Dia do Índio é data 'folclórica e preconceituosa', diz escritor indígena Daniel Munduruku:aposta copa do mundo app

Crédito, Divulgação

Legenda da foto, Daniel Munduruku, pós-doutoraposta copa do mundo applinguística, sugere criação do Dia da Diversidade Indígena

"A palavra 'indígena' diz muito mais a nosso respeito do que a palavra 'índio'. Indígena quer dizer originário, aquele que está ali antes dos outros", defende Munduruku, que pertence ao povo indígenaaposta copa do mundo appmesmo nome, hoje situadoaposta copa do mundo appregiões do Pará, Amazonas e Mato Grosso.

"Talvez o 19aposta copa do mundo appabril devesse ser chamadoaposta copa do mundo appDia da Diversidade Indígena. As pessoas acham que é só uma questãoaposta copa do mundo appser politicamente correto. Mas, para quem lida com palavra, sabe a força que a palavra tem", continua o escritor, autoraposta copa do mundo appmaisaposta copa do mundo app50 livros para crianças, jovens e educadores.

Crédito, Marcelo Camargo / Agência Brasil

Legenda da foto, As palavras 'índio' e 'indígena' não querem dizer a mesma coisa. E o termo 'índio' está hoje ligado à 'preguiça, selvageria e atraso', diz Daniel

Leia abaixo a entrevistaaposta copa do mundo appDaniel Munduruku para a BBC News Brasil sobre o 19aposta copa do mundo appabril:

aposta copa do mundo app BBC News Brasil - Qual o problema da palavra "índio"?

aposta copa do mundo app Daniel Munduruku - Do meu pontoaposta copa do mundo appvista, a palavra índio perdeu o seu sentido. É uma palavra que só desqualifica, remonta a preconceitos. É uma palavra genérica. Esse generalismo esconde toda a diversidade, riqueza, humanidade dos povos indígenas.

Quando a gente usa a palavra índio, estamos nos reportando a duas ideias.

Uma é a ideia romântica, folclórica. É isso que se comemora no dia 19aposta copa do mundo appabril. Aquela figura do desenho animado, com duas pinturas no rosto e uma pena na cabeça, que moraaposta copa do mundo appuma ocaaposta copa do mundo appformaaposta copa do mundo apptriângulo. Há a percepçãoaposta copa do mundo appque essa é uma figura que precisamos preservar, um ser do passado. Mas os indígenas não são seres do passado, são do presente.

A segunda ideia é ideologizada. A palavra índio está quase sempre ligada a preguiça, selvageria, atraso tecnológico, a uma visãoaposta copa do mundo appque o índio tem muita terra e não sabe o que fazer com ela. A ideiaaposta copa do mundo appque o índio acabou virando um empecilho para o desenvolvimento brasileiro.

aposta copa do mundo app BBC News Brasil - Então, deveríamos abandonar a palavra "índio" e usar "indígena"?

aposta copa do mundo app Munduruku - Uma palavra muda tudo? Sim, uma palavra muda muito. Nos meus vídeos e palestras, eu tenho sempre feito uma separação fundamental entre "índio" e "indígena". As pessoas ainda pensam que índio e indígena é a mesma coisa. Não é. O próprio dicionário diz isso.

A palavra indígena diz muito mais a nosso respeito do que a palavra índio. A palavra índio gera uma imagem distorcida. Já indígena quer dizer originário, aquele que está ali antes dos outros.

Ah, então eu nasciaposta copa do mundo appSão Paulo, eu sou indígena? Não, você é nativo. Para ser originário precisa ter um pertencimento a um povo ancestral. O antônimo (contrário)aposta copa do mundo appindígena é alienígena, aquele que vemaposta copa do mundo appfora. Então, eu uso indígena para reforçar o fatoaposta copa do mundo appque somos originários.

Além disso, eu não sou um indígena qualquer. Eu tenho um lugaraposta copa do mundo apppertencimento: Munduruku. É importante reforçar a identidade dos povos.

aposta copa do mundo app BBC News Brasil - No Brasil, ainda é muito raro tratarmos os povos pelo nome. Por quê?

aposta copa do mundo app Munduruku - É muito mais fácil usar uma palavra genérica do que efetivamente dar aos povos indígenas o peso daaposta copa do mundo appidentidade. Identificar os diferentes povos indígenas significa garantir a eles direitos e políticas específicas, não políticas genéricas.

aposta copa do mundo app BBC News Brasil - Você já disse que o Dia do Índio, comemorado hoje, 19aposta copa do mundo appabril, é "uma farsa".

aposta copa do mundo app Munduruku - Quando a gente comemora o Dia do Índio, estamos comemorando uma ficção, uma ideia folclórica e preconceituosa.

Crédito, Marcelo Camargo / Agência Brasil

Legenda da foto, 'Comemorações feitasaposta copa do mundo appescolas reproduzem um estereótipo', diz o acadêmico e escritor

Por isso, quase sempre as comemorações desta data feitas nas escolas reproduzem o estereótipo. Mas, se nós continuamos tratando isso como ficção, vamos continuar deseducando nossas crianças.

Talvez a data devesse ser chamadaaposta copa do mundo appDia da Diversidade Indígena. As pessoas acham que é só uma questãoaposta copa do mundo appser politicamente correto. Mas, para quem lida com palavra, sabe a força que a palavra tem. Tanto que apelido tem uma força destruidora - e "índio" é,aposta copa do mundo appcerta forma, um apelido.

Um Dia da Diversidade Indígena teria um impacto semelhante ao Dia da Consciência Negra, que gerou uma mudança absolutamente significativa.

aposta copa do mundo app BBC News Brasil - Então, como deveria ser lembrado o dia 19aposta copa do mundo appabril?

aposta copa do mundo app Munduruku - A sugestão que eu sempre faço para escolas é que a gente possa deixaraposta copa do mundo appusar o 19aposta copa do mundo appabril como uma data comemorativa. É uma data para a gente refletir. Deve gerar nas pessoas um desejoaposta copa do mundo appconhecer,aposta copa do mundo appentraraposta copa do mundo appcontato com essa diversidade dos povos indígenas.

aposta copa do mundo app BBC News Brasil - Ainda há muito estereótipo no 19aposta copa do mundo appabril, ou já houve uma mudança?

aposta copa do mundo app Munduruku - Houve um avanço muito grande na sociedade. Mas, sem dúvida nenhuma, hoje ainda se reproduz muito desse imaginário do "índio". E isso acontece por causa da escola. A escola é a última instituição a se atualizar.

O que acabou ajudando na atualização dos professores foi a lei 11.645,aposta copa do mundo app2008, que obrigou que a temática indígena saísse do 19aposta copa do mundo appabril e se tornasse parteaposta copa do mundo appalgumas disciplinas escolares. Isso criou condições para os professores se atualizarem, porque obrigou os governos a comprarem livros, oferecerem cursos…

aposta copa do mundo app BBC News Brasil - Como foi o seu processoaposta copa do mundo appse reconhecer como indígena e Munduruku?

aposta copa do mundo app Munduruku - Eu nasciaposta copa do mundo app1964, ano do golpe. Em 1967, os militares criaram a Funai, que tinha entre suas prioridades nos tornar civilizados. Isso significava apagar nossa história, nossa identidade. É nesse momento que eu fui para escola. Eu sofri muito bullying, muita violência moral. E isso criouaposta copa do mundo appmim uma espécieaposta copa do mundo appojeriza pela minha identidade Munduruku.

aposta copa do mundo app BBC News Brasil - Como era o bullying na escola?

aposta copa do mundo app Munduruku - O bullying é uma formaaposta copa do mundo appcriar na gente uma repulsa por aquilo que somos. Na escola, me chamavamaposta copa do mundo appíndioaposta copa do mundo appuma forma pejorativa. Dizendo que índio é bicho, é selvagem. Não queriam fazer atividade comigo porque índio não é inteligente.

Parte do ano escolar eu vivia na cidade - essa era uma das estratégias da Funai naquela época, tirar a gente do convívio com a comunidade, para não falar a língua indígena, não conviver com rituais.

Já nas férias escolares, a gente voltava para a aldeia. Mas, algumas vezes, a gente nem queria mais ir para aldeia, com uma certa rejeição à nossa própria cultura. Quem abriuaposta copa do mundo appmim outra perspectiva foi meu avô. Ele me fez aceitar minha identidade Munduruku e gostaraposta copa do mundo appser quem eu era.

aposta copa do mundo app BBC News Brasil - O mêsaposta copa do mundo appabril, por conta do Dia do Índio, costumava ser um momentoaposta copa do mundo appque o governo federal anunciava medidas ligadas aos povos indígenas - por exemplo, a demarcaçãoaposta copa do mundo appterras. Qualaposta copa do mundo appperspectiva para este ano? (Nota da redação: entrevista feitaaposta copa do mundo appabrilaposta copa do mundo app2019)

aposta copa do mundo app Munduruku - O presidente Jair Bolsonaro já declarou que não entende absolutamente nadaaposta copa do mundo apppovo indígena. A Força Nacional acabaaposta copa do mundo appser convocada para ir para Brasília e coibir qualquer tipoaposta copa do mundo appmanifestação do movimento indígena nos próximos dias - que é quando vai ocorrer o Acampamento Terra Livre (assembleiaaposta copa do mundo apppovos indígenas do Brasil, convocada para 24 a 26aposta copa do mundo appabril, na capital federal).

Crédito, Marcelo Camargo / Agência Brasil

Legenda da foto, Indígenas protestam no prédio do Congresso,aposta copa do mundo appBrasília, no fimaposta copa do mundo app2015. Na foto, a cúpula invertida da Câmara

Em umaaposta copa do mundo appsuas transmissões ao vivo (no Facebook), o presidente disse que quer saberaposta copa do mundo apponde vem o dinheiro para reunir 10 mil indígenas no Acampamento Terra Livre, disse que essa farra vai acabar. Mas o próprio movimento indígena já respondeu que o governo não dá nenhum tostão para mobilização indígena.

Eu não quero ser profeta do caos. Mas minha perspectiva é que as coisas vão piorar para os povos indígenas nesse governo. Que o governo não vai fazer absolutamente nada favorável aos indígenas. Mas vai dizer que vai fazer, por exemplo, que vai abrir terra indígena para exploração mineral e que isso é positivo porque os indígenas querem ser iguais aos outros brasileiros. E uma parte da população vai acreditar nesse discurso vazio.

(Nota da redação: após a publicação original desta entrevista, o Acampamento Terra Livreaposta copa do mundo app2019 teve a presençaaposta copa do mundo app4 mil representantesaposta copa do mundo appdiversos povos indígenas do país todo, que apresentaram suas reivindicações. Foram recebidos pelo Congresso e pelo STF. No Executivo, protocolaram suas exigências com um funcionárioaposta copa do mundo appbaixo escalão do Ministério da Saúde. )

aposta copa do mundo app BBC News Brasil - Por quê?

aposta copa do mundo app Munduruku - Somos brasileiros como todos os outros e temos direito como todos os outros. Mas, no Brasil, quando se falaaposta copa do mundo appdireito, as pessoas quase sempre pensamaposta copa do mundo appprivilégios. Esse governo tem repetido que o índio precisa ser igual a todos os brasileiros. Quando diz isso, está falandoaposta copa do mundo appacabar com os direitos que os indígenas possuem e que foram conquistados legitimamente na Constituição brasileira.

aposta copa do mundo app BBC News Brasil - aposta copa do mundo app Em um debate no Congresso, a senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) questionou por que os índios "continuam miseráveis", se "têmaposta copa do mundo apptornoaposta copa do mundo app13% do território nacional, dinheiro destinado, política pública destinada". O que o senhor achou disso?

aposta copa do mundo app Munduruku - Uma coisa são as pessoas que realmente vivem na faixa da miséria. Outra coisa é chamaraposta copa do mundo appmiserável o indígena, que tem uma cultura milenar.

Quando a gente pensa que uma pessoa é miserável porque ela não é como a gente, porque ela não frequenta shopping center, a gente está sendo não apenas preconceituoso, mas racista. Essa senadora está julgando as culturas indígenas a partir dos parâmetrosaposta copa do mundo appriqueza que ela tem. Portanto, nem mereceria ser senadora.

aposta copa do mundo app BBC News Brasil - Qual o papel da literatura na mudança da visão do indígena pela sociedade?

aposta copa do mundo app Munduruku - A literatura é um instrumento superinteressanteaposta copa do mundo appconstruçãoaposta copa do mundo applugaresaposta copa do mundo appfala. Tem esse componente muito positivoaposta copa do mundo appalimentar nas pessoas outros olhares, outras facetas da existência.

A literatura que eu faço é comprometida, minha formaaposta copa do mundo appser militante no movimento indígena. Eu tento usar a literatura para poder falar das nossas culturas. A literatura é fundamental para a gente ir desconstruindo esses estereótipos sobre os povos indígenas e ir construindo uma percepção diferente.

aposta copa do mundo app Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube aposta copa do mundo app ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosaposta copa do mundo appautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaaposta copa do mundo appusoaposta copa do mundo appcookies e os termosaposta copa do mundo appprivacidade do Google YouTube antesaposta copa do mundo appconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueaposta copa do mundo app"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoaposta copa do mundo appterceiros pode conter publicidade

Finalaposta copa do mundo appYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosaposta copa do mundo appautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaaposta copa do mundo appusoaposta copa do mundo appcookies e os termosaposta copa do mundo appprivacidade do Google YouTube antesaposta copa do mundo appconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueaposta copa do mundo app"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoaposta copa do mundo appterceiros pode conter publicidade

Finalaposta copa do mundo appYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosaposta copa do mundo appautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaaposta copa do mundo appusoaposta copa do mundo appcookies e os termosaposta copa do mundo appprivacidade do Google YouTube antesaposta copa do mundo appconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueaposta copa do mundo app"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoaposta copa do mundo appterceiros pode conter publicidade

Finalaposta copa do mundo appYouTube post, 3