O que a deficiênciasportingbet flamengo e corinthiansvitamina B12 pode significar parasportingbet flamengo e corinthianssaúde:sportingbet flamengo e corinthians

Legenda do áudio, O que a deficiênciasportingbet flamengo e corinthiansvitamina B12 pode significar parasportingbet flamengo e corinthianssaúde

Depois que esse objeto estranho foi finalmente removido do corpo dela, o vômito durante a noite parou. No entanto, Scout ainda precisavasportingbet flamengo e corinthianstratamento por um motivo diferente e surpreendente: o objeto havia inibido uma etapa da absorçãosportingbet flamengo e corinthiansvitamina B12 por seu corpo.

A B12 é uma molécula essencial envolvida no bom funcionamento das células sanguíneas, do sistema nervoso esportingbet flamengo e corinthiansmuitos outros processos críticos do corpo.

Como nutricionista e professorasportingbet flamengo e corinthiansciência alimentar para estudantes universitários, ainda sentia faltasportingbet flamengo e corinthiansinformações sobre a deficiênciasportingbet flamengo e corinthiansB12, que estava causando a fadiga do meu animalsportingbet flamengo e corinthiansestimação.

A falta dessa substância pode facilmente passar despercebida nas pessoas, embora a deficiênciasportingbet flamengo e corinthiansB12 seja um problemasportingbet flamengo e corinthianssaúde comum, e afeta algo entre 6% e 20% da população dos Estados Unidos.

A vitamina B12 é escassa na dieta, é encontrada apenassportingbet flamengo e corinthiansalimentossportingbet flamengo e corinthiansorigem animal.

Felizmente, os humanos precisam apenassportingbet flamengo e corinthians2,4 microgramassportingbet flamengo e corinthiansB12 por dia, uma quantidade muito pequena. Sem uma porção adequada dessa molécula no corpo, contudo, a saúde geral e a qualidadesportingbet flamengo e corinthiansvida são afetadas negativamente.

Crédito, Getty Images

Sinais e sintomas

Um dos principais sintomas da deficiênciasportingbet flamengo e corinthiansvitamina B12 é a fadiga, um nívelsportingbet flamengo e corinthianscansaço ou exaustão tão profundo que afeta as atividades da vida diária.

Outros sintomas envolvem o sistema neurológico, e podem incluir formigamento nas extremidades, confusão, perdasportingbet flamengo e corinthiansmemória, depressão e dificuldadesportingbet flamengo e corinthiansmanter o equilíbrio. Alguns deles podem ser permanentes se a deficiênciasportingbet flamengo e corinthiansvitaminas não for tratada adequadamente.

No entanto, como podem existir muitas causas para esses sintomas, os médicos muitas vezes acabam perdendo a oportunidadesportingbet flamengo e corinthiansavaliar uma deficiênciasportingbet flamengo e corinthiansvitamina B12 — e o problema acaba não detectado.

Além disso, ter uma dieta saudável geralmente descarta quaisquer deficiências vitamínicas. Esse, aliás, foi o casosportingbet flamengo e corinthiansminha cachorra: como eu sei que a alimentaçãosportingbet flamengo e corinthiansScout é boa, não considerei a faltasportingbet flamengo e corinthiansvitamina B12 como uma possível fontesportingbet flamengo e corinthiansproblemas.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Um dos sintomas da faltasportingbet flamengo e corinthiansvitamina B12 é a fadiga

Como a B12 é absorvida

As evidências nos mostram que pessoas que comem dietas exclusivamente à basesportingbet flamengo e corinthiansplantas devem tomar suplementossportingbet flamengo e corinthiansB12.

No entanto, centenassportingbet flamengo e corinthiansmilhõessportingbet flamengo e corinthiansamericanos que consomem B12 por meio desses comprimidos também podem estarsportingbet flamengo e corinthiansrisco. Isso acontece por causa da forma como essa molécula é absorvida no corpo.

A absorçãosportingbet flamengo e corinthiansB12 é um processo complexo, com várias etapas, que começa na boca e termina no intestino delgado.

Quando mastigamos, a comida é misturada com saliva. Quando esse bolo alimentar é engolido e passa para o estômago, uma substância na saliva chamada proteína R protege a B12sportingbet flamengo e corinthiansser destruída pelo ácido presente neste órgão.

Células específicas no revestimento do estômago, conhecidas como parietais, porsportingbet flamengo e corinthiansvez, secretam duas substâncias que são importantes para a absorção da B12.

A primeira é o próprio ácido estomacal: ele separa a vitamina dos alimentos, permitindo que ela finalmente se ligue à proteína R da saliva.

A segunda, denominada fator intrínseco, mistura-se com o conteúdo que está no estômago e "viaja" até a primeira parte do intestino delgado: o duodeno.

Uma vez no duodeno, os sucos fabricados pelo pâncreas liberam a B12 da proteína R e a entregam ao fator intrínseco. Isso permite que a B12 seja absorvida pelas células do intestino e sirva para a manutenção do sistema nervoso e para a formaçãosportingbet flamengo e corinthiansglóbulos vermelhos saudáveis.

A deficiênciasportingbet flamengo e corinthiansvitamina B12 geralmente envolve algum problemasportingbet flamengo e corinthiansum ou mais dessas etapas no caminho até a absorção dela pelo corpo.

Fatoressportingbet flamengo e corinthiansrisco para deficiênciasportingbet flamengo e corinthiansB12

Sem saliva, por exemplo, a vitamina B12 não se liga à proteína R — e a capacidade do corposportingbet flamengo e corinthiansabsorvê-la é inibida.

Existem centenassportingbet flamengo e corinthiansmedicamentos que podem causar boca seca, resultandosportingbet flamengo e corinthiansuma produçãosportingbet flamengo e corinthianssaliva muito baixa. Eles incluem opioides, descongestionantes, antidepressivos, remédios para pressão alta e benzodiazepínicos, usados ​​para tratar a ansiedade.

Outro contribuinte potencial para a deficiênciasportingbet flamengo e corinthiansvitamina B12 são os baixos níveissportingbet flamengo e corinthiansácido estomacal.

Centenassportingbet flamengo e corinthiansmilhõessportingbet flamengo e corinthiansamericanos tomam medicamentos que reduzem os ácidos estomacais para evitar quadrossportingbet flamengo e corinthiansgastrites e úlceras.

Pesquisas relacionam fortemente o uso desses fármacos com a deficiênciasportingbet flamengo e corinthiansvitamina B12, embora essa possibilidade não supere a necessidadesportingbet flamengo e corinthiansfazer esse tratamento.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A faltasportingbet flamengo e corinthiansácido estomacal dificulta a absorçãosportingbet flamengo e corinthiansB12

A produçãosportingbet flamengo e corinthiansácido estomacal também pode diminuir com o envelhecimento. Cercasportingbet flamengo e corinthians60 milhõessportingbet flamengo e corinthianspessoas nos Estados Unidos têm maissportingbet flamengo e corinthians60 anos e 54 milhões superaram os 65 anos.

Essa população enfrenta um risco maiorsportingbet flamengo e corinthiansdeficiênciasportingbet flamengo e corinthiansvitamina B12, que pode ser ampliada pelo usosportingbet flamengo e corinthiansmedicamentos redutoressportingbet flamengo e corinthiansácido estomacal.

A produçãosportingbet flamengo e corinthiansácido gástrico e do fator intrínseco por células parietais no estômago é crítica para que ocorra a absorçãosportingbet flamengo e corinthiansB12. Mas danos ao revestimento do estômago podem impedir a produçãosportingbet flamengo e corinthiansambos.

Em humanos, a deterioração do revestimento do estômago é causada por cirurgia gástrica, inflamação crônica ou anemia perniciosa, uma condição médica caracterizada por fadiga e uma longa listasportingbet flamengo e corinthiansoutros sintomas.

Outro culpado comum pela deficiênciasportingbet flamengo e corinthiansB12 é o funcionamento inadequado do pâncreas. Cercasportingbet flamengo e corinthiansum terço dos pacientes com problemas nessa glândula apresenta falta da vitamina.

E, finalmente, a metformina, uma droga usada por cercasportingbet flamengo e corinthians92 milhõessportingbet flamengo e corinthiansamericanos para tratar o diabetes tipo 2, tem sido associada à deficiênciasportingbet flamengo e corinthiansvitamina B12 há décadas.

Crédito, Getty Images

Como tratar essa falta?

Geralmente, os examessportingbet flamengo e corinthianssangue mais rotineiros pedidos por médicos incluem um hemograma completo e um painel metabólico — e muitas vezes não medem níveissportingbet flamengo e corinthiansB12 e outras vitaminas.

Se você estiver enfrentando sintomas potenciaissportingbet flamengo e corinthiansdeficiênciasportingbet flamengo e corinthiansvitamina B12 e também apresentar qualquer um dos fatoressportingbet flamengo e corinthiansrisco listados acima, consulte um médico para fazer o exame laboratorial. Uma análise adequada e a discussão com um profissional da saúde são necessárias para descobrir ou descartar possíveis faltas e como corrigi-las.

No casosportingbet flamengo e corinthiansScout, os sintomas levaram o veterinário a fazer dois examessportingbet flamengo e corinthianssangue: um hemograma completo e um teste para medir a B12. Esses também podem ser bons pontossportingbet flamengo e corinthianspartida para os seres humanos. Os sintomassportingbet flamengo e corinthiansminha cachorra desapareceram após alguns mesessportingbet flamengo e corinthiansingestãosportingbet flamengo e corinthianssuplementos orais.

Em humanos, o tiposportingbet flamengo e corinthianstratamento e a duração da recuperação dependem da causa e gravidade da deficiência. A recuperação total pode levar até um ano, mas é bem possível regularizar os níveis dessa molécula com uma abordagem adequada.

O tratamento para a deficiênciasportingbet flamengo e corinthiansvitamina B12 pode ser feito por via oral, ou exigir vários tipossportingbet flamengo e corinthiansinjeções. Em alguns casos, um suplementosportingbet flamengo e corinthiansvitamina B12 ou multivitamínico balanceado disponívelsportingbet flamengo e corinthiansfarmácias já é suficiente para corrigir a deficiência, como foi para Scout — mas é sempre melhor consultar um médico para garantir o diagnóstico e o tratamento adequados.

*Diane Cress é Professora Associadasportingbet flamengo e corinthiansNutrição e Ciências Alimentares da Wayne State University, EUA.

*Este artigo foi publicado originalmente no sitesportingbet flamengo e corinthiansnotícias acadêmicas The Conversation e republicado sob licença Creative Commons. Leia aqui a versão originalsportingbet flamengo e corinthiansinglês.