Felipe Neto: bolsonaristas aperfeiçoam a cada dia esquema que manipula massas no WhatsApp:greenbets download

Crédito, Divulgação

Legenda da foto, 'Quando eu acho que cabe um comentário políticogreenbets downloadum vídeo, eu faço, mas isso não é o comum', diz o influenciador

"Na época das eleições, eles ainda precisavam usar muitos bots para viralizar hashtags, por exemplo. Hoje, basta um grupo do topo da pirâmide mandar subir uma hashtag e,greenbets downloadmenosgreenbets download5 minutos depois, ela terá milharesgreenbets downloadtweets, todos feitos por pessoas reais."

Mas o que seria a "pirâmide" à qual o influenciador se refere?

É assim que a organização desses ataques virtuais funciona, diz ele. "Existem gruposgreenbets downloadWhatsApp comandados por pessoas próximas ao topo da pirâmide da articulação do ódio. Esses grupos podem ter até 256 pessoas e cada uma delas é instruída a liderar ou fazer partegreenbets downloadvários outros gruposgreenbets download'escalão inferior'. Os grupos do topo criam os memes, prints falsos, notícias falsas, decidem como destruir a reputação dos adversários."

Em seguida, afirma, os integrantes desses grupos "do topo" são instruídos a compartilhar o conteúdogreenbets downloadtodos os outros grupos. "Nisso cria-se uma pirâmidegreenbets downloadgrupos,greenbets downloadque cada grupo pode ter 256 integrantes e cada um desses integrantes pode criar um novo grupo com 256 integrantes."

"Isso vai escalando até chegar nos grupos abertos ao público, que são criados para captar novos 'fiéis'. Nessa chuvagreenbets downloadcompartilhamentos, eles enviam as instruçõesgreenbets downloadquem atacar, mas manipulando a massa, fazendo as pessoas acreditarem que estão mesmo 'lutando pelo bem'", diz à BBC News Brasil.

O presidente e seus apoiadores sempre negaram que houvesse qualquer rede organizada pró-Bolsonaro para disseminar conteúdo falso.

Crédito, RITCHIE B. TONGO/EPA

Legenda da foto, 'É necessário discutir com o WhatsApp e Telegram medidas que possam diminuir esse sistema', diz Felipe Neto

No Brasil, é comum que o WhatsApp seja usado também como uma espéciegreenbets downloadrede social, com pessoasgreenbets downloadtodo o país reunidasgreenbets downloadgrupos abertos e presentes ali porque receberam linksgreenbets downloadoutras redes sociais ou convites por meiogreenbets downloadoutros grupos. E há gruposgreenbets downloadtodos os tipos: religião, futebol, paquera e, claro, política.

Nas eleiçõesgreenbets download2018, uma dos grandes espaçosgreenbets downloadarticulaçãogreenbets downloadapoiadoresgreenbets downloadJair Bolsonaro foi o WhatsApp, onde o então candidato formou uma base. Havia centenasgreenbets downloadgrupos bolsonaristas no aplicativogreenbets downloadmensagens, enquanto o númerogreenbets downloadgrupos da oposição era muito menor. E o espaço foi repletogreenbets downloadnotícias falsas.

De acordo com um levantamento da agênciagreenbets downloadchecagens Lupa, só 4 das 50 imagens mais compartilhadasgreenbets download347 grupos públicosgreenbets downloaddiscussão política no WhatsApp monitorados pelo projeto Eleições Sem Fake, da UFMG (Universidade Federalgreenbets downloadMinas Gerais), eram verdadeiras.

Nesse contexto, já existiam campanhas pedindo para integrantesgreenbets downloadgrupos agirem maliciosamentegreenbets downloadoutras redes sociais, funcionando como um exército contra personalidades ligadas ao campo político opositor, como já aconteceu com Felipe.

Um exemplo:greenbets download2018, circularamgreenbets downloadgrupos bolsonaristas linksgreenbets downloadvídeos no YouTubegreenbets downloadcantores que aderiram à campanha "Ele Não", contra Bolsonaro, como a cantora Daniela Mercury. Os links vinham acompanhadosgreenbets downloaduma mensagem explicando a "campanhagreenbets downloaddeslike", ou seja, pedindo para usuários clicarem no link e descurtirem o vídeo.

Crédito, Andre Sousa Borges/EPA

Legenda da foto, Base bolsonarista no WhatsApp ficaram mais fortes e com mais capilaridade, avalia Felipe Neto

Para Felipe, todo esse sistema será utilizado nas eleições deste ano,greenbets downloadnovembro. Até lá, "não acredito que teremos tempo para desarticular o esquemagreenbets downloadódio e destruiçãogreenbets downloadreputações", prevê.

É a partir desse método que ele acredita ter sido atacado.

Mudanças

Antes, não era assim.

Há uma década, quando tinha apenas 22 anos, Felipe Neto lançou seu canal "Não Faz Sentido". Os temas eram adolescentes, e Felipe fazia um personagem irritado que criticava comportamentos com um tom bem-humorado e usogreenbets downloadpalavrões.

O canal cresceu muito - foi o primeirogreenbets downloadlíngua portuguesa a chegargreenbets download1 milhãogreenbets downloadseguidores -, e Felipe fundou uma produtoragreenbets downloadvídeosgreenbets downloadhumor, depois um outro canal com o irmão.

E, então, passou a se aventurargreenbets downloadassuntos políticos. Sua primeira atuação mais notável nessa seara datagreenbets download2019. Foigreenbets downloadsetembro do ano passado que o prefeito do Rio, Marcelo Crivella (PRB), enviou fiscais para a Bienal do Livro para censurar o que ele chamougreenbets download"conteúdo sexual para menores". Mandou recolher o gibi "Vingadores - A Cruzada das Crianças", que exibia uma imagemgreenbets downloaddois rapazes vestidos se beijando.

Crédito, Reprodução

Legenda da foto, Trecho do quadrinho com o beijo gay questionado por Crivella

Diante dessa situação, Felipe patrocinou a compra e distribuiçãogreenbets download14 mil livros com a temática LGBTQ durante a bienal, iniciativa que foi elogiada nas redes.

Desde então, tem mostrado como é natural mudargreenbets downloadopinião a respeitogreenbets downloadmuitos temas, explicando a mudançagreenbets downloadforma franca. No programa Roda Viva, disse que errougreenbets downloadrelação ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, que hoje chamariagreenbets download"golpe".

"Quem acompanha minha história sabe muito bem que um defeito que não tenho égreenbets downloadteimosia e não pedir desculpas. Errei muito no passado e aprendi com esses erros", afirmou.

Ele também disse que seu pensamento sobre temas políticos no passado era "por faltagreenbets downloadestudo, profundidade, elitismo" e que nos últimos três anos vem tentando "corrigir esse erro e tentando afastar o máximo possível essa possibilidadegreenbets downloadopressão que a gente vê hoje".

Vídeos antigosgreenbets downloadseu canal com piadasgreenbets downloadconotação sexual foram apagados ou etiquetados com mensagensgreenbets downloadclassificação indicativagreenbets downloadacordo com a idade do público - hojegreenbets downloaddia, muitos são usados para atacá-lo.

Recentemente, anunciou um investimentogreenbets downloadcercagreenbets downloadR$ 100 mil para a contrataçãogreenbets downloadartistas negros para produzir vídeos para seu canal no YouTube.

E tornou-se uma das vozes mais potentes contra Bolsonaro, pedindo que outros produtoresgreenbets downloadconteúdo se posicionassem contra o presidente.

Nas últimas semanas, também passou a criticar emissoras que dão espaço a "lunáticos obscurantistas", pessoas convidadas a programasgreenbets downloadtelevisão para "contrapor" cientistas.

"A primeira coisa que um veículo sério precisa fazer é se recusar a validar negacionistas científicos e péssimos revisionistas históricos", afirma ele, citando convidados que defendem o uso da cloroquina para o tratamento da covid-19 (algo que não tem eficácia ou segurança comprovadas cientificamente), ou que dizem que o isolamento social não serve para nada (método indicado pela Organização Mundialgreenbets downloadSaúde e com eficácia comprovada cientificamente para impedir a disseminação do coronavírus).

"É horagreenbets downloaddizer chega. Essas pessoas não podem receber validação jornalística, elas precisam ser desmascaradas e suas mentiras precisam ser expostas."

Já as críticas a Felipe vêmgreenbets downloadtodos lados. Uma recorrente égreenbets downloadquegreenbets download"persona" política se restringe à vida pessoal e ao Twitter, resvalando poucogreenbets downloadseu canalgreenbets downloadYouTube, visto por milharesgreenbets downloadjovens que cresceram com ele, mas que não receberiam tanto esse conteúdo ativista por ali.

"Infelizmente, muita gente ainda enxerga o YouTube como uma extensãogreenbets downloadinfluenciadores, como se fosse uma janelagreenbets downloadsuas vidas. As pessoas não perguntam para o Luciano Huck: 'Luciano, no seu programa da Globo você não leva política, né?', porque cresceram sabendo separar os ambientes", responde à BBC News Brasil, quando questionado sobre isso.

Crédito, Divulgação

Legenda da foto, Ataques pioraram desde que Felipe Neto foi anunciado como entrevistado do programa Roda Viva, da TV Cultura,greenbets downloadmeadosgreenbets downloadmaio

"Como esse mundo digital ainda é muito novo, essa curiosidade acaba surgindo. Eu trato meu canal do YouTube como uma emissora, lá eu tenho uma programação, formada por conteúdo profissional, pensado e escrito com público-alvo definido. Quando eu acho que cabe um comentário políticogreenbets downloadum vídeo, eu faço, mas isso não é o comum. É um canalgreenbets downloaddiversão e humor para a família."

Ataques

Há duas semanas, as agressões que antes eram só virtuais foram concretizadasgreenbets downloaduma ameaça ao vivo e a cores: um homem identificado nas redes sociais como Cavalieri foi para a frente da casagreenbets downloadFelipe, no Rio, com um carrogreenbets downloadsom, ameaçando o influencer. Esse homem também foi vistogreenbets downloadvídeos do ataque com fogosgreenbets downloadartifício ao prédio do Supremo Tribunal Federal,greenbets downloadjunho.

Tudo começou a piorar, diz Felipe, depois que ele foi anunciado como entrevistado do programa Roda Viva, da TV Cultura,greenbets downloadmeadosgreenbets downloadmaio.

Um mês depois, um vídeo publicado no jornal americano The New York Times,greenbets downloadque ele diz que Bolsonaro é o pior presidente do mundo na crise do coronavírus, fez com que os ataques explodissem. "Passei a ser o alvo principal a articulação do ódio por gruposgreenbets downloadWhatsApp e Telegram."

E agora, no fimgreenbets downloadjulho, com o anúnciogreenbets downloadque ele participariagreenbets downloadum debate online com o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, as coisas tomaram proporções maiores.

No dia 27greenbets downloadjulho, há duas semanas, ele tuitou:

"São 12:39. Somente hoje, 416 vídeos já foram subidos para o Facebook e Instagram tentando me associar com pedofilia e conteúdo impróprio e foram derrubados por violação das diretrizes das plataformas. Quatrocentos e dezesseis vídeos. Ainda é meio dia."

À BBC News Brasil, Felipe diz não "restar dúvidas"greenbets downloadque as notícias falsas - inclusive o associando à pedofilia - e o discursogreenbets downloadódio contra ele sejam produzidosgreenbets downloadforma articulada nos gruposgreenbets downloadWhatsApp e Telegram.

"Nosso setorgreenbets downloadinteligência faz o mapeamentogreenbets downloadquantas vezes meu nome é citado nos grupos bolsonaristas que são abertos ao público. Lá, podemos ver como tudo é coordenado e vemgreenbets downloadcima. Cada dia, um novo vídeo diferente é produzido e lançado como 'vamos viralizar esse',greenbets downloaddiferentes grupos, ao mesmo tempo. Prints fakes, postagensgreenbets downloadteorias da conspiração no Facebook, tudo isso é enviado nos grupos, sempre seguindo um comando que vemgreenbets downloadcima", afirma à BBC News Brasil.

No diagreenbets downloadque divulgou as difamaçõesgreenbets downloadque é alvo, recebeu uma enxurradagreenbets downloadapoio. Até o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), saiu emgreenbets downloaddefesa.

"A covardia é a virtude dos fracos. Esses ataques só reforçam o caráter daqueles que são incapazesgreenbets downloadvencer um debate com argumentos e com respeito", tuitou o parlamentar. Maia também lhe fez um convite para debater sobre o projetogreenbets downloadlei das fake news, um texto que pretende solucionar o problema que vem deteriorando a saúde da democraciagreenbets downloaddiversos países, incluindo o Brasil. A proposta, contudo, está longegreenbets downloadser um consenso.

Conselheiro político

Felipe topou o convite, afirmando publicamente que o projeto aprovado pelo Senado no fimgreenbets downloadjunho "não está bom".

Como está, o texto "é uma temeridade, um horror", diz Felipe à BBC News Brasil. "Cria um verdadeiro regimegreenbets downloadvigilantismo e perseguição que só vai atingir pessoas inocentes."

Ele se refere a um dos pontos do projeto que estabelece que as empresas donasgreenbets downloadredes sociais teriam que armazenar registrosgreenbets downloadenviosgreenbets downloadmensagensgreenbets downloadmassa por até três meses, com o objetivogreenbets downloadcriar uma espéciegreenbets download"rastreabilidade"greenbets downloadmensagens suspeitas.

Especialistasgreenbets downloaddireito digital e grupos da sociedade civil têm criticado esse ponto, dizendo que abriria uma brecha para a violaçãogreenbets downloadprivacidade. Além disso, dizem que a origemgreenbets downloadnotícias falsas não seria encontrada dessa maneira, uma vez que a rede é pulverizada, e a estratégia acabaria pegando pessoas que estão apenas circulando o conteúdo, e não seus criadores originais.

"Achar que vai ser possível rastrear toda contagreenbets downloadrede social é uma ilusãogreenbets downloadquem não entende nada do ambiente digital. É isso que o projetogreenbets downloadlei das fake news acha que vai conseguir. Uma bobagem", diz Felipe à BBC News Brasil.

"Hoje, qualquer pessoa que queira utilizar a internet com más intenções sabe utilizar VPN, mascarar IP, proteger seus dados e se tornar indetectável. Quase sempre que nossa equipegreenbets downloadinteligência rastreia um númerogreenbets downloadtelefone disparando fake news nos grupos bolsonaristasgreenbets downloadWhatsApp, chegamosgreenbets downloadpessoas aleatórias do interior do país que com certeza não fazem ideiagreenbets downloadque seus CPFs estão sendo utilizados por outras pessoas. Égreenbets downloadum amadorismo gritante acreditar que uma lei vai conseguir acabar com o anonimato nas redes, ou que vai conseguir criar um sistemagreenbets downloadrastreabilidade para chegar nos verdadeiros criminosos."

Crédito, Agência Senado

Legenda da foto, O deputado federal Alexandre Frota, que apoiou Bolsonaro, mas rompeu com o governo e se tornou um dos principais personagens da CPMI das Fake News; para Felipe Neto, CPMI não pode ser conduzida por pessoas do legislativo que entendem tão pouco do assunto, por mais bem-intencionadas que sejam

Ele diz que especialistas "tentaram explicar aos senadores, diversas vezes, que não é possível fazer a tal 'rastreabilidade' que eles tanto sonham e acabargreenbets downloadvez com o anonimato na internet". "Não adiantou. Agora, na Câmara, estamos tentando fazer a mesma coisa e tendo um pouco maisgreenbets downloadsucesso."

Ainda assim, ressalta, "há uma urgência muito grande por parte do Congresso Nacional para que essa lei passe logo, pois eles acham que servirá para defendê-los imediatamente, principalmente nas eleiçõesgreenbets downloadnovembro".

"Não servirá. Ou a Câmara pisa no freiogreenbets downloadvez, interrompe esse projeto e recomeça um ciclogreenbets downloaddiálogos, ou o Brasil vai virar exemplo mundialgreenbets downloadcomo não legislar sobre fake news."

"A política no Brasil é uma loucura, um jogogreenbets downloadinteresses por todos os lados,greenbets downloadque amizades e trocasgreenbets downloadfavores falam muito mais alto do que o interesse real da população. Desde que mergulhei nesse mundo, para tentar colaborar com o projetogreenbets downloadlei das fake news, eu só tive desgostos."

Mais um vem aí: na semana passada, com o apoiogreenbets downloaddeputados bolsonaristas, o deputado federal José Medeiros (Podemos-MT) apresentou um requerimento para que Maia não falasse com Felipe.

Pensandogreenbets downloadsoluções

Voltando à história dos "bots" sobre os quais Felipe falou ao analisar o esquemagreenbets downloadpirâmide no WhatsApp. Bots são programas criados para automatizar ações - e muitas vezes são benéficos, como os projetosgreenbets downloadfiscalizaçãogreenbets downloadcontas públicas no Twitter ou chatbotsgreenbets downloadempresas.

Em outros casos, são criados para fins maliciosos, para publicar hashtagsgreenbets downloadmassa ou dar "deslikes"greenbets downloadmaneira automática, por exemplo, criando a percepçãogreenbets downloadque algo está sendo falado ou detestado por muitas pessoas.

Mas,greenbets downloadacordo com o influenciador, essa estratégia já é velha.

Focargreenbets downloadbots hojegreenbets downloaddia, portanto, pode ser perdagreenbets downloadtempo. "Os robôs já vieram, já foram utilizados massivamente, já pararamgreenbets downloadser usados massivamente, e a gente ainda está falandogreenbets downloadrobô", disse elegreenbets downloadentrevista à GloboNews.

Em outras eleições no Brasil, pessoas teriam sido pagas para controlar perfis falsos e tentar manipular debates virtuais a favorgreenbets downloaddeterminados políticos.

Hoje, segundo Felipe, esse exército principal não é formado por bots, não é necessariamente pago e é quase orgânico, uma vez que não sabe que está sendo manipulado por quem realmente está no comando da coisa.

Portanto, para impedir que notícias falsas e o discursogreenbets downloadódio continuem circulando, é preciso focar nos que estão lá "no topo" dessa pirâmide.

E só é possível chegar nisso, ressalta Felipe, por meiogreenbets download"profunda investigação da Polícia Federal, com infiltração, inteligência e muito preparo técnico". "Fora isso, será impossível."

"O que nós temos a aprender com isso é que a única formagreenbets downloadcombater esse tipogreenbets downloadesquema é com gente extremamente técnica e especializada. É preciso investir pesadogreenbets downloadtreinamento da Polícia Federal para esse tipogreenbets downloadcoisa."

"Além disso, entender que uma CPMI tão técnica, como a das fake news, não pode ser conduzida por pessoas do legislativo que entendem tão pouco do assunto, por mais bem-intencionadas que sejam. O mesmo vale para o projetogreenbets downloadlei das fake news. É horagreenbets downloadcompreender que estamos falandogreenbets downloadalgo extremamente técnico,greenbets downloadque é preciso se aliar a especialistas para montar um enfrentamento."

Alémgreenbets downloadinvestigação profissional, Felipe diz que é preciso discutir com o WhatsApp e Telegram medidas que possam diminuir o sistema piramidal.

Ele sugere começar a tratar vídeos compartilhados por WhatsApp "como vídeos publicados no Facebook ou Instagram, ou seja, sujeitos às mesmas regrasgreenbets downloadchecagemgreenbets downloaddireitos autorais".

"Com isso, poderíamos impedir o compartilhamentogreenbets downloadvídeos que ferem os direitos autorais dos alvosgreenbets downloadataquesgreenbets downloadódio. Isso desmantelaria uma força poderosa do ataque desses grupos", defende.

Ele também critica a omissão das plataformas na questão da desinformação.

Felipe defendeu, por exemplo, a decisão do ministro do Supremo Tribunal Alexandregreenbets downloadMoraesgreenbets downloadmandar suspender contasgreenbets downloadbolsonaristas no Facebook e no Twitter, embora alguns críticos tenham visto na decisão um precedente para censura prévia. Felipe diz não poder analisar a decisão do pontogreenbets downloadvista jurídico, porque não é especialista dessa área, mas diz que foi uma decisão necessária porque as plataformas não haviam agido por conta própria.

"O Twitter e o Facebook ficaramgreenbets downloadbraços cruzados enquanto essas contas promoviam o ódio, desinformavam e cometiam todo tipogreenbets downloadatrocidade, indogreenbets downloadencontro às próprias normas das plataformas. Se o Twitter e Facebook tivessem agido dentrogreenbets downloadsuas próprias regras, o ministro Alexandregreenbets downloadMoraes não precisaria ter expedido essa ordem", afirma.

"E quanto mais as plataformas se recusarem a lidar com a realidade terrível que estamos vivendo, mais o Estado vai intervir, impulsionado pelo real desesperogreenbets downloadolhar o que essas pessoas publicam e pensar: 'não é possível uma coisa dessas continuar acontecendo e ninguém fazer nada'."

Tanto o Twitter quanto o Facebook (que também controla o WhatsApp e o Instagram) têm afirmado repetidas vezes que intensificaram e continuarão aperfeiçoando suas políticas para conter a disseminaçãogreenbets downloadconteúdogreenbets downloadódio egreenbets downloadfake news.

O influenciador acredita que para as eleiçõesgreenbets download2022 podem existir "avanços significativos".

"Mas isso dependegreenbets downloadum trabalho diário e lubrificado entre o poder público, as plataformas e os institutos do terceiro setor, que são a esperança para processosgreenbets downloadauto-regulamentação, fiscalização e checagem", diz. "Precisamos olhar para o terceiro setor com carinho, pois é ali que residem as engrenagens necessárias para ajudar a solucionar esses problemas."

  • greenbets download Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube greenbets download ? Inscreva-se no nosso canal!
Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosgreenbets downloadautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticagreenbets downloadusogreenbets downloadcookies e os termosgreenbets downloadprivacidade do Google YouTube antesgreenbets downloadconcordar. Para acessar o conteúdo cliquegreenbets download"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdogreenbets downloadterceiros pode conter publicidade

Finalgreenbets downloadYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosgreenbets downloadautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticagreenbets downloadusogreenbets downloadcookies e os termosgreenbets downloadprivacidade do Google YouTube antesgreenbets downloadconcordar. Para acessar o conteúdo cliquegreenbets download"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdogreenbets downloadterceiros pode conter publicidade

Finalgreenbets downloadYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosgreenbets downloadautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticagreenbets downloadusogreenbets downloadcookies e os termosgreenbets downloadprivacidade do Google YouTube antesgreenbets downloadconcordar. Para acessar o conteúdo cliquegreenbets download"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdogreenbets downloadterceiros pode conter publicidade

Finalgreenbets downloadYouTube post, 3