Com coronavírus, cai o númerobwin conference leagueatendimentos médicos e cresce obwin conference leaguemortes por outras doenças:bwin conference league

Crédito, Arquivo pessoal

Legenda da foto, Depoisbwin conference league12 dias internada, médicos deram alta a idosa para evitar contaminação por coronavírus; ela acabou falecendo

Assim como Lima, muita gente tem evitado buscar atendimento neste momento, e isso está se tornando um dos efeitos colaterais mais preocupantes da pandemia no Brasil.

Todas as regiões do país têm registrado quedas brutais nos númerosbwin conference leagueconsultas, exames e cirurgias e, consequentemente, aumentobwin conference leaguemortes por outras enfermidades que não a covid-19, como infarto do miocárdio, câncer e acidente vascular cerebral (AVC).

Para se ter uma ideia, segundo levantamento do epidemiologista Paulo Lotufo, professor da Faculdadebwin conference leagueMedicina da Universidadebwin conference leagueSão Paulo (USP),bwin conference leaguemarço, a capital paulista contabilizou 743 mortes - excluindo homicídios e acidentesbwin conference leaguegeral - a mais que a média para o mesmo mês dos últimos cinco anos.

"No período, tivemos 277 óbitos confirmados por covid-19 e 466 por não covid-19, e vários destes, mesmo não tendo sido causados diretamente pela doença, podem ser atribuídos a ela", afirma o médico.

A explicação é que o vírus, alémbwin conference leagueagravar a condiçãobwin conference leaguepessoas já debilitadas pelas mais diversas razões, tem feito muitas delas não apenas desmarcarem consultas e até cirurgias e desistirembwin conference leagueir às clínicas ou pronto-socorros quando não estão se sentindo bem, mas também não serem atendidas por conta da superlotação e do foco no combate à pandemia.

Crédito, Arquivo pessoal

Legenda da foto, Empresário Miguel da Rocha Correia Lima,bwin conference league55 anos, morreu após infarto

"Soube do casobwin conference leagueuma moça com aneurisma que não conseguiu ser operada porque o centro cirúrgico do hospital que ela procurou foi transformadobwin conference leagueUTI para receber pacientes com covid-19. A razão imediata da morte dela não foi o coronavírus, masbwin conference leagueforma indireta foi", afirma Lotufo.

Situação parecida aconteceu com a donabwin conference leaguecasa Isabel Zebelin Duarte,bwin conference league85 anos. No ano passado, ela sofreu um AVC. Em março deste ano, apresentou uma piora e ficou internada durante 12 diasbwin conference leagueum hospitalbwin conference leagueJacareí, no interiorbwin conference leagueSão Paulo.

"Por causa do coronavírus, os médicos acharam melhor dar alta. Eles consideraram que o caso dela não era mais uma emergência, e também precisavambwin conference leagueleitos", conta umabwin conference leaguesuas filhas, a jornalista e radialista Andréa Duarte,bwin conference league50 anos.

No dia 7bwin conference leaguemaio, Isabel passou mal e uma equipe foi chamada atébwin conference leaguecasa. Os profissionais diagnosticaram pneumonia, resultantebwin conference leagueestar acamada há tanto tempo, mas optaram por não interná-la novamente. Cinco dias depois, ela faleceu.

"Não culpo o hospital, sei que, hoje, a preferência é para os casosbwin conference leaguecovid-19, e minha mãe,bwin conference leagueum jeito oubwin conference leagueoutro, estava recebendo acompanhamento. Mas fico pensando que lá, talvez, os médicos teriam conseguido reanimá-la", desabafa Andréa.

Menos consultas, exames e cirurgias

Desde o início da pandemia no país, juntando o medo que as pessoas têm da contaminação pelo novo coronavírus, a faltabwin conference leagueatendimentobwin conference leaguedeterminados locais e ainda a recomendação dos órgãosbwin conference leaguesaúdebwin conference leaguesuspender os procedimentos eletivos (não urgentes), a queda no númerobwin conference leagueatendimentos, exames e cirurgias só tem aumentado.

Em se tratando das patologias do coração, as principais causasbwin conference leaguemorte no Brasil e no mundo, levantamento realizado pela Sociedade Brasileirabwin conference leagueHemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) mostra diminuiçãobwin conference league50% na realizaçãobwin conference leagueangioplastia primária (procedimento feitobwin conference leaguecaráterbwin conference leagueemergência durante o infarto)bwin conference leaguemarço, ebwin conference league70%,bwin conference leagueabril, na comparação com o mesmo períodobwin conference league2019.

"Baseado nesses dados, soou o alertabwin conference leagueque os pacientes não estão procurando os serviços médicos para receber o tratamento. Essa hipótese é reforçada porque esse fenômeno tem sido identificadobwin conference leagueoutros locais. Nos Estados Unidos, por exemplo, o númerobwin conference leagueatendimentosbwin conference leagueemergênciabwin conference leagueparada cardíaca domiciliar cresceu quatro vezes e obwin conference leaguemortes nessa situação, oito vezes", relata Ricardo Costa, presidente da SBHCI.

O especialista pontua que o infarto é uma urgência médica e, portanto, necessitabwin conference leagueintervenção imediata. "Se ele não for tratado,bwin conference leaguetaxabwin conference leaguemortalidade pode chegar a 50%, e ainda há o riscobwin conference leaguesequelas graves, como insuficiência cardíaca, comprometendo totalmente a qualidadebwin conference leaguevida."

No caso do câncer, pelos dados da Sociedade Brasileirabwin conference leagueCirurgia Oncológica (SBCO) e da Sociedade Brasileirabwin conference leaguePatologia (SBP),bwin conference leaguemarço para cá foram realizadas, nas redes pública e privada, 70% menos operações e entre 50% e 90%, dependendo do serviço,bwin conference leaguebiópsias para diagnóstico da doença.

Só do câncerbwin conference leaguemama, a Sociedade Brasileirabwin conference leagueMastologia aponta diminuiçãobwin conference league75% nos atendimentosbwin conference leaguehospitais públicosbwin conference leaguepacientesbwin conference leaguerastreamento e tratamento para a enfermidade nos mesesbwin conference leaguemarço e abril,bwin conference leaguerelação ao ano passado.

"Estamos assustados com o que temos observado e preocupados tanto com a diminuição nos diagnósticos primários quanto com o acompanhamento. Por causa da pandemia, as pessoas, inclusive as que têm sintomas, estão deixandobwin conference leagueir ao médico ebwin conference leaguefazer o rastreamento da doença, e, as que estãobwin conference leaguetratamento,bwin conference leaguefazer o controle", diz Alexandre Ferreira Oliveira, presidente da SBCO.

O especialista avalia que isso terá impacto humano e econômico enormes mais para frente. "Se essa situação se prolongar por muito mais tempo, haverá aumento no númerobwin conference leaguecasos,bwin conference leaguetumoresbwin conference leagueestágio avançado ebwin conference leaguerecidivas, comprometendo seriamente as chancesbwin conference leaguecura e a sobrevida dos pacientes."

A pandemia ainda tem interferido nas internações hospitalares. De acordo com a Associação Nacionalbwin conference leagueHospitais Privados (Anahp), nos primeiros quatro meses do ano a queda foibwin conference league18,1%,bwin conference leaguerelação aos mesesbwin conference leaguejaneiro a abrilbwin conference league2019.

Focando nas enfermidades crônicas, neoplasias e doenças do aparelho circulatório e nervoso - que incluem câncer, infarto e AVC, dentre outros problemas que exigem tratamento contínuo -, as reduções forambwin conference league23,2%, 20,9% e 26,6%, respectivamente.

bwin conference league Emergências não podem ser negl bwin conference league i bwin conference league genciadas

Diantebwin conference leaguetodo esse cenário, as entidadesbwin conference leaguesaúde brasileiras destacam que, ao mesmo tempobwin conference leagueque o isolamento social é fundamental para minimizar o riscobwin conference leaguecontágio pelo novo coronavírus, a população não deve suspender o acompanhamento ambulatorial, sobretudo quem sofrebwin conference leaguecardiopatias e enfermidades autoimunes, renais, vasculares, respiratórias e oncológicas, adiar exames, consultas e cirurgias sem orientaçãobwin conference leagueum profissional e nem negligenciar quaisquer sintomas importantes.

Também ponderam que médicos, hospitais e clínicas precisam manter os atendimentos aos pacientes com doenças graves e casos emergenciais não relacionados à covid-19.

Por conta disso, a SBCO enviou ao Ministério da Saúde um documento que propõe a criaçãobwin conference leaguevias livresbwin conference leaguecovid-19, ou seja,bwin conference leagueambientes seguros, para garantir a assistência durante a pandemia e sem riscosbwin conference leaguecontaminação.

Legenda da foto, "Temos feito um controle rigoroso para não haver aglomeração", diz diretor clínico do Hospital e Maternidade Christóvão da Gama

"Inicialmente, não sabíamos quanto tempo a fase mais crítica da pandemia iria durar. Como agora a expectativa ébwin conference leagueque teremosbwin conference leaguetrês a quatro meses até passar o pico e começar um declíniobwin conference leaguecasos, precisamos adaptar os serviços para retomar os atendimentos suspensos", destaca Oliveira.

A SBHCI, porbwin conference leaguevez, criou a campanha "O enfarte não respeita quarentena", com o objetivobwin conference leagueconscientizar e incentivar os brasileiros a procurarem ajuda imediata ao apresentarem os sintomas da doença (dor ou aperto no peito que pode irradiar para o braço, acompanhadabwin conference leaguemal estar, cansaço e suor excessivo).

"É imprescindível que se respeite a quarentena, o isolamento social e não haja exposiçãobwin conference leaguemaneira desnecessária, mas, diantebwin conference leagueum quadro suspeito, o não atendimento ou o atendimento muito retardado, pode trazer sérios riscos", informa o presidente da entidade.

E ele acrescenta: "Não é preciso ter medobwin conference leagueir até o hospital. Muitos estão trabalhando com protocolos bastante rigorosos para dar assistência segura aos pacientes".

Nas três unidades hospitalares do Grupo Leforte (duasbwin conference leagueSão Paulo e umabwin conference leagueSanto André, no ABC Paulista)., por exemplo, as equipes médicas ebwin conference leagueenfermagembwin conference leagueoutras áreas são separadas das que estão na linhabwin conference leaguefrente do combate à covid-19. O mesmo protocolo é adotado nos ambulatórios, salasbwin conference leagueconsultas, centros cirúrgicos, áreasbwin conference leagueinternação e UTIs.

"Também temos feito um controle rigoroso para não haver aglomeração. Espaçamos as consultas, que passaram a ser realizadasbwin conference league30bwin conference league30 minutos, e limitamos a entrada nos elevadores", relata Sérgio Gama, diretor clínico do Hospital e Maternidade Christóvão da Gama.

A rede também tem realizado o teste PCR para a detecção do novo coronavírusbwin conference leaguetodos que passarão por cirurgiasbwin conference leagueurgência e precisem ser entubados, ou conforme solicitação do médico.

"Neste momento, é fundamental que as pessoas saibam que, se precisarembwin conference leagueajuda, encontrarão ambientes protegidos e preparados", finaliza o especialista.

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbwin conference leagueautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabwin conference leagueusobwin conference leaguecookies e os termosbwin conference leagueprivacidade do Google YouTube antesbwin conference leagueconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebwin conference league"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobwin conference leagueterceiros pode conter publicidade

Finalbwin conference leagueYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbwin conference leagueautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabwin conference leagueusobwin conference leaguecookies e os termosbwin conference leagueprivacidade do Google YouTube antesbwin conference leagueconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebwin conference league"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobwin conference leagueterceiros pode conter publicidade

Finalbwin conference leagueYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosbwin conference leagueautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticabwin conference leagueusobwin conference leaguecookies e os termosbwin conference leagueprivacidade do Google YouTube antesbwin conference leagueconcordar. Para acessar o conteúdo cliquebwin conference league"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdobwin conference leagueterceiros pode conter publicidade

Finalbwin conference leagueYouTube post, 3