O diaaposta crash1983aposta crashque o mundo esteve à beiraaposta crashuma guerra nuclear (e como descobrimos só agora):aposta crash

Mig 23 soviético.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, As forças soviéticas colocaramaposta crashalerta suas divisõesaposta crashcaças-bombardeiros no leste da Alemanha

aposta crash Jogos aposta crash bélicos

Tudo começou com um jogoaposta crashguerra.

No inícioaposta crashnovembroaposta crash1983, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) organizou os exercícios militares Able Archer, que se baseavam no cenário hipotéticoaposta crashuma invasão soviética da Europa Ocidental que escalaria ao pontoaposta crasha Otan realizar um ataque nuclear contra as forças da URSS e do Pactoaposta crashVarsóvia (bloco comunista).

Exercicio militar da Otan

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Comoaposta crashcostumeaposta crashtodos os anos,aposta crash1983 a Otan realizou vários exercícios militares na Europa

Esta simulação foi coordenada pelo Quartel-General Supremo das Forças Aliadas na Europa e foi realizada todos os anos na mesma data no inícioaposta crashnovembro. Foi considerada no Ocidente como uma práticaaposta crashrotina.

Mas desta vez seria diferente.

Em 2aposta crashnovembro, a Força Aérea da URSS colocou suas divisõesaposta crashcaças-bombardeiros no leste da Alemanhaaposta crashalerta elevado. Além disso, todos os postosaposta crashcomando e controleaposta crashsuas divisões e regimentos eram reforçados com pessoal e deveriam estar operacionais 24 horas por dia.

Um esquadrãoaposta crashcaça-bombardeiroaposta crashcada regimento recebeu ordensaposta crashcarregar bombas nucleares. Esses navios foram colocadosaposta crashprontidão 3, o que significa que eles teriam um alertaaposta crash30 minutos antesaposta crash"destruir alvos inimigos na linhaaposta crashfrente".

A Força Aérea Soviética também suspendeu secretamente os voosaposta crashrotinaaposta crashtodas as suas unidades na Europa Central (bloco comunista), durante os diasaposta crashque durou o exercícioaposta crashAble Archer, mas os militares norte-americanos não sabiam disso até mais uma semana no final, no dia 9aposta crashnovembro, quando uma fotografia aérea mostrou um caça-bombardeiro soviético Mig-23aposta crashuma base aérea da Alemanha Oriental totalmente armado eaposta crashalerta.

Mig 23 soviético

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, A detecçãoaposta crashum Mig 23 soviético totalmente armado na Alemanha Oriental foi um dos indicadoresaposta crashque a URSS estavaaposta crashalerta

Esses detalhes estão incluídosaposta crashum relatório preparadoaposta crash1989 pelo general norte-americano Leonard H. Perroots, um dos principais oficiaisaposta crashinteligência do comando da Força Aérea dos EUA durante os exercíciosaposta crashAble Archer.

Nesse relatório até então inédito, Perroots revela que eles receberam informações da Agênciaaposta crashSegurança Nacionalaposta crashque um esquadrão soviético na Alemanha Oriental havia recebido autorização para dispensar o usoaposta crashuma cápsulaaposta crashsegurançaaposta crashseus aviões devido a um problema inesperadoaposta crashpeso e equilíbrio no aeronave.

"Meus analistas aéreos acharam que esta mensagem significava que pelo menos esse esquadrãoaposta crashparticular estava carregando uma configuraçãoaposta crashmunições que eles nunca haviam carregado antes, isto é, (eles carregavam) uma cargaaposta crashguerra", diz ele.

O oficial conta que relatou a situação ao então comandante-em-chefe da Força Aérea dos Estados Unidos na Europa, General Billy Minter, que lhe perguntou se deveriam reagir aos movimentos soviéticos.

"Eu disse a ele que monitoraríamos a situação com cuidado, mas que não havia evidências suficientes para justificar o aumento do nosso estadoaposta crashalerta", lembra.

Perroots não sabia dissoaposta crash1983, mas essaaposta crashresposta pode ter salvado o mundo da guerra nuclear.

Ainda assim,aposta crashseu relatórioaposta crash1989, ele observou: "Se eu soubesse então o que descobri depois, não tenho certezaaposta crashque conselho teria dado."

A que ele estava se referindo?

aposta crash ' aposta crash Paranoia aposta crash ' aposta crash soviética

Após a conclusão sem incidentes dos exercícios do Able Archer, novas informações surgiram revelando a verdadeira extensão da resposta militar soviética.

Uma mensagem da agência americanaaposta crashdezembroaposta crash1983 - citada por Perrootsaposta crashseu relatório - revelou que o alerta havia sido ordenado pelo chefe da Força Aérea Soviética, Marechal Pavel Kutakhov, e que "incluía preparativos para o uso imediatoaposta crasharmas nucleares".

Pavel Kutakhov

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, O marechal Pavel Kutakhov, chefe da Força Aérea Soviética, ordenou o alerta que incluía os preparativos para "o uso imediatoaposta crasharmas nucleares"

As análises realizadas pela comunidadeaposta crashinteligência americanaaposta crash1984 sobre o "susto da guerra" tendiam a considerar que a atitude soviética não se devia a uma percepção por Moscouaposta crashum "perigo genuínoaposta crashum conflito iminente" com os Estados Unidos.

Essa visão mudaria após a deserção para o oesteaposta crashOleg Gordievski, que era o chefe da inteligência soviéticaaposta crashLondres.

Depoisaposta crashter atuado como espião duplo por alguns anos, Gordievsky foi preso na URSS, mas conseguiu fugir para o Reino Unido e compartilhou com a inteligência ocidental os detalhes do que os relatórios americanos chamamaposta crash"paranoia" ou "histeria" soviética sobre a possibilidadeaposta crashWashington lançando um ataque nuclear surpresa à URSS.

Segundo seu depoimento, no início da décadaaposta crash1980, a KGB passou a acompanhar pistas que pudessem indicar a intenção dos EUAaposta crashrealizar um ataque desse tipo.

Esse medo baseava-se na percepçãoaposta crashque os EUA estavam obtendo uma vantagem estratégica que, no contextoaposta crashum conflito, poderia torná-los propensos a usar armas atômicas muito antes do esperado. Além disso, estavam preocupados que Washington usasse algum exercício militar para lançar um ataque nuclear inesperado à União Soviética.

Em uma análise publicadaaposta crash2018 pelo Foreign Policy Research Institute, Robert Hamilton, um professor da Army War College, observa que um dos elementos que tornou este episódio especialmente perigoso foi o fatoaposta crashque "a comunidadeaposta crashinteligência soviética ainda estava traumatizada por não ter previsto o ataque alemãoaposta crashjunhoaposta crash1941 e estava determinada a não ser tomadaaposta crashsurpresa novamente".

Oleg Gordievski

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Ao desertar para o Ocidente, Oleg Gordievski forneceu informações valiosas sobre como a URSS esperava um ataque nuclear dos EUA

Ele também menciona que, como o ministro soviético da época Dmitry Ustinov advertiu, os exercícios militares da Otan estavam "se tornando cada vez mais difíceisaposta crashdiferenciaraposta crashum verdadeiro desdobramento das forças armadas para agressão".

Um último fator agravante foi o fatoaposta crashque, sem saber que a URSS realmente acreditava que um ataque americano era iminente, Washington agiu, alimentando os temores soviéticos.

Assim,aposta crash8aposta crashmarçoaposta crash1983, o presidente dos EUA, Ronald Reagan, fez um discurso no qual descreveu a URSS como o "império do mal" e, apenas duas semanas depois, lançouaposta crashIniciativaaposta crashDefesa Estratégica (popularmente batizadaaposta crashGuerra das Galáxias): um programa militar com o objetivoaposta crashconstruir um sistemaaposta crashdefesa espacial capazaposta crashimpedir um ataque nuclear contra o território dos EUA.

Ronald Reagan.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Em 1983, Reagan se referiu à URSS como o "Império do Mal"

Nessa altura, "os funcionários do KGBaposta crashMoscou já tinham decidido que o Able Archeraposta crash1983 proporcionaria uma excelente cobertura para o ataque planejado" e os espiões soviéticosaposta crashtodo o mundo tinham sido instruídos a encontrar provas disso, diz Perroots no seu relatórioaposta crash1989.

Ao contrário do que aconteceuaposta crashCubaaposta crash1962, a criseaposta crash1983 desenrolou-seaposta crashabsoluto sigilo, a tal ponto que - aparentemente - nem mesmo as próprias forças militares dos EUA tinham consciência da magnitude do riscoaposta crashconfronto com a União Soviética.

Um erroaposta crashcálculoaposta crashqualquer um dos lados poderia ter consequências fatais.

E foi um risco real, a julgar por um relatórioaposta crash1990 sobre este incidente pelo Conselho Consultivoaposta crashInteligência Estrangeira do Presidente, que concluiu observando o seguinte:

"Acontece que os oficiais militares encarregados do exercício Able Archer minimizaram o risco ao não fazerem nada diante das evidênciasaposta crashque partes das Forças Armadas soviéticas estavam se movendo para um nível incomumaposta crashalerta. Mas esses oficiais agiram corretamente por instinto, não por uma orientação informada".

Não surpreendentemente, no finalaposta crashseu relatórioaposta crash1989, Perroots se perguntou:

"O que teria acontecido naquele diaaposta crashnovembroaposta crash1983 se tivéssemos iniciado um movimento preventivoaposta crashforçasaposta crashvezaposta crashesperar por mais informações?"

Línea

aposta crash Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube aposta crash ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosaposta crashautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaaposta crashusoaposta crashcookies e os termosaposta crashprivacidade do Google YouTube antesaposta crashconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueaposta crash"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoaposta crashterceiros pode conter publicidade

Finalaposta crashYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosaposta crashautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaaposta crashusoaposta crashcookies e os termosaposta crashprivacidade do Google YouTube antesaposta crashconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueaposta crash"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoaposta crashterceiros pode conter publicidade

Finalaposta crashYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosaposta crashautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaaposta crashusoaposta crashcookies e os termosaposta crashprivacidade do Google YouTube antesaposta crashconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueaposta crash"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoaposta crashterceiros pode conter publicidade

Finalaposta crashYouTube post, 3