Especialistas ainda tentam decifrar por que prédioaposte ganharSP desabouaposte ganhartão pouco tempo:aposte ganhar

Legenda da foto, Edifício foi abaixoaposte ganharcercaaposte ganhar90 minutos, metade do tempo que um prédio da mesma altura deveria resistir, diz engenheiro

Projetado nos anos 1960 para uso comercial, o Wilton Paesaposte ganharAlmeida já funcionou como sede da Polícia Federal e do INSS. Abandonado há pelo menos 17 anos, ele foi ocupado irregularmente diversas vezes. Nos últimos anos, servia como residência a maisaposte ganhar90 famílias, que pagavam mensalidade ao Movimento Luta por Moradia Digna.

Estrutura do edifício

Em entrevista à BBC Brasil na ùltima terça-feira, o professoraposte ganharengenharia da Universidadeaposte ganharSão Paulo (USP) Paulo Helene, ex-presidente da Associação Latino-Americanaaposte ganharPatologias das Construções, levantou a hipóteseaposte ganharque o prédio teria desabadoaposte ganhartão pouco tempo por causa da composiçãoaposte ganharsua estrutura - compostaaposte ganharaço e concreto.

Helene se baseou na teseaposte ganhardoutorado do arquiteto Roberto Novelli Fialho, publicadaaposte ganhar2007 pela Faculdadeaposte ganharArquitetura e Urbanismo da USP. A tese remetia ao projeto arquitetônico do prédio, que indicava a existênciaaposte ganharmetal nas vigas.

Crédito, Divulgação

Legenda da foto, Paulo Helene, professoraposte ganharengenharia da USP, colherá materiais para investigar causas da queda

Por isso, na ocasião, ele disse que a presençaaposte ganharpilares metálicos, que têm resistência menor ao fogo, poderia ter acelerado a queda do edifício.

No entanto, após visitar o local do desabamento nas últimas terça e quarta-feiras, ele afirmou não ter encontrado vestígios desses pilares, o que o levou a concluir que a estrutura era provavelmente inteiraaposte ganharconcreto.

"Apesaraposte ganhara literatura apontar a estrutura mista, isso não se comprovou na prática. É uma estruturaaposte ganharconcreto armado, e isso é um desafio para nós, porque não é esperado que uma estruturaaposte ganharconcreto venha a colapsaraposte ganhartão pouco tempo", diz ele.

"Pode até haver um desabamento parcial, mas não é razoável que haja um desabamento total como aconteceu. Outra justificativa técnica temaposte ganharser buscada para isso", afirma Helene.

De acordo com normas nacionais e internacionaisaposte ganharsegurança, segundo ele, prédios dessa altura deveriam resistir sem desabar,aposte ganharcasoaposte ganharincêndio, por pelo menos três horas, ou 180 minutos - tempo estimado para evacuação e para viabilizar as açõesaposte ganharsalvamento por parte dos bombeiros.

Ele avalia que a retirada dos elevadores e o acúmuloaposte ganharmaterial inflamável no edifício podem ter favorecido a expansão do fogo e o desmoronamento.

Análise dos escombros

Diretor-técnico do Instituto Brasileiro do Concreto, Helene diz ter obtido autorização da prefeitura para colher materiais nos escombros. Os itens serão analisadosaposte ganharlaboratório para que se elabore um diagnóstico sobre as causas da queda. Ele estima que a análise possa levar até um mês.

"Estamos falandoaposte ganharuma estrutura da décadaaposte ganhar60 sobre a qual se tem pouca informação até agora. Queremos medir, por exemplo, a resistência e a porosidade do concreto, características que são importantes para conhecermos melhor o projeto e podermos chegar a alguma conclusão".

Crédito, Reprodução

Legenda da foto, Incêndio no edifício Grenfell,aposte ganharLondres, no ano passado: revestimento derivadoaposte ganharplástico teria contribuído para que o fogo se espalhasse rápido

Autor da teseaposte ganharque Helene se baseou, o arquiteto Roberto Fialho disse à BBC Brasil ter usado, ao descrever a estrutura do Wilton Paesaposte ganharAlmeida, informações presentes no livro Arquitetura Moderna Paulistana, organizado por Alberto Xavier, Carlos Lemos e Eduardo Corona.

Segundo Fialho, é possível que o projeto original do edifício tenha sido alterado e que os pilares metálicos tenham sido trocados por concreto. "Às vezes aconteceaposte ganharsubstituírem um elemento por outro para cortar custos, por exemplo. Fazem novos cálculos e a obra segue adiante", afirma.

Estado das colunas

O engenheiro Antonio Carmona Filho, consultoraposte ganharpatologias das construções há 40 anos, diz que mesmo estruturasaposte ganharconcreto estão sujeitas a desabaraposte ganharincêndios. "Depende muito do estado das colunas. Se alguma coluna importante estivesse fragilizada, isso pode deixar a estrutura vulnerável."

Em nota enviada à BBC Brasil, o Centro Brasileiro da Construçãoaposte ganharAço diz que edifícios devem passar periodicamente por manutenção e que alterações no projeto original devem ser efetuadas com cuidado.

"Todo projeto prevê o uso e as cargas que serão aplicadasaposte ganharuma edificação. Quando se faz necessária a alteraçãoaposte ganharqualquer item, o todo deve ser pensado."

O órgão diz que todos os edifícios no Brasil devem seguir normas técnicas que buscam evitar desmoronamentosaposte ganharcasoaposte ganharincêndio - inclusive os projetos com estruturasaposte ganharaço.

"Para essas estruturas há ainda vários sistemasaposte ganharrevestimento contra fogo, que isolam ou retardam o incêndio nas mesmas, como exemplo as lãsaposte ganharrocha, as tintas intumescentes, as argamassas projetadas, dentre outras."

Gerido pelo Instituto Aço Brasil - entidade representativa do setor siderúrgico no país - o centro reforça que análises realizadas até o momento apontam que os pilares do prédio não eram compostos por estruturas mistasaposte ganharaço e concreto, mas sim apenasaposte ganharconcreto.

Em nota técnica, a entidade afirma ainda que "desastres têm sido presenciados seja pela faltaaposte ganharmanutenção, seja pela descaracterização das edificações", citando como exemplos um desabamento registradoaposte ganhar2012 no centro do Rio Janeiro e o próprio Wilton Paesaposte ganharAlmeida.

Também ressalta que os projetosaposte ganharestruturasaposte ganharaço ou com estruturas mistas seguem normas para garantiraposte ganharintegridadeaposte ganharcasoaposte ganharincêndio e que são amplamente adotados pelo setor dentro e fora do Brasil.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Chuveiros sprinklers, que são instalados no teto e soltam águaaposte ganharcasoaposte ganharfogo, estão entre os artigos anti-incêndio apontados como fundamentais