Transporte público: Estudosierra pokerOxford mostra que obras da Copa e Olimpíada beneficiaram mais ricos que pobres:sierra poker

Crédito, Fernando Frazão/Agência Brasil

Legenda da foto, Construída como parte dos investimentossierra pokermobilidade urbana no Rio, a linha 4 do metrô foi aberta ao públicosierra pokersetembrosierra poker2016

"Apesar dos novos investimentos, as condiçõessierra pokertransporte no Rio pioraram entre 2014 e 2017 devido a reorganização dos serviçossierra pokerônibus e a crise econômica que atingiu o Rio após 2016. Os mais prejudicados foram as pessoassierra pokermais baixa renda, dos bairros periféricos, que já eram os que menos ganharam acessibilidade com as obras e os investimentos", atesta o pesquisador, que transformou o legado do transporte urbano após os grandes eventos no Riosierra pokertemasierra pokertesesierra pokerdoutoradosierra pokerOxford, na Inglaterra.

"Se não tivesse havido crise, os investimentos poderiam ter aumentado o acesso da população a oportunidades, mas ainda assim os ganhossierra pokeracessibilidade seriam maiores para populaçãosierra pokermédia e alta renda", completa, explicando que,sierra pokerum curto prazo, a crise econômica anulou os efeitos positivos do legado dos megaeventos para o transporte.

Temposierra pokerdeslocamento

Crédito, Cortesia/Valeria Gelman (2018)

Legenda da foto, Rafael Pereira, pesquisador: 'Os mais pobres são os que menos ganharam e os que mais perderam'

As conclusõessierra pokerPereira não se limitam a análisesierra pokeracesso aos locais onde houve eventos.

A pesquisa analisou toda a infraestruturasierra pokertransporte existentesierra poker2014 esierra poker2017. Também cruzou dados como a localizaçãosierra pokertodas as escolas, hospitais e postossierra pokertrabalho do Rio com a malha viária, trajetos e horáriossierra pokertodas as linhassierra pokerônibus da cidade, além da renda média da populaçãosierra pokercada região.

"Queria saber quantas pessoas chegariamsierra pokerdeterminado hospital, escola e vagassierra pokertrabalhosierra pokeraté uma hora e quem eram essas pessoas,sierra pokertermossierra pokerrenda", explica Pereira.

Ele aplicou a mesma tecnologia usada pelos mapas da Google (GTFS) para calcular o temposierra pokerdeslocamentosierra pokerporta a porta a cada 20 minutos, no período entre as 7h e as 19h. O bancosierra pokerdados era tão grande que foi preciso usar o servidor do Departamentosierra pokerGeografiasierra pokerOxford, já que o computador pessoal do pesquisador não tinha capacidade para cruzar tantos dados ao mesmo tempo.

No caso do Rio, para mensurar o efeito que havia antes e comparar com o que houve depois dos eventos, Pereira usou um modelo matemático para isolar o impacto da crise econômica que, segundo ele, normalmente faz com que as empresassierra pokerônibus demitam, reduzam frotas e reorganizem horários e linhas diante da queda do númerosierra pokerpassageiros provocada pelo desemprego e recessão.

Diferença

O estudo mostra quesierra poker2014 o nívelsierra pokeracesso a postossierra pokertrabalho com deslocamentosierra pokeraté uma hora era 84% maior para os 20% mais ricos quando comparado aos 20% mais pobres do Rio. Em 2017, essa diferença aumentou para 116%. Se não houvesse a crise, seria 92% maior para os com a renda mais alta.

Entre 2014 e 2017 o númerosierra pokerempregos e a quantidadesierra pokerescolas públicas acessíveis para populaçãosierra pokerdeslocamentossierra pokeraté uma hora caíram cerca 4,5% e 6%, respectivamente. "Essa queda foi ainda maior para bairrossierra pokermais baixa renda", diz o pesquisador.

Por outro lado, o acesso a unidadessierra pokersaúde já era razoavelmente bom antes dos jogos: cercasierra poker95% da população do Rio consegue chegarsierra pokeraté uma horasierra pokertransporte coletivo ou a pé a pelo menos um hospitalsierra pokeralta complexidade. Mas, se a análise levarsierra pokerconta um deslocamentosierra poker30 minutos, esse número cai para 73%.

Ao comparar o temposierra pokerdeslocamentosierra poker2014 esierra poker2017, contudo, houve um aumento do tempo para acessar hospitais que variou entre 1,5% a 7,5%, a depender do grausierra pokercomplexidade da unidadesierra pokersaúde. Segundo o pesquisador, isso aconteceu por causa da reorganização das linhas.

"A conclusão é que o legado dos megaeventos (para o transporte) foi maior para as classes média e alta, aumentando a desigualdadesierra pokeracesso a oportunidades", assinala o Rafael Pereira.

sierra poker 'Os mais pobres são os que menos ganha sierra poker ra sierra poker m e os que mais perderam'

Crédito, Cortesia/Roberto Santos

Legenda da foto, Moradorsierra pokerSanto Cristo, bairro da zona portuária na região central, Santos diz que o deslocamento ficou mais complicado e demorado

Roberto Santos,sierra poker48 anos, sente todos os dias o os efeitos do que é indicado pelas estatísticas do estudo conduzido Oxford. Desde 2005 morando no bairrosierra pokerSanto Cristo, na zona portuária no centro do Rio, Santos diz que o deslocamento ficou mais complicado e demorado,sierra pokerespecial no fim da noite e na madrugada.

Ele estuda à noite na UFRJ (Universidade Federal do Riosierra pokerJaneiro) e conta que voltar tarde da universidade é sempre complicado. Antes, diz ele, com um único ônibus chegavasierra pokercasa. Agora, precisa ir até a Central do Brasil - e, a depender do horário, volta a pé.

"De um modo geral os grandes eventos não trouxeram benefícios para quem mais precisa. O grande legado é um transporte ineficaz, mesmo pra quem mora na região mais central. Com a crise, então, piorou para quem, como eu, morasierra pokerSanto Cristo, ou na Gamboa e na Saúde e dependesierra pokertransporte público. Concordosierra pokergênero, número e grau com esse pesquisador. Os mais pobres são os que menos ganham e os que mais perderam, é exatamente o que está acontecendo", diz Santos, que também é pesquisador e atua como líder comunitário.

Santos diz que a mobilidade piorou desde que começaram as obras para recuperar a zona portuária, aindasierra poker2009, com remanejamentosierra pokerlinhas e rotas. Mas, para ele, as novas opçõessierra pokertransporte como o VLT (Veículo Leve sob Trilhos) no centro do Rio "sempre foi um meiosierra pokertransporte mais pensado para os turistas que para os moradores locais".

Ele reclama ainda que a população nunca é consultada sobre as decisõessierra pokercriar e mudar linhas e rotassierra pokerônibus.

Crédito, Fernando Frazão/Agência Brasil

Legenda da foto, Entre os principais projetossierra pokermobilidade no Riosierra pokerJaneiro está o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT)

Solução para o problema

O pesquisador Rafael Pereira pondera, contudo, que o Rio tem uma grande chancesierra pokermelhorar o deslocamentosierra pokerquem mais precisasierra pokertransporte coletivo.

Alémsierra pokeralterar linhas e rotas já existentes para melhorar o acesso, por exemplo, dos com menor renda, a implantação das linhas do corredor BRT TransBrasil, uma conexão rápida para ônibus que deveria ter sido entregue para as Olimpíadassierra poker2016, pode impactar a acessibilidade da população a oportunidadessierra pokeremprego para diferentes grupossierra pokerrenda.

O plano operacional e o trajeto do BRT ainda não foram concluídos e há dúvidas se a implementação será parcial ou total por faltasierra pokerrecursos - as obras haviam sido iniciadassierra poker2015 e interrompidassierra pokeragosto do ano seguinte. Chegaram a ser retomadassierra poker2017 mas foram paralisadas novamente. Depoissierra pokercinco mesessierra pokerinterrupção recomeçaramsierra pokerjulho.

"A implementação completa do BRT poderia beneficiar cercasierra poker58% da população do município do Rio com um aumento médiasierra poker11% do númerosierra pokerempregos acessíveis . Poderia gerar ganhossierra pokeracesso a empregos ainda maiores para populaçãosierra pokerbaixa renda - aproximadamente 23% - e contribuir para diminuir a desigualdadesierra pokeracesso a oportunidades", avalia Pereira.

Crédito, Fernando Frazão/Agência Brasil

Legenda da foto, Obrassierra pokerfutura estação do BRT Transbrasil, no Rio: O plano operacional e o trajeto do BRT ainda não foram concluídos

O outro lado

Procurada por meio da assessoriasierra poker10sierra pokerdezembro, a Secretaria Municipalsierra pokerTransporte do Rio não respondeu aos questionamentos da repórter nem comentou a pesquisa conduzidasierra pokerOxford até o fechamento dessa reportagem.

O Institutosierra pokerPolíticassierra pokerTransporte e Desenvolvimento (ITDP), que mede indicadores das 26 capitais esierra pokernove regiões metropolitanas, afirma que os resultados apresentados pela pesquisa conduzidasierra pokerOxford "são consistentes com análises mais simples" que o instituto fazsierra pokerforma regular e nas quais foram identificadas que "houve ganhos maiores para a populaçãosierra pokermaior renda do que para a populaçãosierra pokermais baixa renda".

O ITDP é uma organização sem fins lucrativos que promove projetossierra pokertransporte público e desenvolvimento sustentável a partirsierra pokerações conjuntas entre órgãos governamentais e sociedade civil.

Segundo informou o instituto, o Rio aumentousierra poker52% a extensãosierra pokercorredoressierra pokertransporte como resultado dos investimentos para a Olimpíadasierra poker2016, mas o percentualsierra pokerpopulação próximo a essa rede cresceu apenas 5%.

O estudosierra pokerRafael Pereira se limitou a cidade do Rio e, por isso, não incluiu, por exemplo, a região metropolitana onde,sierra pokeracordo com o ITDP, a cobertura da redesierra pokertransporte é ainda menor.

Ele, que também é pesquisador do Ipea (Institutosierra pokerPesquisa Econômica Aplicada), se prepara para estender a metodologia usada no caso do Rio para avaliar a mobilidade e o acesso a oportunidadessierra pokeroutras capitais com base na renda da população.

A princípio, vai calcular quem mais e quem menos tem acesso a hospitais, escolas e oportunidadessierra pokertrabalhosierra pokeraté uma horasierra pokerônibus, a pé esierra pokerbicicletasierra pokerSão Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Goiânia e Fortaleza

Ele espera que essa metodologia ajude os municípios a redefinir rotas e linhas para facilitar o acessosierra pokerquem mais precisa do transporte coletivo.

sierra poker Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube sierra poker ? Inscreva-se no nosso canal!

Pule YouTube post, 1
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossierra pokerautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasierra pokerusosierra pokercookies e os termossierra pokerprivacidade do Google YouTube antessierra pokerconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesierra poker"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdosierra pokerterceiros pode conter publicidade

Finalsierra pokerYouTube post, 1

Pule YouTube post, 2
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossierra pokerautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasierra pokerusosierra pokercookies e os termossierra pokerprivacidade do Google YouTube antessierra pokerconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesierra poker"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdosierra pokerterceiros pode conter publicidade

Finalsierra pokerYouTube post, 2

Pule YouTube post, 3
Aceita conteúdo do Google YouTube?

Este item inclui conteúdo extraído do Google YouTube. Pedimossierra pokerautorização antes que algo seja carregado, pois eles podem estar utilizando cookies e outras tecnologias. Você pode consultar a políticasierra pokerusosierra pokercookies e os termossierra pokerprivacidade do Google YouTube antessierra pokerconcordar. Para acessar o conteúdo cliquesierra poker"aceitar e continuar".

Alerta: Conteúdosierra pokerterceiros pode conter publicidade

Finalsierra pokerYouTube post, 3