'Assombroso não é ter câncer, mas sim não ter': pesquisador explica por que vê nossa sobrevivência como 'um milagre':f12.bet é confiavel

Legenda do áudio, 'Assombroso é não é ter câncer', diz cientista que vê nossa sobrevivência como 'milagre'

Leia os principais trechos da entrevista a seguir:

f12.bet é confiavel BBC - Por que o senhor diz que o câncer é uma tempestade perfeita?

f12.bet é confiavel Carlos López-Otín - Quando você entra (na tempestade), tudo é incerteza, mas as tormentas passam e hoje é mais fácil sobreviver ao câncer do que sucumbir a ele; há mais casos curados, mas ficam guardados os casos que não superam a tormenta.

Essa palavra é adequada porque o câncer, molecularmente, é uma tempestadef12.bet é confiavelmutações,f12.bet é confiaveldanos no nosso material genético e seus arredores. Também é uma tempestadef12.bet é confiavelmedo, por causa do estigma (do câncer) se falaf12.bet é confiavelsussurros. Às vezes me pergunto por quê, se tratandof12.bet é confiaveluma doença tão frequente.

Já temos (incidência em) uma a cada três pessoas no mundo; delas, umaf12.bet é confiavelcada dois, no mínimo, vai se curar completamente. E entre as que não se curam, muitas vão ter a doença cada vez mais controlada.

f12.bet é confiavel BBC - O câncer vai ser erradicado?

f12.bet é confiavel López-Otín - Eu acredito que não. O câncer forma parte da nossa essência biológica, é uma doença circunstancial à vida e à aquisiçãof12.bet é confiavelcomplexidade celular. Enquanto tivermos componentes biológicos, células, tecidos e órgãos, haverá tumores.

Os vegetais também têm (câncer), os dinossauros tiveram, os homens das cavernas tiveram e os homens mais tecnológicos do mundo o terão, enquanto não forem substituídos por robôs.

f12.bet é confiavel BBC - Por que nossas células, que são generosas, altruístas e dão vida, escolhem o caminho da virulência? Como se tornam células egoístas?

f12.bet é confiavel López-Otín - Dependemosf12.bet é confiavelas células se dividirem um determinado númerof12.bet é confiavelvezes, no máximo 60 ou 70, como mecanismof12.bet é confiavelsegurança. Mas,f12.bet é confiavelrepente, uma célula sofre uma mutação. Uma só mudança nesses 3 bilhõesf12.bet é confiavelletras que compõem o genoma, neste longo verso interminável que é a vida, faz com que a célula adote uma estratégia egoísta: começa a se dividir e não responde a nenhum sinalf12.bet é confiavelmoderação.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Paciente fazendo mamografia; câncer é formado por uma 'tempestadef12.bet é confiavelmutações', diz pesquisador

Temos a esperança que após 60 ou 70 ciclos isso pare, porque aí há um freio, mas ela comete mais erros, porque af12.bet é confiaveldivisão é urgente, feita muito rapidamente.(...)

f12.bet é confiavel BBC - Qual o passo seguinte naf12.bet é confiaveltransformação?

f12.bet é confiavel López-Otín - A célula necessita alcançar a imortalidade, que também está proibida. Somos mortais, e a cada segundo maisf12.bet é confiavel1 milhãof12.bet é confiavelcélulas se suicidam no nosso interior - morrem por apoptose, que é uma palavra grega (para morte celular programada).

(...) Com essas novas mutações nas células, algumas se tornam imortais e, uma vez que adquirem a imortalidade, ficam totalmente livres emf12.bet é confiavelcapacidadef12.bet é confiavelse dividir sem parar. Crescem tanto que esgotam os nutrientes do oxigênio.

f12.bet é confiavel BBC - É nesse momento que começam a viajar (pelo corpo)?

f12.bet é confiavel López-Otín - Elas precisam se alimentar, depois explorar outros territórios e aí é que começam com novas mutações. Esse afã viajante é uma exploração dentro do organismo. Elas usam a rodovia sanguínea e viajam até onde os nutrientes e o oxigênio não estejam comprometidos.

Por sorte, poucas, menosf12.bet é confiavel0,001% das que começam a viagem, conseguem completá-la, mas, quando o fazem, começaf12.bet é confiavelaventuraf12.bet é confiavelcolonização, como fazem as sociedades humanas quando buscam novos territórios. E, se são bem-sucedidas, criarão novas colônias, ocorrerão as metástases e aí nossa vida começa a ficar prejudicada.

Mas é uma viagemf12.bet é confiavelcondições incertas, não só pela dificuldade, mas porque está controlada pelo sistema imunológico.

f12.bet é confiavel BBC - Como esse sistema nos protege dessas células egoístas, imortais e viajantes?

f12.bet é confiavel López-Otín - O coronavírus retomou o interesse pelo entendimento do sistema imunológico como defesa contra micro-organismos, mas ele tem outra função decisiva: nos defenderf12.bet é confiavelnós mesmos, das células alteradas que estamos continuamente gerando,f12.bet é confiavelum processo chamado imunovigilância tumoral.

Se você acorda com uma célula transformada, o sistema imunológico continuamente nos dá a oportunidadef12.bet é confiavelreconhecê-la como estranha e eliminá-la; isso faz com que não tenhamos riscos extremosf12.bet é confiavelter tumores.

f12.bet é confiavel BBC - Quando o câncer se repetef12.bet é confiaveluma família, o senhor recomenda investigar nossa herança genética para saber se somos propensos a gerar tumores?

f12.bet é confiavel López-Otín - Basicamente todos os tumores têm uma origem genética, porque surgemf12.bet é confiaveldanos nos nossos genes. Só alguns são infecciosos, como o vírus do papiloma ou algumas bactérias Helicobacter pylori que podem chegar a produzir câncerf12.bet é confiavelestômago; são muito poucos os (tumores) que se devem a micro-organismos, que também acabam danificando ou confundindo nossos genes.

Todo câncer, portanto, é genético, mas só uma porcentagem mínima - menosf12.bet é confiavel10% - é hereditário, ou seja, os defeitos já trazemosf12.bet é confiavelfábrica,f12.bet é confiavelnossos progenitores, e isso nos torna suscetíveis a um tipof12.bet é confiaveltumor concreto.

Entre os mais comuns estão o câncerf12.bet é confiavelmama e o câncerf12.bet é confiavelcólon, mas há maisf12.bet é confiavel50 síndromes hereditáriasf12.bet é confiavelcâncer.

Crédito, Paidós

Legenda da foto, Autor diz que células que causam o câncer assim o fazem porque se tornam 'egoístas, imortais e viajantes'

São bastante fáceisf12.bet é confiavelreconhecer e é importante ir a uma consultaf12.bet é confiavelaconselhamento genético.

f12.bet é confiavel BBC - Seu livro relata o casof12.bet é confiavelAngelina Jolie e comenta as críticas que ela recebeu porf12.bet é confiaveldecisãof12.bet é confiavelrealizar uma dupla mastectomia preventiva.

f12.bet é confiavel López-Otín - A mãe, a tia e a avó dela tinham morridof12.bet é confiavelcâncerf12.bet é confiavelmama ouf12.bet é confiavelovário; é um caso paradigmático.

No entanto, ela, com grande acesso à informação e a tantos recursos, esperou ter maisf12.bet é confiavel40 anos e ter filhos biológicos para testar se havia herdado a aparente mutação que existia naf12.bet é confiavelfamília, com uns 50%f12.bet é confiavelpossibilidadef12.bet é confiaveltê-la herdado. Ef12.bet é confiavelfato a tinha, por isso ela tomou medidas profiláticas, agressivas para alguns, mas muito necessárias para pacientes.

(...) Os examesf12.bet é confiavelcâncerf12.bet é confiavelmama hereditário são simples, você pode dar prosseguimento e tomar medidas mais radicais. As doençasf12.bet é confiavelcâncer hereditário, que são interpretadas como uma desgraça, são as que podem ser erradicadasf12.bet é confiaveluma família concreta, porque você sabe qual é o defeito e pode agir com a legislação adequada (de cada país).

f12.bet é confiavel BBC - Haverá pessoas que podem ser afetadas negativamente se souberem que têm um risco maior (de desenvolver tumores). É melhor saber ou não saber?

f12.bet é confiavel López-Otín - No caso do câncer, (é melhor) saber, sempre saber, porque há muitas medidas que podem ser tomadas.

Angelina Jolie será a primeira naf12.bet é confiavelfamília a não morrerf12.bet é confiavelcâncerf12.bet é confiavelmama ou ovário, apesarf12.bet é confiavelter a mutação para tal.

Outra questão são as doenças que ainda não nos dão uma oportunidade, como as neurodegenerativas.

Na Colômbia, há alguns núcleos com muitos casosf12.bet é confiavelAlzheimer familiar e, na Venezuela,f12.bet é confiaveldoençaf12.bet é confiavelHuntington, para citar casos que vêm à mente. Neles, a possibilidadef12.bet é confiavelintervenções são muito menores que no caso do câncer. Prefiro a informação, mas entendo que, se não há alternativas (de prevenção e cura), haja pessoas que não a queiram.

f12.bet é confiavel BBC - É relevante conhecer nosso genoma?

f12.bet é confiavel López-Otín - (...) Deciframos centenasf12.bet é confiavelgenomas completosf12.bet é confiavelpacientes, especialmente com leucemia, mas também com tumores sólidos e toda a informação coletada tem sido extraordinária e gera mais alívio do que danos.

No entanto, no nosso genoma também temos escritas algumas predisposições - não mutações, mas sim predisposições -, quef12.bet é confiaveldeterminados momentos podem favorecer o desenvolvimentof12.bet é confiavelalgum tipof12.bet é confiavelcâncer, e também acho que seja muito importante saber.

Crédito, Science Photo Library

Legenda da foto, 'Quando você conhece os detalhes da delicadeza molecular, percebe que a sobrevivência é um milagre', diz Carlos López-Otín

f12.bet é confiavel BBC - Vai virar habitual analisar o próprio genoma, ou só algumas pessoas poderão fazer isso?

f12.bet é confiavel López-Otín - Não acho que estejamos pertof12.bet é confiavelque alguém possa dizer 'vou fazer um exame para evitar o câncer', porque você não vai evitá-lo enquanto houver um componentef12.bet é confiavelazar tão importante.

No nosso país (Espanha) deciframos centenasf12.bet é confiavelgenomas, encontramos mutações causadorasf12.bet é confiaveltumores e,f12.bet é confiavelalguns casos, pudemos desenvolver terapias específicas para os pacientes.

Isso não custou nem um euro, nada. Há sistemas muito simples que chamamosf12.bet é confiavelpainéisf12.bet é confiavelgenes que vão sendo implementados pouco a poucof12.bet é confiavelhospitais da rede pública - me refiro a sistemas baratos, simples, que garantem a justiça social.

f12.bet é confiavel BBC - Quando olhamos as possibilidadesf12.bet é confiavelmodificação ou seleção genética, parece que poderia se abrir um novo sistemaf12.bet é confiaveldesigualdades. É algo a se temer no futuro?

f12.bet é confiavel López-Otín - Teremos que ver qual será o alcance. A edição genética é outra das fronteiras que temos, ou seja, a modificação genética logo no início para evitar alguns males. É um passo a mais que gera muitíssimas dificuldades éticas.

Na China, foram violados, ao menos uma vez, todos os códigos a respeito disso, o que foi detido a tempo. Existe um grande consensof12.bet é confiavelque é preciso ter muito cuidado com intervenções.

Demoramos 3,5 bilhõesf12.bet é confiavelanos para sintonizar nosso genoma ao ambientef12.bet é confiavelque vivemos, e não é possível quef12.bet é confiavelpoucos anos, e por questões banais, estejamos dispostos a fazer modificações que não contribuem com nada essencial, mas que podem abrir brechasf12.bet é confiaveldiscriminação.

Se fala tambémf12.bet é confiavelneuroaumentação, o aumento das possibilidades neurológicasf12.bet é confiaveluns e outros. A revista Time anunciou maisf12.bet é confiaveldez anos atrás quef12.bet é confiavel2045 surgiriam os primeiros humanos imortais. Faltam só 23 anos, e nessa data haverá 100 milhõesf12.bet é confiavelseres humanos diagnosticados com Alzheimer.

Tudo o que tem a ver com o cérebro segue sendo a última fronteira biológicaf12.bet é confiavelconhecimento.

Com isso, não entendo como o discurso vai sempref12.bet é confiaveldireção a questões que nos fazem cair na arrogância, na prepotência. E na realidade estamos na ignorância, embora siga havendo iniciativasf12.bet é confiavelinvestimentos multimilionáriosf12.bet é confiavelbusca da imortalidade.

f12.bet é confiavel BBC - O senhor compreende os que estão nessa busca?

f12.bet é confiavel López-Otín - Quem quer ser imortal tem que lembrar que as verdadeiras imortais são as células egoístas que querem ser viajantes e criar tumores.

Estudamos a imortalidade para evitá-la. E, se não, que leiam o meu mestre imortal (o escritor argentino) Jorge Luis Borges, ef12.bet é confiavelpoucas páginas você se dá contaf12.bet é confiavelquef12.bet é confiavelnada vale ser imortal, porquef12.bet é confiavelpouco tempo,f12.bet é confiavelpoucas centenasf12.bet é confiavelanos, seu único desejo será of12.bet é confiavelvoltar à fonte da mortalidade e ser como todo mundo, mortal.

f12.bet é confiavel BBC - O senhor teme o nada e o esquecimento, como chama a morte?

f12.bet é confiavel López-Otín - Não tenho medo do câncer nemf12.bet é confiavelnenhuma outra doença; tomara que as que couberem a mim, como ser biológico, cheguem o mais tarde possível.

Tenho 63 anos, me parece uma façanha cósmica. Sessenta e três anos resistindo a milhares e milharesf12.bet é confiavelmudanças diárias no meu genoma.

Me parece claro que o assombroso não é ter câncer, mas sim não tê-lo.

Quando você conhece os detalhes da delicadeza molecular, percebe que a sobrevivência é um milagre. Quando você observa as milhõesf12.bet é confiavelreações bioquímicas que fazem cada instante possível, o apreço pela vida é infinito.

O genoma está construído por 3 bilhõesf12.bet é confiavelpeçasf12.bet é confiavelcada célula. E nesta noite, comof12.bet é confiaveltodas, o coloquei para replicar, porque cada célula que se divide faz uma cópia do material genético.

E despertei presumindo que não sofri nenhuma mutação significativa, me olhei no espelho e disse: "Nossa, hoje tampouco tenho câncer". Mas o azar pode tudo ef12.bet é confiavelvezf12.bet é confiavelquando ocorre alguma mudança que nos faz entrar na dinâmicaf12.bet é confiavelcélulas egoístas, imortais e viajantes.

Ter completado dois terços da vida sem a chamada dessas células me parece uma grande conquista.

Não tenho medo da morte porque a considero parte da vida e, portanto, que uma doença nos roube a vida e nos convertaf12.bet é confiavelnada ef12.bet é confiavelesquecimento me parece ser o mais natural.

f12.bet é confiavel Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal f12.bet é confiavel .

f12.bet é confiavel Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube f12.bet é confiavel ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosf12.bet é confiavelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaf12.bet é confiavelusof12.bet é confiavelcookies e os termosf12.bet é confiavelprivacidade do Google YouTube antesf12.bet é confiavelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquef12.bet é confiavel"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdof12.bet é confiavelterceiros pode conter publicidade

Finalf12.bet é confiavelYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosf12.bet é confiavelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaf12.bet é confiavelusof12.bet é confiavelcookies e os termosf12.bet é confiavelprivacidade do Google YouTube antesf12.bet é confiavelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquef12.bet é confiavel"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdof12.bet é confiavelterceiros pode conter publicidade

Finalf12.bet é confiavelYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosf12.bet é confiavelautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaf12.bet é confiavelusof12.bet é confiavelcookies e os termosf12.bet é confiavelprivacidade do Google YouTube antesf12.bet é confiavelconcordar. Para acessar o conteúdo cliquef12.bet é confiavel"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdof12.bet é confiavelterceiros pode conter publicidade

Finalf12.bet é confiavelYouTube post, 3