Professores gays carbonizadosunião betscarro levam cidade do sertão baiano às ruas:união bets

homofobia

Crédito, Uoston Pereira/Notíciasunião betsSantaluz

Legenda da foto, Passeata que pediu justiçaunião betscasounião betsprofessores homossexuais mortos mobilizou populaçãounião betsSantaluz, no sertão da Bahia

O outro corpo ainda passará por examesunião betsDNA para identificação, mas familiares acreditam serunião betsJeovan, já que ele está desaparecido desde sexta-feira.

O delegado João Farias, que apura o caso, disse à BBC Brasil que ainda não há pistas sobre autores e motivação do crime, e que trabalha com direntes hipóteses, como latrocínio, homícidio qualificado e também homofobia.

homofobia

Crédito, Uoston Pereira/Notíciasunião betsSantaluz

Legenda da foto, Escolaunião betsque professores lecionavam preparou homenageou vítimas; polícia trabalha com hipóteseunião betshomofobia

"Eles eram muito amigos e muito queridos na cidade. Também não teriam inimigos. Já ouvimos várias pessoas e por enquanto não descartamos nenhuma hipótese", disse o delegado.

Para o Grupo Gay da Bahia, que faz levantamento nacionalunião betsassassinatosunião betshomossexuais, trata-seunião betsmais um caso motivado por homofobia.

"A cidade inteira acredita nessa motivação", disse à BBC Brasil Marcelo Cerqueira, presidente do GGB.

De janeiro a junho deste ano, segundo a ONG, foram 16 casosunião betsassassinatosunião betspessoas LGBT na Bahia e 123 no Brasil.

homofobia

Crédito, Uoston Pereira/Notíciasunião betsSantaluz

Legenda da foto, Segundo o Grupo Gay da Bahia,união betsjaneiro a junho deste ano houve 16 casosunião betsassassinatosunião betspessoas LGBT na Bahia e 123 no Brasil,união betsações possivelmente motivadas por homofobia

No ano passado, o GGB registrou 319 mortes por homofobia - ou um crimeunião betsódio a cada 27 horas. Desse total, 33 (10,3%) foram na Bahia, que ficou atras apenasunião betsSão Paulo, com 55 (17%).

Em termos relativos, segundo o GGB, Mato Grosso do Sul registrou o maior índiceunião betscasos, com 6,49 homicídios por 1 milhãounião betspessoas, seguido pelo Amazonas, com 6,45.

Passeata

Na segunda-feira, centenasunião betsmoradores da cidade baianaunião bets32 mil habitantes saíram as ruasunião betsprotesto por justiça no caso dos professores. Com faixas contra a violência, o grupo promoveu paradasunião betsfrente ao fórum, à delegacia e à Camara Municipal.

Segundo o jornalista Uoston Pereira, do site local Notíciasunião betsSantaluz, foi uma das maiores manifestações que a cidade já viu. "A cidade tinha um grande carinho por eles."

homofobia

Crédito, Divulgação

Legenda da foto, Corpounião betsEdivaldo Silvaunião betsOliveira (à dir. na foto) foi identificado; Jeovan Bandeira foi visto pela última vez com Oliveira

Em todo o anounião bets2015, Santaluz registrou seis homicídios, segundo a Secretariaunião betsSegurança da Bahia. "São casos esporádicos, mas quase sempre relacionados ao tráficounião betsdrogas", disse Uoston Pereira.

"Longe dos parques temáticos, do turismo cosmopolita e sem gozar do mesmo prestígio internacionalunião betsOrlando, Santaluz encurtou a distância geográfica da metrópole americana", escreveu o jornalista baiano André Uzêda, do portal Aratu Online,união betsartigounião betsopinião sobre o episódio.