É normal se levantar muitas vezes para ir ao banheiro à noite?:onabet robo

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto, Um terço dos adultos se levanta pelo menos uma vez por noite para urinar

onabet robo Quase todos nos levantamosonabet robovezonabet roboquando à noite para urinar.

O hábito - conhecido como nictúria - não é uma doença, mas pode ser um sintomaonabet roboque algo não vai bem no organismo.

"O normal é não acordar", disse Mateo Hevia, especialistaonabet robourologia do hospital da Universidadeonabet roboNavarra, na Espanha, à BBC Mundo, o serviçoonabet roboespanhol da BBC.

Um terço dos adultos se levanta uma vez por noite para urinar.

"Frequentemente isso não se traduzonabet robonada grave, mas pode ser necessário marcar uma consulta com o urologista", disse Maniel Esteban, membro da Sociedade Espanholaonabet roboUrologia e chefe do serviço dessa especialidade no Hospitalonabet roboParaplégicosonabet roboToledo.

A razãoonabet roboreduzirmos as visitas ao banheiro à noite é o hormônio antidiurético, que diminui a produçãoonabet robourina do organismo.

"É um hormônio produzido no hipotálamo e que faz com que a água que chega ao rim seja reabsorvida,onabet robovezonabet roboproduzir urina", afirma Esteban.

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto, O café pode irritar a bexiga e aumentar o númeroonabet robovisitas ao banheiro

A partironabet robocerta idade as visitas ao banheiro começam a ser mais frequentes. Dos 70 anosonabet robodiante, é comum urinar até duas vezes por noite.

Causas diferentes

Mas essa necessidade pode começar antes e uma das causas pode ser problemas no sono.

Nesse caso, ir ao banheiro é apenas uma consequênciaonabet roboestar acordado por outros motivos.

"Se estou nervoso ou preocupado e me levanto, então aproveito para ir ao banheiro", exemplificou Esteban.

Outra razão é a ingestão abundanteonabet robolíquidos antesonabet robodormir.

Bebidas com cafeína, como café, refrigerantes, chá e até chocolate podem irritar a bexiga e mudar o padrão do sono.

Crédito, Thinkstock

Legenda da foto, O estresse e as preocupações podem afetar o sono e aumentar o númeroonabet robovisitas ao banheiro

O mesmo acontece com o álcool.

Por isso, se urinaronabet robonoite afeta a qualidade do sono, os médicos recomendam reduzir o consumoonabet robolíquidos horas antesonabet robodormir.

Outras causas frequentes da nictúria são:

  • onabet robo Mudanças hormonais: Com a idade, a produção do hormônio antidiurético é menor, por isso aumenta a produçãoonabet robourina.
  • onabet robo Problemasonabet robopróstata: A próstata frequentemente aumenta com a idade. Se isso acontecer, a próstata pode pressionar a uretra e evitar que a bexiga se esvaze adequadamente - o que aumenta a necessidadeonabet robourinar.
  • onabet robo Incontinência ou bexiga hiperativa: Isso acontece quando há uma necessidade urgenteonabet robourinar - que, por vezes, a pessoa nem consegue segurar. Os médicos não sabem exatamente por que isso acontece, mas a necessidade começa a apareceronabet robomulheresonabet robomeia idade, segundo Esteban.
  • onabet robo Infecção no trato urinário ou onabet robo pedras na bexiga: A irritação pode aumentar a frequência com que se urina.
  • onabet robo Problemasonabet robocoração, diabetes ou outras doenças. Se não temos boa circulação ou nosso coração não funcionaonabet roboforma eficiente, nosso corpo tende a acumular mais fluidos que o necessário. Essa absorção acontece melhor quando estamos dormindo. O líquido passa através da corrente sanguínea e depois é eliminado pelos rins por meio da urina. Por isso, a retençãoonabet robolíquidos aumenta a necessidadeonabet robourinar à noite.

Todos esses problemas tendem a ser mais frequentesonabet roboidades avançadas, apesaronabet robohaver casosonabet robojovens, especialmente casosonabet robobexiga hiperativa.

Mas se o problema se tornar recorrente ou incômodo é recomendável procurar um especialista.

Hevia recomenda ainda conselhos "higiênico-dietéticos": beber menos líquidos a partir das 19h e reduzir a ingestãoonabet robocafé, chá e álcool se a nictúria tiver virado um problema.