Nós atualizamos nossa Políticaoq e betanoPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosoq e betanonossa Políticaoq e betanoPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Chico Xavier: o médium filhooq e betanoanalfabetos que vendeu 50 milhõesoq e betanolivros:oq e betano
Em 1932, quando ele ganhava a vida como vendedor e tecelão e costumava publicar poesiasoq e betanojornais — sempre atribuindo os textos a autores mortos —, ele lançou a antologia Parnasooq e betanoAlém-Túmulo, uma coletâneaoq e betano60 poemas, assinados por nove poetas brasileiros, quatro portugueses e um anônimo.
A edição ficou por conta da Federação Espírita Brasileira. E o livro alcançou repercussão no meio literário. "Ele tinha pouco maisoq e betano20 anos e era um matuto, um menino do interioroq e betanoMinas Gerais, filhooq e betanopais analfabetos, que colocava no papel poemas assinados por nomes como Castro Alves, Augusto dos Anjos… E afirmava: 'foram eles que escreveram, não fui eu'", conta o jornalista e escritor Marcel Souto Maior, autor de, entre outros, As Liçõesoq e betanoChico Xavier e As Vidasoq e betanoChico Xavier.
"Era uma épocaoq e betanoque ele, que já havia trabalhado numa fábricaoq e betanotecidos, trabalhava 12 horas seguidas por dia como vendedor no armazémoq e betanoum tio. Tinha pouco tempo para leitura e para exercíciosoq e betanoescrita", comenta Souto Maior. "O livro foi publicado e provocou uma grande comoção, atraindo a curiosidade dos principais escritores da Academia Brasileiraoq e betanoLetras."
Segundo o biógrafo, "95% dos escritores ficaram impressionados com a qualidade e a versatilidade da escrita", sendo que alguns a comparavam com textos escritosoq e betanovida pelos autores ali citados e encontravam muitas semelhanças no estilo, na métrica e na temática.
"Foi um impacto muito forte. E isso levou jornalistas a Pedro Leopoldo, alguns interessadosoq e betanodesvendar aquele enigma, outros querendo 'desmascarar aquela fraude'", prossegue Souto Maior. "Houve um impacto positivo e também um impacto negativo na repercussão."
Tal dicotomia perseguiu Xavier por toda a vida. "De um lado, admiradores;oq e betanooutro, profunda desconfiança", comenta o jornalista. "Mas neste início dele, vejo algo forte e interessante. Ele foi se tornando uma figura conhecida. E polêmica."
E se ele sempre manteve a simplicidade no seu dia a dia — três anos depois, assumiu um postooq e betanoescrevente-datilógrafooq e betanouma fazenda modelo ligada ao Ministério da Agricultura —, a escrita passou ser parte indissociáveloq e betanoseu dia a dia como médium.
De certa forma, foi essa obra literária mediúnica que atraiu Souto Maior ao universooq e betanoXavier. Ele se recorda que, nos anos 1990, era então subeditoroq e betanoCultura do Jornal do Brasil quando ficou curioso para ver uma peçaoq e betanocunho espírita que estava arrebatando as bilheterias no Riooq e betanoJaneiro. Era Nosso Lar, baseada no best-seller homônimo psicografado por Xavier.
"Recordo-me até hoje do que escrevi depois, no jornal, sobre a experiência, aquele universooq e betanoque o centro era Chico Xavier. Coloquei no papel que ele havia então escrito maisoq e betano400 livros, vendido maisoq e betano30 milhõesoq e betanoexemplares e doado toda a renda dos direitos autorais a instituições beneficentes", relata o jornalista.
Xavier costumava dizer que os livros não pertenciam a ele. Que ele não havia escrito nada, mas que eram obras dos espíritos. "Aquilo para mim era muito intrigante. Por isso decidi ir até Uberaba, apesaroq e betanomuito cético, muito descrente", diz.
Eraoq e betanoum centro espírita na cidade do Triângulo Mineiro que o médium então exercia suas atividades.
O símbolo do espiritismo brasileiro
Esse fascínio e todo o carismaoq e betanoXavier fizeram dele o maior nome do espiritismo kardecista brasileiro. E também foi o que trouxe muitos adeptos para a doutrina fundada na França no século 19, pelo autor e educador Allan Kardec.
"Chico Xavier não foi só o grande médium, mas todo o espiritismo brasileiro ganhou uma feição diversa depoisoq e betanosua aparição. Ele não é apenas um médium carismático, é antesoq e betanotudo um modelooq e betanoespírita exemplar, que é também um modelooq e betanosanto cristão exemplar a ser seguido e imitado emoq e betanocaridade, humildade e renúncia, não por acaso temas do catolicismo", contextualiza o filósofo e antropólogo Bernardo Lewgoy, professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e autor do livro O Grande Mediador: Chico Xavier e a Cultura Brasileira.
"Ele nacionalizou o espiritismo kardecista francês, criando uma escatologia nacional própria nos anos 30 e 40. Por outro lado, aproximou o antigo kardecismo elitista das pessoas mais simples, valorizou as mulheres como personagens ativas nos centros espíritas e na prática familiar do espiritismo", complementa.
O antropólogo avalia que Xavier consagrou-se "como uma espécieoq e betano'santo informal' do espiritismo". "Os livros e as mensagensoq e betanoEmmanuel e André Luiz [os dois principais nomes a quem ele atribuiu a autoriaoq e betanoseus textos psicografados] são presença e leitura obrigatóriaoq e betanocentros espíritas brasileiros", comenta.
Um dos temas centrais do livro O Grande Mediador é como Xavier conseguiu popularizar o espiritismooq e betanoum paísoq e betanoraízes fortemente católicas como o Brasil. "O espiritismo chegou ao Brasil no século 19, quando o catolicismo era religião oficial do Império", pontua Lewgoy.
"Mas o catolicismo nunca foi homogêneo: sempre houve devoções populares e misturas sincréticas com outras religiosidadesoq e betanoorigem indígena e africana. A crençaoq e betanoespíritos que sobrevivem após a morte do corpo e que retornam periodicamente parece ser uma moeda comum dessa espiritualidade difusa abrigada no grande manto católico-popular", avalia o pesquisador.
Lewgoy entende o espiritismo como "uma religião urbana", que encontrou espaçooq e betanocrescimentooq e betanomeios profissionais típicos desse fenômeno pós-êxodo rural — por exemplo, entre médicos, militares e professores. Segundo ele, o apelo da experiência mediúnica eoq e betanocontatos com parentes falecidos e práticasoq e betanocaridade e cura, "numa épocaoq e betanodifusão do positivismo e do evolucionismo é fatoroq e betanomuita importância para esse segmento".
Na visão do antropólogo, estabeleceu-se então "um longo e invisível diálogo sincrético, misturado a uma forte competição" entre espiritismo e catolicismo. Este foi o caminho encontrado por Xavier, um homem hábiloq e betanocosturar "uma agenda nacional cristã-espírita, com influência do catolicismo popular".
"Seu discurso era fundamentalmente cristão. E ele sempre fazia questãooq e betanodizer que a Igreja Católica era o berçooq e betanotodos nós", ressalta o jornalista Souto Maior.
Biografia do médium
A mãeoq e betanoXavier era católica e morreu quando o garoto tinha apenas 5 anos. Segundo alguns biógrafos, um ano antes ele já relatava ouvir vozes do além. Quando se tornou órfão, passou a "ter diálogos" diários com o que seria o espírito da mãe.
Diante da estranheza dos familiares — ele acabou sendo criado por uma madrinha retratada como mulher violenta, que o castigava e açoitava —, seu conselheiro na infância foi um padre da cidade natal.
"Ele foi fundamental para que Chico Xavier não fosse internado pelo pai como um louco quando começou a ouvir vozes e ter visões", conta Souto Maior. "O padre dizia para ele ter cuidado com que falava, não contar tudo o que vivia… Por isso ele sempre teve um profundo respeito e gratidão pelo catolicismo."
Foi só aos 17 anos que Xavier teve contato com a doutrina espírita kardecista — e assim colocar o que vivenciava dentro dos métodosoq e betanouma doutrina.
Mas se os livros ajudaram a sistematizar o legadooq e betanoXavier, foram suas aparições na TV que renderam fama nacional. É considerada um marcooq e betanoparticipação, ao vivo, no programa Pinga-Fogo da TV Tupi,oq e betanojulhooq e betano1971.
Ele acabou repetindo a participação no fim do mesmo ano e o sucesso foi tamanho que, segundo a metodologia da época, 86% dos televisores estavam sintonizados no programa.
Na décadaoq e betano1980, o dinheiro arrecadado por meiooq e betanosuas obras já havia sido suficiente para fundar ou auxiliar 2 mil entidadesoq e betanocaridadeoq e betanotodo o país. Para a doutrina espírita, a caridade é um princípio fundamental. Na época houve uma campanha para que ele fosse indicado ao Prêmio Nobel da Paz. "A mobilização rendeu 2 milhõesoq e betanoassinaturas", afirma o biógrafo Souto Maior.
Segundo o último censo,oq e betano2010, são 3,8 milhõesoq e betanopraticantes do espiritismo kardecista no Brasil. Como bem define o antropólogo Lewgoy, trata-seoq e betano"uma minoria religiosaoq e betanomuito prestígio" e isso se traduz no sem-númerooq e betanofilmes, telenovelas e outros materiais midiáticos que retratam o assunto.
"O cristianismo evangélico tem uma clientela muito distinta dos espíritas, que sãooq e betanoclasses médias urbanas,oq e betanomaior educação formal e renda", compara o professor.
Por outro lado, é importante pontuar que o kardecismo, no Brasil, acabou assumindo para si o títulooq e betano"espiritismo", como se não houvesse também no país outras religiões espíritas,oq e betanomatriz africana e indígena.
"Creio que sempre houve esse diálogo [do kardecismo com outras religiões] embora marcado por condescendência e atitudeoq e betanosuperioridade moral dos espíritasoq e betanorelação às religiõesoq e betanomatriz africana", comenta Lewgoy. "A disputaoq e betanotorno da 'propriedade' e legitimidade do uso do termo 'espírita' e a crítica às manifestaçõesoq e betanoentidadesoq e betanoumbanda e candombléoq e betanocentros kardecistas são indíciosoq e betanotensõesoq e betanolonga duração nessa relação."
- Este texto foi publicadooq e betanohttp://vesser.net/brasil-61975677
oq e betano Sabia que a BBC está também no Telegram? Inscreva-se no canal oq e betano .
oq e betano Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube oq e betano ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosoq e betanoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaoq e betanousooq e betanocookies e os termosoq e betanoprivacidade do Google YouTube antesoq e betanoconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueoq e betano"aceitar e continuar".
Finaloq e betanoYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosoq e betanoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaoq e betanousooq e betanocookies e os termosoq e betanoprivacidade do Google YouTube antesoq e betanoconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueoq e betano"aceitar e continuar".
Finaloq e betanoYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosoq e betanoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaoq e betanousooq e betanocookies e os termosoq e betanoprivacidade do Google YouTube antesoq e betanoconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueoq e betano"aceitar e continuar".
Finaloq e betanoYouTube post, 3
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível