Nós atualizamos nossa Políticapixbet rápidoPrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termospixbet rápidonossa Políticapixbet rápidoPrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Reflexos da pandemia: diagnósticos e cirurgiaspixbet rápidocâncerpixbet rápidopróstata têm queda:pixbet rápido
"Apesarpixbet rápidoser um tumor pequeno, inicial, ele estava se preparando para crescer e se espalhar. Segundo o doutor Fernando Croitor, que me acompanha desde o início, se nada fosse feito, e rápido, possivelmente ele me matariapixbet rápidoaté 5 anos. Eu estaria com 63 anos, justamente a idade que meu avô tinha quando morreu. A história iria se repetir", relata.
No dia 17pixbet rápidooutubro, o jornalista, naturalpixbet rápidoSão Paulo, mas que vivepixbet rápidoBrasília (DF) há bastante tempo, fez a cirurgia para a retirada da próstata e, pelos resultados iniciais que recebeu, aparentemente está livre da doença.
Mas deverá seguir fazendo um acompanhamento maispixbet rápidoperto por, pelo menos, 10 anos.
O encarregadopixbet rápidomontagem mecânica Douglas Barbosa Gonçalves,pixbet rápido62 anos, moradorpixbet rápidoGuaratinguetá (SP), também foi diagnosticado com câncerpixbet rápidopróstata este ano, e mais um a sofrer com os impactos da crise da Covid-19.
Mas, no seu caso, não foi o receiopixbet rápidosairpixbet rápidocasa e se expor ao vírus que provocou o atraso no resultado e na realização do tratamento, e, sim, a demorapixbet rápidoconseguir marcar uma consulta pelo SUS (Sistema Únicopixbet rápidoSaúde).
"Faço examespixbet rápidorotina há 20 anos e,pixbet rápido2020, comecei a ter problemas para urinar, mas só surgiu uma vaga para passar com o médicopixbet rápidodezembro. Estava tudo parado por causa da pandemia. No iníciopixbet rápido2021 soube que estava com a doença e fiz a cirurgia apenaspixbet rápidojunho", narra Gonçalves.
Impactos da pandemia
As históriaspixbet rápidoOliveira e Gonçalves só corroboram um movimento que tem sido percebido desde que a pandemia começou: a queda no númeropixbet rápidodiagnósticos e a interrupçãopixbet rápidotratamentospixbet rápidocâncerpixbet rápidopróstata, o que possivelmente resultará no agravamento dos casos nos próximos anos.
Para se ter uma ideia,pixbet rápidoacordo com uma pesquisa realizada pela Astellas Farma Brasilpixbet rápidoconjunto com o instituto Inception, e divulgada com exclusividade pela BBC, 2pixbet rápidocada 3 urologistas asseguraram que a ida ao consultório diminuiupixbet rápido2020.
Pelo levantamento, que consultou 60 especialistas (45 oncologistas e 15 uro-oncologistas)pixbet rápidotodas as regiões do país e das redes pública e privada, a maior queda foi relacionada ao rastreamento da doença (entre 10% e 30%).
Em 2019, cada médico diagnosticoupixbet rápidomédia 89 pacientes com câncerpixbet rápidopróstata. No ano passado, esse número baixou para 69. Este ano, 78% dos respondentes acreditam que o diagnóstico será,pixbet rápidomédia, 34% maior.
Os participantes do estudo indicaram que no período avaliado a realização do examepixbet rápidotoque diminuiu 75%, dos examespixbet rápidoimagem 70%, e da dosagem do PSA 45%. O acompanhamento da patologia, no caso das pessoas já diagnosticadas, também baixou,pixbet rápidotornopixbet rápido2%.
Para 38% dos profissionais, o volumepixbet rápidopacientes deve voltar ao normal entre 6 meses e 1 ano. Já 27% acham que isso acontecerá entre 3 e 6 meses, 18% entre 1 e 3 meses, 10% maispixbet rápido1 ano e 7% imediatamente.
Outro levantamento, este feito pela Sociedade Brasileirapixbet rápidoUrologia (SBU) com basepixbet rápidodados do Ministério da Saúde referentes ao SUS, também revelou redução no rastreamento e tratamento do câncerpixbet rápidopróstata como consequência da Covid-19: 21,5% nas cirurgias, 27% na coletapixbet rápidoPSA, 21% na realizaçãopixbet rápidobiópsia e 15,7% nas interações.
Em relação às consultas com um urologista, foram realizadas 2.816.326pixbet rápido2020 contra 4.232.293pixbet rápido2019. Este ano, elas seguem baixas: até julho, foram apenas 1.812.982.
No Estadopixbet rápidoSão Paulo, dados da SBU - Seçãopixbet rápidoSão Paulo coletados junto a cinco instituições responsáveis pelo atendimentopixbet rápidopacientes do sistema público - Hospital Amaralpixbet rápidoCarvalho,pixbet rápidoJaú; Instituto do Câncer da Faculdadepixbet rápidoMedicinapixbet rápidoSão José do Rio Preto; Hospital A.C.Camargo Cancer Center,pixbet rápidoSão Paulo; Hospital das Clínicas da Universidade Estadualpixbet rápidoCampinas (Unicamp) e Hospital São Paulo da Universidade Federalpixbet rápidoSão Paulo (Unifesp) - mostrou quedapixbet rápido33,41% no diagnósticopixbet rápidonovos casospixbet rápidocâncerpixbet rápidopróstatapixbet rápido2020.
Roberto Soler, urologista e diretor médico da Astellas Farma Brasil, assinala que essa redução geral se deu por uma conjunçãopixbet rápidofatores "Nos primeiros meses da pandemia, as pessoas se fecharampixbet rápidocasa, e aí acabaram postergando a marcaçãopixbet rápidoconsultas e a realizaçãopixbet rápidoexames, deixando para fazer isso quando o riscopixbet rápidocontaminação pelo coronavírus fosse menor. Além disso, os próprios hospitais, clínicas e consultórios suspenderam por um período os procedimentos eletivos."
Em se tratando especificamente do câncerpixbet rápidopróstata, há ainda um agravante, aponta Marcelo Wroclawski, urologista e vice-presidente da SBU - Seçãopixbet rápidoSão Paulo: o preconceito que os homens têmpixbet rápidorelação ao examepixbet rápidotoque retal, importante para o rastreamento da enfermidade, e o medo do tratamento, pois muitos acreditam que invariavelmente sofrerão com algum tipopixbet rápidodisfunção sexual ou urináriapixbet rápidodecorrência dele.
"É preciso acabar com esse tabupixbet rápidoque o exame pode afetar a masculinidade. É a mesma coisa que encostar um estetoscópio no peito para auscultar o coração ou colocar um palito na língua para ver a garganta. Epixbet rápidorelação às complicações da doença, elas podem acontecer, mas é preciso deixar claro que houve um grande desenvolvimento tecnológico na saúde nos últimos anos, diminuindo significativamente essas ocorrências", afirma o médico.
Prevenção é o diagnóstico precoce
No Brasil, o câncerpixbet rápidopróstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncerpixbet rápidopele não-melanoma. De acordo com dados do Instituto Nacionalpixbet rápidoCâncer (Inca), a estimativa épixbet rápido65.840 novos casospixbet rápido2021, correspondendo a 29,2% dos tumores incidentes no sexo masculino.
Nos estágios iniciais, a neoplasia costuma não apresentar sintomas. Quando eles surgem, e aí os mais comuns são dificuldade para urinar, necessidadepixbet rápidourinar mais vezes durante o dia ou à noite, sangue na urina, diminuição do jatopixbet rápidourina e dor ou ardor ao urinar, é sinalpixbet rápidoque já estápixbet rápidofase avançada.
Sendo assim, a indicação é se consultar anualmente com um urologista a partir dos 50 anos para quem não tem histórico familiar da enfermidade e dos 45 anos para quem tem.
"Não há prevenção para o câncerpixbet rápidopróstata, mas há o diagnóstico precoce. Quando o homem procura o médico, o grande objetivo dessa consulta periódica é conseguir detectar a doença no estágio o mais inicial possível, pois isso aumenta a chancepixbet rápidocura", indica Wroclawski. "Doenças localizadas tem maispixbet rápido90%pixbet rápidochancepixbet rápidocura, ao passo que as avançadas têm mortalidade bastante significativa", acrescenta.
O especialista informa que o fatopixbet rápidoa doença não poder ser evitada se deve aos seus fatorespixbet rápidorisco, sendo que os três principais são imutáveis: envelhecimento, raça e histórico familiar.
Em se tratando da idade, quanto mais velho for o homem, maior a chancepixbet rápidoele ser acometido pela doença - grande parte dos diagnósticos se dá a partir dos 65 anos. O vice-presidente da SBU - Seçãopixbet rápidoSão Paulo sugere que isso provavelmente acontece devido à degeneração celular provocada pelo envelhecimento.
No caso da raça, os negros são os mais suscetíveis. Nos brancos, a estimativa épixbet rápidoque 1pixbet rápidocada 9 tenha câncerpixbet rápidopróstata. Nos negros, esse índice épixbet rápido1pixbet rápidocada 4 ou 5, e eles, geralmente, têm a neoplasia com mais frequência,pixbet rápidoidade mais jovem epixbet rápidoforma mais agressiva.
Ainda não se sabe com clareza quais as razões, mas uma possível explicação é que neles ocorre uma mutação nas células e isso favorece o quadro.
Já no quesito histórico familiar, homens cujos parentes, sobretudo pai e irmãos, tiveram câncer próstata, têm o dobropixbet rápidochancepixbet rápidoreceber o mesmo diagnóstico. A resposta para isso também está na genética.
Além desses fatorespixbet rápidorisco, a alimentação é outro que começa a ser levadopixbet rápidoconta no surgimento da doença.
"Populações com dieta ricapixbet rápidogordura animal e derivadospixbet rápidoleite são mais propensas ao câncerpixbet rápidopróstata do que as que comem mais raízes, verduras e castanhas", comenta Stêniopixbet rápidoCássio Zequi, líder do Centropixbet rápidoReferênciapixbet rápidoTumores Urológicos do A.C.Camargo Cancer Center e professor livre docente da Faculdadepixbet rápidoMedicinapixbet rápidoRibeirão Preto (FMRP), da Universidadepixbet rápidoSão Paulo (USP).
Segundo o médico, prova disso é que apixbet rápidoincidência é maior entre americanos, canadenses e escandinavos dos que entre os homens do extremo oriente - culturalmente, este segundo grupo tem o hábitopixbet rápidocomerpixbet rápidoforma mais saudável.
"Nos Estados Unidos, a prevalência épixbet rápido100 casos para cada 100 mil habitantes, enquanto na Índia, no Japão e na China épixbet rápido1 a 5 casos para cada 100 mil habitantes. Os asiáticos, quando migram para a América, têm mais câncerpixbet rápidopróstata do que seus parentes que ficaram na Ásia, mas menos do que os nativos americanos. Já os seus filhos, que aderem aos hábitos ocidentais, praticamente empatam na quantidade", complementa o especialista.
Ainda que não seja possível prevenir a neoplasia, a recomendaçãopixbet rápidourologistas e oncologistas é levar uma vidapixbet rápidomodo mais saudável possível, incluindo aí dieta equilibrada e ricapixbet rápidoverduras, legumes, vegetais, castanhas, nozes, fibras e raízes, prática regularpixbet rápidoexercício físico, controle do peso corporal, não fumar e evitar o consumopixbet rápidobebida alcóolica.
Tratamento individualizado
Mesmo sendo altamente prevalente, este tipopixbet rápidocâncer na maioria dos pacientes crescepixbet rápidoforma lenta e não ameaça a saúde.
Mas há situaçõespixbet rápidoque o tumor evolui rapidamente e as células cancerígenas se espalham para outros órgãos e tecidos - condição chamadapixbet rápidometástase -, podendo levar à morte.
"Existem vários níveispixbet rápidoagressividade no câncerpixbet rápidopróstata, desde tumorespixbet rápidobaixo ou muito baixo risco, que não trazem risco para o paciente e podem nunca precisarpixbet rápidotratamento, apenas acompanhamento médico periódico, passando pelos intermediários até chegar aos mais avançados", explica Zequi.
Os exames utilizados para investigar a neoplasia são o toque retal, no qual são avaliados a forma, a textura e o tamanho da próstata, e o PSA, que mede, pelo sangue, a quantidade da proteína produzida pela glândula.
A confirmação, no entanto, é feita apenas atravéspixbet rápidouma biópsia (retiradapixbet rápidopequenos pedaços da próstata que são analisadaspixbet rápidolaboratório).
"Examepixbet rápidotoque retal alterado e/ou PSA alterado não significam câncer. São apenas indíciospixbet rápidoque eventualmente possa haver câncer, e são informações que se complementam, não se sobrepõem. Se suspeitarmos analisando esses dados, bem como o histórico do paciente, aí é preciso solicitar a biópsia. É ela que vai identificar se o indivíduo tem ou não a doença", elucida Wroclawski.
Uma vez feita a confirmação e determinada a gravidade do tumor, o médico deverá avaliar o caso individualmente e decidir junto com o paciente qual caminho seguir.
Zequi relata que nos tumorespixbet rápidobaixo risco nem sempre existe a necessidadepixbet rápidotratamento. "O paciente pode ficarpixbet rápidoum programapixbet rápidovigilância ativa, que envolve a realização periódicapixbet rápidoexames para acompanhamento. Se com o tempo este tumor der sinalpixbet rápidoprogressão, aí sim inicia-se o tratamento."
Para doença localizada (que só atingiu a próstata e não se espalhou para outros órgãos, as principais condutas terapêuticas são a cirurgia (prostatectomia radical) para remoção da próstata e a radioterapia (emissãopixbet rápidoradiação para destruir as células cancerígenas).
Os tipospixbet rápidooperação disponíveis hojepixbet rápidodia são a aberta, a laparoscopia e a robótica. Esta última costuma ser mais precisa e proporcionar uma recuperação mais rápida e com menor riscopixbet rápidodanificar as estruturas relacionadas ao controle da urina e da função sexual, evitando, assim, os temidos efeitos colaterais, que são incontinência urinária (incapacidadepixbet rápidocontrolar a urina) e disfunção erétil (impotência sexual).
Nos casospixbet rápidotumores locaispixbet rápidorisco intermediário ou mais avançados ou que já invadiram estruturas adjacentes, o tratamento, normalmente, combina operação, radioterapia e hormonioterapia (bloqueio da viapixbet rápidoprodução da testosterona).
A terapia hormonal também é a indicação mais frequente nos cânceres metastáticos, ou seja, que já se espalharam para outras partes do corpo. "Infelizmente, com o tempo, o tumor cria mecanismospixbet rápidoresistência e esse tipopixbet rápidotratamento deixapixbet rápidoser eficiente. Quando isso acontece, os médicos podem lançar mãopixbet rápidoquimioterapias específicas para câncerpixbet rápidopróstata e drogas orais", comenta Soler, da Astellas Farma Brasil.
Além disso, está começando a ser estuada no país a aplicação da terapia focal para casos específicospixbet rápidopatologia. Esse método é feito com crioterapia, ultrassompixbet rápidoalta intensidade (HiFu), ablação a laser, braquiterapia e outras formaspixbet rápidoenergia e se dirige exclusivamente às lesões (alvos) cancerígenas.
"O tratamento realmente é muito individualizado. Costumo dizer que se dez pacientes entrarem no consultóriopixbet rápidoum dia, provavelmente vou indicar dez tratamentos diferentes", destaca Zequi.
"É sempre importante a análisepixbet rápidocada caso separadamente e que paciente e médico tenham uma conversa franca para evitar falsas expectativas, tirar dúvidas e seguir com o melhor plano", finaliza.
pixbet rápido Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube pixbet rápido ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospixbet rápidoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapixbet rápidousopixbet rápidocookies e os termospixbet rápidoprivacidade do Google YouTube antespixbet rápidoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepixbet rápido"aceitar e continuar".
Finalpixbet rápidoYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospixbet rápidoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapixbet rápidousopixbet rápidocookies e os termospixbet rápidoprivacidade do Google YouTube antespixbet rápidoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepixbet rápido"aceitar e continuar".
Finalpixbet rápidoYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimospixbet rápidoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticapixbet rápidousopixbet rápidocookies e os termospixbet rápidoprivacidade do Google YouTube antespixbet rápidoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquepixbet rápido"aceitar e continuar".
Finalpixbet rápidoYouTube post, 3
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível