Carl von Martius, o alemão que explorou as entranhas do Brasil e 'batizou' nossa natureza:esporte da sorte futebol

Crédito, Divulgação/Editora Capivara

Legenda da foto, Alemão explorou e mapeou natureza brasileira no século 19, incluindo distrito destruído por lamaesporte da sorte futebolMariana (MG)

No livro, os autores contamesporte da sorte futeboldetalhes os preparativos para a expediçãoesporte da sorte futebolvon Martius e Spix,esporte da sorte futebolMunique, no então reino da Baviera,esporte da sorte futebol1815, onde viviam e eram ligados a instituições dedicadas às ciências naturais, como a Real Academia das Ciências da Baviera e o Real Jardim Botânicoesporte da sorte futebolMunique. Na época, governantes europeus tinham interesseesporte da sorte futebolenviar expedições ao Brasil, então Reino Unidoesporte da sorte futebolPortugal e Algarves, por razões científicas e políticas.

Crédito, Divulgação/Editora Capivara

Legenda da foto, Expedição pelo Brasil percorreu maisesporte da sorte futebol14 mil km e durou três anos

"Tratava-seesporte da sorte futebolum projeto com o qual o Estado bávaro buscava mostrar-se ao mundo como uma nação culta e fortalecida, atravésesporte da sorte futebolum grande feito científico: uma expedição", diz um trecho do livro. "Buscava-se conhecer e explorar um país com famosas riquezas naturais, porém ainda envoltasesporte da sorte futebolauréolas misteriosas, e sobre as quais as informações eram cobiçadas pelas grandes instituições europeias."

Mas um projeto desses não era fácilesporte da sorte futebolexecutar e tampouco barato. Apesaresporte da sorte futebolcontarem com o apoio do rei da Baviera Maximiliano José I, a viagem só foi concretizadaesporte da sorte futebol1817, ainda assim porque Maximiliano, que mantinha boas relações com a Áustria, conseguiu uma carona para os dois cientistas na comitiva que levaria ao Brasil a arquiduquesa Maria Leopoldina da Áustria, para casar-se com o príncipe Pedro I, futuro imperador do Brasil.

No Brasil, meteram o pé na estrada, ou melhor, pelos rios, estradas e caminhos abertos no meio da mata densa,esporte da sorte futeboluma expedição que duraria os três anos seguintes, coletando, estudando e registrando tudo o que viam pela frente. Eles partiram do Rioesporte da sorte futebolJaneiro e passaram por Estados como São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Piauí, Maranhão, Pará e Amazonas.

Esses relatos se transformariam depois no livro Viagem pelo Brasil, onde ambos narram a jornada, que na maior parte do trajeto pode ser considerada uma aventura. Se hoje não é fácil percorrer por terra maisesporte da sorte futebol14 mil quilômetros Brasil adentro, imagina naquela épocaesporte da sorte futebolque pouco se conhecia do interior, com instrumentos precáriosesporte da sorte futebolorientação e sobrevivência e sem muita noção do que iriam encontrar pela frente.

Crédito, Divulgação/Editora Capivara

Legenda da foto, Desenho feito por Eduard Poeppig e gravuraesporte da sorte futebolHellmuth representado no livro

No sertão nordestino, por exemplo, von Martius descreveesporte da sorte futebolaflição ao atravessar a caatinga seca que, segundo ele, não passavaesporte da sorte futeboluma região pobreesporte da sorte futeboláguas eesporte da sorte futebolflorestas ralas: "cactáceasesporte da sorte futebolformas esquisitas defendem os seus últimos hálitosesporte da sorte futebolvida com espinhos venenosos, bromélias cujas folhas afuniladas às vezes escondem um mísero goleesporte da sorte futebolágua turva." Ele não esconde a aflição ao atravessar "caatingas medonhas" entre os rios Paraguaçu e São Francisco, no começoesporte da sorte futebol1818, assediado pela faltaesporte da sorte futebolágua dia e noite.

"Eles aprenderam a viajar viajando, sem uma rota definida e percorrendo espaços que não tinham a menor ideia da existência", explica Diener. Mas a sensibilidade do naturalista sabia diferenciar, pelo clima e tipoesporte da sorte futebolvegetação, quando adentravamesporte da sorte futebolregiões diferentes, o que ajudou na composição posterior dos "reinos da flora" do país, como von Martius chamou os biomas brasileiros. Enquanto a Mata Atlântica era "exuberante e luxuosa", a floresta amazônica, poresporte da sorte futebolimponência, tinha uma aspecto "intimidante". Em Minas Novas,esporte da sorte futebolMinas Gerais, adentraramesporte da sorte futeboluma regiãoesporte da sorte futebol"árvores baixas,esporte da sorte futebolgalhos retorcidos e folhagem larga", que depois seria conhecida como Cerrado brasileiro.

A rota era traçadaesporte da sorte futebolmaneira empírica eesporte da sorte futebolacordo com o que iam encontrando pelo meio do caminho onde, além da flora e da fauna, também travaram contato com viajantes, comerciantes, populações locais e, claro, índios, que também foram estudados.

Uma passagem curiosa da comitiva é pelo distritoesporte da sorte futebolBento Rodrigues,esporte da sorte futebolMariana (MG), palco da tragédia ambiental ocorrida após o rompimentoesporte da sorte futeboluma barragemesporte da sorte futeboldejetos mineraisesporte da sorte futebol2015. "Seguimos para o arraialesporte da sorte futebolBento Rodrigues e passamos a noite num rancho, onde, mais uma vez, desfrutamos da beleza da paisagem das montanhas do Caraça", descreveu von Martius.

De volta a Munique,esporte da sorte futebol1820, uma das grandes preocupações dos naturalistas bávaros era catalogar e publicar o quanto antes os resultados da viagem ao Brasil. A pressa era justificada: caso demorassem, outros naturalistas europeus, que também viajaram ao Brasil na mesma época, como o francês Augusteesporte da sorte futebolSaint-Hilaire, poderiam comprometer o pioneirismo dos bávaros.

Em 1823, a dupla lançou o primeiro volumeesporte da sorte futebolViagem pelo Brasil. Outros dois volumes seriam lançadosesporte da sorte futebol1828 e 1831, mas sem a colaboraçãoesporte da sorte futebolSpix, já falecido. Pelo trabalho realizado na América do Sul, os dois naturalistas foram agraciados no seu retorno com títulosesporte da sorte futebolnobreza e incorporaram "von" aos seu nomes. Martius, então, tornou-se von Martius.

O mais importante trabalho publicadoesporte da sorte futebolvon Martius viria depois com a Flora Brasiliensis (Flora Brasileira), uma monumental obra divididaesporte da sorte futebol15 volumes e 40 partes publicados a partiresporte da sorte futebol1840 e dedicados à flora brasileira. Parte da edição só tornou-se viável com ajuda financeira do imperador D. Pedro II, com quem von Martius trocava correspondência e era um conhecido entusiasta das ciências naturais. No total, são 22.767 espéciesesporte da sorte futebolplantas reunidas, descritas e analisadas.

Crédito, Divulgação/Editora Capivara

Legenda da foto, Gravuraesporte da sorte futebol1847 retrata o Rio Japurá, Província do Rio Negro, na épocaesporte da sorte futeboláguas baixas

No decorrer dos anosesporte da sorte futebolque estudou o Brasil, Martius contou com o auxílioesporte da sorte futebol65 cientistas,esporte da sorte futebolvários países, para a elaboração dos volumes do Flora, cuja última parte foi publicada bem depois daesporte da sorte futebolmorte,esporte da sorte futebol1906. A trocaesporte da sorte futebolinformações e correspondência com botânicos e estudiosos, inclusive do Brasil, o ajudaram a compor o mapa dos "reinosesporte da sorte futebolflora", os biomas brasileiros.

"Os cientistas o ajudaram com informações sobre lugares que ele conheceu pouco ou talvez nem conheceu, como os pampas", explica Diener. "Ele tinha uma capacidade imensaesporte da sorte futebolreunir e associar informações sobre flora, fauna, clima, hidrografia e outros elementos da natureza para uma classificação natural dos espaços, que são os biomas", completa o coautoresporte da sorte futebolvon Martius.

"O interesse dele era enciclopédico e estrondoso para a época. Quase metade das plantas brasileiras que conhecemos hoje no Brasil foram classificadas por von Martius", explica Diener. No inventário elaborado pelo naturalista e os cientistas que o ajudaram na elaboração do Flora, Diener destaca os mais diversos tiposesporte da sorte futebolpalmeiras. "A palmeira é a planta que define a paisagem do que ele chamaesporte da sorte futebolAmérica Tropical", completa o historiador.

A grandiosidade da obraesporte da sorte futebolvon Martius e von Spix não o livraramesporte da sorte futebolpolêmicas, principalmenteesporte da sorte futebolrelação ao que eles consideravam "superioridade" do povo europeu,esporte da sorte futebolespecialesporte da sorte futebolcomparação com os índios e africanos. Essa pretensa superioridade, na visão deles, era decorrente do atrasoesporte da sorte futebolque viviam essas populaçõesesporte da sorte futebollugares como a América remota e a África. Em diversas cartas enviadas à Europa eles expõem esse eurocentrismo, algo comum entre os viajantes na época,esporte da sorte futebolacordo com os especialistas.

Crédito, Divulgação/Editora Capivara

Legenda da foto, Historiador Pablo Diener lançou junto com a também historiadora e esposa Mariaesporte da sorte futebolFátima Costa o álbum 'Martius'

Ao longo das décadasesporte da sorte futebolestudos e relatórios sobre o Brasil, von Martius, segundo os estudiosos daesporte da sorte futebolobra, foi perdendo aos poucos esse sentimento eurocêntrico, deixando grandes contribuições para o estudo dos índios brasileiros, inclusive classificaçõesesporte da sorte futebolidiomas dos nativos. "A primeira classificação e organização dos gruposesporte da sorte futebollínguas indígenas do Brasil foi feita por Martius", diz Diener.

"É preciso compreender o contexto da épocaesporte da sorte futebolque eles viviam para acreditarem nessa suposta superioridade europeia. Era muito comum os cientistas da Europa na época fazerem essa classificaçãoesporte da sorte futebolraças, algo que hojeesporte da sorte futeboldia, claro, não é aceito", explica o doutoresporte da sorte futebolHistória da Ciência Waldir Stéfano, professor do cursoesporte da sorte futebolCiências Biológicas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Ele compara o legadoesporte da sorte futebolvon Martius aoesporte da sorte futeboloutro naturalista famoso, o britânico Charles Darwin (1809-1882), pai da teoria da evolução e autor do livro A Origem das Espécies. "A importânciaesporte da sorte futebolMartius para a botânica é a mesmaesporte da sorte futebolDarwin para a origem das espécies", afirma Stéfano.

esporte da sorte futebol Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube esporte da sorte futebol ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosesporte da sorte futebolautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaesporte da sorte futebolusoesporte da sorte futebolcookies e os termosesporte da sorte futebolprivacidade do Google YouTube antesesporte da sorte futebolconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueesporte da sorte futebol"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoesporte da sorte futebolterceiros pode conter publicidade

Finalesporte da sorte futebolYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosesporte da sorte futebolautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaesporte da sorte futebolusoesporte da sorte futebolcookies e os termosesporte da sorte futebolprivacidade do Google YouTube antesesporte da sorte futebolconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueesporte da sorte futebol"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoesporte da sorte futebolterceiros pode conter publicidade

Finalesporte da sorte futebolYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimosesporte da sorte futebolautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticaesporte da sorte futebolusoesporte da sorte futebolcookies e os termosesporte da sorte futebolprivacidade do Google YouTube antesesporte da sorte futebolconcordar. Para acessar o conteúdo cliqueesporte da sorte futebol"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdoesporte da sorte futebolterceiros pode conter publicidade

Finalesporte da sorte futebolYouTube post, 3