'Perdi até fotos dos meus filhos', diz venezuelana que deixou família para tráspixbet em curso o que significabuscapixbetpixbet em curso o que significacurso o que significasustento no Brasil:pixbet em curso o que significa

Legenda do vídeo, Os venezuelanos que perderam até foto dos filhos nos conflitospixbet em curso o que significaPacaraima

pixbet em curso o que significa Aos 29 anos, Analis Magallanes é mãepixbetpixbet em curso o que significacurso o que significatrês crianças – um meninopixbetpixbet em curso o que significacurso o que significa12 anos e duas meninas,pixbetpixbet em curso o que significacurso o que significa7 anos e 11 meses.

As lágrimas lhe vêm aos olhos sempre que falapixbet em curso o que significatê-los deixado para trás, morando compixbetpixbet em curso o que significacurso o que significamãe na Venezuela. Sua esperança é que,pixbetpixbet em curso o que significacurso o que significalonge, consiga fazer o que é melhor para eles: ganhar algum dinheiro e enviar para casa para alimentá-los. “Queria tê-los aqui comigo, mas não pude. É isso que me dói”, diz, esperançosapixbetpixbet em curso o que significacurso o que significaum dia poder trazê-los para o Brasil.

No fimpixbetpixbet em curso o que significacurso o que significasemana, brasileiros da cidade fronteiriçapixbetpixbet em curso o que significacurso o que significaPacaraima, entre Brasil e Venezuela, protestaram contra a presençapixbetpixbet em curso o que significacurso o que significavenezuelanos ali, incendiando acampamentos e queimando seus pertences.

Analis chegou a Pacaraima domingo, com duas malas carregando todos os pertences que conseguiu trazer, e cruzou a fronteira temerosa ao saber dos ataques do dia anterior.

Na cidade, um princípiopixbetpixbet em curso o que significacurso o que significaconfusão levou a uma correria. Quando viu, umapixbetpixbet em curso o que significacurso o que significasuas malas havia sumido. Lá estavam suas melhores roupas, telefone celular, dinheiro, itenspixbetpixbet em curso o que significacurso o que significahigiene, as fotospixbetpixbet em curso o que significacurso o que significaseus filhos. Ela mostra a única foto que lhe restou na carteira,pixbetpixbet em curso o que significacurso o que significauma das filhas, Anabela, e diz não ter dinheiro nem para comprar uma nova escovapixbetpixbet em curso o que significacurso o que significadentes.

“Nunca pensamos que isso poderia acontecer. Que a Venezuela poderia ficar assim”, diz. “Não vejo perspectivapixbetpixbet em curso o que significacurso o que significamudanças tão cedo.”

No centropixbetpixbet em curso o que significacurso o que significatriagempixbet em curso o que significaPacaraima, Analis esperava para embarcar para a capital do Estado, Boa Vista. Oscar Rojas,pixbetpixbet em curso o que significacurso o que significa33 anos, aguardava o mesmo ônibus.

“Sinto-me triste demais”, diz ele. “Em meu país eu passava fome, mas estavapixbet em curso o que significacasa. Agora não tenho comida, trabalho nem possibilidades. Não queria sair da minha casa para passar pelo que estou passando agora.”

Oscar cruzou a fronteira para chegar a Pacaraima,pixbet em curso o que significaRoraima, há maispixbetpixbet em curso o que significacurso o que significaum ano, e estava morando dentropixbetpixbet em curso o que significacurso o que significauma das bancas do mercado produtor da cidade, dormindopixbet em curso o que significauma camapixbetpixbet em curso o que significacurso o que significapapelão com outros conterrâneos que improvisaram moradias no local.

No sábado, quando um protesto na cidade se transformoupixbet em curso o que significaataques contra os imigrantes, todos os seus pertences epixbetpixbet em curso o que significacurso o que significaseus vizinhos foram retirados do local, jogados na rua e queimados, ele conta.

Perdeu todo o pouco que havia conseguido adquirir no Brasil trabalhandopixbet em curso o que significaPacaraima como empacotador e ajudante na construção civil – suas roupas, comida, seu telefone e, com ele, todos os seus contatos –pixbetpixbet em curso o que significacurso o que significaseus familiares epixbetpixbet em curso o que significacurso o que significaum ex-patrão que vivepixbet em curso o que significaBrasília e era uma esperança para um futuro emprego.

Perdeu também o número da conta bancária da mãe,pixbet em curso o que significaque depositava dinheiro sempre que podia.

“Eram coisas materiais, mas coisas que eu tinha batalhado para conseguir”, contou à BBC News Brasil.

Com medopixbetpixbet em curso o que significacurso o que significacontinuarpixbet em curso o que significaPacaraima, Oscar foi pedir ajuda no centropixbetpixbet em curso o que significacurso o que significaacolhimento e triagem montado pelo governo federal, ONGs e organizações internacionais para receber os imigrantes que chegam na fronteira, e estava prestes a embarcarpixbet em curso o que significaum ônibus para Boa Vista, onde conseguira vagapixbet em curso o que significaum abrigo e esperava poder recomeçar – mais uma vez.

“Não creio que as coisas melhorem na Venezuela. A coisa está muito feia. Acho que sópixbet em curso o que significamuitos anos vai melhorar.”

(Reportagempixbetpixbet em curso o que significacurso o que significaJúlia Dias Carneiro e vídeopixbetpixbet em curso o que significacurso o que significaAna Terra Athayde)