Guerrainstalar o aplicativo betanofacções torna Rio Branco, no Acre, a capital onde homicídios mais aumentam no Brasil:instalar o aplicativo betano

Legenda da foto, Rio Branco deixouinstalar o aplicativo betanoser uma cidade pacata e se transformouinstalar o aplicativo betanouma das capitais mais violentas do país | Foto: Altino Machado

A principal explicação para esse crescimento é uma guerra entre facções criminosas para controlar rotasinstalar o aplicativo betanotráficoinstalar o aplicativo betanodroga na Amazônia, que se agravou justamente a partirinstalar o aplicativo betano2016.

Só no Acre, são maisinstalar o aplicativo betano1,4 mil quilômetrosinstalar o aplicativo betanofronteira com Bolívia e Peru, países produtoresinstalar o aplicativo betanococaína. A geografia facilita para o tráfico: a maior parte do território é formada por floresta fechada, cortada por um labirintoinstalar o aplicativo betanorios e com pouca fiscalização.

"Antes, quem matava e quem morria no Acre eram conhecidos. Eram brigasinstalar o aplicativo betanobar, bebedeira, traição, crimesinstalar o aplicativo betanoímpeto. Agora, não mais. São mais casosinstalar o aplicativo betanoexecução, com requinteinstalar o aplicativo betanocrueldade. É facção criminosa matando facção rival. É lamentável o que está ocorrendo", afirma o promotor Rodrigo Curti, com 14 anosinstalar o aplicativo betanoatuação no Tribunal do Júri do Acre.

Legenda da foto, Criminosos gravaram a decapitaçãoinstalar o aplicativo betanoduas vítimas | Foto: Reprodução

"São tragédias sociais, semelhantes aos atosinstalar o aplicativo betanoterrorismo praticado pelo (grupo extremista autodenominado) Estado Islâmico", considerou o juiz Leandro Leri Gross, na sentençainstalar o aplicativo betanoJoalyson da Silva.

A Secretariainstalar o aplicativo betanoSegurança do Acre foi procurada pela BBC Brasil por uma semana para falar sobre o assunto, mas não respondeu. Já a Secretariainstalar o aplicativo betanoPolícia Civil afirmou, via nota, que "o Estado do Acre vem experimentando o acirramentoinstalar o aplicativo betanouma guerra entre grupos criminosos que tentam se consolidar e dominar o mercado do comércio varejista e atacadistainstalar o aplicativo betanoarmas, drogas e produtos receptados".

De cidade pacata a capital da violência

Rio Branco é uma das menores capitais do Brasil, com 380 mil habitantes. Com tamanhoinstalar o aplicativo betanocidadeinstalar o aplicativo betanointerior,instalar o aplicativo betanorotina já foi ainstalar o aplicativo betanouma cidade pacata. Para enfrentar o calor amazônico, era comum colocar cadeirasinstalar o aplicativo betanofrenteinstalar o aplicativo betanocasa, conversar com vizinhos, ver a vida passar.

Mas, ao longo dos anos, as pessoas trocaram o ladoinstalar o aplicativo betanofora pelo ladoinstalar o aplicativo betanodentroinstalar o aplicativo betanocasa, colocaram grades nas janelas, aumentaram os muros. Hoje, moradores e autoridades relatam que há bairros inteiros controlados por facções.

As estatísticas são a prova dessa transformação. Até 2015, a taxainstalar o aplicativo betanohomicídioinstalar o aplicativo betanoRio Branco era equivalente à do conjunto das capitais do Brasil - 34 por 100 mil habitantes. No ano seguinte, saltou para 62 por 100 mil, colocando Rio Branco entre as cinco capitais mais violentas do país. Para comparação, a taxainstalar o aplicativo betanoSão Paulo é inferior a 15 por 100 mil.

O anoinstalar o aplicativo betano2016 foi só o começo. Em 2017, a taxainstalar o aplicativo betanohomicídiosinstalar o aplicativo betanoRio Branco deve ultrapassar 75 por 100 mil habitantes,instalar o aplicativo betanoacordo com o númeroinstalar o aplicativo betanoassassinatos registrado até novembro pelo Observatórioinstalar o aplicativo betanoAnálise Criminal, do Ministério Público do Acre. Pode ser a maior entre todas as capitais brasileiras no ano passado,instalar o aplicativo betanoacordo com projeções feitas pela BBC Brasil - os números oficiais devem ser divulgados no final deste ano.

Neste ano, a ondainstalar o aplicativo betanoviolência continua. A jornalista acreana Lília Camargo, especializadainstalar o aplicativo betanocobertura policial, está fazendo a contagem das mortes. Todas as semanas, ela reúne informações primáriasinstalar o aplicativo betanodiversas fontes - entre elas, nos 30 gruposinstalar o aplicativo betanoWhatsApp que administra - e depois confere os dados com autoridades policiais.

O motivo desse trabalho? "Temos dificuldade para conseguir dados na Secretariainstalar o aplicativo betanoSegurança Pública. Sem essa lista, a gente perde o controleinstalar o aplicativo betanoquantas pessoas estão morrendo", explica Lília.

Só nas duas primeiras semanas do ano, a lista da jornalista mostra 20 pessoas assassinadasinstalar o aplicativo betanoRio Branco. Pode parecer pouco. Mas, guardadas as proporções, é como se 632 homicídios tivessem ocorridoinstalar o aplicativo betanoSão Pauloinstalar o aplicativo betano14 dias. De fato, esse foi o númeroinstalar o aplicativo betanovítimasinstalar o aplicativo betanoassassinato na capital paulista, mas ao longoinstalar o aplicativo betano11 meses,instalar o aplicativo betanojaneiro a novembroinstalar o aplicativo betano2017.

Disputainstalar o aplicativo betanofacções na Amazônia

A chave para entender essa explosãoinstalar o aplicativo betanoviolência não está no Acre, mas no Sudeste. Em 2016, as principais facções do país, o PCC,instalar o aplicativo betanoSão Paulo, e o Comando Vermelho, do Rioinstalar o aplicativo betanoJaneiro, racharam.

Acredita-se que, a partir daquele ano, o PCC tenha passado a controlar rotasinstalar o aplicativo betanoentradainstalar o aplicativo betanodroga do Paraguai para o Brasil. Isso teria acirrado a disputa por rotas alternativas. A Amazônia brasileira entrou então no foco do tráfico.

"A curvainstalar o aplicativo betanohomicídios no Acre, a partirinstalar o aplicativo betano2016, reflete muito bem a cisão das organizações criminosas", afirma o promotor Bernardo Albano, coordenador do Grupoinstalar o aplicativo betanoAtuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Acre.

De acordo com especialistasinstalar o aplicativo betanosegurança pública, a disputa pelo tráfico na Amazônia contribuiu para o aumento da violênciainstalar o aplicativo betanodiversos Estados da Região Norte. Mas foi no Acre que o númeroinstalar o aplicativo betanohomicídios cresceu mais. Por quê?

"É a situação inversainstalar o aplicativo betanoSão Paulo. Em São Paulo, não há esses números porque o PCC dominou tudo, não tem confronto. No Amazonas, também há uma facção dominante. Já no Acre, há um equilíbrioinstalar o aplicativo betanoforças entre as facções beligerantes. Isso gera uma disputa sangrenta entre elas", afirma Albano.

Segundo o Observatórioinstalar o aplicativo betanoAnálise Criminal do Acre, ligado ao Ministério Público, drogas e acertoinstalar o aplicativo betanocontas teriam sido as motivaçõesinstalar o aplicativo betano14% dos homicídios ocorridos no Estadoinstalar o aplicativo betano2013 - 33 casos. O percentual subiu para 49%instalar o aplicativo betano2017 - 236 casos. É um crescimentoinstalar o aplicativo betanoseis vezesinstalar o aplicativo betanoquatro anos.

Além das mortes na disputa do tráfico, a Ouvidoria da Secretariainstalar o aplicativo betanoDireitos Humanos do Acre tem recebido denúncias contra policiais. Segundo o Anuárioinstalar o aplicativo betanoSegurança Pública, o númeroinstalar o aplicativo betanomortes decorrentesinstalar o aplicativo betanointervenção policial no Acre subiuinstalar o aplicativo betano10 para 25 entre 2015 e 2016. Também "há denúnciasinstalar o aplicativo betanomortes provocadas por membros do poder público e atribuídas a facções", afirma o ouvidor Valdecir Nicácio.

Essa não é a primeira vez que o Acre ganha destaque nacional devido à violência. No final dos anos 1990, o coronel da PM e então deputado federal Hildebrando Pascoal foi acusadoinstalar o aplicativo betanochefiar a organizaçãoinstalar o aplicativo betanoum esquadrão da morte, e condenado por homicídio, formaçãoinstalar o aplicativo betanoquadrilha e narcotráfico.

Seu crime mais notório foi a morte do mecânico Agílson Firmino, cujo corpo foi esquartejado com uma motosserra. O filhoinstalar o aplicativo betanoFirmino,instalar o aplicativo betano13 anos, também foi morto. Além disso, duas testemunhas foram assassinadas.

"Em 1999, o Acre conseguiu desbaratar o crime organizado, na figura do Hildrebrando Pascoal. Achávamos que não precisávamos fazer mais nada. Aí, o crime avançou novamente", afirma um membro do governo do Acre,instalar o aplicativo betanoanonimato.

Legenda da foto, Déborah Freitas fazia parteinstalar o aplicativo betanofacção no Acre e estava tentando sair, segundo a família | Foto: Arquivo pessoal da famíliainstalar o aplicativo betanoDéborah Freitas

Buscas, urubus e investigação

A acreana Déborah Freitas,instalar o aplicativo betano19 anos, fez parte do Bonde dos 13 por dois anos. Até que decidiu sair: "Meu nome é Déborah, meu vulgo é Barbiie beeck, e eu saindo fora do Bonde dos 13 agora", disse,instalar o aplicativo betanovídeo gravado com celular no começo deste ano.

Segundo a família, Déborah queria construir uma vida nova para ela e o filhoinstalar o aplicativo betanodois anos. Mas não deu tempo. Poucos dias depois,instalar o aplicativo betano13instalar o aplicativo betanojaneiro, seu corpo foi encontradoinstalar o aplicativo betanouma cova rasa, dentroinstalar o aplicativo betanouma mata fechada, na periferiainstalar o aplicativo betanoRio Branco. É uma das vítimas mais recentes da violência na capital do Acre.

Sua morte também foi gravada. As imagens mostram Déborah feita refém, mantida ajoelhadainstalar o aplicativo betanouma clareira no matagal. Ainda era dia. "Filma, filma", diziam os criminosos, com o rosto coberto, enquanto começavam a decapitar e esfaquear a joveminstalar o aplicativo betanoforma bárbara. A seguir, um deles exibe a cabeça da vítima para a câmera. O vídeo dura 60 segundos.

"Déborah se dizia integrante do B13, chegou a gravar um vídeo rasgando blusa com o símbolo desse grupo e, ao que parece, estava se relacionando com um integranteinstalar o aplicativo betanooutro grupo criminoso, o CV. Ao que tudo indica,instalar o aplicativo betanomorte está ligada ao seu relacionamento com pessoas desses grupos criminosos", afirmou a Secretariainstalar o aplicativo betanoPolícia Civil, por nota. No vídeo do homicídio, os assassinos exaltavam o Comando Vermelho, rival do Bonde dos 13.

Quem achou o corpoinstalar o aplicativo betanoDéborah foi a própria família: a mãe, a irmã, uma prima e o cunhado. Eles começaram a procurá-la depoisinstalar o aplicativo betanoseu desaparecimento. A polícia também fez buscas, mas "ajudou pouco", segundo Sara Freitas, a irmã. "Ninguém se interessainstalar o aplicativo betanoajudar, porque ela erainstalar o aplicativo betanofacção."

Os familiares decidiram, então, persistir por conta própria. Depoisinstalar o aplicativo betanotrês diasinstalar o aplicativo betanobuscas, a partirinstalar o aplicativo betanopistas recebidas por ligações anônimas, chegaram ao matagal no bairro Caladinho. Sara viu quatro urubus voando e suspeitou que ali encontraria o corpo da irmã. Ela estava certa. A polícia foi chamada para retirar os restos mortais da jovem.

Por causa do estado do corpo, não houve velório. A perícia fica prontainstalar o aplicativo betanofevereiro. "O que eu quero é que as autoridades tomem providências. Nada vai trazer elainstalar o aplicativo betanovolta", diz a irmã.

Dificuldadesinstalar o aplicativo betanoinvestigar e controlar as fronteiras

Mas tomar providências não tem sido fácil para as autoridades do Acre. No casoinstalar o aplicativo betanoDéborah, a Secretariainstalar o aplicativo betanoPolícia Civil diz que identificou, mas não localizou, um adolescente que teria participado do crime. "As dificuldades são enormes, pois ninguém tem informações no local onde foi deixado o corpo - ou teme repassá-las", diz a nota enviada pelo órgão.

"A polícia não está conseguindo investigar. Vivemosinstalar o aplicativo betanoum Estado Amazônico, com uma densidade demográfica muito baixa. As pessoas são mortas nas matas, estradas,instalar o aplicativo betanolocais onde não há câmerainstalar o aplicativo betanosegurança, testemunha. Isso dificulta muito o trabalho da polícia", afirma o promotor Rodrigo Curti.

Tão ou mais difícil que enfrentar os homicídios é combater o tráficoinstalar o aplicativo betanodrogas na Amazônia. "A cocaína é muito barata nos países vizinhos. O menino saiinstalar o aplicativo betanomanhã do Acreinstalar o aplicativo betanomoto e volta à tarde com três quilosinstalar o aplicativo betanococaína, sem passar por bloqueio policial, só usando estradas secundárias", afirma Nicácio, da Secretariainstalar o aplicativo betanoDireitos Humanos do Acre.

As fronteiras são pouco vigiadas, o que faz as autoridades estaduais criticarem o governo federal. "A gente não tem o apoio necessário da União. As fronteiras estão abertas. Os efetivos do Exército, da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal são pequenos", afirma Carlos Portela, Secretárioinstalar o aplicativo betanoPolícia Civil do Acre.

Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública afirmou que investiu R$ 49,7 milhões no aperfeiçoamento profissional e reequipamento das instituiçõesinstalar o aplicativo betanosegurança pública do Acreinstalar o aplicativo betano2017 - tanto para policiamento urbano comoinstalar o aplicativo betanofronteira. Além disso, disse que repassou mais R$ 16 milhões para construção, reforma e aparelhamento dos presídios, também no ano passado.

Legenda da foto, Conselho Nacionalinstalar o aplicativo betanoJustiça inspecionou presídios do Acreinstalar o aplicativo betano2017 e os definiu como superlotados e disputados por facções | Foto: Luiz Silveira/Agência CNJ

Um dos Estados que mais aprisionam no país

Todas as três facções que disputam o território do Acre nasceraminstalar o aplicativo betanopresídios - masinstalar o aplicativo betanoEstados e anos diferentes. O Comando Vermelho, no Rio,instalar o aplicativo betano1979. O PCC,instalar o aplicativo betanoSão Paulo,instalar o aplicativo betano1993. Já o Bonde dos 13 teria surgido no Acreinstalar o aplicativo betano2013, como uma uniãoinstalar o aplicativo betanocriminosos locais para fazer frente à chegada das facções do Sudeste. Também é dentro do sistema prisional que ocorrem as principais alianças e cisões entre os grupos criminosos.

O Acre tem a segunda maior taxainstalar o aplicativo betanoaprisionamento do país,instalar o aplicativo betano657 para cada 100 mil habitantes, quase o dobro da média nacional - o campeão é Mato Grosso do Sul (697). Também é o Estado com a maior proporçãoinstalar o aplicativo betanopresos jovens - 45% têm entre 18 e 24 anos. Os dados são do Levantamento Nacionalinstalar o aplicativo betanoInformações Penitenciárias (Infopen 2016).

Em inspeção realizadainstalar o aplicativo betano2017, o Conselho Nacionalinstalar o aplicativo betanoJustiça (CNJ) definiu o sistema prisional do Acre como superlotado e disputado por facções criminosas. Das 13 unidades prisionais, dez são "péssimas",instalar o aplicativo betanoacordo com informações apuradas por juízes criminais e compiladas pelo CNJ. O Institutoinstalar o aplicativo betanoAdministração Penitenciária do Acre não respondeu ao pedidoinstalar o aplicativo betanoentrevista da BBC Brasil.

Como tentativainstalar o aplicativo betanoconter a força das facções, o Acre instalou bloqueadoresinstalar o aplicativo betanocelularesinstalar o aplicativo betanopresídios, introduziu o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) - com maior grauinstalar o aplicativo betanoisolamento einstalar o aplicativo betanosegurança - e fez a transferênciainstalar o aplicativo betanopresos. Além disso, foi criado o Retina, um sistemainstalar o aplicativo betanointeligência premiado pelo CNJ - por questõesinstalar o aplicativo betanosegurança, ninguém fala sobre ele.

"Não é difícilinstalar o aplicativo betanoentender porque estamos vivendo essa ondainstalar o aplicativo betanoviolência. Vem ordeminstalar o aplicativo betanofacção einstalar o aplicativo betanopresídioinstalar o aplicativo betanofora do Estado para pessoas praticarem crimes aqui", afirma Portela, secretárioinstalar o aplicativo betanoPolícia Civil.

"O Estado do Acre não é um estudoinstalar o aplicativo betanocaso a parte. Qualquer lugar do território nacional está enfrentando essa situação. Educação e saúde têm fundos constitucionais previstos. A segurança não tem. Nunca ninguém previu", conclui.

Desde 2014, o Brasil ultrapassou a marcainstalar o aplicativo betano60 mil homicídios por ano.