Cientistas desenvolvem tratamento para proteger fetos da zika:esporte da sorte esporte da sorte

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Vírus zika é causadoresporte da sorte esporte da sortemicrocefaliaesporte da sorte esporte da sorterecém nascidos.

esporte da sorte esporte da sorte Uma terapia que tem o potencialesporte da sorte esporte da sorteproteger bebês no úteroesporte da sorte esporte da sortemulheres infectadas pelo vírus Zika estáesporte da sorte esporte da sortedesenvolvimento por cientistas americanos.

Até agora, o tratamento foi testado apenasesporte da sorte esporte da sorteratosesporte da sorte esporte da sortelaboratório, conforme revelou a revista científica Nature.

No entanto, os cientistas afirmam que a técnica pode eventualmente levar a uma terapia disponível para mulheres grávidas que venham a contrair o vírus Zika, causadoresporte da sorte esporte da sortemicrocefaliaesporte da sorte esporte da sorterecém-nascidos.

A terapia utiliza anticorposesporte da sorte esporte da sortecélulas sanguíneasesporte da sorte esporte da sorteindivíduos que já combateram o Zika.

Nos ratosesporte da sorte esporte da sortelaboratório, o tratamento diminuiuesporte da sorte esporte da sorteforma substancial a quantidadeesporte da sorte esporte da sortevírusesporte da sorte esporte da sortecirculação no sangue materno.

Consequentemente, a placenta foi menos afetada e os ratinhos nasceram muito maiores do que os filhotes das mães que não haviam recebido o tratamento.

Os pesquisadores ressaltaram que ainda serão necessários anosesporte da sorte esporte da sortetestes para se ter certezaesporte da sorte esporte da sorteque o tratamento será seguro e efetivo para ser implementadoesporte da sorte esporte da sortemulheres grávidas.

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Cientistas também tentam desenvolver vacina contra a doença

No meio tempo, cientistas também concentram esforços para o desenvolvimentoesporte da sorte esporte da sorteuma vacina que poderia evitar que o vírus se prolifere.

"Até se nós tivermos um dia uma vacina contra o Zika, ainda assim algumas pessoas serão infectadas," afirmou a professora Laura Rodrigues, da London School of Hygiene and Tropical Medicine.

"Para essas pessoas, um tratamento como esse, com a utilizaçãoesporte da sorte esporte da sorteanticorpos, seria útil", explicou a especialista.

O Zika no Brasil

Surtos do vírus Zika foram registrados no continente americano e, mais recentemente, no Sudeste Asiático.

No Brasil, o último boletim divulgado pelo Ministério da Saúde registrou 200.465 casos prováveisesporte da sorte esporte da sortefebre pelo vírus Zika entre janeiro e setembroesporte da sorte esporte da sorte2016, tendo sido confirmados 109.596 casos.

Os Estadosesporte da sorte esporte da sorteMato Grosso, Rioesporte da sorte esporte da sorteJaneiro e Bahia foram aqueles com maior incidênciaesporte da sorte esporte da sorteinfecções pelo vírus.

Entre gestantes, o númeroesporte da sorte esporte da sortecasos prováveis registrados no Brasil foiesporte da sorte esporte da sorte16.473, sendo 9.507 confirmados.

No total, 9.862 casosesporte da sorte esporte da sortemicrocefalia foram notificados até outubro, sendo 2.063 confirmados.