Mulheres sem candidato, Ciroalagoano x guarani palpitealta no Nordeste e Bolsonaro consolidado: o que diz a nova pesquisa eleitoral:alagoano x guarani palpite

Crédito, Nelson Jr./ TSE

Legenda da foto, A menosalagoano x guarani palpiteum mês da eleição, metade das mulheres ainda não sabealagoano x guarani palpitequem vai votar

Em segundo lugar aparece Ciro Gomes (PDT), que subiualagoano x guarani palpite10% para 13%. Ciro está tecnicamente empatado com Marina Silva (Rede), preferida por 11% dos entrevistados, Geraldo Alckmin (PSDB), com 10%, e Fernando Haddad (PT), com 9%, substituindo Lula.

Os demais candidatos não ultrapassam 3% das intençõesalagoano x guarani palpitevoto. A pesquisa Datafolha ouviu 2.804 pessoas nesta segunda-feira. A margemalagoano x guarani palpiteerro éalagoano x guarani palpite2 pontos percentuais.

A BBC News Brasil analisou os relatórios e mostra as tendências eleitorais apontadas pelo Datafolha.

Umaalagoano x guarani palpitecada duas mulheres ainda não sabealagoano x guarani palpitequem vai votar

Quando a pergunta é feita sem mostrar uma cartelaalagoano x guarani palpiterespostas, 46% das mulheres dizem não saberalagoano x guarani palpitequem votar. É quase o dobro da indefinição entre os homens,alagoano x guarani palpite26%. Como as mulheres representam 52% do eleitorado, é razoável imaginar que elas definirão o pleito.

Crédito, Reprodução Twitter Flávio Bolsonaro

Legenda da foto, Se facada não aumentou votosalagoano x guarani palpiteBolsonaro, o atentado parece ter consolidado preferências no candidato do PSL

"A indefinição das mulheres é um dado histórico nas campanhas brasileiras", diz a cientista política Maria Hermíniaalagoano x guarani palpiteAlmeida, da USP. No mesmo períodoalagoano x guarani palpite2014, o patamaralagoano x guarani palpiteindecisas ficavaalagoano x guarani palpite34%,alagoano x guarani palpiteacordo com o mesmo instituto.

"A campanha eleitoral começou mais tarde e está muito indefinida. Não são as mulheres que demoram demais, os homens é que são muito afoitos para se definir", diz Fernandes.

A definição dessa fatia do eleitorado, no entanto, é fundamental para o destino da eleição. "Elas podem não só levar alguém para o segundo turno, mas garantir a vitória desse candidato na disputa", diz Fernandes. As mulheres, no entanto, não agem como um bloco e as tentativasalagoano x guarani palpitecapturá-las feitas, sobretudo, por Marina Silva e por Geraldo Alckmin não têm se revertidoalagoano x guarani palpiteintençõesalagoano x guarani palpitevoto.

Metade do eleitorado feminino rejeita Bolsonaro

Na liderança da rejeição, o ex-capitão tem entre as mulheres seu maior desafio: se 43% dos eleitores dizem que não votariamalagoano x guarani palpiteBolsonaroalagoano x guarani palpitejeito nenhum, entre as mulheres esse patamar chega a 49%.

Nenhum dos demais candidatos é tão rejeitado pelo eleitorado feminino. O cenário faz do votoalagoano x guarani palpiteBolsonaro, uma decisão majoritariamente masculina. Com 24% da preferência na populaçãoalagoano x guarani palpitegeral, entre os homens Bolsonaro atinge 32%, contra 17% das mulheres.

"É uma campanhaalagoano x guarani palpitehomem pra homem. É só arma, violência, ditadura. E Bolsonaro não está muito preocupado, parece que conta com a possibilidadealagoano x guarani palpiteos maridos influenciarem as mulheres para votarem a favor dele", diz Almeida.

Se não ganhou votos após facada, Bolsonaro consolidou preferências

A primeira pesquisa após o atentado a faca contra o candidato do PSL mostrou uma oscilação positiva para o ex-capitão, dentro da margemalagoano x guarani palpiteerro. Quando perguntados sobrealagoano x guarani palpiteescolha sem ver uma listaalagoano x guarani palpitecandidatos, no entanto, o númeroalagoano x guarani palpiteeleitores mencionando Bolsonaro subiualagoano x guarani palpite15% para 20%.

O crescimentoalagoano x guarani palpite5 pontos percentuaisalagoano x guarani palpiterespostas espontâneas significa que o deputado consolidou votosalagoano x guarani palpitepartealagoano x guarani palpiteseus seguidores. Com esse patamar, ele estaria com vaga assegurada no segundo turno.

"A facada consolidou o posicionamentoalagoano x guarani palpitequem era a favor e oalagoano x guarani palpitequem era contra. Aparecer no hospital fazendo sinal das armas não é algo que pegou bem para o eleitoradoalagoano x guarani palpitegeral", opina Fernandes.

Para Almeida, Bolsonaro demonstra ser uma candidaturaalagoano x guarani palpiteminoria expressiva, mas ainda assim,alagoano x guarani palpitenicho. "Com empatia ou sem empatia, a agenda dele éalagoano x guarani palpiteum candidatoalagoano x guarani palpiteextrema direita, que não é historicamente uma posição majoritária no Brasil."

Ciro lidera no Nordeste

Ciro e Haddad devem disputar entre si as preferências na região, que concentra quase 27% dos eleitores.

Crédito, Reprodução Facebook Ciro Gomes

Legenda da foto, Enquanto PT ficou sem candidato, Ciro concentrou agenda no nordeste, o que parece ter surtido efeito emalagoano x guarani palpiteintençãoalagoano x guarani palpitevoto

A pesquisa indica que a ofensiva feita por Ciro Gomes no Nordeste vem surtindo efeito. Na região, o ex-governador do Ceará chega a 20% das intençõesalagoano x guarani palpitevoto, o melhor desempenho entre todos os candidatos.

Desde que Lula teve a candidatura impugnada pelo TSE, há 10 dias, o candidato pedetista buscou aproveitar o vácuo e concentrou suas atividadesalagoano x guarani palpitecampanha na região. Passoualagoano x guarani palpite14%,alagoano x guarani palpitecenário sem Lula, para 20%. Os números sugerem que Ciro é hoje o principal beneficiário na região da saídaalagoano x guarani palpiteLula do páreo. No último cenárioalagoano x guarani palpiteque o ex-presidente estava na disputa, Ciro alcançava apenas 5% das intençõesalagoano x guarani palpitevoto entre os nordestinos.

"O PT perdeu um pouco o timing, deixou Ciro solto no nordeste e ficou insistindo no Lula, mas o eleitor já sabe que ele não será candidato. Então, isso cansa um pouco o eleitor e o leva a prestar atençãoalagoano x guarani palpiteoutros candidatos", diz Hilton Fernandes, professor da Faculdade Escolaalagoano x guarani palpiteSociologia e Política.

Ainda assim, a parada está longe da vitória para Ciro na região: 46% dos eleitores nordestinos admitem que seu voto pode mudar e 52% deles afirmam que votarão com certeza no candidato que Lula indicar. No nordeste, Haddad passoualagoano x guarani palpite5% para 13% nas últimas três semanas. Ele foi confirmado na tarde desta terça-feira como o substitutoalagoano x guarani palpiteLula.

Por outro lado, Bolsonaro é o candidato a enfrentar a maior dificuldade na região: 51% dos eleitores nordestinos dizem que não votariamalagoano x guarani palpitenenhuma maneira no ex-capitão.

Marina é a que mais pode 'desidratar'

Se já acumulou a maior queda entre os presidenciáveis nessa nova rodada (de 16% para 11% das preferências), Marina Silva pode ainda esperar por dias piores.

Isso porque os eleitores da candidata da Rede são os que menos estão convictosalagoano x guarani palpitesua escolha, entre os cinco primeiros colocados na sondagem.

Nada menos que 71% dos entrevistados que disseram optar por Marina cogitam mudaralagoano x guarani palpitevoto. No polo oposto, 74% dos eleitoresalagoano x guarani palpiteJair Bolsonaro se dizem totalmente decididos.

"Vai ser difícil ela recuperar. Marina tinha um recall muito grande por ter participado das duas últimas eleições, mas quando colocada diantealagoano x guarani palpitequestões controversas, ela diz que vai perguntar ao povo, o que expressa uma fraqueza e impede o eleitoralagoano x guarani palpiteconcordar ou não com ela. Além disso, construiu uma estrutura partidária muito frágil e suas aparições na TV demonstram um certo amadorismo", diz a cientista política Maria Hermínia Almeida, da USP.

Especialistas citam como exemplo dos problemasalagoano x guarani palpiteMarina uma das peças propagandísticasalagoano x guarani palpiteque ela entraalagoano x guarani palpitecena carregando uma cadeira e sentando-se, enquanto aparece na tela da TV a seguinte frase: "Marina é corrupta?". Ao que a candidata responde apenas "não".

Crédito, Reprodução Propaganda eleitoral

Legenda da foto, Propagandaalagoano x guarani palpiteMarina Silva na TV é considerada amadora por especialistas

"É ridículo e não faz sentido com nada do que sabemosalagoano x guarani palpitecomunicação com o eleitor nem com o momento", diz Fernandes.

Quando perguntados sobre suas opçõesalagoano x guarani palpitevoto útil, os eleitoresalagoano x guarani palpiteMarina migrariam para pelo menos 4 candidatos.

"Mas os maiores beneficiários tendem a ser Ciro e Haddad", afirma Almeida.

49% dos eleitores votariam com certeza ou poderiam votar no indicadoalagoano x guarani palpiteLula

Com um número expressivoalagoano x guarani palpiteeleitores dispostos a votaralagoano x guarani palpiteum indicado pelo ex-presidente petista, eraalagoano x guarani palpitese esperar que Haddad surgissealagoano x guarani palpitepatamar muito superior aos 9%alagoano x guarani palpitepreferência que ele apresenta, o que pode acontecer caso a transferênciaalagoano x guarani palpitevotos se concretize.

Crédito, Reprodução Facebook Fernando Haddad

Legenda da foto, Haddad terá que revester o potencialalagoano x guarani palpitetransferênciaalagoano x guarani palpitevotosalagoano x guarani palpitepreferência eleitoral até outubro

No entanto, o númeroalagoano x guarani palpiteeleitores que já sabe que Haddad é o candidatoalagoano x guarani palpiteLula mais do que dobroualagoano x guarani palpitemeadosalagoano x guarani palpiteagosto para agora,alagoano x guarani palpite17% para 39%, o que sugere que o eleitor já dispõealagoano x guarani palpiteinformações e pode ainda estar avaliando a adesão ao petista substituto.

"Existe o potencialalagoano x guarani palpitetransferência, mas ela não é automática. Agora o eleitor sabe que tem o Haddad, mas nas pesquisas qualitativas começa a surgir o medo, do eleitor que já votoualagoano x guarani palpitecandidato do Lula e se decepcionou. Já tem eleitor perguntando: 'será que agora vem o Dilmo?' Então o desafio do Haddad vai ser vencer essa desconfiança", diz Fernandes.