Engenheiro, senador e expoente da Universal: Quem é Crivella, o novo prefeito do Rio:7 games é seguro

Marcelo Crivella com a mulher, Sylvia Jane, ao ir votar

Crédito, AFP

Legenda da foto, Marcelo Crivella venceu em7 games é seguroterceira tentativa7 games é segurose tornar prefeito do Rio

Após acusar a empresa, ao lado da revista Veja,7 games é segurofazer uma cobertura manipuladora da disputa e7 games é segurotentar mudar o resultado das eleições, acabou enfim comparecendo ao debate realizado pela TV Globo na última sexta, o último da disputa. Apresentou-se, como já virou7 games é seguromarca registrada,7 games é seguroforma serena.

A BBC Brasil tentou entrevistar Crivella nas últimas semanas, sem sucesso.

Origens

Nascido no Rio, Crivella tem 59 anos, é engenheiro e está casado há 36 anos com a escritora Sylvia Jane. Eles têm três filhos: Deborah, Marcelo e Rachel.

É conhecido por ser vaidoso (está com o cabelo sempre impecável) e metódico. Em entrevistas, disse que a disciplina é herança dos oito anos que passou no Exército.

Bispo licenciado da Igreja Universal do Reino7 games é seguroDeus e sobrinho7 games é seguroEdir Macedo, o fundador da denominação, é uma das estrelas do mundo gospel nacional, com mais7 games é seguro15 álbuns gravados e milhares7 games é segurodiscos vendidos - atividade que pretende manter ao lado dos afazeres7 games é seguroprefeito.

Marcelo Crivella e Sylvia Jane

Crédito, Arquivo Pessoal

Legenda da foto, Ao lado7 games é seguroSylvia Jane, nos anos 1970; ela foi7 games é seguroúnica namorada, segundo Crivella

Filho7 games é seguropais católicos, passou a frequentar a Igreja Metodista ainda criança. Anos depois, ajudou seu tio a fundar a Universal.

Além da trajetória religiosa, o novo prefeito do Rio fez questão7 games é segurofrisar,7 games é segurodiferentes momentos da campanha, que já trabalhou como taxista, engenheiro civil e professor universitário, além7 games é seguroser militar da reserva.

Especialistas apontam a Igreja Universal tanto como a força que o catapultou ao sucesso na política quanto um "fantasma" que até hoje tinha sido obstáculo7 games é seguroeleições para prefeito ou governador.

Se por um lado Crivella se tornou senador7 games é seguro2002 sem nunca ter disputado uma eleição antes (acabou ainda reeleito7 games é seguro2010),7 games é segurogrande parte com a ajuda dos votos7 games é segurofiéis, por outro buscou se descolar da igreja nas campanhas.

"Sou evangélico e posso ser engenheiro, mas não prefeito?", questionou recentemente.

"Não vou deixar7 games é seguroser cristão e evangélico, mas peço que não deixem7 games é segurovotar7 games é seguromim por preconceito, sob pena7 games é seguroo Rio7 games é seguroJaneiro perder mais uma vez um bom prefeito", pediu em7 games é seguropropaganda eleitoral.

Desde a primeira vez que disputou a Prefeitura do Rio,7 games é seguro2004, Crivella tem afirmado que a Universal e seu tio têm "influência zero" sobre7 games é segurocampanha,7 games é segurotrajetória política e eventuais decisões7 games é segurogoverno.

Polêmicas

Mesmo com as tentativas7 games é segurodistanciamento,7 games é segurorelação com a igreja foi motivo7 games é segurovárias polêmicas nas últimas semanas.

Capa da revista "Veja" com reportagem sobre Crivella

Crédito, Reprodução

Legenda da foto, Crivella teria sido preso ao tentar expulsar invasores7 games é seguroterreno da Universal, segundo a "Veja"

Na principal delas, a revista Veja publicou,7 games é segurouma das versões7 games é segurocapa, a foto7 games é segurouma suposta prisão7 games é seguroCrivella7 games é seguroflagrante7 games é seguro1990, quando ele teria tentado expulsar,7 games é seguroforma violenta, invasores7 games é seguroum terreno da igreja.

O prefeito eleito nega que tenha sido preso. Em um vídeo publicado nas redes sociais, disse que foi impedido pelos invasores7 games é seguroentrar no terreno para inspecionar uma estrutura que corria o risco7 games é segurocair: "Deu uma confusão danada, foi todo mundo para a delegacia. Lá, o delegado resolveu identificar a todos. Por isso, essa foto que você viu na capa".

Um vídeo gravado7 games é seguro2014 também provocou controvérsia - para os críticos, ele coloca7 games é seguroxeque o distanciamento que Crivella defende publicamente entre7 games é segurocarreira política a igreja. Nas imagens, ele fala a uma plateia da Universal:

"Devido à repercussão da Fazenda Canaã, fui desta vez (depois7 games é seguroseis anos na África e três no sertão baiano) enviado para a política. Confesso que naquele instante fiquei triste. Aceitei porque na Igreja Universal você não tem opção. Na Igreja Universal você vai, tem que ir."

Durante a campanha, também foram explorados trechos7 games é seguroseu livro Evangelizando a África, publicado7 games é seguroinglês7 games é seguro1999 e lançado no Brasil7 games é seguro2002, quando Crivella tinha 45 anos e foi eleito para o Senado.

Na obra, ele diz que a homossexualidade constitui "conduta maligna" e7 games é seguro"terrível mal" e que a Igreja Católica e outras religiões "pregam doutrinas demoníacas".

Diante da repercussão negativa, disse que, embora reconheça o texto como seu, devia desculpas à sociedade pelas ofensas que teriam sido publicadas "há décadas", "quando era jovem" e vivia na África, "num ambiente7 games é seguroguerras, superstição e feitiçaria".

Marcelo Crivella e Sylvia Jane7 games é seguroseu casamento

Crédito, Arquivo Pessoal

Legenda da foto, Crivella casou-se7 games é seguro1980 com Sylvia

Dualidade

Para o pastor Ed René Kivitz, membro da Igreja Batista7 games é seguroÁgua Branca, uma corrente progressista evangélica que diverge das igrejas neopentecostais, a dualidade entre o Crivella religioso e o político não passaria7 games é seguro"estratégia7 games é segurocampanha".

"Em síntese trata-se7 games é segurocomo vender essa imagem. Para o público interno, da igreja, ele é um homem com uma missão. Para a sociedade civil, é um homem que tem o desejo7 games é seguroser prefeito", diz.

"Mas eu não tenho dúvida7 games é seguroque a campanha e a trajetória política dele são decididas no horizonte interno da7 games é seguroexperiência religiosa e articulado publicamente com as forças e interesses7 games é segurosustentação deste projeto religioso."

O pastor Silas Malafaia, da Assembleia7 games é seguroDeus Vitória7 games é seguroCristo, apoiou Crivella no segundo turno - e se orgulha7 games é segurodizer que o ajudou a conquistar votos evangélicos.

Mas lembra que fez campanha contra ele na primeira etapa e que ajudou a "derrubá-lo na eleição para governador",7 games é seguro2014.

Para o pastor, que sempre foi rival7 games é seguroEdir Macedo, é nítido que o bispo licenciado da Universal "recebeu uma missão7 games é seguroseu tio".

"Ele estava numa estrutura7 games é seguroque era assalariado e estava embaixo, e mesmo que não fosse o que ele queria, ele obedeceu. Agora, ao chegar lá, ele pode ter percebido uma vocação para a política, e acabou gostando", diz.

Marcelo Crivella segura o filho recém-nascido no colo

Crédito, Arquivo Pessoal

Legenda da foto, Crivella com o filho Marcelo7 games é seguro1985; ele tem mais duas filhas, Deborah e Rachel

Malafaia compara o novo prefeito do Rio a astros7 games é segurofutebol.

"Eu tenho diferenças com o Edir Macedo, e a Universal sempre foi isolada no meio evangélico, isso todos sabem. Mas o Crivella é como um Neymar, um Messi, um Cristiano Ronaldo. Um jogador que consegue se sobressair ao seu time e que aos poucos ganhou a comunidade evangélica7 games é segurogeral."

Kivitz classifica a sucessão7 games é segurogravações e a capa da Veja como "tiros que saíram pela culatra".

"Historicamente, quanto mais a igreja evangélica foi caricaturada na imprensa, mais ela cresceu. O maior cabo eleitoral do Jair Bolsonaro é o Jean Wyllys, e vice-versa. Ao bater tanto7 games é seguroCrivella, a imprensa e seu adversário podem ter ajudado a fortalecer a ainda mais a imagem que ele quis transmitir,7 games é seguroque é alvo7 games é seguropreconceito e7 games é seguroinjustiças por ser evangélico."

Questionado no último debate sobre um potencial "projeto político da Universal para o Rio", Crivella voltou a tentar se descolar.

"Você está preocupado com a minha igreja? Com Igreja Universal? Eu tenho certeza que não. E a fila dos hospitais? Interessa para eles se eu sou católico, espírita, umbandista ou evangélico? Só para o Freixo. Para você eu tenho certeza que não interessa. Não tem nada desse negócio7 games é seguroser instrumento7 games é seguropoder7 games é seguronenhuma igreja."

Receita7 games é segurosucesso

Marcelo Crivella7 games é seguroseu local7 games é segurovotação no RJ

Crédito, AFP

Legenda da foto, Senador, na avaliação7 games é seguroespecialistas, teve sucesso ao falar com o eleitor7 games é segurocentro

Integrantes7 games é segurosua base, críticos e especialistas ouvidos pela BBC Brasil apontaram alguns dos ingredientes da receita7 games é segurosucesso7 games é seguroCrivella.

Na visão deles, a lista inclui o apoio7 games é seguroseguidores da Universal e a conquista7 games é segurofiéis7 games é seguroigrejas evangélicas rivais, seu amadurecimento político após mais7 games é segurodez anos no Senado e a experiência como ministro da Pesca no governo Dilma Rousseff.

A principal vantagem na comparação com Freixo, segundo especialistas, foi7 games é segurocapacidade7 games é segurofalar para o eleitor7 games é segurocentro, que não está alinhado com as bandeiras tradicionais da esquerda - mas tampouco partilha dos ideais liberais da elite.

"Freixo fala para a esquerda, artistas, intelectuais, militantes e a classe média7 games é seguroIpanema e Leblon, pessoas que rejeitam visceralmente Crivella, mas cujos votos por si só não decidem eleição", avalia Ricardo Ismael, doutor7 games é segurociência política e pesquisador da PUC-Rio.

"Já Crivella não fala só para os evangélicos. Ele falou à massa do eleitorado7 games é segurocentro, que está focada7 games é seguroobter soluções para o cotidiano. Se vendeu como um senador, um engenheiro, buscando se descolar da Universal."

Para Ismael, a conjuntura teria incluído ainda o enfraquecimento do PMDB do Rio, que após anos no poder na Prefeitura e no Estado não conseguiu levar seu candidato, Pedro Paulo, ao segundo turno.

Marcelo Freixo

Crédito, AFP

Legenda da foto, Disputa com Freixo foi repleta7 games é segurotroca7 games é seguroacusações

O que esperar da gestão?

Analistas ouvidos pela BBC Brasil consideram "exageradas" as acusações7 games é seguroque um governo Crivella representaria um "retrocesso"7 games é seguropolíticas7 games é segurogênero e LGBT, prejuízos ao Carnaval e à cultura e levaria a uma maior intolerância religiosa.

"Ele teve que deixar claro que não eliminará a Parada Gay nem o Carnaval e nem tolerará qualquer tipo7 games é seguroperseguição às religiões7 games é seguromatriz africana. É exagero esse tipo7 games é seguroacusação. Não seria estratégico para ele", diz Ismael.

As propostas7 games é segurogoverno7 games é seguroCrivella prometem a modernização dos serviços públicos sem aumentar nenhum tributo municipal. Nos planos, está a redução do número7 games é segurosecretarias do atual 29 para "no máximo 15".

Na saúde, prometeu auditar da gestão7 games é segurounidades municipais por empresas terceirizadas, as chamadas OSs, alvos7 games é seguroinvestigações e escândalos7 games é segurocorrupção.

O prefeito eleito disse ainda que alcançará a meta7 games é seguro50% dos alunos7 games é seguroséries iniciais estudando7 games é segurohorário integral até 2020. "Vamos criar 20 mil vagas7 games é segurocreches e 40 mil7 games é seguropré-escolas até 2020 através7 games é segurouma PPP."

Sobre o legado olímpico e a manutenção das arenas equipamentos,7 games é segurogrande parte responsabilidade do município, Crivella diz que não quebrará contratos, mas terá que avaliar "caso a caso". "A prefeitura fez muitas concessões a empresários sem transparência."

Presidente evangélico?

Tida como um marco simbólico do maior acesso7 games é seguroevangélicos a cargos majoritários, sobretudo7 games é segurouma cidade do porte do Rio, a vitória7 games é seguroCrivella é vista por analistas como indicador7 games é seguroque a influência evangélica na política brasileira é algo "crescente e irreversível".

"Seu governo não será fácil, com a imprensa vigiando 24h por dia e intelectuais, artistas, classe média e a esquerda visceralmente contra ele. Uma coisa é ser missionário, até ser senador e ministro. Outra bem diferente é administrar uma cidade como essa", opina Ismael.

Para Malafaia, um eventual sucesso dele abrirá o caminho para voos mais altos.

"Basta fazer a conta. Fazendo um bom governo, ele é reeleito. Nesse caso, também pode vir a ser governador posteriormente. E aí, por que não presidente da República? O primeiro presidente evangélico? Política é poder, e quanto mais se tem, mais se quer."