correspondente da BBCaposta múltipla sportingbetWashington.
Diplomacia informal
Outra possibilidade, diz Zelizer, poderia ser no campo da diplomacia informal, como fizeram o ex-presidente Jimmy Carter e o maridoaposta múltipla sportingbetHillary, Bill Clinton.
Carter, que governou os Estados Unidos entre 1977 e 1981, ganhou o Prêmio Nobel da Paz por intervir para a resoluçãoaposta múltipla sportingbetconflitos no Haiti, Bósnia, Etiópia e Sudão, por meio do Centro Carter.
Como secretáriaaposta múltipla sportingbetEstado entre 2009 e 2013, Clinton visitou 122 países e a estratégia americanaaposta múltipla sportingbetpolítica externa foi um dos temas centraisaposta múltipla sportingbetsua campanha.
"Para ela, importa muito que o papel dos EUA no mundo permaneça estável. Posso vê-la colaborando com negociaçõesaposta múltipla sportingbetoutros países", disse Zelizer.
Fundação Clinton
Se a ex-aspirante à Presidência decidir realizar projetos sociaisaposta múltipla sportingbettodo o mundo, já tem um lugaraposta múltipla sportingbetpouso: a Fundação Clinton.
A organização, fundada pela famíliaaposta múltipla sportingbet1997, tem sido alvoaposta múltipla sportingbetelogios, mas tambémaposta múltipla sportingbetcríticas daqueles que a consideram uma fonteaposta múltipla sportingbetcorrupção.
Os questionamentos aumentaram quando Clinton era Secretáriaaposta múltipla sportingbetEstado e houve insinuaçõesaposta múltipla sportingbetque favorecia doadores da fundação.
"É uma oportunidade para que Bill e Hillary limpem essa imagem negativa da organização e (ela) volte a ser o centroaposta múltipla sportingbetrenome que faz grandes contribuições sociais ao mundo", diz o historiador Troy.
O fatoaposta múltipla sportingbetser uma funcionária pública forçou Hillary a se dissociar da entidade, mas agora não haveria impedimento para que ela voltasse a fazer parte do conselho diretivo.
Apesar da derrota devastadora para Trump, a ex-senadora tem sido clara sobre manter a luta por valores que considera corretos para o país.
Eaposta múltipla sportingbetmuitas ocasiões, o presidente Barack Obama e a primeira-dama, Michelle, se referiram à ex-candidata como uma "lutadora", que "nunca desiste".
Até Donald Trump usou as mesmas palavrasaposta múltipla sportingbetum debate presidencial, quando perguntado sobre as virtudes que via na concorrente.
"Ela não desiste. Não se rende. É uma lutadora."