Nós atualizamos nossa Políticaqual o melhor jogo para jogar no betanoPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosqual o melhor jogo para jogar no betanonossa Políticaqual o melhor jogo para jogar no betanoPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Brasileiros desenvolvem curativo à basequal o melhor jogo para jogar no betanoabacaxi que facilita cicatrização:qual o melhor jogo para jogar no betano
A celulose é o biopolímero mais abundante da natureza, produzido principalmente por plantas. Mas também há alguns microorganismos, como a bactéria Gluconacetobacter xylinus, capazesqual o melhor jogo para jogar no betanosintetizá-la.
"Essa bactéria é uma biofábrica", explica a pesquisadora Angela Faustino Jozala, do Laboratórioqual o melhor jogo para jogar no betanoMicrobiologia Industrial e Processos Fermentativos da Uniso, outra autora do artigo. "Ela produz a celulose como se tricotasse polímerosqual o melhor jogo para jogar no betanoglicose (açúcar). Como o produto é tecidoqual o melhor jogo para jogar no betanonanoestruturas (um nanômetro equivale a um milionésimoqual o melhor jogo para jogar no betanomilímetro ou um bilionésimoqual o melhor jogo para jogar no betanometro) o chamamosqual o melhor jogo para jogar no betanonanocelulose."
Em termos mais técnicos, Jozala explica que a "celulose bacteriana é um polímero linearqual o melhor jogo para jogar no betanoglicose, altamente cristalino, sintetizado extracelularmente pela bactéria Gluconacetobacter xylinus na formaqual o melhor jogo para jogar no betanonanofibras. Como ela é produzida livrequal o melhor jogo para jogar no betanooutros polímeros (como hemicelulose e lignina), pode ser considerada um material biocompatível".
Por isso já vem sendo utilizadaqual o melhor jogo para jogar no betanodiversas aplicações médicas, como, por exemplo,qual o melhor jogo para jogar no betanoenxertos e substitutos temporáriosqual o melhor jogo para jogar no betanopele ou curativos no tratamentoqual o melhor jogo para jogar no betanolesões.
Unir esforços
As duas equipes conheciam o trabalho uma da outra e resolveram unir esforços para produzir o novo curativo. "Como a nanocelulose bacteriana já vem sendo aplicada como produto cicatrizante, nós tivemos a ideiaqual o melhor jogo para jogar no betanoassociar a ela uma proteína com propriedades anti-inflamatória e antimicrobiana", conta Jozala.
"Escolhemos a bromelina porque já conhecíamos suas características e porque a indústriaqual o melhor jogo para jogar no betanoalimentos, quando produz a polpaqual o melhor jogo para jogar no betanoabacaxi, joga a casca e o talo da fruta fora. É fonte barataqual o melhor jogo para jogar no betanoobtê-la. Aproveitamos que a equipe da Unicamp já a vinha extraindo desses resíduos para trabalharqual o melhor jogo para jogar no betanoconjunto."
A pesquisadora Priscila Gava Mazzola, da Unicamp, orientadoraqual o melhor jogo para jogar no betanoAtaide e outra autora do artigo, diz que a extração da bromelinaqual o melhor jogo para jogar no betanoresíduosqual o melhor jogo para jogar no betanoabacaxi diminui o impacto ambiental da industrialização da fruta e gera um produtoqual o melhor jogo para jogar no betanoalto valor agregado. Além disso, ela destaca outro pontos importantes do trabalho.
"As biomembranasqual o melhor jogo para jogar no betanonanocelulose são promissoras na entregaqual o melhor jogo para jogar no betanoprincípios ativos", diz. "Suas características interessantes para o desenvolvimentoqual o melhor jogo para jogar no betanoum produto farmacêutico ou cosmético foram alinhadas com as da bromelina. O curativo final tem potencial uso para auxiliar os processosqual o melhor jogo para jogar no betanocicatrização."
Ataide, porqual o melhor jogo para jogar no betanovez, conta que há alguns anos a bromelina tem sido objetoqual o melhor jogo para jogar no betanopesquisa na Unicamp. "Passamos da extração dessa biomolécula a partirqual o melhor jogo para jogar no betanoresíduos do abacaxi para o estudoqual o melhor jogo para jogar no betanosua aplicaçãoqual o melhor jogo para jogar no betanoprodutos farmacêuticos e cosméticos para via tópica", explica.
"Nesse cenário, surgiu a ideiaqual o melhor jogo para jogar no betanoinseri-la na nanocelulose bacteriana, que se mostrou como o sistema mais promissor paraqual o melhor jogo para jogar no betanoveiculação. Hoje, temos pesquisado o aumento da estabilidade da proteína com o usoqual o melhor jogo para jogar no betanonanopartículasqual o melhor jogo para jogar no betanoquitosana (substância encontrada no exoesqueletoqual o melhor jogo para jogar no betanocrustáceos, que tem propriedades cicatrizantes)."
Os primeiros testesqual o melhor jogo para jogar no betanolaboratório foram feitos para verificar se a bromelina criavaqual o melhor jogo para jogar no betanofato uma barreira antimicrobiana. "Ferimentos não cuidados são uma porta aberta para micro-organismos, o que pode levar a infecções graves", diz Jozala. "Por isso, necessitamqual o melhor jogo para jogar no betanoum bom curativo, que ajude na cicatrização e evite contaminação. Além disso, deve ser capaz aindaqual o melhor jogo para jogar no betanopropiciar atividade antioxidante, para diminuir o processo inflamatórioqual o melhor jogo para jogar no betanocélulas mortas e pus."
A proteína do abacaxi se mostrou capazqual o melhor jogo para jogar no betanopreencher esses requisitos.
Fasequal o melhor jogo para jogar no betanotestes
Para realizar os testes, as membranasqual o melhor jogo para jogar no betanonanocelulose bacteriana foram mergulhadas por 24 horasqual o melhor jogo para jogar no betanouma soluçãoqual o melhor jogo para jogar no betanobromelina. Os pesquisadores observaram que, 30 minutos após ela ser incorporada à celulose, houve maior liberação e aumentoqual o melhor jogo para jogar no betanonove vezes na atividade antimicrobiana da membrana.
"Ou seja, foi criada uma barreira seletiva, que potencializou a atividade proteica e outras ações importantes para a cicatrização, como o aumentoqual o melhor jogo para jogar no betanoantioxidantes e da vascularização", conta Jozala.
De acordo com ela, o novo curativo já passou a pela primeira fasequal o melhor jogo para jogar no betanodesenvolvimentoqual o melhor jogo para jogar no betanoum medicamento, que é feitoqual o melhor jogo para jogar no betanolaboratório, para verificar se tem o efeito desejado e não é tóxico.
Agora, virá a fase dois, que são os testes com animais. Os trabalhos estão sendo feitos no novo laboratório da Uniso. Além do curativo, as novas instalações servirão para testes, produção e purificaçãoqual o melhor jogo para jogar no betanobiomoléculasqual o melhor jogo para jogar no betanointeressequal o melhor jogo para jogar no betanodiversos segmentos industriais (biotecnológico, ambiental, alimentício, farmacêutico).
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível