Ajuda econômica é bem-vinda, diz embaixador do Brasil nos EUA sobre planospin betanoBiden para Amazônia:spin betano

Crédito, Geraldo Magela/Agência Senado

Legenda da foto, Nestor Forster durante sabatina no Senado

O interesse do embaixador se choca com a rejeição automática do presidente Jair Bolsonaro à mesma proposta.

"Brasil não mais aceita subornos, criminosas demarcações ou infundadas ameaças. Nossa soberania é inegociável", escreveu o líder brasileirospin betano30spin betanosetembro, classificando a fala do democrata como "desastrosa", "gratuita" e "lamentável".

"Não estou aqui para julgar", diz Nestor Forster sobre os ataquesspin betanoBolsonaro ao favorito nas pesquisas americanas. "O presidente sabe o que ele faz."

Com quase 30 anosspin betanoexperiênciaspin betanorelações Brasil-EUA e passagens pelos principais cargos do Itamaraty no país, Nestor Forster costuma dizer que "políticos têm uma linguagem, diplomatas outra e jornalistas, uma terceira".

À reportagem ele afirma que o Brasil tem "a melhor relação com os dois partidos políticos".

"Faz parte do nosso DNA: estar sempre dialogando,spin betanoportas abertas, preparado para o que é natural numa democracia, que é a alternânciaspin betanopoder."

Em 30 minutosspin betanoconversa, Forster comenta a relação turbulenta com a bancada democrata no Congresso, os interesses dos quilombolas do entorno da base especialspin betanoAlcântara (MA) e os novos acordos e a aproximação entre Brasil e EUA.

Também responde sobre temas que puseram seu gabinete sob holofotes: dos incêndios na Amazônia e no Pantanal e a empreitada frustradaspin betanoBolsonarospin betanoemplacar o filho como embaixador, à visitaspin betanoSteve Bannon à embaixada brasileiraspin betanoWashington, quando Foster ainda era ministro-conselheiro.

"Recebemos qualquer cidadão americano que venhaspin betanoboa-fé. Nós não discriminamos nem prejulgamos."

Leia os principais trechos da entrevista exclusivaspin betanoNestor Forster à BBC News Brasil.

spin betano BBC News Brasil - O que estáspin betanojogo para o Brasil nesse momentospin betanoeleições nos EUA?

spin betano Nestor Forster - A continuidadespin betanoum relacionamento que não começou ontem, tem maisspin betanodois séculos, e adquiriu dinamismo muito grande com a convergênciaspin betanovisõesspin betanomundo dos dois chefesspin betanoEstado.

Acreditamos firmemente que, independente do resultado das eleições aqui nos EUA, essa agenda vai continuar e a importância do Brasil não vai mudar porque está esse ou aquele partido. Temos a melhor relação com os dois partidos políticos, como é naturalspin betanouma democracia.

spin betano BBC News Brasil - Bolsonaro apoia Trump abertamente e chamou a propostaspin betanoBiden para a Amazôniaspin betano'ameaça covarde'. Reiterar apoio a Trump quando Biden aparece como favorito é uma escolha sábia?

spin betano Forster - Fui indicado para ser embaixadorspin betanoWashington pelo presidente da República e não estou aqui para julgar os atos dele. O presidente sabe o que ele faz.

Posso dizer que nossa relação vai continuar muito forte. A importância do Brasil como segunda maior democracia e segunda maior economia das Américas, depois dos EUA, vai continuar. Temos uma densidade muito grandespin betanointeresses na agenda bilateral que, acredito, não vão mudar substantivamente caso haja uma mudança na Casa Branca.

spin betano BBC News Brasil - Como viu essa ideiaspin betanoBidenspin betanoum fundo internacionalspin betano spin betano US$ spin betano 20 bilhões, encabeçado pelos EUA, para preservação da Amazônia?

spin betano Forster - Um dos desafios muito grandes que temos na Amazônia é justamentespin betanoremunerar e recompensar aqueles que contribuem para a preservação da floresta e do meio ambiente. A legislação e o Código Florestal brasileiros são muito duros e firmes, sem paralelos com aqui nos EUA. Na Amazônia, exige que sejam preservados 80% da cobertura vegetal original onde se queira fazer um projetospin betanodesenvolvimento econômico.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Candidato democrata Joe Biden criticou a política ambiental do Brasil e sugeriu apoio financeiro para ajudar a preservar a Amazônia

Isso tem um custo, obviamente, e houve esforços multilaterais, todo esse esforço enorme aí da Convençãospin betanoParis, mas a verdade é que o Brasil tem créditos não recebidos desde o fim do Protocolospin betanoKyoto.

Há uma dívida muito grandespin betanopaíses preocupados com o meio ambiente e obviamente qualquer iniciativa que possa nos trazer algo para nos ajudar nessa área é bem-vinda, desde que naturalmente seja feito na basespin betanocooperação e colaboração e que o Brasil lidere a discussão no tema, afinal estamos falando do território brasileiro.

spin betano BBC News Brasil - Cumpridos todos esses requisitos, a ideia seria bem-vinda.

spin betano Forster - Nós não temos detalhes ainda. Se for colocado algo assim à mesa, deve ser examinadospin betanoforma concreta. É algo difícilspin betanodiscutirspin betanotese.

O que digo é que,spin betanofato, há interesse nosso, sim,spin betanocaptar recursos que permitam o desenvolvimento sustentável na região da Amazônia, onde há 25 milhõesspin betanobrasileiros que ostentam os índices mais baixosspin betanodesenvolvimento humanospin betanoqualquer região do Brasil.

Há uma preocupação muito grande do presidente Bolsonarospin betanotrazer melhores oportunidades econômicas para essas famílias que vivem na região amazônica.

spin betano BBC News Brasil - Como o Brasil deve se comportar caso Biden se eleja?

spin betano Forster - Vamos continuar fazendo o que estamos fazendo. Não é algo que inventei. Estou encarregado aqui da embaixada há 15 meses, minha nomeação foi confirmada agora e estou aguardando para apresentar credenciais. Temos feito um trabalho que começou talvez com nosso primeiro embaixador aqui, Joaquim Nabuco,spin betano1905, que éspin betanofalar com todas as correntes políticas do país.

Esse é o trabalho diplomático, faz parte do nosso DNA: estar sempre dialogando, semprespin betanoportas abertas, para justamente estar preparado para o que é natural numa democracia, que é a alternânciaspin betanopoder.

spin betano BBC News Brasil - Pode falar mais sobre esse diálogo? Como ele acontece na prática, com quem e que tipospin betanodebate vem sendo travado?

spin betano Forster - Desde que assumi a embaixada, temos procurado reforçar a nossa presença e nosso diálogo, que é tradicional, por exemplo no Capitólio, no que chamamosspin betanodiplomacia parlamentar.

Temos falado com deputados e senadores dos dois partidos. Não é o casospin betanocitar nomes, (são) os deputados-chave das comissõesspin betanoassuntosspin betanointeresse do Brasil, na área econômica e comercial, meio ambiente, hemisfério ocidental. Temos um diálogo muito fluido com parlamentares dos dois partidos procurando sempre buscar a interseção dos interessesspin betanoEUA e Brasil, que é amplo e não dependespin betanocoloração partidária.

Temos um diálogo também muito bem estabelecido com pessoas ligadas aos dois partidos nos think tanks, pessoas que ocuparam cargos nessas administrações. Isso é um diálogo que não se dáspin betanofunçãospin betanocalendário eleitoral, mas que se dáspin betanoforma permanente.

spin betano BBC News Brasil - Parlamentares democratas da câmara reagiram aos protocolos assinados entre Brasil e EUA recentemente. O chefe do subcomitêspin betanocomércio da Câmara dos Deputados dos EUA, chamou Bolsonarospin betano"pseudoditador". O chefe da Comissãospin betanoAssuntos Tributários disse que o protocolo foi um "tapa na cara do Congresso". Essas pessoas estão entre os interlocutores da embaixada? Como responde aos comentários?

spin betano Forster - Procuramos falar com todo mundo. No casospin betanoexcessos verbais cometidos por um parlamentar, o que fazemos é chamar atenção e dizer que isso é inaceitável. Foi o que foi feito com o deputado que usou esse tipospin betanolinguagem para se referir ao chefespin betanoEstado brasileiro.

As relações entre países obviamente se beneficiam muito da proximidade entre chefesspin betanoEstado. É importante sobretudospin betanoum momentospin betanoque se vira uma página,spin betanoque há uma mudança ou inflexão na relação, como foi a eleição do presidente Bolsonaro e esse esforçospin betanorealizar um potencial jamais realizado entre as duas maiores democracias e economias do nosso hemisfério.

Crédito, Divulgação/Itamaraty

Legenda da foto, Embaixador brasileirospin betanoWashington, Nestor Forster, afirma que falaspin betanocongressista americano sobre Bolsonaro é inaceitável

Esse diálogo não depende sóspin betanoduas pessoas. Ele vem por cimaspin betanodois séculosspin betanohistória comum e valores compartidos: democracia, respeito aos direitos humanos e liberdades individuais, liberdade religiosa. Isso é o leito permanente da relação entre os dois países.

Em sociedades democráticas como Brasil e EUA, o Parlamento tem um papel-chave. Por exemplo, no ano passado, houve a aprovação do acordospin betanosalvaguardas tecnológicas, que nos permite o lançamentospin betanosatélites civis lá na basespin betanoAlcântara, no Maranhão, e vai ajudar muito aquela região. Há grande interesse entre os Parlamentos.

spin betano BBC News Brasil - Sobre o acordospin betanoAlcântara e direitos humanos. Recentemente, o senador Bernie Sanders e outros fizeram duras críticas à exploração da base, principalmente pela perspectivas das comunidades quilombolas da região. Como a possível remoção das áreas que ocupam há gerações foi pensada e discutida pela embaixada do Brasil?

spin betano Forster - Isso se aplica a questões sobre meio ambiente, Amazônia, direitos humanos, enfim: nós estamos aqui para tentar estabelecer os fatos e esclarecer quais são as políticas públicas do governo brasileiro.

No casospin betanoAlcântara e quilombolas, houve distorção muito grande no que foi noticiado. O acordospin betanosalvaguardas tecnológicas não tem absolutamente nada a ver com comunidades que estejam localizadas próximas à base, não há uma linha sobre isso. Então, é algo que está sendo exagerado.

O que se sabe é que há um grande interesse, inclusive das autoridades locais no Maranhão,spin betanoque a base comece a funcionar, e é uma alegria para nós que o Congresso tenha aprovado rapidamente o processo. As empresas estão fazendo fila para serem as primeiras a utilizar a base. Isso vai trazer investimentos para aquela região muito pobre, vai trazer infraestrutura e oportunidadespin betanotrabalho para as pessoas da região que é o que interessa, né?

spin betano BBC News Brasil - O senhor citou empresários, governo local, mas não falou sobre essas comunidades especificamente. Representantes destes quilombolas têm reclamado bastante do acordo. Como o caso deles especificamente foi levadospin betanoconsideração?

spin betano Forster - Não sou especialista no assunto, mas entendo que há uma comissão específica cuidando disso na agência espacial brasileira,spin betanocontato com as comunidades, e o que há é um acordospin betanoque qualquer movimentação que venha a ser feita acontecerá com anuência e participação das comunidades espin betanoseu interesse.

(NOTA DA REDAÇÃO: Em maiospin betano2020, uma decisão liminar da Justiça Federal proibiu a remoçãospin betanofamílias quilombolas da região até que se realizem consultas abertas às comunidades afetadas. Em 27spin betanomarço, jáspin betanomeio à pandemia do novo coronavírus, uma resolução federal publicada no Diário Oficial da União ordenara "providenciar, por meio do Comando da Aeronáutica, a execução das mudanças das famílias realocadas, a partir do local onde hoje residem e até o localspin betanosuas novas habitações, incluindo o transportespin betanopessoas e semoventes [animais doméstico]").

spin betano BBC News Brasil - Como é a relação entre Brasil e EUA hoje?

spin betano Forster - Até 2009, os EUA eram o principal parceiro comercial do Brasil. A China ultrapassou, passou a comprar mais do Brasil do que os EUA, mas o mercado dos EUA permanece como o mais importante para os produtos industrializados do Brasil, produtos com maior valor agregado.

Crédito, Alan Santos/Presidência da República

Legenda da foto, Trump e Bolsonaro têm firmado diversos acordos bilaterais desde a visitaspin betanoBolsonaro aos EUA (foto)

A China é um grande importadorspin betanoprodutos primários do Brasil, alimentos, minérios, ao passo que aqui vendemos muito para os EUA peçasspin betanoautomóveis, aviões, maquinário, motores, gasolina. É um comércio bastante diversificado, mas com uma pauta dominantemente industrializada, com produtos manufaturados.

Ao mesmo tempo, os americanos permanecem com a posição históricaspin betanomaior investidor estrangeiro no Brasil, se aproximando dos US$ 100 bilhões. O segundo maior investimento no Brasil é a Espanha e a China aparecespin betanoum distante terceiro lugar. Esse é o quadrospin betanopouquíssimas palavras.

spin betano BBC News Brasil - Seu antecessor na embaixada dizia que o Brasil tinha déficit nessa relação comercial, e isso seria um fator para atrair investimentos norte-americanos. O senhor pretende inverter essa balança? O Brasil quer passar a vender mais do que compra dos EUA?

spin betano Forster - O comércio não é um jogospin betanosoma zero. Os déficits comerciais, não acredito que sejam algo estruturante na relação com os EUA. Ao mesmo tempo, nós atraímos mais investimentos americanos do que os investimentos brasileiros nos EUA, que têm crescido também e muito: 350% nos últimos 10 anos.

O importante é a intensidade dessa relação, que fica agora reforçada com os três acordos que assinamos há uma semana. Importantíssimos na moldura, no regimespin betanocomércio, com medidas na áreaspin betanofacilitaçãospin betanocomércio, boas práticas regulatórias, combate à corrupção. Têm efeito sistêmico e mostram o apoio que recebemos dos setores privados dos dois países nessas negociações.

spin betano BBC News Brasil - Esses acordos não envolvem tarifas impostas a produtos. Nas críticas ao acordo, democratas dizem que essa teria sido uma formaspin betanoburlar o Parlamento, que porspin betanovez opina quando há tarifas. Foi?

spin betano Forster - Essa acusação não foi feita a nós, ao Brasil. É uma discussão aquispin betanocontexto eleitoral e me parece exagerada, porque a legislação americana faculta isso. Aqui nos EUA, o poder da carteira, como eles chamam the power of the purse, está nas mãos do Congresso. Então tudo o que diz respeito a reduzir ou aumentar tarifas sempre deve passar pelo Parlamento.

Aqui são medidas não-tarifárias, mas que têm impacto muito importante para o regimespin betanocomércio: reduçãospin betanocustosspin betanofazer negócio, eliminar burocracia, facilitar operações. No pontospin betanovista brasileiro, isso é a redução do custo Brasil. A política econômica do governo liderada pelo ministro Paulo Guedes, essa grande reforma econômicaspin betanodestravar a economia brasileira, tirar as amarras estatais que nos seguram, aumentar a participação do Brasil no comércio exterior, que é ínfima comparada as dimensões e a economia do Brasil. É nesse contexto que se insere esse pacote no nosso pontospin betanovista.

spin betano BBC News Brasil - A relação com o Congresso dos EUA vai ser fundamental para que se passe um acordospin betanolivre comércio. Como reverter o clima ruim com os deputados democratas e os comentários pesadosspin betanorelação ao governo brasileiro?

spin betano Forster - É natural um acirramentospin betanoposiçõesspin betanoperíodo eleitoral, sobretudo quando é uma disputa apertada. Mas uma vez passado isso vai permanecer o que é importante, os interesses permanentes dos dois países. O setor privado não tem partido. Ele quer trabalhar para avançarspin betanoagenda.

Crédito, Alan Santos/PR

Legenda da foto, Bolsonaro transformou os EUA sob Trumpspin betanoparceiro prioritário do Brasil

Do pontospin betanovista do Brasil, eu não diria que queremos um acordospin betanolivre comércio a qualquer custo. Não se trata disso, masspin betanorealizar esse potencial que ninguém discute. Mesmo os críticosspin betanouma maior relação com os EUA, eu nunca vi ninguém ter coragemspin betanodizer que a relação atingiu plenamente o seu potencial. Estamos muito abaixo do que pode ser feitospin betanoinvestimentos e comércio com os EUA e aprofundar isso está no horizonte dos dois lados, com grande interesse do setor privado, porque é o setor privado que vai investir, criar emprego, trazer tecnologia para o Brasil. É isso que nos interessa.

Nós sabemos que há preocupações aqui, sobretudospin betanoparte da bancada democrata, e vamos continuar a dialogar e tratarspin betanoquaisquer. Esse é o nosso papel, desfazer exageros e representações equivocadas da realidade brasileiraspin betanomodo que se possa fazer um juízo.

Esse é o trabalho do diplomata, por isso que existe embaixada.

Agora, no limite, quando não há possibilidadespin betanoaproximaçãospin betanocertas questões fundamentais para um lado ou outro, nós temos que concordarspin betanodiscordar. Mas fazer isso sem o calor da luta política porque não se trata disso a diplomacia.

spin betano BBC News Brasil - O spin betano sr. spin betano insiste neste debate permanente, mas as críticas não arrefecem. Houve ganho nos últimos meses?

spin betano Forster - Certamente. Não podemos avaliar o diálogo no calorspin betanouma campanha eleitoral. Vamos olhar um pouco mais para trás e ver por exemplo o diálogo que fomos capazesspin betanoestabelecer sobre as questões das queimadas na Amazônia. Tivemos um diálogo muito bom com os deputados e senadores-chave nas comissões que cuidamspin betanoquestões preservação ambiental, explicando com dados muito objetivos a evolução das queimadas do Brasil.

O que são as queimadas no Brasil, primeiro como algospin betanoherança cultural da agricultura, e isso vem desde o neolítico. Tem documentação sobre isso, como preparar a terra para o plantio. Então issospin betanosi mesmo não é o fim do mundo. Agora, quando saispin betanocontrole e é feitospin betanoforma criminosa, bom, aí estamos falandospin betanooutra coisa. Desmatamento: não começou no governo Bolsonaro, começou a aumentar sete anos atrás.

O resultado concreto foi que o tema das queimadas foi tratado com maior serenidade por parlamentares nos meses seguintes porque, confrontados com os fatos, ficou difícilspin betanomanter o nívelspin betanoestridência sobre algo que no final se provou não ser tão catastrófico como se pintava.

spin betano BBC News Brasil - Mas, um ano depois das queimadas a que o spin betano sr. spin betano se refere, vêm as queimadas no Pantanal e a narrativa é a mesma: a as críticas vindo desses parlamentares são as mesmas, as manchetes mundo afora são as mesmas. A conversa funcionou como o senhor diz?

spin betano Forster - Acho que funcionou, a situação é outra. No Pantanal, tem muito mais a ver com questõesspin betanoseca enfrentada na região e o papelspin betanocontrolespin betanoqueimadas que era exercido por cursos d'água, que estavam baixos e não puderam ter esse papel natural, e houve aí realmente um aumento (dos incêndios) no bioma do Pantanal.

O diálogo é bom e vai continuar. No frigir dos ovos, se a gente quer fazer barulho é uma coisa, esse é o momento da campanha política. Passado isso, temos que lidar com questões concretasspin betanopolíticas públicas e isso não pode ser feito com basespin betanopropaganda e narrativas daqui ou dali, tem que ser feita com base nos fatos, com dados objetivos, científicos, numa discussão séria.

Crédito, Reuters

Legenda da foto, Acercaspin betanovisitaspin betanoSteve Bannon, Forster afirma que embaixada do Brasil está aberta para qualquer cidadão americano que venhaspin betanoboa-fé falar com representantes do país

spin betano BBC News Brasil - No ano passado, o presidente Bolsonaro participouspin betanoum jantar na residência oficial da Embaixada que recebeu, entre outros convidados, Steve Bannon, o ex-estrategista da Casa Branca que foi preso recentemente por fraudes e supostos desviosspin betanomaisspin betanoR$ 5 milhões. Hoje spin betano , spin betano o spin betano sr. spin betano receberia Steve Bannon na casa do Brasil nos EUA?

spin betano Forster - Aquele evento foispin betanocerto grauspin betanoinformalidade,spin betanoreunir pessoas alispin betanointeresse e expressão. Houve acusações contra o Steve Bannon e, que eu saiba, ele não foi condenado, nem nada foi provado contra ele. Nós recebemos na embaixada do Brasil qualquer cidadão americano que venhaspin betanoboa fé falar conosco. Nós não discriminamos nem prejulgamos.

spin betano BBC News Brasil - Bannon seria portanto recebido novamente.

spin betano Forster - (silêncio)

spin betano BBC News Brasil - Sim?

spin betano Forster - Já respondi, não?

spin betano BBC News Brasil - Não ficou claro para mim, por isso repito a pergunta.

spin betano Forster - Vou repetir: nós na embaixada recebemos qualquer cidadão americano que venhaspin betanoboa fé falar conosco e que tenha interesse no Brasil.

spin betano BBC News Brasil - Isso inclui Steve Bannon.

spin betano Forster - E mais 300 milhõesspin betanoamericanos.

spin betano BBC News Brasil - Como viu o debate sobre a indicação à embaixadaspin betanoEduardo Bolsonaro, filho do presidente, e como é para o senhorspin betanoalguma forma substituí-lo nessa cadeira?

spin betano Forster - Não é meu papel opinar sobre isso. A decisão sobre quem é designado como chefespin betanomissão diplomática é uma prerrogativa do presidente da República, nos termos da própria Constituição do Brasil, assessorado pelo ministro das Relações Exteriores.

spin betano BBC News Brasil - O senhor mantém conversas com o deputado sobre política externa?

spin betano Forster - Tenho excelente relação com o deputado Eduardo Bolsonaro e com o senador Nelsinho Trad, ambos presidentes das respectivas comissõesspin betanorelações exteriores, assim como vários outros parlamentares brasileirosspin betanoexpressão, como papel natural para quem está representando o Brasil no exterior.

  • spin betano Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube spin betano ? Inscreva-se no nosso canal!
Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosspin betanoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaspin betanousospin betanocookies e os termosspin betanoprivacidade do Google YouTube antesspin betanoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquespin betano"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdospin betanoterceiros pode conter publicidade

Finalspin betanoYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosspin betanoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaspin betanousospin betanocookies e os termosspin betanoprivacidade do Google YouTube antesspin betanoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquespin betano"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdospin betanoterceiros pode conter publicidade

Finalspin betanoYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosspin betanoautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaspin betanousospin betanocookies e os termosspin betanoprivacidade do Google YouTube antesspin betanoconcordar. Para acessar o conteúdo cliquespin betano"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdospin betanoterceiros pode conter publicidade

Finalspin betanoYouTube post, 3