A polêmica modaaldemir pokercheirar chocolate, que ganha adeptos na Europa:aldemir poker

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto, O chocolate já não é consumido apenas pela boca: alguns preferem cheirá-lo

aldemir poker Morder um chocolate é capazaldemir pokerlevantar o ânimoaldemir pokermuita gente. Uma nova moda na Europa, no entanto, subverte essa ideia: alguns estão optando por aspirar o alimentoaldemir pokervezaldemir pokerdevorá-lo.

O póaldemir pokercacau se transformoualdemir pokeruma alternativa que muitos dizem ser "saudável" para quem deseja ir para a balada sem tomar drogas.

O uso vem aumentandoaldemir pokereventos alternativos europeus,aldemir pokermeio a preocupações sobre possíveis efeitos tóxicos.

Origem

A moda nasceualdemir pokeruma ideiaaldemir pokerum dos principais chocolatiers do mundo, o belga Dominique Persoone.

Em 2007, ele criou um dispositivo para cheirar chocolatealdemir pokerpó, da mesma forma que drogas como cocaína são aspiradas.

A empresaaldemir pokerPersoone, a Chocolate Line, afirma já ter vendido 25 mil unidades do dispositivo.

Cada "máquinaaldemir pokercheirar chocolate" vem com uma mistura para o consumidor aspirar. Persoone afirma que só conseguiu chegar à mistura certa após várias tentativas.

Crédito, The Chocolate Line

Legenda da foto, Dominique Persoone inventou um dispositivo para cheirar o cacaualdemir pokeruma mistura 'gourmet'

O chocolatier começou provando o cacau puro, mas percebeu que não era suficientemente forte. Então misturou o póaldemir pokercacau com pimenta malagueta, mas a mistura era dolorosa demais para se aspirar.

Finalmente ele conseguiu chegar ao que considerou a "mistura ideal": póaldemir pokercacau com hortelã e gengibre, colocadoaldemir pokerum dispositivo com uma espéciealdemir poker"lançador"aldemir pokerformatoaldemir pokercolher que, acionado, dispara o pó para a narina.

"O hortelã e o gengibre ativam seu nariz. Daí o sabor deles diminui e o chocolate fica no cérebro", costuma dizer Persoone.

aldemir poker Euforia aldemir poker e efeitos colaterais

O cacau provoca uma injeçãoaldemir pokerendorfinas no sistema circulatório, o que pode resultaraldemir pokereuforia.

Também tem doses altasaldemir pokermagnésio, o que relaxa os músculos, ealdemir pokerflavonoides, que melhoram a circulação e a função cognitiva, segundo estudo publicado pela Revista Americanaaldemir pokerNutrição Clínica.

Outro estudo,aldemir pokerabrilaldemir poker2016, sugere que o chocolate amargo melhora o rendimento durante o exercício por deixar as pessoas mais rápidas e eficazes na realizaçãoaldemir pokeruma tarefa física.

No entanto, fica a dúvida: é perigoso aspirar o cacau? A pergunta ainda é difícilaldemir pokerser respondida, já que não há registrosaldemir pokerrisco ou vícioaldemir pokerpóaldemir pokercacau.

"Os efeitosaldemir pokercheirar chocolate não foram estudados", disse Andrés Herane, médico psiquiatra que pesquisa depressão e estresse no King's Collegealdemir pokerLondres.

Mas isso não quer dizer que o póaldemir pokercacau seja totalmente inofensivo.

"O chocolate tem muitas propriedades que o transformamaldemir pokeruma substância viciante e, obviamente, tem um efeito no cérebro", acrescentou Herane.

O médico afirma que há pesquisadores, inclusive ele, que acreditam que o chocolate deveria ser classificado como droga.

"Há um efeitoaldemir pokerbusca compulsiva que implica que quem o consome precisa aumentar cada vez mais a dose para sentir o mesmo efeitoaldemir pokerprazer."

E cheirar o chocolate tem um efeito muito mais imediato que comer.

"Vai dos pulmões diretamente ao sangue, que o leva para o cérebro. É um efeito 'peak' (de auge) mais alto, mas com uma duração menor. Por isso, os que cheiram substâncias precisam fazer isso várias vezesaldemir pokerum período relativamente curto e têm maior riscoaldemir pokervício, porque a vida média (da substância no corpo) é mais curta", afirmou.

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto, Médicos alertam que cheirar chocolate pode prejudicar o nariz

E isso sem levaraldemir pokerconta que o chocolate foi criado para ser comido, e não para ser aspirado.

"Cheirar chocolatealdemir pokerpó não é seguro, porque (se trata de) uma substância estranha e tóxica no nariz", afirmou Jordan Josephson, otorrinolaringologista do Hospital Lenox Hill,aldemir pokerNova York, consultado pela revista Science.

Festa

A tendênciaaldemir pokercheirar chocolate começou a apareceraldemir pokeralgumas festas alternativas da Alemanha e do norte da Europa.

Uma das mais famosas é a Lucid, no clube Alchemy Eros,aldemir pokerBerlim. Os frequentadores da festa, que acontece um domingo por mês, dançam até o dia seguinte com apenas um estimulante: o cacau.

"Não servimos bebidas alcoólicas, mas isso não significa que somos 'anti' tudo. Servimos vários remédios estimulantes, como o cacau puro", afirmam os organizadores no site da festa.

A BBC entroualdemir pokercontato Ruby May, principal organizadora da festa. E ela afirmou que não irá mais falar sobre o assunto.

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto, Cheirar cacau está ficando mais popularaldemir pokeralgumas festas e festivais da Europa

May explicou que, depoisaldemir pokerdar uma sériealdemir pokerentrevistas, "fomos tão distorcidos que decidimos não dar mais nenhuma declaração".

Há informaçõesaldemir pokerque a tendência já tenha atravessado o oceano Atlântico até os Estados Unidos.

Bárbara Carreño, porta-voz do órgãoaldemir pokercombate às drogas dos Estados Unidos, a DEA, disse que não pode interferir no usoaldemir poker"substâncias não controladas (pela Leialdemir pokerControlealdemir pokerDrogas)", como é o caso do cacau.