De 'percevejojogos grátis para baixargabinete' a 'bunker' com R$ 51 milhões: os escândalosjogos grátis para baixartornojogos grátis para baixarGeddel:jogos grátis para baixar
Mais recentemente, foi acusadojogos grátis para baixartráficojogos grátis para baixarinfluência, corrupção, obstruçãojogos grátis para baixarJustiça e, agora,jogos grátis para baixarmanter os milhões guardadosjogos grátis para baixarmalas e caixasjogos grátis para baixarum imóvel emprestado - e que os levaramjogos grátis para baixarvolta à cadeia.
Geddel sempre negou todas as acusações que pesam sobre ele ao longojogos grátis para baixarquase 30 anosjogos grátis para baixarcarreira política. Apósjogos grátis para baixarprisão nesta sexta,jogos grátis para baixardefesa afirmoujogos grátis para baixarnota que só se manifestará quando tiver acesso aos autos.
Suíno, Babel, Percevejojogos grátis para baixargabinete
Nascidojogos grátis para baixarSalvador, Geddel cresceujogos grátis para baixarBrasília porque seu pai, Aprísio Vieira Lima, era deputado federal.
De acordo com o biógrafojogos grátis para baixarRenato Russo, Geddel chegava ao colégio dirigindo uma Opala verde e era considerado o palhaço da turma - sempre tinha uma piada na ponta da língua. No Marista, ganhou o apelidojogos grátis para baixarSuíno.
Ao longo da vida, colecionou outros apelidos. Na lista da Odebrecht, aparece como "Babel". Na agendajogos grátis para baixarLúcio Funaro, um dos operadores investigados na Lava Jato, era identificado como "Carainho".
Antes disso,jogos grátis para baixar2002, o ex-presidente Itamar Franco (1930-2011) o chamoujogos grátis para baixar "percevejojogos grátis para baixargabinete". À época, o então governadorjogos grátis para baixarMinas criticava a posturajogos grátis para baixarpeemedebistas que se aliavam a governosjogos grátis para baixartrocajogos grátis para baixarcargos.
Geddel defendia então que o partido apoiasse a candidaturajogos grátis para baixarJosé Serra (PSDB-SP) e rebateu Itamar, a quem chamoujogos grátis para baixar"nômade partidário".
Aliado tucano e petista
Formadojogos grátis para baixaradministraçãojogos grátis para baixarempresas pela Universidadejogos grátis para baixarBrasília, começou a carreira como assessor na Câmara dos Deputados. Antesjogos grátis para baixardisputar uma eleição, foi para a Bahia, onde foi diretor do Baneb (o banco estadual), assessor da Casa Civil da Prefeiturajogos grátis para baixarSalvador, diretor da Empresa Baianajogos grátis para baixarÁguas e Saneamento (Embasa) e presidente da Empresajogos grátis para baixarAssistência Técnica e Extensão Rural (Emater).
Em 1990, filiou-se ao PMDB, partido pelo qual foi eleito cinco vezes deputado federal e ainda é filiado. Na Câmara, foi parte da bancada liderada por Michel Temer e apoiou o governojogos grátis para baixarFernando Henrique Cardoso (PSDB).
Em 2001, comprou briga com o então presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães (1927-2007).
Naquele ano, ACM exibiujogos grátis para baixarseu gabinete o vídeo intitulado "Geddel vai às compras", com imagensjogos grátis para baixarpropriedades e insinuaçõesjogos grátis para baixarque elas teriam sido compradas pelo peemedebista e seus familiares.
"Até as grandes figuras têm pecados. O único (pecado) que conheço do Luís Eduardo foi ter salvo o deputado Geddel na CPI do Orçamento, quando ele já estava fisgado", atacou ACM, lembrando que, durante as investigações da CPI, na décadajogos grátis para baixar1990, o nomejogos grátis para baixarGeddel apareceujogos grátis para baixaruma listajogos grátis para baixaruma empreiteira ao ladojogos grátis para baixarum percentual (4%).
Geddel foi absolvido das acusaçõesjogos grátis para baixarfraudar recursos do Orçamento da União.
Em resposta aos ataquesjogos grátis para baixarACM, ele disse à época: ''Não quero mais esse fanfarrão mandando na República. Ele está morto. Com a morte do Luís Eduardo (deputado, filhojogos grátis para baixarACM, mortojogos grátis para baixarabriljogos grátis para baixar98), ele perdeu a alma'', disse.
Em 2007, aceitou convite para ser ministro da Integração Nacional do governo Lula, depoisjogos grátis para baixarter atuado como crítico contumaz do primeiro mandato do petista. Na gestão Dilma Rousseff, foi nomeado vice-presidentejogos grátis para baixarPessoa Jurídica na Caixa Econômica Federal, cargo que ocupou entre 2011 e 2013, depoisjogos grátis para baixarficar sem mandato - perdeu as eleições baianas para o Senado para Otto Alencar (PSD).
Em 2015, já fora do governo, passou a ser um crítico ferrenho da gestão petista. Num protesto contra a corrupçãojogos grátis para baixarmarçojogos grátis para baixar2015 no Farol da Barra,jogos grátis para baixarSalvador, disse a uma emissorajogos grátis para baixarTV: "Ninguém aguenta mais tanto roubo. Isso deixoujogos grátis para baixarser corrupção, isso é roubo".
"É assalto aos cofres públicos para enriquecer petistas", reforçou.
Tão logo Michel Temer assumiu interinamente,jogos grátis para baixarmaiojogos grátis para baixar2016, Geddel foi alçado a ministro da Secretariajogos grátis para baixarGoverno. Meses depois, porém, foi forçado a renunciar depoisjogos grátis para baixarser acusado pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calerojogos grátis para baixarpressioná-lo para liberar uma obrajogos grátis para baixarseu interesse.
Ele cobrava, disse Calero, um parecer favorável do Iphan (órgão responsável pelo patrimônio) para autorizar um projetojogos grátis para baixaruma área protegidajogos grátis para baixarSalvador, no qual teria adquirido um imóvel.
Lágrimas
Desde que deixou o governo Temer e, portanto, perdeu o foro privilegiado, Geddel passou a ser alvosjogos grátis para baixarinquéritos e foi denunciado pelo Ministério Público.
Em um dos processos, é supeitojogos grátis para baixarparticiparjogos grátis para baixarum esquemajogos grátis para baixarpagamentojogos grátis para baixarpropina por partejogos grátis para baixarempresáriosjogos grátis para baixartrocajogos grátis para baixarfacilitação ou liberaçãojogos grátis para baixarcréditos da Caixa no períodojogos grátis para baixarque era diretor.
Preso pela primeira vez no iníciojogos grátis para baixarjulho, chorou ao ouvirjogos grátis para baixarum juiz federal que ficaria preso por tempo indeterminado. Dias depois, conseguiu uma liminar concedida por um desembargador federal para converterjogos grátis para baixarprisão preventivajogos grátis para baixardomiciliar.
Nesta semana, a Polícia Federal descobriu malas e caixasjogos grátis para baixardinheiro num apartamento que estaria sendo usado por ele para esconder R$ 51 milhões.
Além das impressões digitais do ex-ministro identificadas pela polícia no dinheiro, uma faturajogos grátis para baixarnomejogos grátis para baixaruma funcionária dele motivaram o Ministério Público Federal a pedir novamentejogos grátis para baixarprisão.
Após ser preso, Geddel foi levado para o aeroportojogos grátis para baixarSalvador,jogos grátis para baixaronde seguiria para Brasília. Uma viagem que fez inúmeras vezes nas últimas décadas - mas certamente com um gosto bastante diferente.