Plebiscito revela 'Reino Desunido' e fosso entre gerações:grupo de sinais f12 bet mines

mapa votação

grupo de sinais f12 bet mines O resultado do plebiscito a favor da saída do Reino Unido da União Europeia (UE) revelou profundas divisões entre os britânicos.

Revelou, por exemplo, duas 'Inglaterras': Londres votou pela permanência, enquanto a maioria das outras cidades votou pela saída. A diferença entre as gerações também ficou clara. No grupo entre 18 e 24 anos, 64% disseram ter votado pela permanência, escolhagrupo de sinais f12 bet minesapenas 33% dos britânicos entre 50 e 64 anos.

O resultado levou ao anúnciogrupo de sinais f12 bet minesrenúncia do primeiro-ministro David Cameron, que liderou a campanha pela permanência. 51,9% dos britânicos votaram pela saída contra 48,1%. Espera-se que o processo seja negociado ao longo dos próximos dois anos.

"O plebiscito revelou uma placa tectônica dividindo o Reino Unido. Uma ferida que dividiu a política e as estruturas sociais. Está longegrupo de sinais f12 bet minesficar claro se o reino ainda pode se declarar unido", escreveu o jornalista da BBC Mark Easton.

Abaixo, a BBC Brasil analisa mais detalhadamente essas divisõesgrupo de sinais f12 bet minestrês aspectos: político, geográfico e demográfico.

Político

David Cameron

Crédito, PA

Legenda da foto, Premiê David Cameron anunciou que renunciarágrupo de sinais f12 bet minesoutubro

Os principais partidos políticos apoiaram a campanha pela permanência. No entanto, havia grandes divisões internas, principalmente, no Partido Conservador, que governa o país.

O plesbiscito acabou forçando o primeiro-ministro David Cameron a anunciargrupo de sinais f12 bet minesrenúncia poucas horas após a divulgação do resultado.

Ele havia prometido o plebiscito durantegrupo de sinais f12 bet minescampanha, cumpriu a promessa, defendeu a permanência e acabou derrotado.

Não está claro quem o substituirá na liderança do partido e consequentemente no cargogrupo de sinais f12 bet minesprimeiro-ministro. Um dos cotados é o ex-prefeitogrupo de sinais f12 bet minesLondres, Boris Johnson, a principal vozgrupo de sinais f12 bet minesfavor da saída do bloco. Eleições podem ser convocadasgrupo de sinais f12 bet minesoutubro.

Também no Partido Trabalhista, o principal partidogrupo de sinais f12 bet minesoposição, havia divisões e também críticas à liderançagrupo de sinais f12 bet minesJeremy Corbyn, considerada fraca na tentativagrupo de sinais f12 bet minesconvencer eleitores a adotarem a linha oficial do partido, pró-Europa.

Uma das possíveis razões para essa suposta faltagrupo de sinais f12 bet minesempenho vem da posiçãogrupo de sinais f12 bet minessetores mais à esquerda que defendiam que a competição com trabalhadores europeus, como poloneses, por exemplo, havia prejudicado os britânicos mais pobres, da chamada classe trabalhadora.

Essa disputa com europeus também havia prejudicado, segundo essas vozes mais à esquerda, o acessogrupo de sinais f12 bet minesbritânicos mais pobres a benefícios, como moradia subsidiada pelo governo.

Geográfico

Simpatizantes da saída, o 'Brexit', celebraram a vitória com euforia

Crédito, Nick Ansell

Legenda da foto, Simpatizantes da saída, o 'Brexit', celebraram a vitória com euforia

O Reino Unido é formado por quatro unidades: Inglaterra, Escócia, Paísgrupo de sinais f12 bet minesGales e Irlanda do Norte.

A referência ao 'Reino Desunido' se explica por resultados dísparesgrupo de sinais f12 bet minesdiferentes regiões. Na Escócia, por exemplo, 62% dos eleitores votaram pela permanência e apenas 38% pela saída.

Esse contraste no resultado com o resto do país pode renovar o ímpeto pela independência entre muitos escoceses. Em 2014, um plebiscito acabou decidindo pela permanência da Escócia no Reino Unido, e um dos argumentos principais da campanha contra a independência era o acesso à União Europeia via Reino Unido.

Em um pronuciamento na manhã desta sexta-feira, a primeira-ministra do governo escocês, Nicola Sturgeon, afirmou que "uma mudança significativa e material nas circunstâncias" deve tornar "muito provável" a realizaçãogrupo de sinais f12 bet minesum novo plebiscito sobre a independência da Escócia.

"Dissemos (os escoceses) claramente que não queremos deixar a União Europeia. Estou determinada a fazer o que seja necessário para garantir que esse desejo seja concretizado", afirmou.

A Irlanda do Norte também votou pela permanência (55% contra 44%). O Paísgrupo de sinais f12 bet minesGales votou pela saída (52,5% contra 47,5%).

O contrastre entre Londres e a maior parte da Inglaterra também foi considerável. Na capital, 60% votaram pela permanência e 40% pela saída.

O resultado renovou uma campanha,grupo de sinais f12 bet minestomgrupo de sinais f12 bet minespiada, para que Londres fizesse seu próprio plebiscito pela independência do resto do país: #independenceforlondon.

Essa diferença se explica,grupo de sinais f12 bet minesparte, pela pujança econômica da cidade e pela maior presençagrupo de sinais f12 bet minesestrangeiros. Um dos temas principais da campanha conhecida como Brexit (junção entre as palavras Britain - Grã-Bretanha- e exit - saída) foi o controle da imigração.

Londrinos, no entanto, tendem a aceitar e a valorizar mais a globalização e a diversidade. Estão mais acostumados a seus efeitos, positivos ou negativos.

Demográfico

Simpatizantes do 'Bremain'

Crédito, ROB STOTHARD

Legenda da foto, Jovens pró-Europa expressão decepção com resultado. 75% dos entre 18 e 24 anos queriam permanecer.

O fosso entre geração talvez seja o maior registrado na análise da votação do país, com os mais jovens optanto pela permanência na União Europeia e os mais velhos, pela saída.

No grupo entre 18 e 24 anos, 64% votaram pela permanência, segundo pesquisagrupo de sinais f12 bet minesbocagrupo de sinais f12 bet minesurna do instituto YouGov. No grupo com maisgrupo de sinais f12 bet mines65 anos, apenas 33% disseram ter votado pelo Reino Unido dentro do bloco.

Essa divisão gerou críticasgrupo de sinais f12 bet minesmuitos jovensgrupo de sinais f12 bet minesque os mais velhos decidiram pelo futurogrupo de sinais f12 bet minesquem,grupo de sinais f12 bet minesfato, irá vivê-lo.

Em um comentário postadogrupo de sinais f12 bet minesuma reportagem do Financial Times, um leitor escreveu: "A geração mais jovem perdeu o direitogrupo de sinais f12 bet minesviver e trabalhargrupo de sinais f12 bet mines27 países. Nós nunca conheceremos a extensão da perdagrupo de sinais f12 bet minesoportunidades, amizades, casamentos e experiências que serão negadas. A liberdadegrupo de sinais f12 bet minesmovimento nos foi retirada pelos nossos pais, avós e tiosgrupo de sinais f12 bet minesum golpe contra uma geração já afundada nas dívidas da geração anterior. Talvez mais importante, vivemosgrupo de sinais f12 bet minesuma sociedade pós-factualgrupo de sinais f12 bet minesque fatos se revelaram inúteis ao se confrontarem com mitos".

Segundo o editor da BBC Mark Easton, a escolha feita pelos eleitores neste dia histórico foi entre um caminho (da permanência) que prometia um mundo moderno, cheiogrupo de sinais f12 bet minesoportunidades e baseado na interdependência e o outro caminho (da saída) que prometia levar à independênciagrupo de sinais f12 bet minesuma terra que respeitaria tradição e herança cultural.