Nós atualizamos nossa Políticabetnacional cash outPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosbetnacional cash outnossa Políticabetnacional cash outPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Minoria cristã se torna 'garimpeira do lixo'betnacional cash outbuscabetnacional cash outascensão social no Egito:betnacional cash out
Por trás das muralhas desse subúrbio do Cairo está uma comunidadebetnacional cash outcristãos coptas, a religiãobetnacional cash outapenas 10% dos maisbetnacional cash out82 milhõesbetnacional cash outegípcios. Aqui, eles são conhecidos como os Zabaleen - um termo derrogatório para definir catadoresbetnacional cash outlixo.
Eles se estabelecerambetnacional cash outuma pedreira abandonada e, desde os anos 70, coletam o lixo no Cairobetnacional cash outgraça, trazendo-o para casa para reciclar. A triagem é feita à mão - o plástico é separado do papelão, o tecido do material orgânico - antesbetnacional cash outtudo ser vendido para o próximo estágio da "indústria do lixo" que sustenta a comunidade.
O material é pulverizado, derretifo e compactado até que só sobre material orgânicobetnacional cash outdecomposição, que servebetnacional cash outalimento para porcos mantidosbetnacional cash outconjuntos habitacionais do local - e cujos grunhidos ecoam do alto dos prédios.
A Cidade do Lixo, por sinal, é um dos poucos lugares do Cairobetnacional cash outque se pode comer carnebetnacional cash outporco na rua - o Egito é um país onde o islã é a religião oficial.
Hoje, as ruas estão vazias, porque é domingo. A igreja, construídabetnacional cash outuma caverna, realiza uma missa assistida por cercabetnacional cash out4 mil pessoas - bem menos que os 20 mil que se aglomeram no localbetnacional cash outdatas mais significativas do calendário cristão.
As ruas também contam com o que parece uma espéciebetnacional cash outcamelódromo: sobre tapetes, há um festivalbetnacional cash outpanelas, pratos, taçasbetnacional cash outchampanhe e talheresbetnacional cash outprata.
Mas não são bancas. O guia explica para a reportagem da BBC que nenhum dos itens está à venda.
"Esses são os presentesbetnacional cash outcasamentobetnacional cash outuma noiva. Ela os deixa na rua para mostrar aos vizinhos o quão ricos são".
A Cidade do Lixo é um lugarbetnacional cash outoportunidades.
Os Zabaleen estão entre os melhores recicladores do mundo, e o aumento da demanda mundial por materiais reciclados fez com que novas empresas surgissem no local.
A Cidade do Lixo abriga uma sériebetnacional cash outhomens jovensbetnacional cash outternosbetnacional cash outgrife e relógios caros. Alguns desses jovem empreendedores têm diplomas, mas, na maioria dos casos, a combinaçãobetnacional cash outeducação básica e uma conta bancária já resolve.
Se a possebetnacional cash outterras é algo complicadobetnacional cash outtermos legais, os rumores sãobetnacional cash outque, na Cidade do Lixo, o metro quadrado sai pelo equivalente a R$ 3.600.
A BBC localiza o carrobetnacional cash outAdel antesbetnacional cash outo encontrar - um esportivo laranjabetnacional cash outmeio às ruas empoeiradas. Ele está apenasbetnacional cash outpassagem. Deixou Cidade do Lixo para morarbetnacional cash outum condomíniobetnacional cash outluxo do Cairo (áreas com nomesbetnacional cash outcartão postalbetnacional cash outcidades ocidentais, como Beverly Hills e Hyde Park), mas seu negócios ainda estão aqui.
Ao abrir a portabetnacional cash outseu armazém, ele aponta para uma espéciebetnacional cash outrodabetnacional cash outplástico verde, tão grande como uma pessoas. "Fui o primeiro a comprar essa máquina aqui. Ela transforma garrafas plásticasbetnacional cash outespiraisbetnacional cash outencadernação. Agora, recebo lixo do Egito inteiro", explica.
Outra máquina produz um cubo perfeitamente prensadobetnacional cash outmetal, comopostobetnacional cash outlatasbetnacional cash outrefrigerante compactadas.
Adel vende seus produtos reciclados ao redor do mundo. Sua filha está matriculadabetnacional cash outuma escola particularbetnacional cash outrenome do Cairo e ele é sóciobetnacional cash outum ilustre clube da cidade. Mas a vida não é muito segura: contratos internacionaisbetnacional cash outreciclagem dependembetnacional cash outestabilidade e consistência, atributos que hoje estão escassos no Egito.
Socialmente, a posiçãobetnacional cash outAdel é precária. A comunidade se sente discriminada.
"Não tenho vergonhabetnacional cash outser Zabal, mas espero que minha filha encontre outra carreira".
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível