Nós atualizamos nossa Políticagremio e cruzeiro palpitePrivacidade e Cookies
Nós fizemos importantes modificações nos termosgremio e cruzeiro palpitenossa Políticagremio e cruzeiro palpitePrivacidade e Cookies e gostaríamos que soubesse o que elas significam para você e para os dados pessoais que você nos forneceu.
Após ampla derrota no Senado, aliadosgremio e cruzeiro palpiteDilma dizem que só Lava Jato muda impeachment:gremio e cruzeiro palpite
Para expoentes importantes do PT no Senado, como Humberto Costa (PT-PE) e Lindbergh Farias (PT-RJ), o elemento fundamental nos rumos do impeachment será a Operação Lava Jato, com eventual surgimentogremio e cruzeiro palpitenovas revelações que comprometam o presidente interino Michel Temer.
No fimgremio e cruzeiro palpitesemana, a imprensa brasileira divulgou que o empresário Marcelo Odebrecht disse,gremio e cruzeiro palpiteprévia para acordogremio e cruzeiro palpitedelação premiada, ter doado R$ 10 milhõesgremio e cruzeiro palpitedinheiro para o PMDB a pedidogremio e cruzeiro palpiteTemergremio e cruzeiro palpite2014.
"Há uma dosegremio e cruzeiro palpiteimponderável (nesse processo)", afirmou Farias, paragremio e cruzeiro palpiteseguida reconhecer: "A gente sabe que é um processo difícil."
Carta
Em nova tentativagremio e cruzeiro palpitemudar votos a seu favor, Dilma vai divulgar uma carta pública defendendo que a população seja consultada sobre a antecipação da eleição presidencial. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na noite desta terça-feira comgremio e cruzeiro palpitesucessora para fechar o texto.
A intençãogremio e cruzeiro palpiteDilma é se comprometergremio e cruzeiro palpiteapoiar a realizaçãogremio e cruzeiro palpiteum plebiscito caso seja absolvida e retorne à presidência. Alguns parlamentares aliadosgremio e cruzeiro palpiteDilma, no entanto, avaliam que a carta chega tarde.
"A carta ajuda, mas não conseguiu virar votos (na votação dessa quarta)", reconheceu Costa.
Já o senador Romero Jucá (PMDB-RO), importante aliadogremio e cruzeiro palpiteTemer, chamou a propostagremio e cruzeiro palpiteDilma pela realizaçãogremio e cruzeiro palpiteum plebiscitogremio e cruzeiro palpite"peçagremio e cruzeiro palpiteficção política".
A aprovaçãogremio e cruzeiro palpiteuma consulta popular para antecipar a eleição exigiria uma mudança na Constituição (três quintos dos votos do Congresso), mas a maioria dos parlamentares hoje apoia o governo Temer.
Jucá comemorou o resultado "expressivo"gremio e cruzeiro palpite59 votos pela continuidade do impeachment. "Isso sinaliza que esse processo já está bastante discutido aqui no Senado. É muito difícil que haja um fato novo quegremio e cruzeiro palpitetese mude esse resultado", afirmou.
Para Jucá, o fatogremio e cruzeiro palpiteo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, ter presidido a sessão que aprovou a continuidade do processo contra Dilma afasta a tesegremio e cruzeiro palpiteque o impeachment seria um golpe.
"Acho que agora temos que ter tranquilidade, cumprir o rito, dar todo o direitogremio e cruzeiro palpitedefesa e, a partir daí, ainda no mêsgremio e cruzeiro palpiteagosto, concluir essa matéria, que é uma página que precisa ser virada para o país se reorientar e voltar a crescer", disse ainda.
Provas x fraude
A etapa do impeachment que acabagremio e cruzeiro palpiteser concluída, chamada fasegremio e cruzeiro palpitepronúncia, serviu para os senadores analisarem a existênciagremio e cruzeiro palpiteprovasgremio e cruzeiro palpiteque Dilma cometeu crimegremio e cruzeiro palpiteresponsabilidade.
Ela está sendo acusadagremio e cruzeiro palpiteoperações ilegais na gestão das contas públicas, e o entendimento que prevaleceu égremio e cruzeiro palpiteque há indícios suficientesgremio e cruzeiro palpiteresponsabilidade da presidente nesses atos. Seus aliados, porém, negam qualquer irregularidade e chamam o processogremio e cruzeiro palpitefraude.
A sessão teve início pela manhã e se estendeu por maisgremio e cruzeiro palpite16 horas devido aos discursos dos senadores, às falasgremio e cruzeiro palpiteacusação e defesa e aos requerimentos apresentados por aliadosgremio e cruzeiro palpiteDilma.
O Congresso foi isolado por medidasgremio e cruzeiro palpitesegurança, mas apenas um pequeno grupogremio e cruzeiro palpitemanifestantes favoráveis ao impeachment fazia um certogremio e cruzeiro palpitebarulho na via lateral do Senado. Dentro do plenário, jornalistas e senadores acompanhavam os resultados das competições olímpicas pelo celular.
Próximas etapas
Agora, tem início o julgamentogremio e cruzeiro palpitefatogremio e cruzeiro palpiteDilma - os senadores serão os juízes, mas os trabalhos são guiados por Lewandowski.
Os autores da denúncia - os juristas Hélio Pereira Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaina Conceição Paschoal - têm 48 horas para apresentar o libelo, ou seja, um consolidado das acusações contra Dilma. A expectativa, porém, é que eles já apresentem o documento nesta quarta-feira. Além disso, poderão apontar seis testemunhas a serem ouvidas pelos senadores.
Assim que os autores da denúncia protocolarem o libelo, é aberto o prazogremio e cruzeiro palpitemais 48 horas para que o advogado da petista, José Eduardo Cardozo, apresente a defesa, contestando o documento da acusação. Ele também deve indicar seis testemunhas.
Em seguida, após um prazo mínimogremio e cruzeiro palpitedez dias, Lewandowski deve marcar uma data para o julgamento e convocar as partes e as testemunhas. Há expectativagremio e cruzeiro palpiteque a sessão final comece dia 25 e dure ao menos dois dias, mas isso ainda não foi confirmado.
Segundo senadores aliadosgremio e cruzeiro palpiteDilma, ela ainda não decidiu se irá ao Senado pessoalmente fazergremio e cruzeiro palpitedefesa.
Em entrevista à BBC Brasil no finalgremio e cruzeiro palpitejulho, ela disse que gostaria. "Eu quero muito ir. Depende das condições. Como o presidente do Supremo, Ricardo Lewandowski, presidirá (o julgamento), acredito que haverá condições", afirmou.
No entanto, ainda está sendo analisado se esta é a melhor estratégia política, já que a petista ficaria sujeita a enfrentar perguntas durasgremio e cruzeiro palpiteparte dos senadores. Dilma tem o direito constitucional (garantido à defesa)gremio e cruzeiro palpiteficar calada, mas não responder às perguntas certamente repercutiria mal junto à população.
Panteão da história
Embora a presidente siga lutando para retornar à Presidência, dentrogremio e cruzeiro palpitesua base política há quem considere que isso seria até ruim para o PT, que hoje teria um espaço político mais confortável como oposição ao governo Temer, para disputargremio e cruzeiro palpitemelhores condições as eleições municipaisgremio e cruzeiro palpiteoutubro.
Antes do resultado da etapagremio e cruzeiro palpitepronúncia, durante seu discurso nesta terça-feira, Lindbergh Farias chegou a indicar que a confirmação do afastamento seria positiva para a imagem da presidente afastada. Ele a comparou aos ex-presidentes João Goulart, deposto pelo golpe militargremio e cruzeiro palpite1964, e Getúlio Vargas, que se matougremio e cruzeiro palpite1954, após forte pressão para que deixasse o governo.
"Quanto à presidenta Dilma, eu estou tranquilo. Porque sei que se esse golpe se consumar, uma coisa ela vai conquistar: é seu espaço na história. A Dilma vai estar no panteão da história, junto com Getúlio e Jango, vítimasgremio e cruzeiro palpiteum golpe perpetrados por essas elites conservadoras do nosso país", discursou.
Principais notícias
Leia mais
Mais lidas
Conteúdo não disponível