Cientistas descobrem indícioscomo fazer o saque do pixbetjatoscomo fazer o saque do pixbetáguacomo fazer o saque do pixbetluacomo fazer o saque do pixbetJúpiter:como fazer o saque do pixbet

Crédito, NASA

Legenda da foto, O satélitecomo fazer o saque do pixbetJúpiter é um dos principais alvos dos cientistas na busca por vida extraterrestre no Sistema Solar

Seria possível tentar capturar uma amostra do material lançado e trazê-lacomo fazer o saque do pixbetvolta para a Terra para um teste biológico mais detalhada.

A outra alternativa - tentar aterrissarcomo fazer o saque do pixbetEuropa e perfurar possivelmente dezenascomo fazer o saque do pixbetquilômetroscomo fazer o saque do pixbetgelo para examinar a água - seria muito difícil.

O telescópio Hubble identificou os jatoscomo fazer o saque do pixbetágua recentemente ao estudar o satélite quando passavacomo fazer o saque do pixbetfrente a Júpiter.

Na ocasião, examinou comprimentoscomo fazer o saque do pixbetonda ultravioleta para ver se a luz do planeta gigante estava,como fazer o saque do pixbetalguma forma, sendo absorvida por material emanando da superfície da lua.

O Hubble examinou a mesma cena dez vezes e,como fazer o saque do pixbettrês destas ocasiões, viu o que pareciam ser "dedos escuros" estendendo-se para foracomo fazer o saque do pixbetEuropa.

Crédito, NASA/ESA/W. Sparks (STScI)/USGS

Legenda da foto, Iustração da Nasa mostra os supostos jatoscomo fazer o saque do pixbetáguacomo fazer o saque do pixbeterupção; cientistas ainda não sabem por que eles acontecem

Cautela

O astrônomo que lidera o estudo, William Sparks, diz que não conhece outro fenômeno natural que possa produzir tais imagens a não ser jatoscomo fazer o saque do pixbetágua.

"Não sabemoscomo fazer o saque do pixbetnenhum artefato que possa causar essas características, elas são significativas estatisticamente. Mas continuamos cautelosos, porque estamos trabalhando com comprimentoscomo fazer o saque do pixbetonda difíceis para o Hubble", disse Sparks à imprensa.

"Não podemos afirmar ter provado a existência dos jatos, mas, sim, ter encontrado provascomo fazer o saque do pixbetque essa atividade pode existir."

No entanto, a localização dos supostos jatos é bastante semelhante à região onde o Hubble detectou um excessocomo fazer o saque do pixbetoxigênio ecomo fazer o saque do pixbethidrogênio - os componentes da água - no início da década.

Segundo a cientista sêniorcomo fazer o saque do pixbetprojetos do Hubble, Jennifer Wiseman, isso torna o caso mais intrigante.

"Aquela observação usou espectroscopia, então realmente foi possível discernir evidênciascomo fazer o saque do pixbetmoléculascomo fazer o saque do pixbetágua dissociadas", afirmou.

"Agora, a equipecomo fazer o saque do pixbetSparks descobriu evidências visuaiscomo fazer o saque do pixbetjatos. São abordagens diferentes que se complementam e parecem ser provas independentes da existência jatoscomo fazer o saque do pixbetágua ativoscomo fazer o saque do pixbetEuropa."

Os cientistas acreditam que os jatos chegam a alcançar centenascomo fazer o saque do pixbetquilômetroscomo fazer o saque do pixbetaltura antescomo fazer o saque do pixbetcaíremcomo fazer o saque do pixbetvolta. O cálculo, baseado na observação feita pelo Hubblecomo fazer o saque do pixbet2013, estimou que um volumecomo fazer o saque do pixbetágua equivalente a uma piscina olímpica estaria sendo atirado no espaço a cada oito minutos.

Mas está claro que qualquer atividade é esporádica, e os pesquisadores ainda precisam entender por que isso acontece.

Crédito, NASA

Legenda da foto, Padrões intrincados podem ser vistos na superfície da lua gelada

Planos

Jatoscomo fazer o saque do pixbetágua já foram vistoscomo fazer o saque do pixbetpertocomo fazer o saque do pixbetEnceladus, uma lua geladacomo fazer o saque do pixbetSaturno - emanamcomo fazer o saque do pixbetuma sériecomo fazer o saque do pixbetfissuras no polo sul do satélite.

A espaçonave Cassini, atualmente na órbitacomo fazer o saque do pixbetSaturno, chegou a atravessar as emissões para "provar" um poucocomo fazer o saque do pixbetsua composição química. Mas os instrumentos da sonda não eram capazescomo fazer o saque do pixbetdetectar a presença ou a atividadecomo fazer o saque do pixbetmicróbios - isso requereria uma missão dedicada a essa tarefa.

A Nasa, agência espacial americana, acabacomo fazer o saque do pixbetenviar um satélite chamado Juno para Júpiter, mas este também não tem equipamentos capazescomo fazer o saque do pixbetdetectar vida. De qualquer forma, ele não deve passar pertocomo fazer o saque do pixbetEuropa durantecomo fazer o saque do pixbetmissão.

No entanto, tanto a Nasa quanto a ESA, a agência espacial europeia, planejam missões futuras que sobrevoarão Europa repetidamente. Os indícioscomo fazer o saque do pixbetque o satélite teria jatoscomo fazer o saque do pixbetágua certamente serão consideradas nestes planos.