Nós atualizamos nossa Políticafree bet betanoPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosfree bet betanonossa Políticafree bet betanoPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Por que bandeira do arco-íris se tornou símbolo do movimento LGBT?:free bet betano
A bandeira do arco-íris surgiufree bet betano1978, quando Gilbert Baker, um artista baseadofree bet betanoSan Francisco, nos EUA, criou um design com oito cores. Em 25free bet betanojunho daquele ano, o Dia da Liberdade Gay nos EUA, as primeiras versões da bandeira foram vistas nas ruas.
Baker explicou quefree bet betanoideia era promover a ideiafree bet betanodiversidade e inclusão, usando "algo da natureza para representar que nossa sexualidade é um direito humano".
O uso da bandeira se disseminou por San Francisco efree bet betanooutras grandes cidades como Nova York e Los Angeles. Na décadafree bet betano1990, ela já era reconhecida como símbolo global para direitos LBGT.
"A bandeira susbtituiu o triângulo rosa, até porque é um símbolo mais positivo", explica Tatchell, referindo-se ao uso da forma geométrica para identificar homossexuaisfree bet betanocamposfree bet betanoconcentração na Alemanha Nazista.
As oito cores da bandeira originalfree bet betanoBaker representavam diferentes aspectos da vida:
- free bet betano Rosa - sexualidade
- free bet betano Vermelho - vida
- free bet betano Laranja - cura
- free bet betano Amarelo - a luz do sol
- free bet betano Verde - natureza
- free bet betano Azul free bet betano -turquesa - arte
- free bet betano Anil - harmonia
- free bet betano Violeta - human spirit
O númerofree bet betanocores foi depois reduzido para seis; saíram anil e rosa, e azul-turquesa foi substituída por azul.
Segundo o vexilólogo (especialistafree bet betanobandeiras) Graham Bartram, do Flag Institute,free bet betanoLondres, "era muito difícil obter tecidosfree bet betanocor rosa, e como as bandeiras eram costuradas,free bet betanovezfree bet betanoimpressas, a cor foi descartada".
Para Bartram , a bandeira do arco-íris deu certo por causafree bet betanosua simplicidade. "Funciona um pouco como os aneis olímpicos, que foram concebidos para usar cores presentes nas bandeirasfree bet betanotodas as nações participantes",
A bandeira não é acolhida universalmente como um símbolofree bet betanolibertação. Autoridades na Jamaica, país que tem leis criminalizando o homossexualismo, reclamaram na Embaixada dos EUA quando esta hasteou a bandeira com o arco-íris no seu prédiofree bet betanoKingston após o massacrefree bet betanoOrlando - o procurador-geral jamaicano classificou a atitude como "desrespeitosa".
A história da bandeira, porém, precede 1978 e o movimento LGBT. No século 18, o filósofo anglo-americano Thomas Payne sugeriu o uso dela para identificar navios neutros durante períodosfree bet betanoguerra.
No início do século passado, o pacifista americano James William van Kirk desenhou um bandeira com as cores do arco-íris, conectada a um globo. A ideia era mostrar como pessoasfree bet betanodiferentes nações poderiam viver juntos,free bet betanoharmonia.
"O arco-íris é algo que desenhamos desde pequenos", conta Bartram. "Assim, todos nós sabemos do que se trata e podemos interpretá-la como quisermos. Por isso é que ela funciona tão bem".
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível