O que 'sinalsacar bônus betspeedOK' retratado como racista nas redes revela sobre a 'culturasacar bônus betspeedcancelamento':sacar bônus betspeed

Emmanuel Cafferty comemorou com as filhas e os netos o emprego que perdeu depoissacar bônus betspeedcancelamento no Twitter

Crédito, Arquivo pessoal

Legenda da foto, Emmanuel Cafferty comemorou com as filhas e os netos o emprego — que perdeu depoissacar bônus betspeedcancelamento no Twitter

Duas horas após o incidente, seu supervisor telefonou para dizer que ele havia sido denunciado como racista nas redes sociais e estava sendo suspenso do trabalho, sem vencimentos. Uma hora mais tarde, seus colegas chegaram àsacar bônus betspeedcasa para levar a caminhonete e o computador da empresa embora. Cinco dias depois, ele estava demitido.

Imagemsacar bônus betspeedCafferty e seu suposto gesto no veículo da empresa compartilhado por usuário do Twitter que cobra punição da empresa

Crédito, Reprodução Twiiter

Legenda da foto, Imagemsacar bônus betspeedCafferty e seu suposto gesto no veículo da empresa compartilhado por usuário do Twitter que cobra punição da empresa

"Foi assim que eu perdi o melhor emprego que já tive na vida", diz Cafferty. Sem faculdade, filhosacar bônus betspeedmigrantes mexicanos, ele viviasacar bônus betspeedversão do sonho americano. Ganhava US$ 41 por hora, o dobro do saláriosacar bônus betspeedseu emprego anterior, e tinha planosacar bônus betspeedsaúde esacar bônus betspeedaposentadoria pela primeira vez na vida. Quando conseguiu a vaga, há seis meses, ele, as três filhas e os netos saíram para jantarsacar bônus betspeedcomemoração.

OK ou supremacia branca?

De acordo com Cafferty, ele não tinha ideia que o gesto a ele atribuído, comumente associado a "OK" nos Estados Unidos, pudesse ter conotação racista.

De acordo com a Anti-Defamation League, uma organização centenária que combate discursossacar bônus betspeedódio, o símbolosacar bônus betspeed"OK" foi adotadosacar bônus betspeed2017 por usuários racistassacar bônus betspeedfóruns online como o 4chan. A própria organização recomenda cuidado na interpretação do sinal.

"Na esmagadora maioria das vezes, o gesto significa consentimento ou aprovação. Por isso, não se pode presumir que alguém que faça o gesto o esteja usandosacar bônus betspeedum contextosacar bônus betspeedracismo, a menos que exista outra evidência contextual para apoiar esse entendimento. Desde 2017, muitas pessoas foram falsamente acusadassacar bônus betspeedser racistas ou supremacistas brancas por usarem o gesto no seu sentido tradicional e inócuo", alerta a organização.

É exatamente o que teria acontecido a Cafferty. Ou pior. "No meu caso, nem era um símbolo, só estava estalando os dedos. Mas um homem branco interpretou como um gesto parecido com OK, que seria racista e disse isso a meus chefes, também brancos, que decidiram acreditar nele, nãosacar bônus betspeedmim, que não sou branco", afirmou exasperado, enquanto esfregava os braços para mostrar a corsacar bônus betspeedsua pele.

O autor da fotografia e do primeiro post contra Cafferty admitiu à equipe local da emissora americana NBC que pode ter exagerado na interpretação que fez do suposto gesto e que, apesarsacar bônus betspeedter marcado a empresasacar bônus betspeedque Cafferty trabalhavasacar bônus betspeedseu post, não queria que ele fosse demitido. O usuário apagou a mensagem original e a própria contasacar bônus betspeedTwitter. Mas já era tarde, o post havia viralizado, o emprego estava perdido. A BBC News Brasil não conseguiu localizar o autor do primeiro post.

"Uma multidãosacar bônus betspeedTwitter me cancelou. Já liguei para todos os meus ex-empregadores nessas seis semanas desde que aconteceu o episódio e ninguém me retorna. A primeira coisa que um empregador faz na horasacar bônus betspeedcontratar é jogar seu nome no Google. O meu ficou ligado a esse episódio, não importa se estou certo ou não. Não sei como vou seguir a vida daqui pra frente", desabafa. Ele tem tido que fazer terapia semanalmente para lidar com a dor e o medo que tem sentido.

Multidão online, efeitos offline

O casosacar bônus betspeedCafferty é emblemático do que tem sido considerado um efeito colateral perigoso da cultura do cancelamento. O movimento começou, há alguns anos, como uma formasacar bônus betspeedchamar a atenção para causas como justiça social e preservação ambiental, uma maneirasacar bônus betspeedamplificar a vozsacar bônus betspeedgrupos oprimidos e forçar ações políticassacar bônus betspeedmarcas ou figuras públicas.

Funciona assim: um usuáriosacar bônus betspeedmídias sociais, como Twitter e Facebook, presencia um ato que considera errado, registrasacar bônus betspeedvídeo ou foto e posta emsacar bônus betspeedconta, com o cuidadosacar bônus betspeedmarcar a empresa empregadora do denunciado e autoridades públicas ou outros influenciadores digitais que possam amplificar o alcance da mensagem. É comum que,sacar bônus betspeedquestãosacar bônus betspeedhoras, o post tenha sido replicado milharessacar bônus betspeedvezes.

A cascatasacar bônus betspeedmenções a uma empresa costuma precipitar atitudes sumárias para estancar o desgastesacar bônus betspeedimagem, sem que a pessoa sob ataque possa necessariamente se defender amplamente.

"No meu caso, eles me ouviram uma vez e logo já me demitiram. Fica parecendo que concluíram que eu era racista mesmo", afirma Cafferty. A BBC News Brasil procurou a empresa SDG&E, onde ele trabalhava, mas não obteve retorno até a conclusão desta reportagem. Em resposta às denúnciassacar bônus betspeedusuários contra Cafferty no Twitter, a empresa afirmou que "acredita firmemente que não há espaço na sociedade para discriminaçãosacar bônus betspeedqualquer tipo" e que havia iniciado uma investigação sobre a conduta do funcionário".

O cancelamento é mais do que a trollagem típicasacar bônus betspeedinternet, eventualmente com insultos coordenados, frequentesacar bônus betspeeddisputassacar bônus betspeedopinião entre usuários das redes. É um ataque à reputação que ameaça o emprego e os meiossacar bônus betspeedsubsistência atuais e futuros do cancelado. Extremamente frequente nos Estados Unidos, ela hoje abate anônimos, gente comum como Cafferty.

"Você pode ser cancelado por algo que você dissesacar bônus betspeedmeio a uma multidãosacar bônus betspeedcompletos estranhos se um deles tiver feito um vídeo, ou por uma piada que soou mal nas mídias sociais ou por algo que você disse ou fez muito tempo atrás e sobre o qual há algum registro na internet. E você não precisa ser proeminente, famoso ou político para ser publicamente envergonhado e permanentemente marcado: tudo o que você precisa fazer é ter um dia particularmente ruim e as consequências podem durar enquanto o Google existir", definiu o colunista do The New York Times Ross Douthatsacar bônus betspeeduma coluna sobre cancelamento há alguns dias.

O fenômeno acontece também no Brasil, mas frequentemente tem como alvo famosos. Um exemplo recentesacar bônus betspeedcancelamento foi o da blogueira Gabriela Pugliesi. Depoissacar bônus betspeedpostar imagenssacar bônus betspeeduma festa que deu emsacar bônus betspeedcasa,sacar bônus betspeedabril,sacar bônus betspeedmeio a uma quarentena por conta da epidemiasacar bônus betspeedcoronavírus, uma multidão online passou a cobrar as marcas que a patrocinavam para que rescindissem os contratossacar bônus betspeedpublicidade com ela. Pugliesi perdeu pelo menos cinco contratos e seu prejuízo teria superado os R$ 2 milhões.

Injustiças no movimento por justiça social?

O alcance da cultura do cancelamento nos Estados Unidos tem gerado questionamentos sobre a possibilidadesacar bônus betspeedque injustiças sejam cometidas.

Cafferty não é um caso único. No fimsacar bônus betspeedmaio, um pesquisador contratado por uma consultoria política progressista compartilhou no Twitter o resultadosacar bônus betspeedum estudo que indicava que, nos anos 1960, protestos raciais violentos aumentavam o percentualsacar bônus betspeedvotossacar bônus betspeedcandidatos republicanos, enquanto atos pacíficos favoreciam políticos democratas nas urnas. Ativistas consideraram que seu comentário era uma reprimenda aos atos pela mortesacar bônus betspeedGeorge Floyd e passaram a exigirsacar bônus betspeeddemissão. O pesquisador foi demitido dias mais tarde.

No último mês, uma professorasacar bônus betspeedteatrosacar bônus betspeedNova York foi acusadasacar bônus betspeedter cochilado durante uma reunião online para tratarsacar bônus betspeedações por justiça racial no curso. Uma petição assinada por quase duas mil pessoas pedesacar bônus betspeeddemissão, acusando-asacar bônus betspeedracista. A professora nega e alega que apenas descansava as vistas olhando momentaneamente para baixo quando a foto foi feita.

No começosacar bônus betspeedjunho, um migrante palestino, donosacar bônus betspeeduma redesacar bônus betspeedpadarias que emprega 200 pessoassacar bônus betspeedMinnesota, se tornou alvo depoissacar bônus betspeedserem encontrados — e divulgados — na internet posts racistas e antissemitassacar bônus betspeedsua filha, adolescente quando os escreveu. Apesarsacar bônus betspeedter demitido a filha, hoje adulta, da empresa, seus compradores cancelaram os contratos e ele perdeu linhassacar bônus betspeedcrédito. O negócio pode não sobreviver.

Diante do que qualificaram como "atmosfera sufocante", um gruposacar bônus betspeed150 jornalistas, intelectuais, cientistas e artistas, considerados progressistas, resolveu publicar, na Harper's Magazine, há duas semanas, um texto intitulado "Uma carta sobre Justiça e Debate Aberto". Assinada por nomessacar bônus betspeedpeso, como o linguista Noam Chomsky, os escritores J.K. Rowling e Andrew Solomon, a ativista feminista Gloria Steinem, a economista trans Deirdre McCloskey, e o cientista político Yascha Mounk, a carta afirma que "a livre trocasacar bônus betspeedinformações e ideias, força vitalsacar bônus betspeeduma sociedade liberal, tem diariamente se tornado mais restrita. Enquanto esperávamos ver a censura partir da direita radical, ela está se espalhando tambémsacar bônus betspeednossa cultura: uma intolerância a visões opostas, um apelo à vergonha pública e ao ostracismo e a tendênciasacar bônus betspeeddissolver questões políticas complexas com uma certeza moral ofuscante".

JK Rowlingsacar bônus betspeed2016

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Acusadasacar bônus betspeedtransfobia, JK Rowling assinou carta contra a cultura do cancelamento

Na mesma toada, uma das editorassacar bônus betspeedopinião do jornal The New York Times, Bari Weiss, se demitiu essa semana por meiosacar bônus betspeeduma carta aberta, na qual acusa a publicaçãosacar bônus betspeedpromover um "novo macartismo",sacar bônus betspeedreferência à patrulha ideológica anticomunista dos anos 1950 nos Estados Unidos. "Artigos publicados com facilidade há apenas dois anos, agora colocariam um editor ou autorsacar bônus betspeedapuros. Isso se ele não for demitido. Se um texto é percebido como provável fontesacar bônus betspeedreação interna ou nas mídias sociais, o editor sequer o publica", escreveu Weiss, contratada pelo New York Times pouco depois da eleiçãosacar bônus betspeedTrumpsacar bônus betspeed2016,sacar bônus betspeedum esforço para amplificar a diversidadesacar bônus betspeedvozes no diário.

A demissãosacar bônus betspeedWeiss acontece semanas após asacar bônus betspeedseu chefe, James Bennet, que optou por publicar um artigo do senador republicano Tom Cotton que defendia o uso do Exército americano para reprimir as manifestações pelos direitos dos negros. O artigo foi considerado "fora dos padrões" pelo New York Times.

Em um artigo para a revista The Atlantic,sacar bônus betspeedque cita o casosacar bônus betspeedCafferty, o cientista político Yascha Mounk explica porque assinou o manifesto. Mounk aplaude o que chamasacar bônus betspeed"nova determinação americana" para desenraizar preconceitos da sociedade. "No entanto, seria um erro enorme, especialmente para aqueles que se importam com justiça social, considerar o que aconteceu com Cafferty como um detalhe menor ou o preço a ser pago pelo progresso", escreveu Mounk.

A resposta à carta dentro do movimento progressista não tardou. Um gruposacar bônus betspeedjornalistas, artistas e intelectuais acusou os autores da primeira carta de, do altosacar bônus betspeedseu sucesso profissional e posição confortável no mercado, ignorar as dificuldadessacar bônus betspeedminorias, como negros e população LGBT, no debate público no mundo acadêmico, nas artes, no jornalismo, no mercado editorial.

"Os signatários, muitos deles brancos, ricos e dotadossacar bônus betspeedplataformas enormes, argumentam que têm medosacar bônus betspeedser silenciados, que a chamada cultura do cancelamento está forasacar bônus betspeedcontrole e que eles temem por seus empregos e pelo livre intercâmbiosacar bônus betspeedideias, ao mesmo temposacar bônus betspeedque se manifestamsacar bônus betspeeduma das revistassacar bônus betspeedmaior prestígio do país", afirmam os signatários do novo documento, intitulado "Uma carta mais específica sobre Justiça e debate aberto". Alguns dos apoiadores do texto preferiram ficar anônimos, citando apenas a instituiçãosacar bônus betspeedque trabalham, por medosacar bônus betspeedrepresálias.

Os autores citam ainda nominalmente algunssacar bônus betspeedseus antagonistas: mencionam que J.K. Rowling esteve recentemente envolvidasacar bônus betspeedum debate sobre a palavra "mulher". Ao comentar um texto que mencionava "pessoas que menstruam", ela afirmou: "Se sexo biológico não é real, a realidade vivida por mulheres globalmente é apagada. Eu conheço e amo pessoas trans, mas apagar o conceitosacar bônus betspeedsexo (biológico) remove a capacidadesacar bônus betspeedmuitas pessoas discutirem o significadosacar bônus betspeedsuas vidas. Falar a verdade não é discursosacar bônus betspeedódio". Sua afirmação foi considerada transfóbica e duramente criticada. Os autores da segunda carta dizem ainda que negros e trans que assinaram a primeira carta serviram como álibi para os brancos signatários não serem considerados racistas.

A disputa políticasacar bônus betspeedtorno da questão deve ser longa e aguerrida. Alheio à ela, Cafferty tenta recuperar seu emprego. Ele está processando a empresa onde trabalhava e o homem que o fotografou, mas não há expectativasacar bônus betspeedque haja uma veredicto para a questãosacar bônus betspeedmenossacar bônus betspeedum ano. Cafferty se diz simpático aos movimentos por justiça racial, mas afirma nunca ter tido qualquer atuação política ao longo dasacar bônus betspeedvida. "Nem contasacar bônus betspeedTwitter eu tinha até ser cancelado", diz.

Línea

sacar bônus betspeed Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube sacar bônus betspeed ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossacar bônus betspeedautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasacar bônus betspeedusosacar bônus betspeedcookies e os termossacar bônus betspeedprivacidade do Google YouTube antessacar bônus betspeedconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesacar bônus betspeed"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdosacar bônus betspeedterceiros pode conter publicidade

Finalsacar bônus betspeedYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossacar bônus betspeedautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasacar bônus betspeedusosacar bônus betspeedcookies e os termossacar bônus betspeedprivacidade do Google YouTube antessacar bônus betspeedconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesacar bônus betspeed"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdosacar bônus betspeedterceiros pode conter publicidade

Finalsacar bônus betspeedYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossacar bônus betspeedautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasacar bônus betspeedusosacar bônus betspeedcookies e os termossacar bônus betspeedprivacidade do Google YouTube antessacar bônus betspeedconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesacar bônus betspeed"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdosacar bônus betspeedterceiros pode conter publicidade

Finalsacar bônus betspeedYouTube post, 3