Nós atualizamos nossa Políticaaposta ganha afiliadoPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosaposta ganha afiliadonossa Políticaaposta ganha afiliadoPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Continente desaparecido há 200 milhõesaposta ganha afiliadoanos é encontrado debaixo do Oceano Índico:aposta ganha afiliado
aposta ganha afiliado Sob as águas das Ilhas Maurício, no Oceano Índico, se escondem fragmentosaposta ganha afiliadoum continente que desapareceu há 200 milhõesaposta ganha afiliadoanos. É o que afirma uma equipeaposta ganha afiliadopesquisadores da Universidadeaposta ganha afiliadoWitwatersrand, na África do Sul.
De acordo com a pesquisa, publicada na revista Nature Communication, os fragmentos se desprenderam do supercontinente Gondwana, quando este se desintegrou para formar África, Índia, Austrália, América do Sul e Antártida.
A descoberta foi feita a partiraposta ganha afiliadoum mineral chamado zircão,aposta ganha afiliado3 bilhõesaposta ganha afiliadoanos, encontrado na superfície da ilha Maurício, a maior do país, localizado no sul do Oceano Índico, à lesteaposta ganha afiliadoMadagascar. A revelação surpreendeu os geólogos, já que Maurício é uma ilha vulcânica jovem, que não tem maisaposta ganha afiliado9 milhõesaposta ganha afiliadoanos.
Fragmentação complexa
Acredita-se que os fragmentos encontrados no oceano, batizados coletivamenteaposta ganha afiliadoMauritia, são pedaços da crosta terrestre que mais tarde foi cobertaaposta ganha afiliadolavaaposta ganha afiliadoerupções vulcânicas da ilha.
"O fatoaposta ganha afiliadotermos encontrado zircões desta idade mostra que nas Ilhas Maurício existem materiais da crosta terrestre muito mais antigos que só poderiam ser origináriosaposta ganha afiliadoum continente", diz Lewis Anshwal, principal autor da pesquisa.
A ruptura do Gondwana não foi um processo simples no qual o supercontinente se dividiuaposta ganha afiliadodois, mas uma fragmentação complexa que deixou pedaçosaposta ganha afiliadocrosta terrestreaposta ganha afiliadotamanhos diferentes "à deriva na bacia do Oceano Índicoaposta ganha afiliadoevolução".
Não houve contaminação
Não é a primeira vez, no entanto, que zircões desta idade são encontrados nas Ilhas Maurício.
Um estudoaposta ganha afiliado2013 encontrou vestígios do mineral na ilha, mas recebeu inúmeras críticas, indicando que o material poderia ter aparecido ali por outros motivos - pelo vento ou contaminação, por exemplo.
Mas, depoisaposta ganha afiliadouma análise cuidadosa para evitar a contaminação cruzada com outros minerais, Ashwal concluiu que os zircões "não poderiam ter sido introduzidos nas rochas pelo vento ou pelas ondas do mar, nem poderiam ter sido transportados por aves, rodasaposta ganha afiliadocarros ou sapatos".
Para o pesquisador, as rochas só poderiam ter se originado a partiraposta ganha afiliadouma erupção vulcânica.
A descoberta lança nova luz sobre os mecanismos a que estão submetidas as placas tectônicas.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível