'Bandidos na TV': Wallace Souza, o apresentador acusadokilat77 freebetmatarkilat77 freebetbuscakilat77 freebetaudiência que virou série da Netflix:kilat77 freebet

Cena da série

Crédito, Divulgação/Netflix

Legenda da foto, O programa Canal Livre exibia casoskilat77 freebetpolícia, fazia assistencialismo e também tinha vertente humorística

Mas o último mandato do apresentador não foi concluído. Em 2009, ele foi cassado sob a acusaçãokilat77 freebetliderar uma organização criminosa. Conforme as investigações, parte dos crimes exibidos no Canal Livre teriam sido encomendados pelo grupo dele, na busca por audiência e para prejudicar criminosos adversários da quadrilha que o parlamentar foi acusadokilat77 freebetliderar.

Wallace Souza

Crédito, Divulgação/Netflix

Legenda da foto, A atração que exibia crimes cometidos na região era comandada por Wallace Souza

Preso, ele negou os crimes e afirmou ter sido alvokilat77 freebetperseguição política.

Uma década depoiskilat77 freebeto caso vir à tona e ganhar projeção internacional, a Netflix lança, nesta sexta-feira (31), a série documental Bandidos na TV ('Killer Ratings'kilat77 freebetlíngua inglesa), que conta a históriakilat77 freebetWallace. A produção, divididakilat77 freebetsete episódios, será distribuída para 190 países e terá legendaskilat77 freebet27 línguas.

"Essa história tem uma premissa cativante...um apresentador que, supostamente, matou pessoas para transmitir as mortes no seu programa. Mas quando começamos a pesquisar, constatamos que isso é apenas o pontokilat77 freebetpartida. Os acontecimentos seguintes são repletoskilat77 freebetreviravoltas e choques", diz o diretor da série, Daniel Bogado,kilat77 freebetentrevista à BBC News Brasil.

Assistencialismo e sensacionalismo

O programa Canal Livre exibia casoskilat77 freebetpolícia, fazia assistencialismo e também tinha uma vertente humorística. Diariamente, uma plateia formada por moradoreskilat77 freebetbairros periféricoskilat77 freebetManaus acompanhavakilat77 freebetperto a atração.

No palco, Wallace tinha a companhiakilat77 freebetum fantoche, o Galerito, que comentava as notícias e era responsável por trazer humor ao programa. A atração também contava com frequentes apresentaçõeskilat77 freebetartistas locais, que aproveitavam a boa audiência do Canal Livre para divulgar seus trabalhos.

Ao somkilat77 freebetmúsicas melancólicas, Wallace contava as históriaskilat77 freebettelespectadores que enfrentavam sérias dificuldades financeiras. Em muitos casos, havia pessoas que diziam que sequer tinham comida para alimentar os filhos.

"O programa supria uma necessidade que era a faltakilat77 freebetgoverno. Quando o governo estadual não funciona, as pessoas procuram ajuda desses programas com cunho social mais forte", diz o empresário Victor Hugo Magalhães, que trabalhou por 12 anos na produção do Canal Livre.

Mas o foco do programa era a cobertura policial. Famílias desesperadas ao redor do corpo do ente querido e pessoas chocadas diante das cenas dos crimes eram situações comuns nas reportagens exibidas no programa. O drama era explorado ao máximo pelos repórteres,kilat77 freebetcoberturas sensacionalistas. Em cada caso exibido, o telespectador assistia aos discursos inflamados do apresentador, que costumava criticar o governo à época.

Wallace revezava a apresentação do programa com seus irmãos Fausto e Carlos Souza, que, mais tarde, também entraram para a política. Os três se intitulavam os "Irmãos Coragem",kilat77 freebetalusão à telenovela brasileira homônima, com o discursokilat77 freebetque lutavam pela população.

Início da derrocada

A derrocadakilat77 freebetWallace começoukilat77 freebetoutubrokilat77 freebet2008. O ex-policial militar Moacir Jorge, conhecido como Moa, foi preso com armas ilegais e cocaína e,kilat77 freebetdepoimento à polícia, denunciou a existênciakilat77 freebetuma organização criminosa voltada ao tráficokilat77 freebetdrogas chefiada por Wallace e pelo filho mais velho do apresentador e deputado, Raphael Souza.

"O Canal Livre, na verdade, era uma grande fachada. Eles tinham acesso a informações e chegavam primeiro ao local, justamente porque eles que cometiam esses crimes. Eles tinham essa preocupação diária com altos índiceskilat77 freebetaudiência. E pra ter audiência, nada melhor do que ter o crimekilat77 freebetprimeira mão. É uma coisa surreal provocar mortes para ter audiência", diz o delegado Divanilson Cavalcanti,kilat77 freebettrecho da série da Netflix.

Em depoimento à polícia, Moa, que disse ter trabalhado para Wallace, afirmou que os seguranças do deputado - na maioria policiais ou ex-policiais - chegaram a ser orientados pelo próprio parlamentar a "tocar o terror na cidade [Manaus], ou seja, praticar homicídios, quebrar paradaskilat77 freebetônibus, placas, vitrines, tudo com o intuitokilat77 freebetdesmoralizar o trabalhokilat77 freebetinteligência da Secretariakilat77 freebetSegurança Pública".

Cena da série

Crédito, Divulgação/Netflix

Legenda da foto, O deputado negava fazer partekilat77 freebetuma organização criminosa e usou a tribuna da Assembleia para se defender

Uma das provas que relacionava Wallace a Moa era uma fotografia dos dois juntos na piscina da casa do apresentador. A Polícia Civil e o Ministério Público do Amazonas criaram uma força-tarefa para investigar as acusações.

Segundo denúncia da Promotoria à Justiça, foram encontrados indícios suficientes da participaçãokilat77 freebetWallace no comando da organização criminosa. O programa Canal Livre seria utilizado como uma formakilat77 freebetprejudicar traficantes rivais por meiokilat77 freebetreportagens. Os alvoskilat77 freebetalguns dos homicídios exibidos no programa, identificados como cometidos a mando da organização, seriam rivais do grupo.

Alémkilat77 freebetWallace, segundo a denúncia, a organização voltada para o tráficokilat77 freebetdrogas também era composta pelos irmãos dele - Fausto e Carlos -, pelo filho mais velho, por alguns policiais que atuavam no extinto Departamentokilat77 freebetInteligência do Amazonas e por ex-policiais que faziam a segurança do deputado. Todos se tornaram réus.

O deputado negava fazer partekilat77 freebetuma organização criminosa e usou a tribuna da Assembleia para se defender. "Talvez venha passando a maior perseguição política já registrada neste Estado. Perseguição mais vil, irresponsável e que tem colocado a vida da minha famíliakilat77 freebetrisco", disse, à época.

Prisão e morte

No fimkilat77 freebetsetembrokilat77 freebet2009, ele teve o mandato cassado pela Assembleia Legislativa do Amazonas. Menoskilat77 freebetuma semana depois, a Justiça decretoukilat77 freebetprisão sob acusaçãokilat77 freebetassociação ao tráfico. Ele passou quatro dias foragido e se entregou à políciakilat77 freebet9kilat77 freebetoutubrokilat77 freebet2009.

Wallace sofriakilat77 freebetsíndromekilat77 freebetBudd-Chari, uma obstrução do sistemakilat77 freebetdrenagem do fígado. Sua saúde piorou, e a Justiça permitiu que ele fizesse tratamento médicokilat77 freebetSão Paulo. O quadro da doença evoluiu rapidamente. Em 27kilat77 freebetjulhokilat77 freebet2010, morreu após sofrer uma parada cardíaca.

Em razãokilat77 freebetsua morte, foram suspensos os processos penais contra ele, todoskilat77 freebetfase inicial à época. Mas as investigações contra os outros acusadoskilat77 freebetintegrar a organização criminosa prosseguiram.

Raphael Souza, o filho mais velho, foi condenado a nove anoskilat77 freebetprisão pela mortekilat77 freebetum homem acusadokilat77 freebetligação com tráficokilat77 freebetdrogaskilat77 freebetManaus,kilat77 freebetjaneirokilat77 freebet2007. O corpo assassinado chegou a ser exibido no programa Canal Livre. Ele também foi condenado por associação para o tráfico e porte ilegalkilat77 freebetarmakilat77 freebetuso restrito. Hoje, ele cumpre as penaskilat77 freebetregime aberto.

Cena da série

Crédito, Divulgação/Netflix

Legenda da foto, Wallace era ex-policial civil, expulso da corporação por suspeitakilat77 freebetdesviokilat77 freebetgasolina - acusação que negava

O primogênito nega todos os crimes. "Não é fácil ser acusado do que não cometemos. Hoje, sigo trabalhando e confiante que a verdade prevalecerá e provarei minha inocência. O bem mais precioso que temos é a nossa liberdade e a privação da mesma é terrível e dolorosa", diz à BBC News Brasil. "Foi devastador, porém seguimos firmeskilat77 freebetbuscakilat77 freebetjustiça. Meu pai não foi chefekilat77 freebetuma organização criminosa e ainda iremos provar isso na Justiça, na qual confio e sei que a verdade hákilat77 freebetprevalecer."

Neste mês, a juíza Rosália Guimarães Sarmento, da Vara Especializadakilat77 freebetCrimeskilat77 freebetUso e Tráficokilat77 freebetEntorpecenteskilat77 freebetManaus, condenou os irmãos Fausto e Carlos Souza a 15 anoskilat77 freebetprisão pelo crimekilat77 freebetassociação para o tráficokilat77 freebetdrogas. Policiais militares e ex-policiais também foram condenados. Todos negam os crimes. Eles permanecemkilat77 freebetliberdade, enquanto aguardam o caso ser analisado por instâncias superiores.

Caso ainda divide opiniões

O diretor da docussérie da Netflix comenta que a produção aborda as duas versões da históriakilat77 freebetWallace. "Na época do caso, a família sentiu que a imprensa focou bastante na força-tarefa, mas nunca deram a chance para que os parentes contassem seu lado da história. Por isso, durante a série, o público é convidado a ouvir e ver os dois lados", diz Bogado.

A famíliakilat77 freebetWallace afirma que ele é inocente e ainda acredita que conseguirá provar que ele não cometeu nenhum crime. Pessoas próximas ao ex-deputado estadual cogitam a possibilidadekilat77 freebeta Justiça ter sido induzida ao erro.

"Esses crimes não me descem até hoje, pela minha amizade com o Wallace e pelo tanto que participei do programa", conta Victor Hugo Magalhães, que trabalhou 12 anos no programa. "Nunca vi, nunca presenciei. Seria muito difícil trabalhar por tanto tempo, ser amigo e nunca saberkilat77 freebetnada. Eu acho que foi tudo uma farsa, uma questão política da época, porque tinham problemas com alguns poderosos. Na minha opinião, foi tudo farsa política", declara .

Para a Justiçakilat77 freebetManaus, porém, está clara a participaçãokilat77 freebetWallace nos crimes dos quais ele é acusado. "No meio jurídico não existem dúvidas sobre akilat77 freebetculpabilidade. Mas na periferia da cidade ainda tem gente que acredita que ele é inocente", diz a juíza Mirza Telma Cunha, uma das responsáveis por conduzir o caso, anos atrás.

"A alegação desses políticos, seja no caso Wallace ou na [Operação] Lava Jato, é sempre dizer que é perseguição. Mas, para mim, isso é normal. É meiokilat77 freebetdefesa. Posso dizer que, como juiz, julgueikilat77 freebetacordo com as provas que estavam nos processos", declara o juiz Mauro Moraes Antony, que também cuidoukilat77 freebetparte dos processos.

Línea

kilat77 freebet Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube kilat77 freebet ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoskilat77 freebetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticakilat77 freebetusokilat77 freebetcookies e os termoskilat77 freebetprivacidade do Google YouTube anteskilat77 freebetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquekilat77 freebet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdokilat77 freebetterceiros pode conter publicidade

Finalkilat77 freebetYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoskilat77 freebetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticakilat77 freebetusokilat77 freebetcookies e os termoskilat77 freebetprivacidade do Google YouTube anteskilat77 freebetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquekilat77 freebet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdokilat77 freebetterceiros pode conter publicidade

Finalkilat77 freebetYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimoskilat77 freebetautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticakilat77 freebetusokilat77 freebetcookies e os termoskilat77 freebetprivacidade do Google YouTube anteskilat77 freebetconcordar. Para acessar o conteúdo cliquekilat77 freebet"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdokilat77 freebetterceiros pode conter publicidade

Finalkilat77 freebetYouTube post, 3