Luajogo de pênalti blazeSaturno 'tem potencialjogo de pênalti blazeabrigar vida', diz Nasa:jogo de pênalti blaze
"Temos basrtante certezajogo de pênalti blazeque o oceano internojogo de pênalti blazeEnceladus é habitável e precisamos voltar para investigar mais", disse à BBC o pesquisador Hunter Waite, do Institutojogo de pênalti blazePesquisas do Sudoestejogo de pênalti blazeSan Antonio, no Texas, um dos responsáveis pela Cassini.
"Mesmo que não haja vida lá, por que não ir? E, se houver, tanto melhor. Mas queremos fazer estas perguntas porque, devido às condições do local, não ter vida seria quase tão interessante quanto ter."
Respiradouro
Os cientistas acreditam que o oceano subterrâneojogo de pênalti blazeEnceladus fica sob uma camadajogo de pênalti blazegelo e tem muitos quilômetrosjogo de pênalti blazeprofundidade. A água seria mantidajogo de pênalti blazeestado líquido pelo calor gerado pela pressão gravitacional constante que a lua recebejogo de pênalti blazeSaturno.
Uma das principais missões da Cassini será tentar detectar moléculasjogo de pênalti blazehidrogênio. Isso seria um sinal da existênciajogo de pênalti blazerespiradouros quentes no fundo do oceano gelado. Isso seria outro fator que poderia contribuir para a existênciajogo de pênalti blazevida.
Tais respiradouros existem na Terra e fornecem energia e nutrientes para ecossistemas marinhosjogo de pênalti blazealta profundidade. Nesses sistemas, a água é puxada para o leito rochoso, aquecida e saturada com minerais antesjogo de pênalti blazeser expelida.
Análises anteriores da Cassini já haviam identificado a presençajogo de pênalti blazesais e compostos orgânicos nos jatosjogo de pênalti blazeágua. Indicadores da existênciajogo de pênalti blazerespiradouros seriam as partículasjogo de pênalti blazesílica e metano.
Mas o que os cientistas realmente queriam saber era se um processo específico que ocorre na Terra também estaria ocorrendojogo de pênalti blazeEnceladus - a serpentinização.
Nas cadeias montanhosasjogo de pênalti blazemeio aos oceanos do nosso planeta, a água salgada passa por rochas quentes que são ricasjogo de pênalti blazeferro e magnésio, reagindo com elas. Os minerais nas rochas incorporam moléculasjogo de pênalti blazeágua emjogo de pênalti blazeestrutura e, assim, liberam hidrogênio - que pode ser usado por alguns micróbios como fontejogo de pênalti blazeenergia para seu metabolismo.
Agora, a Cassini confirmou definitivamente que há hidrogênio na plumajogo de pênalti blazevapor d'água ejetadajogo de pênalti blazeEnceladus.
"Se você fosse um micro-organismo, hidrogênio seria como doce -jogo de pênalti blazecomida favorita", explica Christopher McKay, astrobiólogo da Nasa.
"Ele é muito bomjogo de pênalti blazetermosjogo de pênalti blazeenergia e consegue sustentar muito bem os micro-organismos. Encontrar hidrogênio é uma ótima notícia - é a cereja do bolo no argumentojogo de pênalti blazeque há potencial para a vida."
O micróbios descritos por McKay são chamadosjogo de pênalti blazemetanógenos, porque produzem metano através da reação do hidrogênio com o dióxidojogo de pênalti blazecarbono.
Facilidade
A Nasa planejava fazer o anúncio sobre a confirmação da existênciajogo de pênalti blazehidrogênio dois meses depois do último rasante da Cassini pelos jatosjogo de pênalti blazevapor d'água,jogo de pênalti blazeoutubrojogo de pênalti blaze2015. Mas a agência decidiu segurar a informação.
Uma das preocupações era que o espectrômetro presente na sonda produzisse hidrogênio molecular sozinho, caso a água entrasse no instrumentojogo de pênalti blazeuma maneira específica.
A equipejogo de pênalti blazeHunter Waite passou um ano analisando os dados para certificar-sejogo de pênalti blazeque o hidrogêniojogo de pênalti blazefato vinha do vapor d'águajogo de pênalti blazeEnceladus.
A missão da Cassini está chegando ao fim. Depoisjogo de pênalti blazepassar 12 anos circulando Saturno, a sonda está com pouco combustível e deve ser deixada na atmosfera do planetajogo de pênalti blazesetembro - para garantir que ela não colidirá com Enceladus no futuro.
Apesarjogo de pênalti blazeeficientes, os instrumentos da Cassini não foram criados para detectar vida diretamente na luajogo de pênalti blazeSaturno. Para isso, seria necessário um novo tipojogo de pênalti blazeespectrômetro. A agência pretende enviá-losjogo de pênalti blaze2026.
Nasa já aprovou uma missão para a Europa, a lua oceânicajogo de pênalti blazeJúpiter - onde o processojogo de pênalti blazeserpertinização provavelmente acontece.
Mas a camadajogo de pênalti blazegelojogo de pênalti blazeEuropa é mais grossa e é possível que uma pequena quantidadejogo de pênalti blazeágua consiga escapar para ser recolhida por uma sonda.
O apelojogo de pênalti blazeEnceladus é a facilidade com quejogo de pênalti blazesuperfície consegue ser estudada, já que uma redejogo de pênalti blazegêisers ejeta vapor d´água para o espaço.
A sonda só precisa voarjogo de pênalti blazemeio a estes jatos para colher material.
"Para ter vida, precisa-sejogo de pênalti blazeágua líquida,jogo de pênalti blazemateriais orgânicos e dos elementos carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, fósforo e enxofre. Ainda não medimos os índicesjogo de pênalti blazefósforo e enxofrejogo de pênalti blazeEnceladus, mas é preciso ter alguma fontejogo de pênalti blazeenergia metabólica, e os resultados encontrados por Cassini são muito importantes", diz Waite.
O estudo dos cientistas da Nasa foi publicado na revista científica Science.