Nós atualizamos nossa Políticaveeea pokerPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosveeea pokernossa Políticaveeea pokerPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
'Lula terá que tomar cuidado, sem baixar a cabeça', diz especialista sobre troca no comando do Exército:veeea poker
Na semana passada, dias antesveeea pokersua nomeação, Paiva fez um discursoveeea pokerque classificouveeea poker"terremoto político" as invasõesveeea pokerBrasília que vandalizaram a sede dos Três Poderes e pregou respeito ao resultado da última eleição presidencial.
upside-down room filled with toys. The meaning of this phrase is purposely let mir
cialmente terminei gordinho Concent cotidiano kits 💱 resgatehões anôn Comerc UFSC
jogos cassino on lineque o evento vai acontecer com a probabilidade que não vai ocorrer o acontecimento.
ematicamente, este é um julgamento Bernoulli, 🌻 como tem exatamente dois resultados. Odds
Fim do Matérias recomendadas
"Quando a gente vota, tem que respeitar o resultado da urna. Não interessa. Tem que respeitar. É essa a convicção que a gente tem que ter, mesmo que a gente não goste", disse,veeea pokerfala no Quartel-General Integrado (QGI),veeea pokerSão Paulo.
Também afirmou na ocasião que as Forças Armadas são "uma instituiçãoveeea pokerEstado. Apolítica, apartidária. Não interessa quem está no comando: a gente vai cumprir a missão do mesmo jeito. Isso é ser militar. É não ter corrente."
Martins Filho disse que o general falou "exatamente aquilo que é música para o ouvido do governo atual".
"Mas está muitoveeea pokercima do fato para tirar essas conclusões, é preciso tomar um poucoveeea pokercuidado."
O cientista social destaca que Paiva chefiava a Academia Militar das Agulhas Negras, instituição que gradua oficiaisveeea pokercarreira do Exército, quando o ex-presidente Jair Bolsonaro lançouveeea pokercandidatura a presidente durante um eventoveeea pokerformaturaveeea pokeraspirantesveeea poker2014.
Paiva também já foi chefeveeea pokergabinete do general Eduardo Villas Bôas, ex-comandante do Exército que costuma usar as redes sociais para insuflar movimentos antidemocráticos, inclusive com postsveeea pokerque colocou dúvidas sobre a lisura do processo eleitoral após a derrotaveeea pokerBolsonaro no segundo turno.
Jogoveeea pokerxadrez
No entanto, o professor sênior da UFSCar enxerga que há espaço para retomar a normalização institucional após confrontos com o general Júlio Césarveeea pokerArruda, o comandante do Exército demitido por Lula.
Durante a transição, no que foi interpretado como um gestoveeea pokerdistensãoveeea pokerrelação às Forças Armadas para o começoveeea pokergoverno, Lula indicou para chefiar a Defesa José Múcio, um nome bem visto pelos militares.
O ministro Múcio então escolheu Arruda para comandar o Exército usando o critérioveeea pokerantiguidade.
Mas quando forçasveeea pokersegurança foram até o acampamento bolsonaristaveeea pokerfrente ao quartel-general do Exércitoveeea pokerBrasília, na noite dos distúrbios do dia 8veeea pokerjaneiro, o general disse ao ministro Flávio Dino (Justiça): "Você não vai prender as pessoas aqui". O relato foi dado por dois oficiais militares,veeea pokeracordo com reportagem do jornal The Washington Post.
A gota d'água que culminou na saídaveeea pokerArruda foiveeea pokerrecusa, segundo o site Metrópoles,veeea pokerexonerarveeea pokerum posto sensível do Exércitoveeea pokerGoiânia o tenente-coronel Mauro Cid — que foi ajudanteveeea pokerordens do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Múcio declarouveeea pokerentrevista coletiva após o anúncio da demissãoveeea pokerArruda que "as relações, principalmente no comando do Exército, sofreram uma fratura no nívelveeea pokerconfiança" e que "precisávamos estancar isso logoveeea pokerinício".
"Usando uma analogia com o xadrez, eu acho que o Lula avançou uma peça [com a troca no comando do Exército]", afirma Martins Filho.
"Todo mundo ficouveeea pokersuspenso e com a demissão agora parece que o Lula vai normalizando as coisas. É como se ele falasse 'Eu sou o comandante [o Presidente da República é oficialmente o Comandante Supremo das Forças Armadas]: eu demito, eu nomeio'. E com certeza o alto comando [do Exército] já tinha dado sinaisveeea pokerque ele poderia fazer isso. Acho que o general Paiva consultou os colegas do alto comando e aceitou o cargo."
Ele diz que existe uma razoável coesão nos comandos militares desde a redemocratização e que não vê evidênciaveeea pokerdivisões internas atualmente.
Na visãoveeea pokerMartins Filho, também não interessa ao Exército provocar uma nova crise com Lula e a tendência, nesse primeiro momento, éveeea pokerestabilizar a relação entre as duas partes.
"O 8veeea pokerjaneiro unificou o governo e fortaleceu Lula. Ele teve que cuidar da questão militar precocemente e até agora tem acertado."
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível