Com próxima Copa do Mundo no Catar, qual a influência do calor sobre o desempenho dos jogadores?:quina e lotofácil

Crédito, Handout

Legenda da foto, Pouco se sabe sobre como é o futebol no Catar, mas quase todo mundo sabe que faz muito calor por lá. Como as temperaturas elevadas podem afetar o desempenho dos jogadores na Copaquina e lotofácil2022?

Os parâmetros do WBGT foram medidosquina e lotofáciltodos os 64 jogos da Copaquina e lotofácil2014. Para obter os dados, o aparelho foi levado até o centro do campo uma hora antes do início da partida e elevado a uma alturaquina e lotofácil2,5 metros acima do solo. O estresse ambiental foi estimado (baixo, moderado e alto) para cada um deles. Vários índicesquina e lotofácildesempenho físico e técnico foram registrados durante cada confronto (médiaquina e lotofácilambas as equipes).

Segundo o pesquisador Paulo Roberto Pereira Santiago, da Escolaquina e lotofácilEducação Física e Esportequina e lotofácilRibeirão Preto (EEFERP), da Universidadequina e lotofácilSão Paulo (USP), vários fatores justificam o estudo feito durante a Copa do Brasil. "O nosso país apresenta características bem interessantes, pois o torneio foi disputadoquina e lotofácilregiões com temperaturas e umidade muito diferentes", explica.

Crédito, -

Legenda da foto, Por causa das temperaturas elevadas, a Copa não vai serquina e lotofáciljulho (verão no Catar), mas sim no final do ano, para aproveitar o inverno

É provável que o resultado da pesquisa tenha ajudado a influenciar a Fifa a fazer mudanças nos meses e horários da Copa do Catar. "Ela será disputadaquina e lotofácilnovembro e dezembro, o que nunca aconteceu antes, e provavelmente os jogos serão realizadas mais tarde no dia", diz Santiago, que analisou o estudoquina e lotofácildetalhes.

Ele explica que as 64 partidas que ocorreram durante o evento no Brasil foram classificadas pelo WBGTquina e lotofáciltrês tipos ou, mais precisamente,quina e lotofáciltrês níveisquina e lotofácilestresse térmico que os atletas tiveramquina e lotofácilenfrentar devido à temperatura. "Ao todo, foram disputados 28quina e lotofácilbaixo, 20,quina e lotofácilmoderado e 16,quina e lotofácilalto", diz. "O estudo não encontrou diferençasquina e lotofáciltempoquina e lotofáciljogo, nemquina e lotofácildistância percorrida, númeroquina e lotofácilgols equina e lotofácilcartões. Houve, no entanto variação nos númerosquina e lotofácilsprints e na distância e no tempoquina e lotofácilpermanência nessas faixasquina e lotofácilalta velocidade."

Segundo Santiago, o Colégio Americanoquina e lotofácilMedicina Esportiva (ACSM) considera WBGT entre 17 e 22ºC como sem restrição para o esporte, entre 22 e 28ºC comoquina e lotofácilbaixo risco,quina e lotofácil28 a 30ºCquina e lotofácilalto,quina e lotofácil31 a 32ºCquina e lotofácilaltíssimo e acima dos 32ºC proibido para realizar atividades esportivas intensas (play stop). Os dados do trabalho publicado British Journal of Sports Medicine mostram que na Copaquina e lotofácil2014 uma partida foi disputadaquina e lotofácil"play stop", outraquina e lotofácil"muito alto risco", 41quina e lotofácil"baixo risco" e 21quina e lotofácilirrestrito.

O que é interessante, para Santiago, é que alguns outros trabalhos mostram que treinarquina e lotofácilaltas temperaturas trás riscos, mas promove adaptações positivas para melhorar o desempenho posteriormente. É parecido com o que ocorre ao se treinarquina e lotofácilalta altitude e depois competir ao nível do mar.

"No caso da altitude menor, a quantidadequina e lotofáciloxigênio faz aumentar o númeroquina e lotofácilhemácias que o transportam pelo corpo", explica. "Já o calor promove maior fluxo sanguíneo e esse estresse térmico ajuda a preparar os atletas para os jogos que serão realizadosquina e lotofácilcondições extremas."

Crédito, ROBERT GHEMENT

Legenda da foto, Pesquisa mostra quequina e lotofácilcondiçõesquina e lotofácilcalor ambiental, os jogadores poupam energia reduzindo sprints e acabam melhorando a taxaquina e lotofácilpasses certos

No trabalho publicado no British Journal of Sports Medicine os dados registrados na Copa do Brasil estão mais detalhados. O númeroquina e lotofácilsprints e a distância percorridaquina e lotofácilalta intensidade, por exemplo, foram significativamente afetados pelo estresse ambiental. O dos primeiros, quando o jogo foi disputado na categoriaquina e lotofácilalto estresse, foiquina e lotofácil0,36 por minuto por jogador, o que foi menor que o realizadoquina e lotofácilmoderado (0,40) ou baixo (0,41).

A distância percorridaquina e lotofácilalta intensidade, porquina e lotofácilvez, foi menor na categoria alto estresse (24,8 metros por minuto por jogador) do que na baixo (26,9). No caso do númeroquina e lotofácilpasses, ele não foi diferente entre os jogos disputados sob baixo estresse térmico (10,80 por minuto), moderado (11,4) e alto (11,3).

Crédito, Divulgação

Legenda da foto, Termômetro especial mediu, no centro dos campos da Copa 2014, índicequina e lotofácilestresse térmico, que é o calor sentido quando a umidade é combinada com a temperatura, movimento do ar e aquecimento pela radiação solar

Diante desses dados, os autores do trabalho concluíram que, "com o estresse do calor ambiental, os jogadores reduziramquina e lotofácilatividadequina e lotofácilalta intensidade e o númeroquina e lotofácilsprints". Ao mesmo tempo, mantiveram a velocidade máximaquina e lotofácilcorrida e melhoraram a taxaquina e lotofácilpasses certos.

Segundo os pesquisadores, "essas descobertas sugerem que os atletasquina e lotofácilnível superior ajustam seu padrãoquina e lotofácilatividade durante as partidasquina e lotofácilum ambiente quente e úmido (ou seja, menor intensidade e mais passes bem-sucedidos) para preservar as características globaisquina e lotofáciljogo, como distância total percorrida, velocidade máximaquina e lotofácilcorrida e gols marcados".

Santiago explica que, como os jogadores se poupam mais nas atividadesquina e lotofácilalta intensidade, reduzindo sprints e tempoquina e lotofácilpermanência nessa corrida, conseguem realizar ações técnicas, como passes certos,quina e lotofácilforma mais eficiente.

"Contudo, é bom lembrar que isso vale para um esforçoquina e lotofácilduração dos 90 minutos equina e lotofácilWBGT alto", diz. "Em condições extremas, isso provavelmente não ocorre. Por isso, a preocupação com a Copa do Mundoquina e lotofácil2022 no Catar. Nesse caso, se a Copa fosse nos mesesquina e lotofácilcostume (junho/julho), os valores extremosquina e lotofácilWBGT seriam atingidos certamente, o que iria prejudicar os jogadoresquina e lotofáciltodos aspectos."

Nos mesesquina e lotofácilnovembro e dezembro, a temperatura no Catar varia entre 20°C e 30°C. Assim, espera-se que, durante o torneio, os termômetros não cheguem a porquina e lotofácilrisco o desempenho dos jogadores.