Coronavírus: a 'ilha dos milionários'aposta copa do mundo palpitesMiami que está testando todos os seus habitantes:aposta copa do mundo palpites
Fisher Island
A controvérsia cresceu depois que o jornal The Miami Herald publicou que Fisher Island, um dos bairros mais ricos dos Estados Unidos, havia decidido comprar milharesaposta copa do mundo palpitestestes rápidosaposta copa do mundo palpitescovid-19 para o Sistemaaposta copa do mundo palpitesSaúde da Universidadeaposta copa do mundo palpitesMiami (UHealth), uma entidade privada.
"Para minimizar ainda mais a disseminação na densamente povoada ilha, onde metade dos moradores tem maisaposta copa do mundo palpites60 anos e alto risco, a Fisher Island solicitou à UHealth que lhes fornecesse testesaposta copa do mundo palpitesanticorpos covid-19 para todos os seus funcionários e residentes ", afirmou à BBC News Mundo, o serviçoaposta copa do mundo palpitesespanhol da BBC, a porta-voz da ilha, Sissy DeMaria.
Fisher Island, colada à icônica Miami Beach, abriu um centro e os testes já estão sendo realizados, junto com outras medidasaposta copa do mundo palpitesprevenção.
A UHealth reconhece que seu serviço "pode ter dado a impressãoaposta copa do mundo palpitesque algumas comunidades receberiam tratamento preferencial", mas afirma, no entanto, que essa não eraaposta copa do mundo palpites"intenção".
"Um dos primeiros casos confirmadosaposta copa do mundo palpitescoronavírus no condadoaposta copa do mundo palpitesMiami-Dade foiaposta copa do mundo palpitesFisher Island, mais da metade da população é maioraposta copa do mundo palpites60 anos e muitos moradores estavam voltando do nordeste", a zona mais atingida pela covid-19, destaca a porta-voz Lisa Worleyaposta copa do mundo palpitesum breve comunicado.
O centro universitário tem colaborado com agências governamentais eaposta copa do mundo palpitessaúde pública e realizou uma iniciativa para testar anticorpos contra a covid-19aposta copa do mundo palpites3.500 pessoas aleatórias na Flórida, informou a imprensa local.
'Escandalizados'
Apesar disso, as notícias sobre Fisher Island rapidamente geraram uma ondaaposta copa do mundo palpitesfrustração e raiva,aposta copa do mundo palpitesrazão da escassezaposta copa do mundo palpitesequipamentos e o acesso limitado a testes para o restante da população.
"Os americanos e,aposta copa do mundo palpitesparte, o resto do mundo, estão escandalizados ao descobrir que muita gente abastada pode usar seus recursos para conseguir vantagens quando tem uma necessidade médica, incluindoaposta copa do mundo palpitesuma epidemia, mas isso tem sido assim desde sempre. É algo que os americanos parecem tolerar", aponta Arthur Caplan, diretoraposta copa do mundo palpitesÉtica Médica da Universidadeaposta copa do mundo palpitesNova York.
"Os Estados Unidos nunca reconheceram o direito à saúde. Muitos americanos obtiveramaposta copa do mundo palpitescoberturaaposta copa do mundo palpitessaúde por meio do trabalho, o que significa que, eticamente, têmaposta copa do mundo palpitesconquistá-la. E se deixamaposta copa do mundo palpitestrabalhar, a perdem."
O sistemaaposta copa do mundo palpitessaúde americano funciona emaposta copa do mundo palpitesmaioria à baseaposta copa do mundo palpitesseguros privados, mas milhõesaposta copa do mundo palpitespessoas não os possuem, ou têm coberturas insuficientes.
"Quando não há um sistema que atenda a todas as pessoas, então existe um menor sentido éticoaposta copa do mundo palpitesresponsabilidade comunitária", pondera o especialista.
Nesta crise, o governo está adquirindo um papel maior que o habitualaposta copa do mundo palpitesnível federal, masaposta copa do mundo palpitesmuitos aspectos, são os Estados que têm o controle, tambémaposta copa do mundo palpitesquestõesaposta copa do mundo palpitessaúde.
Na Flórida, as autoridades instalaram oito clínicas móveis nas comunidades mais afetadas,aposta copa do mundo palpitesacordo com o Departamentoaposta copa do mundo palpitesSaúde.
Um dos serviços com maior demanda está localizadoaposta copa do mundo palpitesum dos estacionamentos do estádio Hard Hockaposta copa do mundo palpitesMiami, onde se celebrou este ano a final do SuperBowl.
Ali, as equipes médicas realizam diariamente os chamados testes PCR, que constatam se uma pessoa tem covid-19 por meioaposta copa do mundo palpitesuma amostra recolhida do nariz ou garganta analisadaaposta copa do mundo palpiteslaboratório.
Esse atendimento é diferente do que é realizado na Fisher Island, onde um exameaposta copa do mundo palpitessangue rápido pode somente determinar se uma pessoa já teve a doença, mas não se está infectada.
Dada a quantidadeaposta copa do mundo palpitespessoas que correram para o estacionamento no Hard Rock, o pessoal da saúde teve que colocar o sinalaposta copa do mundo palpites"fechado" pouco depoisaposta copa do mundo palpitesabrir as portas por vários dias na semana passada.
Este item inclui conteúdo extraído do Twitter. Pedimosaposta copa do mundo palpitesautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaaposta copa do mundo palpitesusoaposta copa do mundo palpitescookies e os termosaposta copa do mundo palpitesprivacidade do Twitter antesaposta copa do mundo palpitesconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueaposta copa do mundo palpites"aceitar e continuar".
Finalaposta copa do mundo palpitesTwitter post
Essa procura levou a um aumento da capacidade,aposta copa do mundo palpites400 testes diários a 750, e se relaxaram os requisitos.
Outros exemplos
O casoaposta copa do mundo palpitesFisher Island, no entanto, não é o único a evidenciar as desigualdades nessa criseaposta copa do mundo palpitessaúde,aposta copa do mundo palpitesque os Estados Unidos são a nação mais afetadaaposta copa do mundo palpitesnúmeroaposta copa do mundo palpitesmortos e infectados, segundo os dados oficiais.
A imprensa americana noticiou, por exemplo, o casoaposta copa do mundo palpitesuma multinacional biomédica no Colorado que decidiu comprar testes rápidos para anticorpos covid-19 para todo um Condado, onde moram cercaaposta copa do mundo palpites8.000 pessoas, incluindo doisaposta copa do mundo palpitesseus executivos durante uma parte do ano.
A BBC News Mundo entrouaposta copa do mundo palpitescontato com a empresa, mas não obteve resposta.
Também ganhou fama o casoaposta copa do mundo palpitesuma comunidadeaposta copa do mundo palpitesalta rendaaposta copa do mundo palpitesWestport, Connecticut, que tentou o acesso a testes privados, e cita os serviços dos chamados médicos concierge, que estão oferecendo testesaposta copa do mundo palpitesdomicílio.
David Nazarian é um desses profissionais. Ele tem uma clínica no luxuoso bairroaposta copa do mundo palpitesBeverly Hills,aposta copa do mundo palpitesLos Angeles, o médico observou um aumento persistente no númeroaposta copa do mundo palpitesconsultas desde o princípio da epidemia e montou um centroaposta copa do mundo palpitestestes para atender no sistema "drive through".
"Eu trabalhei muito desde o começo porque considero muito importante (...) É uma crise que todos estamos enfrentando. Pobres e ricos. Não é sobre isso. É sobre o que todos podemos fazer para controlar esse vírus. Se não o fizermos, não pararemos as infecções e não conseguiremos levar as pessoas a retomarem suas vidas. Essa é a pergunta mais importante, porque todos sofrerão ", acredita ele.
Sua clientela se compõe basicamente por famílias ou indivíduos do mundo do entretenimento ou altos executivos, mas o profissional assegura que seus serviços estão disponíveis a todos, por um preço que ele prefere não revelar.
No entanto, Nazarian trata uma porcentagemaposta copa do mundo palpitesseus pacientes gratuitamente há 10 anos, uma tarefa que ele continua realizando neste momento crucial, afirma eleaposta copa do mundo palpitesconversa com a BBC News Mundo.
A equipe do médico realizou testes PCR ouaposta copa do mundo palpitesanticorposaposta copa do mundo palpitescasa ou emaposta copa do mundo palpitesclínica móvel, assim como para as empresas, com os materiais que puderam comprar e um poucoaposta copa do mundo palpitescriatividade diante da escassezaposta copa do mundo palpitesrecursos, criando alguns materiais.
"Não há nenhuma dúvida que existem desigualdades e, infelizmente, sempre foi assim. Gostaria que não fosse. Todos deveriam ter acesso a uma boa saúde. Todo o mundo deveria poder fazer o teste", diz.
Emaposta copa do mundo palpitesopinião, o governo deveria estar fazendo mais. "É lamentável que vivamos nos Estados Unidos e estejamos ficando para trás na capacidadeaposta copa do mundo palpitestestesaposta copa do mundo palpitesrelação a outros países."
Após os problemas com os testes no início da pandemia, os EUA agora estão realizando cercaaposta copa do mundo palpites150.000 testes diários. Mas, na opinião dos maiores especialistas da área, o número deveria ser muito maior: entre 5 milhões e 22 milhões por dia.
"Este país é um Estado falido", lamentava um enfermeiro anestesistaaposta copa do mundo palpitesum hospitalaposta copa do mundo palpitesNova York no começo do mês, revelando um dos momentos mais trágicosaposta copa do mundo palpitessua carreira.
O profissional, Derrick Smith, compartilhou no Facebook as últimas palavrasaposta copa do mundo palpitesum pacienteaposta copa do mundo palpitescovid-19aposta copa do mundo palpitesestado crítico antes que fosse entubado e conectado a um respirador.
"Quem vai pagar por isso?", lhe perguntou o paciente com visível dificuldade para respirar e falar, momentos antesaposta copa do mundo palpitesligar para a esposa, pois muitos doentes "nunca se recuperam depoisaposta copa do mundo palpitesentubados", contou o profissional.
A dramática cena leva inevitavelmente a uma reflexão: será que essa pandemia brutal causará uma mudança nos EUA?
"Não apostaria nisso", diz Caplan. Nos Estados Unidos, pondera o especialista, as ideias antigas pesam: a saúde é um privilégio, não um direito.
- COMO SE PROTEGER: O que realmente funciona
- COMO LAVAR AS MÃOS: Vídeo com o passo a passo
- SINTOMAS E RISCOS: Características da doença
- 25 PERGUNTAS E RESPOSTAS: Tudo que importa sobre o vírus
- MAPA DA DOENÇA: O alcance global do novo coronavírus
aposta copa do mundo palpites Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube aposta copa do mundo palpites ? Inscreva-se no nosso canal!
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosaposta copa do mundo palpitesautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaaposta copa do mundo palpitesusoaposta copa do mundo palpitescookies e os termosaposta copa do mundo palpitesprivacidade do Google YouTube antesaposta copa do mundo palpitesconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueaposta copa do mundo palpites"aceitar e continuar".
Finalaposta copa do mundo palpitesYouTube post, 1
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosaposta copa do mundo palpitesautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaaposta copa do mundo palpitesusoaposta copa do mundo palpitescookies e os termosaposta copa do mundo palpitesprivacidade do Google YouTube antesaposta copa do mundo palpitesconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueaposta copa do mundo palpites"aceitar e continuar".
Finalaposta copa do mundo palpitesYouTube post, 2
Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosaposta copa do mundo palpitesautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaaposta copa do mundo palpitesusoaposta copa do mundo palpitescookies e os termosaposta copa do mundo palpitesprivacidade do Google YouTube antesaposta copa do mundo palpitesconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueaposta copa do mundo palpites"aceitar e continuar".
Finalaposta copa do mundo palpitesYouTube post, 3