Equador: criminosos invadem TV e presidente aciona Forças Armadas:coritiba e botafogo palpite

Legenda do vídeo,

Um grupocoritiba e botafogo palpitehomens armados invadiu um estúdiocoritiba e botafogo palpitetelevisão no Equador nesta terça-feira (9/1) e ameaçou funcionários que estavam trabalhando na transmissão ao vivo.

A programação da emissora TC, da cidadecoritiba e botafogo palpiteGuayaquil, foi interrompida pelo grupo, que usava capuz e estava armado.

A equipe foi forçada a se deitar no chão antes da transmissão ao vivo ser interrompida.

Depois, a polícia equatoriana afirmou no X (antigo Twitter) que a equipecoritiba e botafogo palpiteprofissionais foi retirada do estúdiocoritiba e botafogo palpiteTV. Mais tarde, informou que vários suspeitos foram presos.

Em resposta à ação e outros ataques que acontecem desde domingo (7/1), o presidente do Equador, Daniel Noboa Azin, assinou um decreto no qual declara um "conflito armado interno" contra diversas gangues que atuam no país.

Um estadocoritiba e botafogo palpiteemergênciacoritiba e botafogo palpite60 dias começou no Equador na segunda-feira (8/1), depois que o lídercoritiba e botafogo palpiteuma gangue condenado, José Macías "Fito", desapareceucoritiba e botafogo palpitesua cela na prisão.

"Identifiquei os seguintes grupos do crime organizado transnacional como organizações terroristas e atores beligerantes não estatais: Águilas, ÁguilasKiller, Ak47, Caballeros Oscuros, ChoneKiller, Choneros, Covicheros, Cuartelcoritiba e botafogo palpitelas Feas, Cubanos, Fatales, Gangster, Kater Piler, Lagartos, Latin Kings, Lobos, Los p.27, Los Tiburones, Mafia 18, Mafia Trébol, Patrones, R7, Tiguerones", disse o presidente.

"Ordenei às Forças Armadas que realizassem operações militares para neutralizar estes grupos", acrescentou.

Crédito, EPA

Legenda da foto, Homens encapuzados e armados com granadas, revólveres e até mesmo escopetas rendem jornalistas
Pule Que História! e continue lendo
Que História!

A 3ª temporada com histórias reais incríveis

Episódios

Fim do Que História!

A declaraçãocoritiba e botafogo palpiteconflito interno ocorre um dia depoiscoritiba e botafogo palpiteo próprio Noboa ter decretado estadocoritiba e botafogo palpiteemergência por 60 diascoritiba e botafogo palpitetodo o Equador devido à grave crise carcerária ecoritiba e botafogo palpitesegurança que o país enfrenta.

Nas horas seguintes à declaração do estadocoritiba e botafogo palpiteemergência, ocorreram vários ataques com explosivoscoritiba e botafogo palpitetodo o país e foi relatado o sequestrocoritiba e botafogo palpitevários policiais.

Noboa, que assumiu o podercoritiba e botafogo palpitenovembro com a promessacoritiba e botafogo palpitedevolver a segurança aos equatorianos, disse na segunda-feira através das redes sociais: “Não vamos negociar com terroristas”.

“Esses grupos narcoterroristas pretendem nos intimidar e acreditam que cederemos às suas exigências. Dei disposições claras e precisas aos comandantes militares e policiais para intervirem no controle das prisões”, disse o presidente.

A declaração do estadocoritiba e botafogo palpiteemergência na segunda-feira foi precedida pelo anúncio do presidentecoritiba e botafogo palpiteuma mobilizaçãocoritiba e botafogo palpitepelo menos 3.000 membros da polícia e das Forças Armadas para tentar recapturar Adolfo Macías, o “Fito”.

Ele, que é chefe da gangue Los Choneros, desapareceucoritiba e botafogo palpiteuma prisãocoritiba e botafogo palpitesegurança máxima no domingo (7/1).

Cercacoritiba e botafogo palpite40 outros presos, incluindo outro traficante condenado, fugiramcoritiba e botafogo palpiteoutra prisão na cidadecoritiba e botafogo palpiteRiobamba na madrugadacoritiba e botafogo palpiteterça-feira.

Ainda não está claro se o ataque à redecoritiba e botafogo palpiteTV está relacionado com a fuga da prisão, mas é um exemplo da deterioração da situaçãocoritiba e botafogo palpitesegurança no país.

Fito foi condenado a 34 anoscoritiba e botafogo palpiteprisãocoritiba e botafogo palpite2011, mas desde então tornou-se um dos protagonistas da violência relatada nas prisões do Equador.

Segundo o jornal equatoriano Expreso, quando Fito soube que as gangues rivaiscoritiba e botafogo palpiteLos Lobos e Los Tiguerones haviam planejado um ataque contra ele, o criminoso organizou o que é até hoje o incidente prisional mais violento já registrado: a mortecoritiba e botafogo palpite79 presoscoritiba e botafogo palpitediferentes prisões do paíscoritiba e botafogo palpite2021.

O secretáriocoritiba e botafogo palpitecomunicação do governo Noboa, Roberto Izurieta, garantiu que o governo planejava transferir Macías para um presídiocoritiba e botafogo palpitesegurança máxima e que a fuga ocorreu porque alguém alertou o preso sobre o plano.

Desde que o estadocoritiba e botafogo palpiteemergência foi declarado, pelo menos sete policiais foram sequestrados por membroscoritiba e botafogo palpitegangues.

Crise penitenciária

Crédito, EPA

Legenda da foto, Equador deu início a operações para retomar controle das prisões após motins

Governos anteriores do Equador também declararam estadocoritiba e botafogo palpiteemergência visando resolver a crise do sistema penitenciário, mas sem sucesso.

Em agostocoritiba e botafogo palpite2023, o então presidente Guillermo Lasso ordenou a transferênciacoritiba e botafogo palpiteMacías para o Centro Penitenciário La Roca, medida que foi revertida algumas semanas depois por um juiz.

O planocoritiba e botafogo palpitesegurançacoritiba e botafogo palpiteNoboa inclui a criaçãocoritiba e botafogo palpiteuma nova unidadecoritiba e botafogo palpiteinteligência, armas táticas para aplicação da lei e segurança e um plano para manter temporariamente prisioneiros perigososcoritiba e botafogo palpitenavios-prisão.

Desde 2021, maiscoritiba e botafogo palpite400 mortes foram registradas nas prisões do Equador devido a confrontos entre facções rivais.