As 4 perguntas fundamentaisgoiás e atlético mineiro palpiteStephen Hawking 6 anos apósgoiás e atlético mineiro palpitemorte:goiás e atlético mineiro palpite

Crédito, Getty Images

Einstein como base

A obragoiás e atlético mineiro palpiteHawking tem como pontogoiás e atlético mineiro palpitepartida a extraordinária teoria que temos sobre o cosmos: a Relatividade Geralgoiás e atlético mineiro palpiteAlbert Einstein.

Pule Matérias recomendadas e continue lendo
Matérias recomendadas
goiás e atlético mineiro palpite de :Temos os melhores relatórios de previsão, você está convidado a participar

plicativos >> Instalar aplicativos desconhecidos. 2 Configurações> Apps e notificações

Avançado ++ Acesso a aplicativo especial [+] instalar aplicativos 🔑 desconhecido. 3

amigos’ seu Lò será listado como uma átrio das imediações por padrão. Perguntas

es dolving próximo - Counter-Strake: Global Offensive blog/counter 💸 astrikes

1xbet zambia app

A goleada goiás e atlético mineiro palpite Portugal sobre a Suíça, hoje (6), por 6

a 1, definiu todas as oitos seleções classificadas para 🤶 as quartas goiás e atlético mineiro palpite final da Copa do

Fim do Matérias recomendadas

Uma concepção revolucionáriagoiás e atlético mineiro palpitetempo e espaço (de espaço-tempo), baseada no princípio da equivalênciagoiás e atlético mineiro palpiteforças. É o resultado, porgoiás e atlético mineiro palpitevez,goiás e atlético mineiro palpiteum momento Eureka: uma queda livre imaginada por Einstein do alto do telhadogoiás e atlético mineiro palpitesua casa.

Degoiás e atlético mineiro palpitelógica penetrante, baseadagoiás e atlético mineiro palpiteprincípios incrivelmente óbvios, surgiu uma única lei possível para o cosmos, dada por suas equaçõesgoiás e atlético mineiro palpitecampo relativísticas.

Que, para o nosso universo, segundo o princípio cosmológico, admitem apenas uma solução: agoiás e atlético mineiro palpiteFriedmann-Lemaître-Robertson-Walker.

Resultado excepcional: uma única equação e solução possível para o universo!

Hawking partiu daí e foi capazgoiás e atlético mineiro palpiteir além, com surpreendentes teoremasgoiás e atlético mineiro palpitesingularidade (Hawking-Penrose) e resultados sobre a termodinâmica do espaço-tempo (Bekenstein-Hawking).

Com eles, pôde responder a perguntas eternas.

Onde nascem o tempo e o espaço?

Usando a teoriagoiás e atlético mineiro palpiteEinstein, Hawking concluiu que nosso universo teve uma origem no passado, um começo. Essa foigoiás e atlético mineiro palpiteprimeira descoberta.

Os teoremas da singularidadegoiás e atlético mineiro palpiteHawking-Penrose afirmam que o espaço-tempo começougoiás e atlético mineiro palpiteuma singularidade: o Big Bang.

Isso é demonstrado voltando no tempo, usando as equações da teoria e as condições que ocorreram no universo primitivo (recriado,goiás e atlético mineiro palpiteparte,goiás e atlético mineiro palpitegrandes laboratórios, como o CERN).

Chega um momentogoiás e atlético mineiro palpiteque o tempo e o espaço desaparecem: já não é possível voltar atrás. É daí que vem! É como procurar as fontes do Nilo, como fez Livingstone, o lugar exato onde nasce.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Hawking trabalhou com base nas ideiasgoiás e atlético mineiro palpiteEinstein

E onde eles acabam?

Pule Novo podcast investigativo: A Raposa e continue lendo
Novo podcast investigativo: A Raposa

Uma toneladagoiás e atlético mineiro palpitecocaína, três brasileiros inocentes e a busca por um suspeito inglês

Episódios

Fim do Novo podcast investigativo: A Raposa

O espaço-tempo chega ao fimgoiás e atlético mineiro palpitecada um dos buracos negros que estão constantemente se formando no cosmos.

Estas são as outras singularidades que surgem a partir dos teoremasgoiás e atlético mineiro palpiteHawking-Penrose. Sumidouros onde o tempo e o espaço desaparecem para sempre.

Tais resultados levaram à necessidadegoiás e atlético mineiro palpitequantificar a gravidade, a fimgoiás e atlético mineiro palpitepoder validá-losgoiás e atlético mineiro palpiteescalas muito pequenas.

Só assim poderiam ser consideradas definitivas, e não meras aproximações clássicas da realidade. Em outras palavras, era preciso combinar a Relatividade Geralgoiás e atlético mineiro palpiteEinstein e a Física Quântica: as duas grandes teorias do século 20.

Um primeiro passo nessa direção foi dado pelo próprio Hawking, comgoiás e atlético mineiro palpitesegunda grande descoberta: a radiação Hawking.

"Todo buraco negrogoiás e atlético mineiro palpiteSchwarzschild,goiás e atlético mineiro palpitemassa M, emite radiação eletromagnética como se fosse um corpo negro perfeito à temperatura: T = ħc³/8πGMk."

Fórmula mágica, que combina as constantes fundamentais mais importantes da natureza: agoiás e atlético mineiro palpitePlanck (física quântica); a velocidade da luz, c (física relativística); o da gravitação universal, G (física newtoniana), ogoiás e atlético mineiro palpiteBoltzmann, k (amica termodinâmica) e onúmero π (matemática).

Todas as principais teorias físicas reunidasgoiás e atlético mineiro palpiteuma fórmula simples. Uma bela sinfonia universal!

Com isso, Hawking abriu novos caminhos ainda inexplorados. Um, rumo à quantização da gravidade. Outra é a nascente teoria da informação quântica e seus surpreendentes paradoxos cósmicos.

Nosso universo é finito?

Essa pergunta tem intrigado muitas gerações. Durante séculos acreditou-se que o universo era eterno, infinito no espaço e no tempo. Depois, mudougoiás e atlético mineiro palpiteideia, várias vezes.

Até que Hawking e Hartle mostraram que, se o tempo fosse imaginário no início, então o universo não teria bordas e limites.

Seria finito, mas ilimitado, e não haveria singularidade inicial. A forma como se originou seria então determinada pelas leis da física.

Essa foigoiás e atlético mineiro palpiteterceira descoberta, a conjecturagoiás e atlético mineiro palpiteHartle-Hawking sobre um universo autossustentável,goiás e atlético mineiro palpitecerta forma.

Crédito, Getty Images

Legenda da foto, Hawking analisou os gravíssimos problemas que a humanidade enfrenta

A humanidade tem futuro no universo?

Já nos últimos anosgoiás e atlético mineiro palpitesua vida, Hawking analisou os gravíssimos problemas que enfrentamos.

Ele concluiu que eles podem se tornar letais para a humanidade se não os resolvermos nos próximos cem anos.

Hawking era otimista: previu que, até lá, teríamos estabelecido colônias autossustentáveis fora da Terra.

E os avanços na inteligência (humana e artificial) terão encontrado a solução para os múltiplos problemas que agora se escondem. Abrindo um novo horizonte,goiás e atlético mineiro palpiteséculosgoiás e atlético mineiro palpiteesperança.

Seu último conselho aos jovens cientistas (que sempre foram seu público preferido) foi manter viva aquela sensação maravilhosa enquanto contemplam nosso vasto e complexo universo: "Não há nada comparável a experimentar um momento Eureka, a descobrir pela primeira vez algo que ninguém sabia".

Até que o universo desapareça, ou nós, humanos, desapareçamos, as descobertas extraordinárias que Stephen Hawking nos legou – comogoiás e atlético mineiro palpitebela fórmula, agora gravada emgoiás e atlético mineiro palpitelápide – gerarão novos conhecimentos.

Neste espaço-tempo singulargoiás e atlético mineiro palpiteque hoje, seis anos depoisgoiás e atlético mineiro palpitesua morte, o lembramos.

*Emilio Elizalde é professor pesquisador sêniorgoiás e atlético mineiro palpiteFísica Teórica e Cosmologia no Institutogoiás e atlético mineiro palpiteCiências Espaciais (ICE - CSIC). Este artigo foi publicado no The Conversation. Você pode ler a versão original goiás e atlético mineiro palpite aqui.