Nós atualizamos nossa Políticaarena esportes da sortePrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosarena esportes da sortenossa Políticaarena esportes da sortePrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
O que é a sensação térmica - e como ela explica o frio 'siberiano' no sul do Brasil:arena esportes da sorte
"É a diferença entre o que o aparelho registra e o que o corpo humanoarena esportes da sortefato sente nas condiçõesarena esportes da sorteum lugararena esportes da sorteum determinado momento. Para calculá-la, usamos uma tabela que levaarena esportes da sorteconta algumas variáveis, como a temperatura e a intensidade do vento, no casoarena esportes da sortetemperaturas mais frias", diz Manoel Rangel, do Instituto Nacionalarena esportes da sorteMetereologia (Inmet).
No casoarena esportes da sorteUrupema, cidade localizada a 1.750 metros acima do nível do mar, as temperaturas baixas são comuns, tanto que a cidade se autointitula a "mais fria do Brasil".
"À medida que você se distancia do nível do mar, a atmosfera fica mais rarefeita. Há menos vaporarena esportes da sortesuspensão no ar, um dos componentes responsáveis por regular a temperatura, já que a água retém calor", afirma Alexandre Nascimento, da Climatempo.
Vento e umidade
Mas, quando há um vento com velocidadearena esportes da sorte80km/h, como o registrado na manhãarena esportes da sortequinta-feira, o frio fica ainda mais acentuado.
"A forte massa polar que avança sobre o país neste momento, aliada ao vento forte, gera esse frio siberiano que estamos vendo", diz Nascimento.
O meteorologista explica que, no caso do calor, o que mais influencia uma sensação termina é a umidade.
"Nosso corpo usa a água liberada por meio do suor para se resfriar. Se a umidade no ar está alta, isso significa que há mais água no ambiente. Então, suamos menos, aprisionando o calor no corpo e criando uma sensaçãoarena esportes da sorteabafamento", afirma Nascimento.
O especialista explica como isso afeta, por exemplo, a cidadearena esportes da sorteManaus, que fica uma região muito úmida. "No verão, faz cercaarena esportes da sorte30ºC por lá, mas, por causa da umidade da floresta, a sensação térmica pode serarena esportes da sorte10ºC a mais", diz.
"Assim, 40ºCarena esportes da sorteCuiabá, onde é mais seco, pode significar um calor menos 'intenso' do que 30ºCarena esportes da sorteManaus."
Inverno com 'caraarena esportes da sorteinverno'
Os meteorologistas esclarecem, no entanto, que a sensação térmica é calculada levandoarena esportes da sorteconta as condições médias do corpo humano.
"É algo subjetivo, porque cada pessoa percebe a temperaturaarena esportes da sorteuma maneira diferente. Uma pessoa com mais gordura corporal tende a sentir menos frio que alguém mais magro", explica Rangel.
"O cálculo tanto do índicearena esportes da sortecalor quantoarena esportes da sortefrio é baseadoarena esportes da sorteuma equação matemática que levaarena esportes da sorteconta as características médias da população. Se não fosse assim, seria preciso ter um termômetro para cada pessoa", afirma Nascimento.
Segundo o meteorologista da Climatempo, a expectativa éarena esportes da sorteque o frio se intensifique ainda mais neste finalarena esportes da sortesemana.
"Depoisarena esportes da sortesegunda-feira, a tendência é a temperatura subir um pouco. Mas ainda teremos massas polares fortes nos próximos meses", diz Nascimento.
"Nos últimos dois anos, o fenômeno El Niño dificultou a chegadaarena esportes da sortemassasarena esportes da sortear frio ao Brasil ao retê-las no sul da Argentina. Neste ano, ele não está presente. Vamos ter um inverno com caraarena esportes da sorteinverno."
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível